O governo francês pretende implementar um preço base de bilhetes de avião dentro da União Europeia (UE), numa tentativa de travar emissões de dióxido de carbono ao reduzir o número de voos no continente, avança o The Telegraph.

O governo de Emmanuel Macron, que não confirmou quaisquer números, pretende o apoio de outros países da UE em relação à proposta e já conta com a aprovação dos Países Baixos e da Bélgica, que mostraram concordar com o princípio ambiental da medida.

Clement Beaune, ministro da Transportação francês, explicou ao jornal britânico que quer “começar uma discussão [ao nível europeu] sobre quais são os preços justos de um bilhete de avião, tanto em termos sociais como ambientais”. O ministro referiu ainda, em agosto, que “já não é possível comprar bilhetes de avião por 10€“, apontando a “época de transição ecológica” atual. Se a medida for aprovada, a atribuição de um preço base terá impacto na carteira de quem goste de viajar de forma barata dentro da Europa.

Ainda assim, esta não é a primeira medida que mostra a preocupação do governo francês com questões ambientais. Em maio, o país proibiu viagens de avião que demorem menos de 2h30 a fazer, sugerindo como alternativa outros meios de transporte como o comboio.

França proíbe voos de curta distância quando comboio é alternativa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR