|
|
|
Não é tarefa fácil fazer um construtor de automóveis renascer das cinzas e voltar a disputar o mercado ao mais alto nível. Mas é exactamente este o objectivo que a Stellantis tem para a Lancia. Luca Napolitano, o novo CEO da marca transalpina, partilha connosco a (difícil) missão que lhe foi confiada pelo responsável máximo da Stellantis, o português Carlos Tavares, bem como a forma como a pretende alcançar, devolvendo-a ao estatuto de marca de luxo de que já usufruiu num passado longínquo e posicionando-a no grupo ao nível da Alfa Romeo e da DS. |
Napolitano não poupou nos detalhes e avançou com as datas previstas para a chegada dos novos Lancia ao mercado, especificando ainda as mecânicas a que irão recorrer, bem como as plataformas que irão utilizar. E face ao passado desportivo rico em sucessos, sobretudo nos ralis, Napolitano confirma que o ADN da competição marcará presença na nova gama, inclusivamente no pequeno Ypsilon. |
Igualmente apostada em abanar o mercado esteve a Bentley, que concebeu a série muito especial e dispendiosa Speed Edition 12, para se despedir condignamente do seu imponente motor W12, um pouco à semelhança da Renault, que revelou o nome do seu novo topo de gama, um SUV coupé baseado no Espace. Novidades também na Peugeot, que apresentou os renovados 508 e 2008, enquanto a VW, no momento em que está a lançar a nova pick-up Amarok em alguns mercados europeus, viu o responsável máximo do design revelar imagens de como a pick-up poderia ter sido nas redes sociais. E não ficava nada mal. |
Mas a semana não terminaria sem que a Toyota divulgasse mais elementos sobre o seu novo Prius, só disponível em versão PHEV e que está a sair melhor que o esperado. Já a Cupra revelou o nome definitivo do seu mini crossover desportivo eléctrico, a Honda avançou dados sobre o seu novo eléctrico, o e:Ny1 e a VW mostrou mais detalhes sobre o próximo ID.7 . Dizemos-lhe ainda tudo o que precisa de saber acerca da chinesa BYD em Portugal e tudo o que apurámos sobre o futuro R5 eléctrico e sobre a sua versão desportiva, que para já é conhecida como Alpine A290_β. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Toyota
|
|
A 5.ª geração do Prius vai chegar a Portugal em Julho, com preços desde 41.990€. A marca já abriu as reservas online e, segundo revelou ao Observador, o interesse neste PHEV supera as expectativas.
|
|
|
|
Bentley
|
|
A Bentley está a menos de um ano de cessar a produção do icónico W12. Na despedida, nada melhor que uma série limitada a 120 unidades para os Bentayga, Flying Spur, Continental GT e Continental GTC.
|
|
|
|
Honda
|
|
A Honda revelou as novidades que pretende introduzir em breve no mercado e uma delas é o ZR-V, um SUV híbrido do segmento C com 184 cv e 4,57 m de comprimento. Chega à Europa no Outono.
|
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A Peugeot renovou o seu topo de gama, que começará a entregar em Junho. A frente e a traseira têm a nova assinatura luminosa, mas há mais equipamento a bordo e um novo motor PHEV mais acessível.
|
|
|
|
Lançamentos
|
|
A chinesa BYD, líder mundial em viaturas eléctricas, chegou a Portugal via Salvador Caetano. Saiba que modelos vende, por que preços, onde os pode comprar e assistir. E surpreenda-se com uma revelação
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Honda
|
|
Três anos depois de lançar o Honda e, o pequeno citadino eléctrico fabricado no Japão, a marca reforça a oferta de modelos a bateria com o SUV e:Ny1, que vem da China com mais espaço e autonomia.
|
|
|
|
Alpine
|
|
A Alpine revelou o A290_β que antecipa o seu primeiro modelo eléctrico, com base no R5 a bateria. O pequeno desportivo avança com uma catadupa de promessas, mas quantas verão a luz do dia?
|
|
|
|
|
|
Cupra
|
|
Foi em casa, no Automobile Barcelona, que a Cupra revelou como se vai chamar o utilitário eléctrico equivalente ao VW ID.2All. Até agora conhecido como UrbanRebel, passa a ter nome de bairro: Raval.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
O R5 eléctrico da Renault, sucessor do Zoe, está confirmado para 2024. Eis o que já sabemos sobre o novo modelo, que será leve, barato e divertido de conduzir. Oferecerá ainda uma versão desportiva.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Renault
|
|
Talvez não saiba que o passado da Renault passou pela indústria aeronáutica, quando a marca francesa adquiriu a Caudron em 1933. Noventa anos depois, vai descolar um SUV topo de gama chamado Rafale.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
O CEO da Aston Martin, Lawrence Stroll, revela que os modelos que o construtor colocou à disposição da F1, como os pace car, carro-vassoura ou veículo médico, fizeram disparar as vendas em 80 milhões.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota quer anular a pegada de carbono deixada pela sua rede logística na Europa. Para tal, uniu-se a uma empresa que vai converter camiões usados em veículos zero emissões, com fuel cells da marca.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Stellantis
|
|
A Stellantis e o Canadá estão em guerra devido a uma nova fábrica de baterias. A Stellantis acusa o Canadá de fugir ao acordo e estes não se entendem entre si. Nem para dar os mesmos incentivos da VW.
|
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Muitas vezes, os youtubers fazem qualquer coisa para obter cliques ou visualizações. Até mesmo cometer crimes que os podem levar para a cadeia. Este despenhou uma avioneta e arrisca 20 anos de prisão.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
A coroação de Carlos III permitiu que milhões de espectadores apreciassem uma das mais belas carruagens reais. O que poucos sabem é que havia duas, a “horrível” e a outra.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|