Dormente há três meses, o vulcão mais ativo do mundo entrou em erupção pela terceira vez este ano. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o fluxo de lava está confinado à cratera Halemaʻumaʻu do vulcão Kilauea.
A erupção foi detetada pelo observatório de Vulcões Havaianos do Serviço Geológico dos EUA pelas 15h15 (hora local) de domingo, 10 de setembro. Apesar de ainda continuar ativa, não representa uma ameaça para as comunidades.
Na segunda-feira, o nível de alerta foi atualizado de vermelho para laranja face à estabilização da erupção. “As taxas iniciais de efusão extremamente elevadas diminuíram e nenhuma infraestrutura está ameaçada”, avançou o USGS em comunicado. A atividade do vulcão também não representou uma ameaça significativa de emissão de cinzas para a atmosfera fora da àera do Parque Nacional de Vulcões do Havai.
Quando entrou em erupção no domingo, foi “precedido por um período de forte sismicidade e rápida elevação do cume”, avançou ainda o USGS. Nos vídeos partilhados, é possível ver a lava a borbulhar e a sair pelas fissuras da base da cratera Halemaʻumaʻu.
https://twitter.com/Truthpole/status/1701274589094092993
????????She finally broke out!!????️????️???????? #Hawaii's #Kīlauea #volcano erupts for third time pic.twitter.com/ugiTO8p3yz
— Eugene Davidson (@Eugenadson) September 12, 2023
Ativo desde 2020, depois de estar dois anos adormecido, é a quinta vez que o vulcão Kilauea entra em erupção em três anos. A primeira delas durou de dezembro de 2020 a maio de 2021, a segunda de setembro de 2021 a dezembro de 2022, a terceira começou em janeiro e durou 61 dias e a mais recente tinha ocorrido em junho.