761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sérgio Guerreiro

Convidado

Artigos publicados

Cultura

A cultura não vai a debate porquê? Não dá votos ?

Da saúde à educação, da justiça à habitação, a cultura não pode ficar de fora do debate público, mas a verdade é que fica.
Recibos Verdes

A ACT não sabe o que são falsos recibos verdes

Sem fiscalização alguma, a ACT, meramente de forma de aleatória e por opinião pessoal, presumiu que em 9.699 empresas 17.701 colaboradores, são trabalhadores dependentes.
Parlamento

Deputado não inscrito não é deputado, é um tacho

O verdadeiro deputado, que assume a responsabilidade e leva a função de modo sério, com ética e sentido de Estado, em condições de ruptura com o seu partido, iria à sua vida. Abandonaria o Parlamento.
Autoridade Tributária

A directora-geral da AT serve o interesse público?

O secretário de Estado deu ordens para cobrar o IMI das barragens, a directora-geral da AT não cumpriu. Será incompetência, ou será desobediência e tratamento de excepção para uma empresa?
Economia

PS + BE = menos literacia financeira

Quanto menos se souber e quanto menos conhecimento existir, mais dependentes do estado haverá e, por consequência, quanto mais dependentes do estado houver, mais votos se conseguirá.
Tribunal Constitucional

Politização da justiça e Tribunal Constitucional

O órgão que fiscaliza as Leis da República é nomeado pelo órgão fiscalizado. Sobre os juízes que são cooptados a estranheza é ainda maior, já que há uma clara e total obscuridade na sua eleição.
Eleições

É preciso alterar o modelo de debate televisivo

O modelo dos debates televisivos que as televisões adotam parece não trazer nada de novo. O tempo é escasso e os interlocutores exageram nos ataques pessoais e no “sei o que fizeste no verão passado”.
Universidade de Lisboa

O wokismo na Faculdade de Direito de Lisboa

Antes de Caetano ser o homem-político que foi já era o homem-académico que ainda hoje é e que sempre será, queiram ou não queiram alguns alunos da Faculdade de Direito de Lisboa.
Partido Chega

Carta aberta a André Ventura

A responsabilidade de não tornar Portugal ingovernável é neste momento também sua e por certo não pretenderá ser o responsável por entregar de novo o destino do país nas mãos dos socialistas.
Pedro Nuno Santos

Era uma vez um ex-ministro

O Partido Socialista já não pode dar mais garantias de estabilidade e não apresenta caras novas nem políticas novas. Opta por apoiar alguém que não conseguiu ser ministro.
Mário Centeno

Mário Centeno? Então e a independência BdP?

Se há alguém que António Costa não poderia indicar publicamente era o nome do actual governador do Banco de Portugal. O problema do PS foi este mesmo: dar cabo das instituições e da sua independência.
Impostos

Quando se debate a estrutura da despesa do Estado?

Como nunca se sabe que despesa deve ser reduzida, a receita é sempre aumento de impostos. A via é a dos impostos indiretos. Dá uma sensação de menos dor e não vem reflectido no recibo de vencimento.
Orçamento do Estado

Derrama Estadual: a criar um empecilho desde 2010

A excecionalidade da norma que cria a Derrama Estadual já dura há 13 anos, com perda de terreno na competitividade. 2024 será mais um ano perdido para libertar as empresas deste “segundo IRC”.
IMI

Enquanto se fala do IUC prepara-se aumento do IMI

Vai-se preparando um pouco à socapa o aumento do IMI. Para mitigar esse efeito, pode o contribuinte, até 31 de dezembro, submeter uma reavaliação do imóvel.
25 de Novembro

Santos Silva a morte do PS de Soares

A importância do 25 de novembro é consensual, sendo uma data de dissonância somente para o Partido Comunista Português.
Ativismo

Isto não é activismo: é radicalismo e é indigno

Com este episódio que atingiu o ministro Duarte Cordeiro chegou a hora de dizer a todos os activistas que mudem. Sejam inteligentes na forma, sejam dignos no combate.
Cavaco Silva

Arte de mal mentir da ministra Ana Catarina Mendes

O discurso de Ana Catarina Mendes é totalmente falso. Vários diplomas entraram em vigor para mitigar a problemática do trabalho infantil durante a governação de Cavaco Silva. 
Animais

A perigosa narrativa de Pedrito de Portugal

Questionar os direitos dos animais pela ausência dos seus deveres é um retrocesso civilizacional atroz que nos deve assustar.
IRC

O IRS dá votos e o IRC dá crescimento

À direita, o tema do imposto sobre as empresas parece estar a ser esquecido e à esquerda é pecado. Se continuarmos a discutir fixando-nos no IRS continuaremos a não debater o crescimento económico.
Empréstimo

Quer ser avalista? Leia primeiro e decida depois

Mesmo que a amizade que levou a assumir o papel de responsável por uma dívida se vá deteriorando, se a banca não permitir, ser-se-á avalista para todo o sempre. Mas há uma forma de tentar proteger-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.