O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1236,5kWh poupados 1236,5 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • 360º

Reforma laboral já esteve mais longe. Às terças em Belém. Trump à procura de uma saída de Ormuz. Depressão Therese traz chuva

17 mar. 2026, 08:00
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

360º

terça, 17 mar. 2026
*|IF:IS_PR!=true|*
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
*|END:IF|*
Fotografia de Ricardo Conceição
Ricardo Conceição
Subdiretor (Rádio)

Enquanto dormia…

… procurávamos a resposta para a pergunta: ainda há salvação para o pacote laboral? Sim. Sinais de otimismo, mais ou menos comedidos, marcaram as declarações dos parceiros sociais à saída do Ministério do Trabalho, onde estiveram cerca de quatro horas reunidos, esta segunda-feira. Na 50.ª reunião, foi possível ultrapassar intransigências dadas como quase fatais na semana passada. A jornalista Marina Ferreira identifica os pontos que ainda separam a UGT do Governo e mostra como se acendeu uma luzinha ao fundo do túnel depois de um empurrão de António José Seguro. “Há mais matéria que nos aproxima do que matéria que nos separa”, disse a ministra do Trabalho.

Reuniões em Belém mudaram das quintas para as terças e o que isso nos diz sobre a relação entre palácios? O Presidente da República passa a encontrar-se com o primeiro-ministro às terças-feiras e isso faz parte de uma estratégia mais abrangente de Seguro para recuperar a ideia de uma “cooperação estratégica” e com vigilância apertada. Hoje será a primeira reunião das terças-feiras. O editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes, reconstrói a primeira semana de António José Seguro no cargo. Por exemplo, o regresso do silêncio público é uma das novidades. E quanto à equipa — ainda não constituída –, Seguro está a testar elementos da Presidência que trabalharam com Marcelo Rebelo de Sousa. O novo Presidente quer uma transição suave e não desperdiçar conhecimento acumulado.

Perante o “não” dos aliados, que solução tem Trump para o estreito de Ormuz? O presidente dos EUA chegou a admitir o envio de vasos de guerra para a porta do Golfo Pérsico, mas desistiu da ideia. Lançou um apelo, com tom de ordem, para que outras armadas se juntassem aos esforços norte-americanos de fazer passar navios por Ormuz. Ouviu um coro de “nãos”, ao mesmo tempo que o preço do petróleo continua a galopar. O jornalista João Paulo Godinho procura entender a estratégia da Casa Branca para ultrapassar um problema com apenas 39 km de largura e cheio de minas. As escoltas podem não ser uma solução. Este é também o tema central do episódio de hoje do podcast “A História do Dia”. Entretanto, Donald Trump diz que “posso fazer o que eu quiser” sobre Cuba. O presidente dos EUA admite que “seria uma honra” tomar Cuba ou “libertá-la”

A chuva chega ao fim do dia desta terça-feira e fica até sábado. Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental vai ser afetado pela depressão Therese, prevendo-se chuva por vezes intensa e acompanhada de trovoada, vento forte e aumento da agitação marítima. Não foram emitidos avisos“dado que existe um elevado grau de incerteza” quanto à posição da depressão nos próximos dias, “o que irá influenciar quer a localização, quer a quantidade de precipitação que poderá ocorrer”, acrescenta o IPMA.

Nesta newsletter encontra a informação mais importante para começar o dia. O Observador vai continuar a atualizar todas as notícias no jornal, na rádio e nos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Para descontrair, o Observador tem ainda os jogos Sudoku e AbraPalavra.

NOTÍCIAS RELEVANTES

Fotografia
Assembleia Da República

Ventura acusa PS de bloquear eleições para órgãos externos

Fotografia
Assembleia Da República

Carneiro aguarda conversa com o PM sobre órgãos externos

Fotografia
Assembleia Da República

Impasse sobre órgãos externos só pode ser resolvido pelo PSD

Fotografia
Empresas

'Fit and proper' deve fazer-se a empresas cotadas e públicas

Fotografia
CM Porto

Pedro Duarte: região Norte tem sido "preterida"

Fotografia
Escolas

Salesianos: Mudar regime de refeições depende do Ministério

Fotografia
Mau Tempo

Depressão Therese traz chuva, vento e agitação marítima

PODCASTS

Fotografia
Rádio Observador

Trump encurralado no estreito de Ormuz

Trump pressiona aliados para ajudarem a controlar estreito de Ormuz. Ninguém parece disposto a envolver-se na guerra com o Irão. É possível manter o estreito aberto? Com Major-General Vieira Borges.

Fotografia
História

“O Último dos Moicanos”: os índios da costa Leste

Há 200 anos foi lançada uma das obras americanas mais populares de sempre: “O Último dos Moicanos”, que muitos conhecem do filme de 1992 com Daniel-Day Lewis. Quem são, afinal, os moicanos do título?

Fotografia
Rádio Observador

E o Óscar para a noite mais ridícula do ano vai...

Alberto Gonçalves comenta a cerimónia dos Óscares.

Fotografia
Lifestyle

O que está por trás do humor? Monica Vale De Gato

Neste episódio converso com Mónica Vale de Gato sobre o que está por trás do humor: timidez, medo do ridículo, vulnerabilidade e a pressão de criar quando a comédia deixa de ser hobby e passa a profissão.

Fotografia
Ciência

Será que vai mesmo acontecer o fim anunciado da água doce?

Não há muito tempo ainda se previa que Portugal podia ficar sem água potável em 2025. Não aconteceu e agora até parece que temos água a mais. Mas não nos podemos iludir, nem deixar de planear a prazo.

Fotografia
Educação

Porque é que o "mealheiro" se chama assim? 

Nesta edição, as dúvidas dos ouvintes mandam no programa. Da origem de “mealheiro” à pronúncia correta de “Estremoz”, ainda sobra tempo para abordar a história misteriosa sobre a “sogra” alentejana.

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
Política

Costa fala em apoios da UE para enfrentar subida da energia

Fotografia
Estados Unidos da América

"Seria uma honra tomar Cuba", declara Trump

Fotografia
Mundo

Embaixada dos EUA no Iraque atingida pelo Irão

Fotografia
Médio Oriente

Trump: guerra no Irão termina "em breve", não esta semana

Fotografia
Médio Oriente

Morto ou na Rússia? O mistério sobre o novo Líder Supremo

Fotografia
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Ucrânia "frustou" ofensiva de primavera russa

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
Médio Oriente

O risco de Trump com escalada da guerra no Estreito de Ormuz

Fotografia
Trabalho

A "atitude diferente" a negociar o que separa UGT e Governo

Fotografia
Presidência da República

Seguro procura influência com reserva e contenção verbal

Fotografia
Operação Marquês

Sócrates. PSD pode fazer descarrilar carrossel de renúncias?

Fotografia
BES

Ex-diretora financeira do BES: "Fui traída por Morais Pires"

DESPORTO

Fotografia
Râguebi

Os Lobos desafiaram a Geórgia para serem campeões europeus

Fotografia
Liga dos Campeões

Rui Borges procura jogo "quase perfeito" de Sporting

Fotografia
Liga dos Campeões

Knutsen espera outra imagem do Sporting perante Bodo/Glimt

Fotografia
Futebol

FPF rejeita protesto do FC Porto sobre Hjulmand

Fotografia
Liga dos Campeões

Pedro Neto advertido depois de empurrão a apanha-bolas

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Helena Garrido

A culpa é dos banqueiros?

É uma tradição os governantes atirarem-se aos banqueiros. Assim o fez recentemente o ministro da Economia, com pouca memória sobre o que nos levou à crise de 2011. 

Fotografia do Colunista
Rui Pedro Antunes

Seguro contra todos os riscos

Seguro, as sondagens e o contexto internacional são improvável cocktail que garante que nos próximos três anos e meio não há eleições. Como o Governo de Montenegro vai chegar a 2029, é outra história.

Fotografia do Colunista
José Diogo Quintela

NEMPENSEM

Costuma até dizer-se que as renováveis são dos poucos legados positivos de José Sócrates – provavelmente porque ainda não se descobriu como é que o então PM lucrou pessoalmente com elas.

Fotografia do Colunista
Manuel Castello Branco

Intervencionismo como entretenimento

Compreender porque é que o eleitorado MAGA apoia estas guerras, apesar de contradizerem frontalmente as promessas que o elegeram, exige olhar para três dinâmicas distintas

Fotografia do Colunista
Angélique Da Teresa

Quem tem medo da Reforma Laboral?

Portugal tem uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa. Faz sentido que, neste contexto, se desista de garantir que as crianças têm escola?

MAIS PARA LER

Fotografia
ModaLisboa

ModaLisboa. Streetstyle? Não, atitude e comunhão

À 66.ª edição, a ModaLisboa levou o público a googlar o significado de "Pebbling". Afinal era fácil: o segredo está na forma como se pratica o afeto. Depois então vem a roupa.

Fotografia
Podcasts

Observador lidera ranking nacional de podcasts de Fevereiro

Com 3,1 milhões de downloads e 340 mil ouvintes semanais, o Observador lidera o ranking de podcasts de Fevereiro. Os Segredos da Seita do Yoga, nosso podcast plus, foi o 9º mais ouvido a nacional.

Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

  • Newsletter
  • Observador
  • Médio Oriente
  • Mundo
  • António José Seguro
  • Presidente da República
  • Política
  • Luís Montenegro
  • Donald Trump
  • Estados Unidos da América
  • América
  • Meteorologia
  • Céu e Terra
  • Ciência
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

360º

"Uma “deusa” no 25 de Abril" e turismo de saúde em Portugal

6/10/2026, 8:58
360º

As cunhas do PS a Lacerda Sales. E a vitória sem Ronaldo

2/10/2026, 8:57
360º

É o fim de Ronaldo na seleção? E o mistério do voo FZ 1073

1/10/2026, 8:55
360º

A guerra nos tribunais e as pazes entre Jesus e Ronaldo 

30/9/2026, 8:13

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner