Uma vitória “sísmica”. Foi como o Partido Trabalhista (Labour) britânico adjetivou a vitória na Escócia que lhe garante mais um deputado no Parlamento.

Os jornais ingleses falam em pronúncio para as eleições gerais em 2024, com os trabalhistas à frente nas sondagens.

O lugar estava em aberto desde agosto com a saída de Margaret Ferrier, depois de acusada de infrações às restrições durante a pandemia de Covid-19, em 2020 e em resultado de uma petição dos constituintes. Ferrier estava já como independente no Parlamento britânica, tendo sido anteriormente do Partido Nacional Escocês.

As eleições parcelares na circunscrição eleitoral escocesa de Rutherglen e Hamilton West, arredores de Glasgow, decorreram na quinta-feira.

Michael Shanks vai, agora, substituir Margaret Ferrier. Shanks derrotou a candidata do SNP (Partido Nacional Escocês) Katy Loudon conseguindo 17.845 votos contra os 8.399 de Loudon – uma diferença de 9.446.

Ao conquistar este lugar, o Partido Trabalhista acredita que pode ser o momento de viragem, não apenas na Escócia mas também para todo o Reino Unido, que vai ter eleições gerais em 2024. O Labour está à frente das sondagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E é por isso que o líder trabalhista na Escócia, Anas Sarwar, disse que o resultado marcou “uma noite sísmica na Escócia” e provou que “a política escocesa mudou”. Os eleitores enviaram “uma mensagem clara de que estão fartos de dois cansados, falhados e incompetentes governos”. A mesma palavra sísmica foi utilizada pelo líder trabalhista, Keir Starmer. “Sempre disse que reconquistar a confiança do povo da Escócia era essencial. A vitória desta noite é o culminar de três anos e meio de trabalho árduo e humildade”, declarou.

Este foi também um primeiro teste ao novo líder do SNP, Humza Yousaf, que se tornou primeiro-ministro na Escócia em março.

Humza Yousaf vence eleições no PNS e será o próximo primeiro-ministro da Escócia

Assumiu que seria sempre difícil estas eleições porque foram provocadas pela destituição de uma deputada que foi do partido por ter violado as regras do Covid. E diz agora que o partido tem de analisar e ver o que pode fazer para voltar a conquistar este eleitorado.

O assento parlamentar da circunscrição tem alternado entre o SNP e os Trabalhistas nas últimas três eleições legislativas. O Labour perdeu o assento em 2015, reconquistou-o em 2017, mas voltou a ser derrotado em 2019. Para agora voltar a conquistá-lo.