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A Tesla continua na crista da onda. A marca liderada por Elon Musk, que muitos consideram um génio e outros tantos julgam que é “louco”, apresentou o restyling dos seus topos de gama. Model S e Model X receberam uma actualização e pêras, em que o “essencial” dá um tremendo salto em frente, em termos de potência, capacidade de aceleração e autonomia. Contudo, por mais impressionantes que sejam esses números, do que mais se falou foi … do volante! |
À boa maneira de Musk, a tese de que o volante deve ser redondo é para quem não gosta de arriscar. Ora, ele gosta da polémica e o seu percurso leva a crer que também aprecia correr riscos – tanto que, por vezes, chega a desafiar os enquadramentos legais. Será este o caso? Neste artigo, analisamos à lupa as mudanças mais radicais (boas e menos boas) introduzidas nos renovados S e X, do volante que é só “meio volante”, passando pela ausência de comando para a caixa e para os piscas, sem esquecer a potência, tempos de recarga e autonomia. |
As novidades que nos chegaram de Palo Alto não ficaram por aqui. O há muito falado Roadster voltou a derrapar, mas o novo atraso é anestesiado com a promessa de que o hiperdesportivo americano até vai voar baixinho. Notícia foi também o facto de a Tesla ter recebido dos alemães 1000 milhões de euros e de ser uma das principais beneficiadas de um novo programa europeu para o desenvolvimento e a produção de baterias, juntamente com a BMW e a FCA. Porém, a marca norte-americana de veículos eléctricos não se limita a receber. Pelo menos no que respeita à sua rede de Superchargers, investe como nenhuma outra, neste momento. A prova disso é que montou mais estações, em três meses, do que a Ionity (VW, Daimler, BMW, Ford, Hyundai-Kia) em quatro anos… |
A Cupra, a jovem marca desportiva da Seat, também vai dar um boost aos modelos a bateria. Por um lado, veio confirmar que o Tavascan é para avançar, por outro, demarcou-se da VW ao garantir que o el-Born, previsto para este ano, não terá nada a ver com o ID.3 em termos de comportamento e dinâmica de condução. Enquanto isso, o construtor de Wolfsburg tratou de abrir uma fábrica para tratar das baterias velhas. |
Curiosamente, nenhuma das marcas que até agora mencionei liderou a venda de veículos eléctricos na Europa, em 2020. Se ficou curioso, encontra a resposta aqui. Saiba ainda que, ao fim de cinco anos, a VW perdeu o título de maior grupo automóvel mundial (em vendas). |
A semana ficou marcada pela estreia mundial do DS 4, com uma série de luxos pouco habituais no segmento, e pela apresentação do Kiger, mais um pequeno SUV da Renault que começa por surgir na Índia, mas com a promessa de que virá para a Europa. Dos Estados Unidos da América para o Velho Continente, a estrela do momento é a Jeep Gladiator, a pick-up “durona” que já pode ser adquirida em Portugal. O renovado Audi Q2 também já tem preços, ao passo que a BMW revelou os seus PHEV mais acessíveis. Se já tem um híbrido plug-in, não perca estas dicas para retirar o melhor partido do seu veículo, durante o Inverno. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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DS
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A 2.ª geração do compacto de luxo francês fez a sua estreia mundial. O novo DS 4 será produzido na Alemanha, apostando em tecnologias de ponta e na reciclagem. Chega em três versões, no 4º trimestre.
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Audi
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A Audi renovou o seu SUV compacto com melhores soluções de conectividade, além de retoques no interior e exterior. Mais equipado, o Q2 surge em três níveis de equipamento e com preços desde 30.992€.
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Jeep
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Pick-ups há muitas, mas o estatuto da mais radical tem de ser atribuído à Gladiator da Jeep. Alia às respeitadas capacidades TT do Wrangler a versatilidade de possuir uma caixa de carga atrás.
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Renault
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Kiger é um SUV ligeiramente mais pequeno do que o Captur e com linhas mais agressivas. Estreou-se agora no mercado indiano, mas promete chegar em breve aos mercados internacionais.
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Em modo eléctrico
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Tesla
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O Tesla Roadster, que deveria ter chegado em final de 2020, derrapou para 2022. A marca tentou compensar esta (má) notícia com o anúncio de versões mais potentes e a promessa de quase “voar”.
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Cupra
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Wayne Griffiths, o CEO da Cupra, garante que o seu primeiro eléctrico, o el-Born, será uma surpresa. Terá mais potência pelo toque num botão, além de suspensões, direcção e travões mais desportivos.
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Tesla
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À semelhança do Model S, também o SUV topo de gama Model X usufrui de melhorias para enfrentar 2021. O novo habitáculo, o ecrã horizontal e o volante "louco" juntam-se a mais potência e rapidez.
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Vendas
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Em Dezembro, o "ranking" dos veículos mais vendidos no mercado europeu trouxe algumas novidades. A começar pelo facto de, no top 3, dois dos modelos serem 100% eléctricos alimentados por bateria.
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Tesla
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A Tesla revelou o Model S para 2021, que surpreende por dentro com um novo interior e um volante futurista, a que se juntam alterações estéticas, maior rapidez, velocidade e… preço.
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Muito à frente
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Tech Auto
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Agora que avança a toda a velocidade com a massificação dos veículos eléctricos, a Volkswagen necessita de uma forma de reciclar as baterias velhas. O que implica investimento, mas só traz vantagens.
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Tech Auto
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Já sabíamos que os nossos telemóveis armazenam muitas informações sobre o que fazemos no dia-a-dia. Mas os nossos automóveis também fazem o mesmo, ajudando a resolver crimes (e não só).
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Vendas
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Fechada a contabilização das vendas do ano que findou, é altura de saber qual foi o modelo eléctrico alimentado por bateria que mais vendeu em 2020, bem como o PHEV mais procurado pelos europeus.
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Toyota
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Desde 2015 que a liderança das vendas no mercado global pertencia à VW, com a Toyota a surgir sempre em 2.º lugar. Mas, em 2020, as posições inverteram-se: a Toyota volta a ser o grupo que mais vende.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Tradicionalmente, quando um modelo tem um valor de mercado de 1,6 milhões de euros, a explicação tem a ver com a exclusividade, exuberância ou valor histórico. Este Mercedes AMG não tem nada disso.
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Peugeot
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A Opel mudou o logótipo e a Peugeot segue pelo mesmo caminho. Na estrutura da Stellantis, a marca do leão é equiparada à do relâmpago, ambas concorrendo como construtores generalistas mais refinados.
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Ambiente
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A Porsche possui em stock uma série de modelos usados, do 911 ao Cayman, passando pelo Boxster, Cayenne e Panamera, fabricados entre 2012 e 2016. Porém, não pode vendê-los porque poluem demasiado.
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Elétricos
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Sabe-se agora que a fábrica europeia da Tesla, que chegou a ser apontada para Portugal e que acabou por ser construída em Berlim, custou aos alemães 1000 milhões de euros. A UE aprovou o incentivo.
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Curiosidades Auto
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A 7 de Fevereiro, a Volvo vai oferecer 2 milhões de dólares em carros. E não é uma campanha qualquer, é um compromisso que vem do passado e que é mais fácil de explicar aos fãs de futebol americano.
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