791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Esse baile está bonito: 22 arraiais para festejar os Santos Populares

As grelhas estão a aquecer e os barris de cerveja fazem fila. Os Santos Populares estão de volta e há, pelo menos, 4 concertos de Quim Barreiros na capital durante o mês de junho. Saiba tudo.

Santos no Tejo, Doca da Marinha

Doca da Marinha, a 200 metros da estação de metro do Terreiro do Paço. De 1 a 12 de junho.

A primeira edição do arraial Santos no Tejo promete instalar “o maior santódromo da capital” na Doca da Marinha ao longo de 10 dias. O programa com mais de 30 atuações arranca logo em grande no primeiro dia de junho com nada mais, nada menos, que Quim Barreiros, o rei do pimba português, como cabeça de cartaz. Ana Malhoa, Herman José, Capitão Fausto (DJ set), Sérgio Rossi, Ruth Marlene, Rebeca, Mónica Sintra, José e Malhoa preenchem os restantes dias, antes de um final em vésperas de feriado (dia 12) nas mãos muito capazes de Ágata e Moullinex. Os bilhetes estão à venda no site por 7,50 euros com bebida incluída, mas também podem ser comprados à porta no própria dia por 10 euros (sem bebida incluída).

Torel Palace Lisbon, Jardins do Torel

Rua Câmara Pestana, N.º 23. Dia 12 de junho.

A partir das 18 horas de 12 de junho, o arraial do Torel Palace Lisbon vai servir sardinhas, caldo verde e porco no espeto com uma vista panorâmica sobre Lisboa. A festa no terraço acontece até às 2 da manhã e conta com música de um DJ convidado. A entrada é livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Arraial de Santo António, Praça da Alegria

Praça da Alegria, freguesia de Santo António. De 26 de maio a 18 de junho.

“Não há em Lisboa arraial mais santo, nem festa mais animada!”, promete a freguesia de Santo António sobre o seu tradicional arraial junto à Avenida da Liberdade. Todos os dias, entre o meio-dia e as 22 horas, há música, bebidas e petiscos na Praça da Alegria, mas às sextas-feiras, sábados e nas vésperas de feriado o horário estende-se até à meia-noite, com música ao vivo e atuações de vários grupos e artistas a partir das 21 horas. Na noite das marchas de Lisboa (12 de junho), a festa prolonga-se até à 1 da manhã.

A festa já está montada na Praça da Alegria

Santos em Santos, Santos

Terrapleno, Santos. Até 6 de agosto.

Com Toy a dar o pontapé de saída a 26 de maio, a celebraçaõ dos Santos em Santos estendem-se até 6 de agosto. Durante os Santos Populares, há vários nomes incontornáveis do pimba português no cartaz, incluindo Quim Barreiros (2 de junho), Carapaus, Azeite e Alho (10 de junho) e Rosinha (12 de junho). Além de música, o Terrapleno vai encher-se de sardinha assada, caldo verde e farturas todos os dias, com entrada livre. Aos dias de semana, domingos e feriados, abre das 16h à 1 da manhã; às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado funciona até às 2 da manhã; e no dia de Santo António a festa só acaba às 4h.

Monsantos Populares, Monsanto

Monsantos Open Air, Monsanto. De 6 a 12 de junho.

O Monsantos Populares está de volta ao Monsantos Open Air e arranca já a 6 de junho, terça-feira, com um concerto de Toy. Seguem-se Jorge Guerreiro (7, véspera de feriado), Tinto Verano e Mercedes Cañas (8), Rosinha (9), Senhoritas (10), Sambinha Bom (11) e Miguel Azevedo encerra as festas a 12. As reservas de mesa custam a partir de 20 euros e devem ser feitas pelo site.

Arraial da Vila Berta, Graça

Vila Berta, Largo da Graça. De 2 a 12 de junho.

Na Vila Berta, os Santos Populares começam a ser celebrados a de junho com sardinha assada, bifana, imperais e um concerto de José Malhoa. Deixa Rolá atua a 3 e no dia seguinte há Arraial Infantil. Grupo Musical Arpicantares (5), Fado Vadio (6), Tudo ao Molho (7), Miguel Bravo (8), DJ Battle com Cota Ruizadas e Mucho Leche (9), DJ Cota Ruizadas (10), Hits Portugueses (11) e Deixa Rolá (12) animam os restantes dias. O recinto abre sempre às 18h, tirando o dia do do Arraial Infantil, que arranca pelas 16h.

O Monsantos Populares tem as reservas abertas no site

Renovar a Mouraria, Mouraria

Associação Renovar a Mouraria, Beco do Rosendo, Mouraria. De 1 a 17 de junho.

Este ano, aquele que se assume como um dos arrais mais alternativos de Lisboa celebra o seu 15.º aniversário. De 1 a 17 de junho, os Santos Populares da Associação Renovar a Mouraria vão ter comes, bebes, debates Meia Palavra Não Basta a partir das 17h30 (que abordam os desafios de morar no bairro) e concertos a partir das 19h, com nomes como Irmãos Makossa e Gira Coletivo + Suricata.

Sardinhas & Glamour, Picoas

Lumen Hotel, Rua Sousa Martins, N.º 20, Picoas. Todas as quintas-feiras durante o mês de junho.

A pensar naqueles que preferem evitar confusões, o Lumen Hotel vai organizar todas as quintas-feiras de junho um arraial no seu jardim interior — o Páteo Fotossíntes — com música popular e sardinhas, mas sem a algazarra dos bairros típicos lisboetas. O Sardinhas & Glamour acontece à hora de almoço (das 12h30 às 15h) e ao jantar (das 18h às 22h). Ao almoço tem o custo de 18,50 euros e serve de complemento ao buffet do restaurante Clorofila, com saladas, fumados, charcutarias e pratos quentes a que se juntam sardinhas assadas no grelhador. Ao jantar, o Package Arraial fica por 20 euros, que incluem três sardinhas, broa de milho, mini kebab pakora de enchidos e uma bebida (vinho branco, vinho tinto, sangria, cerveja ou soft drinks).

Arraial Lisboa Pride, Terreiro do Paço

Praça do Comércio. 24 de junho.

O Arraial Lisboa Pride acontece desde 1997 para trazer visibilidade à comunidade LGBTI+ em Portugal. Este ano, regressa ao Terreiro do Paço a 24 de junho, entre as 16h e as 2 da manhã com entrada livre.

A festa na Vila Berta em 2018

Gonçalo Villaverde

Santos à Campolide, Campolide

Parque Urbano Quinta do Zé Pinto, Campolide. De 2 a 17 de junho.

Os Santos à Campolide prometem música, petiscos, espetáculos e atividades para toda a família entre 2 e 17 de junho. Romana (2), Toy (3), Ágata (7), Quim Barreiros (9), Jorge Guerreiro (10), Ruth Marlene (12), Nel Monteiro (16) e Belito Campos (17) são as cabeças de cartaz dos vários dias, que vão contar com várias outras atuações, entre elas Domingos Patinha, Tributo Popular, Alma Rock, Salvador e Cristina, DJ André Couto, Sentido Obrigatório, DJ Pietro, Trio Clave e Cristais da Noite.

Arraial da Misericórdia, Bairro Alto

Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro Alto. De 1 de junho a 2 de julho.

Quim Barreiros, Mónica Sintra, Toy, Romana, Micaela, João Só e Lola, Fábia Rebordão e Joana de Deus vão garantir a animação ao longo de um mês no Arraial da Misericórdia, com uma das vistas mais famosas de Lisboa — a do Miradouro de São Pedro de Alcântara, claro está. Para comer, há sardinhas, bifanas, petiscos, farturas e churros, mas também bancas de venda de artesanato. A entrada é livre.

Arraial de São Miguel, Alfama

Alfama, Santa Maria Maior. De 1 de junho a 1 de julho.

Bem no coração de Alfama, o Arraial de São Miguel vai ter manjericos, sardinhas e bifana no pão até dia 1 de julho, com música popular ao vivo programada para os dias 2, 3, 7, 9, 10, 12, 13, 16, 17, 23, 24 e 30 de junho, e 1 de julho.

Arraial Clube Atlético de Arroios, Arroios

Clube Atlético de Arroios, Rua de Arroios. De 9 a 12 de junho.

O Clube Atlético de Arroios volta a organizar os Santos Populares da freguesia e já encheu a Rua de Arroios de bandeirinhas e fitas coloridas. A não perder neste bailarico são as famosas caipirinhas CaipiArroios.

O Clube Atlético de Arroios já decorou a rua para a festa

Clube Atlético de Arroios

Arraial de São Vicente, Graça

Largo da Graça. De 1 a 13 de junho.

Entre o Largo da Graça e o miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, a Graça recebe o Arraial de São Vicente até dia 13 de junho. No Instagram, a Junta de Freguesia de São Vicente já avisou que o trânsito no Largo da Graça está totalmente cortado de 26 de maio a 19 de junho entre os números 71 e 100. Das 18h de dia 12 às 7h de 13, não passam carros no perímetro de São Vicente, Alfama, Bica e Santa Catarina.

Grande Arraial das Avenidas Novas, Campo Pequeno

Campo Pequeno. De 7 a 24 de junho.

O Grande Arraial das Avenidas Novas vai transformar o Campo Pequeno numa grande festa popular cheia de espetáculos com entrada livre. Rosinha faz as honras de abertura dia 7 e seguem-se Ruth Marlene (9), Tudo ao Molho (10), Santos sem Cerimónias por DJ Kamala (12), Ena Pá 2000 (16), Sérgio Rossi (20) e Zé Cabra (24).

Santo António no Rossio Gastrobar, Rossio

Altis Avenida, Rua 1º de Dezembro, 118, Rossio. Dia 12 de junho.

Para uma celebrar sem ficar com a roupa a cheirar a grelha, o restaurante no rooftop do Altis Avenida celebra os Santos Populares no dia 12 a partir das 19h30 com menu especial (que inclui camarão tigre grelhado, ostras, sardinhas e bifanas), cocktails, música ao vivo e DJ set. A festa continua até à 1 da manhã.

Os Santos Populares em 2017, com direito a sardinha assada e chapéus temáticos

Grande Arraial de Benfica, Benfica

Alameda Padre Álvaro Proença, Benfica. De 22 a 25 de junho.

Se pusermos de parte José Malhoa e Grupo Revelação (marcados para o dia 24 de junho), o Grande Arraial de Benfica celebra as festas de Lisboa com sonoridades mais pop. Fernando Daniel é cabeça de cartaz dia 22, David Carreira a 23 e Pedro Abrunhosa encerra a festa a 25. Além da música, há os comes e bebes que se esperam num arraial.

A Minha Penha é Linda, Penha de França

Mercado de Sapadores, Rua da Penha de França. De 9 a 12 de junho.

A Junta de Freguesia da Penha de França volta a organizar o arraial solidário A Minha Penha no Mercado de Sapadores, que começa a 9 de junho com Romana como cabeça de cartaz. Dia 11 há  CoLeGaS – Coro LGBT+ às 18h, Fio à Meada, DJ Thiagu e Organista Cláudio a fechar pelas 21h. No dia seguinte, há programas para os miúdos com o Penha Kids com insufláveis e o Palhaço Pintarolas, antes de Fella Ayala DJ set, Ramboia Total e Quimeras D’Mel. Dia 12, Fella Ayala DJ set regressa para o grande final, a que se seguem Duo Helton & Irmão e DJ Mouros da Calçada.

Arraial de Santa Engrácia, Campo dos Mártires da Pátria

Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, Calçada dos Barbadinhos. De 2 de junho a 1 de julho.

Turbo Baile com Romana, Santos Noventeiros e Saúl Marante são alguns dos nomes que vão marcar presença no arraial do Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, na Calçada dos Barbadinhos, onde até dia 2 de julho não faltam bifanas, caldo verde, sardinhas e cerveja.

Arraial dos Navegantes, Parque das Nações

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. De 2 a 4 de junho.

Na zona oriental da cidade, a festa com responsabilidade ecológica instala-se junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes para a 19.ª edição do Arraial dos Navegantes. A entrada é gratuita, há lugares sentados, música e animação todo o dia, pratos típicos, bar, barraquinhas, quiosques e até opção de take away. Os copos são reutilizáveis, os pratos, taças e talheres são compostáveis e o excedente de comida será doado à ReFood. Para os mais pequenos, vai haver um “arraialito” com acompanhamento dos voluntários da paróquia.

O Arraial dos Navegantes vai ter animação todo o dia

Arraial da Bica, Bairro Alto

Junto ao Elevador da Bica. Todo o mês de junho.

Prepare-se para entoar “a Bica é linda” naquele que é um dos pontos clássicos de passagem nas noites de Santos Populares. A Bica vai ter festa até ao fim do mês espalhada um pouco por toda a parte, entre a Calçada da Bica Grande e o Largo de Santo Antoninho.

Santos à Palácio, Chiado

Palácio Chiado, Rua do Alecrim. Dia 12 de junho.

Mais um arraial para quem prefere evitar a arruaça. No Palácio Chiado, os Santos Populares vão ser festejados com o mesmo entusiasmo e um menu 100% português servido naquilo que a organização descreve como um “ambiente mais controlado”. O chef Manuel Bóia preparou um menu que inclui espeto — mini mozzarela de tomate cherry, molho de manjericão e pinhão —, pão — sardinha assada, pimentos Padrón assado e cebola roxa —, pedra — barriga de porco crocante, ervilha e trufa —, e malga — caldo verde com chouriço. Quem preferir, poderá enveredar por camarão e pregado grelhados, picanha ou aipo braseado com tomilho e limão. Para terminar, há cornucópia de doce e fios de ovos, papo de anjo e parfait de maracujá e basílico. A música no restaurante está a cargo do DJ Leote e na Salla será o DJ Ramoiage a animar a festa.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora