A afirmação é taxativa e apareceu na conta do Twitter da Renault: nos 0-100 km/h, o Zoe E-Sport Concept gasta apenas 3,2 segundos, sendo, por isso, mais rápido no arranque do que um Fórmula E de competição. Fica por saber qual o valor registado pelo monologar eléctrico no mesmo exercício, mas esta marca não deixa de ser impressionante quando se sabe que um muito mais volumoso Tesla Model S, com a sua poderosa bateria de 100 kWh, anuncia 2,7 segundos. O Zoe E-Sport Concept promete, ainda, atingir a sua velocidade máxima, electronicamente limitada a 210 km/h, em menos de 10,0 segundos.

Claro que tudo isto só é possível porque o protótipo de um desportivo eléctrico, revelado pela marca francesa no passado Salão de Genebra, pouco tem que ver com a sua versão comercial, que na sua mais evoluída derivação Zoe 40 anuncia 400 quilómetros de autonomia, graças à bateria de 41 kWh.

Já o Zoe E-Sport Concept, além das imponentes jantes de 20”, recebeu dois motores eléctricos, que asseguram não só a tracção integral como um rendimento combinado de 466 cv e 640 Nm, beneficiando ainda de um peso de apenas 1.400 kg – já incluindo o pack de baterias de 450 kg, não sendo alheios a este trunfo a remoção dos bancos traseiros e o recurso abundante a materiais leves, como a fibra de carbono e o Kevlar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR