790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A dança e o Irão na rebeldia de Nastaran: "Como é que se pode estabelecer a paz num país que proíbe algo tão natural?"

Pela primeira vez a solo em Portugal, a coreógrafa e bailarina iraniana Nastaran Razawi Khorasani apresenta uma criação sobre a censura vigente desde 1979. Para ver no Teatro Municipal do Porto.

Reduzida aos pequenos movimentos entre sombras, a coreógrafa, nascida em 1987, apresenta-se em palco sem grandes ornamentos e acompanhada por um conjunto de testemunhos sonoros
i

Reduzida aos pequenos movimentos entre sombras, a coreógrafa, nascida em 1987, apresenta-se em palco sem grandes ornamentos e acompanhada por um conjunto de testemunhos sonoros

Reduzida aos pequenos movimentos entre sombras, a coreógrafa, nascida em 1987, apresenta-se em palco sem grandes ornamentos e acompanhada por um conjunto de testemunhos sonoros

Desde a Revolução Islâmica (1979) que a dança está oficialmente proibida no Irão. As companhias de dança cessaram as suas atividades e todos aqueles que aspiram a criar neste domínio são obrigados a pensar em formas engenhosas de fugirem à repressão. Para estes criadores, dentro e fora do país, dançar é um ato de liberdade e resistência. Neste caso, um arrepiar de caminho contra a censura das artes, mas também do papel das mulheres na criação artística naquele país. Foi justamente este difícil contexto que levou a coreógrafa e bailarina iraniana Nastaran Razawi Khorasani a criar This is not a dance, espetáculo que se assume como uma reflexão sobre o movimento e as suas implicações – não apenas no Irão, mas em todos os locais onde ser artista comporta um risco de existência. Sobe ao palco do Teatro Municipal do Porto, sexta e sábado, dias 15 e 16 de março, naquela que será a estreia a solo da criadora em Portugal.

Logo à partida estabelece-se um paralelismo inusitado com o documentário This Is Not a Film, do realizador e seu compatriota Jafar Panahi. A performance de Nastaran pode não ser considerada uma apresentação de dança, ao mesmo tempo que não se trata de outra coisa senão um espetáculo entregue ao movimento e às suas consequências. Reduzida aos pequenos movimentos entre sombras, a coreógrafa, nascida em 1987, apresenta-se em palco sem grandes ornamentos e acompanhada por um conjunto de testemunhos sonoros, em que se aborda o porquê da dança ser considerada como uma arte que antagoniza o regime político vigente. No seu âmago, a criadora lança uma questão para todos os que a quiserem acompanhar: “Se é um risco tão grande dançar no Irão, porquê fazê-lo?”. Mas há mais questões que se lançam ao espetador.

Em entrevista ao Observador, Nastaran Razawi Khorasani, que vive há vários anos em Roterdão, nos Países Baixos, explica que a presente criação nasce do desejo de se exprimir através da dança, sem esquecer as suas raízes. “É inevitável para mim pensar sobre dança e não pensar no que esta significa para os iranianos. É daí que derivam várias interrogações: como é que se dança no Irão? Como é que se pode estabelecer a paz num país que proíbe algo tão natural quanto o movimento e a ligação entre os corpos”, sintetiza. Em This is not a dance, Nastaran monta um dispositivo – uma espécie de câmara obscura – onde enceta um jogo de sombras, entre aquilo que se mostra e aquilo que deve permanecer invisível.

“Não sei se sou uma pessoa esperançosa, mas quando estou em palco sinto a conexão com o público que me dá essa esperança”

Num ambiente escuro, a criadora começa por desembrulhar um longo tapete negro que nunca se estica completamente. Em frente a um conjunto de holofotes, o seu corpo vai surgindo e desaparecendo neste cenário que lembra um terreno queimado e inóspito. À medida que a música e as luzes se aproximam do frenesim, Nastaran tenta manter o seu corpo dançante sob controlo e o espetador segue com o olhar. Está mesmo a dançar ou é apenas o efeito das luzes que parece evidenciar movimento? – poderia colocar-se a questão. Entre estes momentos de maior catarse, Nastaran Razawi Khorasani rodeia-se de vozes, compiladas a partir de um conjunto de entrevistas que a própria fez a coreógrafos e bailarinos iranianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]

“Estamos destinados a ser rebeldes”, ouve-se num dos testemunhos. O seu espetáculo ganha contornos polifónicos e aquilo que a princípio parecia ser apenas um solo, assume uma força matriz coletiva. “Ao longo do processo, fui encontrando pessoas no Irão ou na diáspora questionando-os sobre as suas práticas artísticas, mas também sobre como é que encontram o seu público. Foi assim que, naturalmente, surgiram questões sobre o porquê de ainda dançarmos mesmo sabendo que é arriscado. Tornou-se essencial juntar estas reflexões ao espetáculo”, salienta a coreógrafa.

Um corpo evocativo

Apoiada pelo Theater Rotterdam, a coreógrafa – que em 2014 venceu o prémio Gouden Krekel e cujo trabalho tem sido nomeado para várias distinções – gosta de pensar no seu espetáculo como uma “ode a todos os artistas que são de alguma forma censurados”, mas também como forma de esbater barreiras entre o mundo ocidental e o Irão. “Vivo nos Países Baixos, identifico-me também como holandesa, mas não ponho de lado a minha origem iraniana. Sinto que o meu trabalho reflete esse cruzamento entre duas geografias e, de alguma forma, o que proponho é um esbater dessas barreiras”.

“Acredito que a dança questiona e pode incitar mudanças porque se relaciona com uma forma de unir as pessoas em torno de algo, muitas vezes em jeito de celebração”

Perante aquilo a que se poderia chamar de “visão ocidental”, Nastaran reconhece que estamos atualmente dominados por imagem do Irão marcadamente “violenta e agressiva”, mas é preciso ver para lá disso. “Esta criação e outros objetos artísticos provenientes do Irão servem para abrirmos outras perspetivas sobre o país e aquilo que ele tem de melhor”, explica. A coreógrafa não olha, por isso, para a sua criação como uma simples crítica ao regime iraniano, ainda que não esconda o seu lado mais político. Numa nota deixada pela coreógrafa antes da sua entrevista ao Observador, Nastaran Razawi Khorasani explicava o receio que tem pela forma radical como a crítica e os media abordam o seu espetáculo, visto somente como gesto radical contra o regime. “É claro que somos contra a censura, mas queremos sensibilizar a imprensa para a situação atual”, pode ler-se.

Isto não é uma dança, é uma esperança

No meio deste processo de criação e investigação que levou a cabo, salienta a criadora, é necessária entender-se que existiu também uma dose de autocensura e que foram vários os criadores que neste processo não quiseram falar com Nastaran por medo de represálias. Voltamos ao palco: os fragmentos que escutamos têm uma natureza prática, mas também filosófica. A certa altura, num desses exemplos de testemunhos, uma voz diz que o que faz com que a dança seja proibida não é o movimento ou os corpos que se agitam, mas a sua capacidade de consciencializar. “Acredito que a dança questiona e pode incitar mudanças porque se relaciona com uma forma de unir as pessoas em torno de algo, muitas vezes em jeito de celebração”, acrescenta a coreógrafa.

Mais do que isso, explica a criadora trata-se de olhar para a dança como forma de manter esperança e de poder alcançar uma outra forma de liberdade. “O risco que estes artistas correm é uma experiência com a qual podemos aprender, mas é sobretudo uma reflexão sobre as formas criativas que os seres humanos encontram para ultrapassarem as diversas formas de repressão”, sustenta. Aos nossos olhos, o corpo de Nastaran torna-se reluzente, multiplica-se pelo efeito das sombras e traz à tona um lado alegre e sensorial, comunitário e partilhado. “Faço a pergunta a mim sobre porque é que danço e a resposta leva-me sempre a uma ideia de juntar pessoas em torno de algo. Esta performance é sobre a minha história, mas é também sobre os muitos criadores que encontrei nesta jornada”.

“Vivo nos Países Baixos, identifico-me também como holandesa, mas não ponho de lado a minha origem iraniana. Sinto que o meu trabalho reflete esse cruzamento entre duas geografias"

Bas de Brouwer

No fim de contas, assume, o seu espetáculo é uma forma criativa de manter a esperança. “Não sei se sou uma pessoa esperançosa, mas quando estou em palco sinto a conexão com o público que me dá essa esperança”, realça. A experiência é então partilhada entre todos os que assistem e, finalmente, o movimento de Nastaran, por mais singelo que pareça, adquire o tamanho de um grito que se solta para lá dos coletes de força que ainda possam persistir e com ela voltamos todos a ser rebeldes.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora