459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sérgio Guerreiro

Convidado

Artigos publicados

Crescimento Económico

A nossa doença não é o cepticismo, é a pobreza

Não se projectam políticas públicas de atração de investimento, com a consequência de não conseguir fixar pessoas. No fim de contas, há sempre um plano B: se isto correr mal estendemos a mão à Europa.
Subsídio de Desemprego

Rui Tavares, o PS e o subsídio de desemprego

O que todos nós pagamos deve exclusivamente servir para quem involuntariamente deixou de poder trabalhar. O papel de apoiar a deslocação do cônjuge para outro território cabe ao sistema fiscal.
Cultura

Acabar com a precariedade na cultura?

Se a ideia é acabar com a cultura e fazer com os que os seus profissionais sejam considerados uma espécie de indigentes, como tem sido hábito até aqui, Pedro Adão e Silva está no bom caminho.
João Leão

O job para o boy João

João Leão poderia ter saído pela porta grande, mas preferiu ser mais um a contribuir para o aniquilar da moral política. 
Impostos

E para prejuízos inesperados não há nada?

A ideia de tributar os lucros inesperados vinda de um ministro que deveria ter por função captar mais empresas é uma porta aberta para assustar novos investimentos ou afugentar os que por cá estão.
IMI

O esbulho fiscal na compra de casa

É a carga fiscal sobre o sector imobiliário que tem impedido que haja mais investimento privado em habitação acessível e em casas para a classe média.
Ana Gomes

Ana Gomes: escrutínio ou perseguição?

Quando alguém de direita é apanhado com algo que pode levantar dúvidas, sejam elas éticas ou legais, trata-se de "escrutínio", enquanto a "perseguição" se aplica a quem é de esquerda.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Os combustíveis e a falácia do AUTOVoucher

Não é aceitável que, se por um lado se critica, e bem, o conflito que origina a escalada de preços, se possa por outro aproveitar esse mesmo facto para que se consiga ganhar mais receita fiscal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Que diria Marcelo comentador?

Quis o destino que Portugal perdesse um bom comentador político, dando-nos um afamado e consagrado constitucionalista com dons de adivinhação.
Partido Chega

A democracia e a eleição de Pacheco de Amorim

Será melhor debater a possível escolha para a segunda figura do Estado português da socrática e sectária Edite Estrela. É com ela que nos devemos preocupar e não com Pacheco de Amorim.
Legislativas 2022

Pedro Nuno Santos, o próximo primeiro-ministro?

António Costa não será primeiro-ministro caso perca as eleições. Eis então que poderá o actual ministro das Infraestruturas e Habitação apresentar-se como uma solução à Assembleia da República.
Estágios

Bolsas de estágio: ser jovem e votar no PS

Por cada estágio de um licenciado ao abrigo do programa ATIVAR.PT, o executivo, bastante contente com a propaganda, afirma que aumentou em quase 100 euros a bolsa. O que não diz é quanto tira.
IMI

IMI, o aumento do imposto que passou despercebido

O aumento do IMI prejudica mais uma vez uma classe que tudo suporta e vai paulatinamente perdendo rendimento. Receber mais para depois pagar mais pode dar um resultado final com sinal negativo.
Rui Rio

Rio acaba de perder as eleições

As piadas de Rui Rio a querer imitar Trump nas redes sociais deve a todos deixar-nos preocupados. É este o homem que quer governar Portugal?
Portal das Finanças

Por uma linguagem mais acessível aos contribuintes

Em 2020 foi dada razão aos contribuintes em 58% das reclamações graciosas apresentadas. Isto significa que o Estado cobrou impostos a mais e quando o Estado cobra a mais não está a ser sério.
País

Que sociedade queremos?

Mentem-nos descaradamente criando a ilusão e a expectativa de um Portugal que não vai ficar para trás e o resultado é sempre o mesmo. Década atrás de década.
Impostos

O Governo e o preço dos combustíveis

Em termos de impostos sobre os combustíveis, Portugal está acima da média praticada entre os países da União Europeia, sendo o sexto país que mais cobra.
Pandemia

Lista de participantes na marcha LGBTI+ de Lisboa?

Em qualquer país democrático, civilizado e respeitando o mais basilar princípio constitucional da liberdade individual, esta regra imposta por parte da DGS ultrapassa todos os limites do razoável.
Crime

E o domicílio fiscal do branqueamento de capitais?

Diz o ditado que “quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vêm", mas se a coisa resultar e o esquema for bem feito...
Descentralização

Portugal é Lisboa e o resto é paisagem

António Costa nega todas as provas e evidências que já foram dadas para que a Europa Startup Aliança das Nações, a ser criada com sede permanente em Lisboa, pudesse ser localizada a Norte.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.