Entre críticas à presidente da Comissão Europeia e à política de apoio de Bruxelas à Ucrânia, um utilizador de Facebook afirma que “a zona euro está em profunda recessão” e que, por outro lado, “na Rússia o PIB está a crescer”. De facto, a riqueza interna da Rússia está a aumentar, mas é falso que a Zona Euro esteja em recessão.
O utilizador de Facebook refere-se a declarações de Ursula von der Leyen no discurso do Estado da União, em setembro de 2022.
Os dados mais recentes do Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia, mostram que, no segundo trimestre de 2023, a economia da Zona Euro cresceu 0,1%.
A recessão técnica foi evitada depois de, no primeiro trimestre do ano, a economia da Zona Euro ter estagnado. Entrar em recessão técnica significa ter dois trimestres seguidos de uma variação negativa do PIB. Era essa a conclusão do Eurostat para o primeiro trimestre do ano, mas uma nova revisão divulgada em julho mostrou um novo resultado.
Conclui-se que a Zona Euro não está “em recessão profunda” como alegada a publicação que circula desde setembro. E quanto ao PIB na Rússia? Está mesmo a aumentar?
A resposta é sim. Apesar da guerra e das sanções da União Europeia, o Rosstat, serviço estatal de estatísticas do país, revela que, no segundo trimestre de 2023, o PIB aumentou 4,9%, em comparação com o mesmo período de 2022.
O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento também prevê um crescimento da economia russa em 2023, de 1,5%. O mesmo valor aponta o Fundo Monetário Internacional, numa previsão divulgada em julho.
A Comissão Europeia estima que, em 2022, no primeiro ano da guerra, o PIB da Rússia tenha caído 2,1%.
Conclusão
É falso que a Zona Euro esteja em “recessão profunda”, como escreve um utilizador de Facebook. Os dados do Eurostat mostram um crescimento de 0,1% da economia no segundo trimestre de 2023.
Quanto ao PIB da Rússia, é verdade que está a aumentar, com base em dados do Kremlin. Também o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional apontam para balanço positivo das contas russas no final do ano.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.