562kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Maria Seabra Duque

Convidado

Artigos publicados

Abusos na Igreja

Mentira repetida muitas vezes não se torna verdade

A reacção ao Patriarca, que foi ao encontro da vítima e se esforçou no combate aos abusos na Igreja, ao lado da indiferença para com Costa, que interferiu numa investigação sobre menores, é reveladora
Igreja Católica

Padre João Seabra, Defensor da Fé

Num tempo de retirada, onde tantos desertaram, o Padre João Seabra nunca teve dúvidas em afirmar publicamente a presença de Jesus e em defender, mesmo se deixado sozinho, a presença pública da Igreja.
Tribunal Constitucional

Os novos donos do Tribunal Constitucional

A derrota de Almeida Costa é a derrota do Estado de Direito. É a vitória dos que se consideram acima da Democracia. Agora o guardião da Constituição já não é o TC, mas sim Câncio e seus companheiros.
Assembleia Da República

O PS, a eutanásia e a rampa deslizante

Ao excluir a doença fatal, o PS, indo em sentido contrário ao que disseram o TC e o PR, deixa cair a ténue barreira para que a eutanásia não dependesse completamente da livre interpretação dos médicos
CDS-PP

CDS: idealistas, por isso realistas

O CDS pode escolher regressar ao ímpeto inicial que o tornou grande, pode escolher, em vez de procurar as fórmulas que mais agradam aos focus group, defender os princípios sobre os quais foi fundado.
Partido Chega

O Chega não é o problema

A Democracia está bastante fragilizada mas não por causa de um partido com três anos, que elegeu um grupo parlamentar pela primeira vez. O Chega é um sintoma do descontentamento, mas a doença é outra.
Legislativas 2022

O voto útil

Graças à “geringonça” hoje é possível votar com clareza. Quem quer uma economia estagnada, com serviços públicos cada vez mais degradados e impostos cada vez mais altos é só votar à esquerda.
Natal

Eu hei-de m'ir ao Presépio

Eu gosto de tudo no Natal (talvez com excepção da Popota). Gosto do Adesti Fidelis e do White Christmas, do presépio e do Pai Natal, da missa do Galo e dos presentes, das orações e das refeições.
Assembleia Da República

Aborto: obscurantismo contra a ciência

Os defensores do aborto propõem legislação baseada na sua opinião pessoal, nas suas crenças. Acreditam que às 10 semanas não há ali nada, mas as 11 já há. Ou então às 14, ou às 16. Porquê? Porque sim.
Autárquicas 2021

Moedas e Medina: realismo vs. ideologia

Ao contrário do que se tem afirmado nesta campanha, quem defende cegamente o constrangimento ao uso do carro assim como a criação irracional de ciclovias não está a defender uma mobilidade sustentável
CDS-PP

Meu caro Francisco

Escrevo-te publicamente para deixar claro que não sou teu opositor. O balanço far-se-á no próximo congresso. Penso ser maior prova de lealdade uma crítica frontal e aberta do que calar a minha opinião
Autárquicas 2021

Carlos Moedas: uma oportunidade para a direita

Carlos Moedas é um homem respeitado e um político com currículo. Falta-lhe o teste da rua. Um bom resultado em Lisboa torna-o numa forte alternativa a António Costa.
Tribunal Constitucional

Ataque ao TC, um prego na Democracia

Se de cada vez que um partido não concordar com um juiz do Constitucional este tiver de ir a uma audição parlamentar, se os juízes passarem a responder aos deputados, então acaba a independência do TC
Presidenciais 2021

MRS: um bom homem é difícil de encontrar

Nos últimos cinco anos, MRS demonstrou a capacidade política de confrontar o Governo e limitar a extrema-esquerda, tudo isto sem qualquer apoio. Não me parece coisa pouca.
Política

A partidocracia e a vitória dos mediocres

Sempre que um qualquer cacique local tem à sua disposição cargos variados para oferecer sem qualquer nível de escrutínio (basta ver o caso de Reguengos) é evidente que haverá gente a tentar aproveitar
Democracia

A Caridade como critério político

Os movimentos de defesa da vida e família correm o risco de, ao apoiar movimentos populistas, hipotecarem essas causas a políticos e partidos com uma agenda mais vasta. Os fins não justificam os meios
Política

Eutanásia: urgente para quem?

Ainda a pandemia não acabou, vem aí uma crise monstruosa para enfrentar e a obsessão de alguns deputados continua a ser uma lei que ninguém, tirando eles, parece querer.
Corrupção

O populismo é sintoma, temos que tratar é a doença

O populismo é a reacção à crise da nossa democracia, à promiscuidade entre políticos, poder económico e jornalistas, aos escândalos de corrupção e amiguismo que assombram as elites e passam impunes.
Coronavírus

Por favor não matem os velhinhos

Perante uma doença sobre a qual pouco se sabe e que afecta sobretudo os mais velhos, o Governo nada fez para proteger os lares. Não há um plano, não há material, não há nada, a não ser indicações!
Pedro Passos Coelho

Um Homem

Passos Coelho faz falta. Faz falta na vida política, na vida social. Faz falta para nos mostrar que ainda há homens na vida pública. Faz falta sobretudo para lembrar a todos os homens o que é um Homem

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.