903kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo Gonçalves Cerqueira

Convidado

Artigos publicados

FC Porto

FC Porto: dar tempo ao tempo 

Apesar dos esforços que têm sido envidados, é evidente a situação de fragilidade em que se encontram as finanças da SAD e consequentemente todos os condicionalismos que daí advêm.
Crise Política

Passaram-se 8 anos

Que março de 2024 não tarde e que traga consigo a esperança e a transformação política, económica e social de que as famílias e as empresas portuguesas tanto precisam.
Assembleia Da República

Debates quinzenais e prestígio das instituições

Se António Costa está sujeito a um exame quinzenal, os partidos da oposição, em particular o PSD, também estão postos à prova, exigindo-se-lhes preparação técnica e profundidade.
França

França numa encruzilhada

França, outrora uma sociedade progressista e socialmente vibrante, dá mostras de estar a caminhar para uma realidade onde impera a agressividade e onde o protesto público se confunde com destruição.
Política

Dissolução, porquê e para quê?

Alimentar cenários de dissolução contribui para o clima de instabilidade e impede que governo, oposição e agentes económicos cumpram o seu papel e se concentrem na estabilidade das políticas públicas.
Código do Trabalho

Evolução das relações de trabalho

No caso de vir a ser promulgado pelo Presidente, as novas regras deverão entrar em vigor no próximo mês de abril, marcando o desfecho de um processo legislativo que se iniciou em junho do ano passado.
Xi Jinping

China, um gigante com pés de barro

Em razão das decisões ziguezagueantes do governo nas últimas semanas, ora ordenando um confinamento cego, ora levantando-o, muitas dúvidas e incertezas têm sido suscitadas a nível internacional.
Alterações Climáticas

Ativistas da desordem

O que resta para além da destruição de património e do fecho compulsivo de estabelecimentos de ensino é o vazio programático e a total ausência de um caderno de encargos consistente.
TAP

Seis meses de Governo e 3,2 mil milhões que voaram

Uma nacionalização, a da TAP, que era absolutamente essencial para o país e definidora de uma nova dimensão de políticas públicas não sobreviveu a umas tantas proclamações mais exaltadas à esquerda.
Inflação

A verdade dos números

Com as devidas distâncias, exige-se ao atual Governo uma maior sintonia e respeito pelas reais necessidades dos portugueses e, sobretudo, num contexto tão difícil, verdade e empatia nas suas decisões.
Qatar

Qatar para lá do futebol

Quando, a partir de 20 de novembro, as ruas de Doha se encherem de adeptos  permanecerá um legado de inobservância dos direitos fundamentais dos trabalhadores que permitiram a edificação deste mundial
TAP

A TAP e o seu impacto na sociedade portuguesa

Só com uma visão de médio/longo prazo e bom senso será possível acautelar os interesses da companhia, dos trabalhadores e clientes, devolvendo à TAP o seu papel de instrumento ao serviço da economia.
Empresas

Organização do trabalho: não perder o foco

Desagravar a carga fiscal sobre o trabalho e as empresas, apoiar o investimento e eliminar a teia de procedimentos burocráticos e administrativos, isso sim deve ser o centro das intenções governativas
Política

O novo modelo de governo para o futuro de Portugal

Os portugueses anseiam por uma alternativa política que desencadeie o debate sobre que país pretendemos deixar para as gerações futuras.
Guerra na Ucrânia

O preço da guerra de Putin

A chave da equação está nas mãos do povo russo. Só a Rússia poderá parar Putin de forma definitiva. O tempo corre contra o povo ucraniano e as democracias mas, de forma alguma, corre a favor de Putin.
Legislativas 2022

O candidato solitário

A menos de duas semanas do acto eleitoral, impõe-se reavivar a memória sobre o que foram estes últimos seis anos de governo socialista. Como se iniciou, como decorreu e como chegamos até aqui.
Eleições Legislativas

A oportunidade das eleições

É preciso uma voz que alimente a esperança e que demonstre aos portugueses que fruto do seu trabalho e esforço é possível singrar. Viver numa sociedade de serviços mínimos não é uma inevitabilidade.
Economia

A propósito do emprego

Parece evidente, mas não é demais recordar, que só com empresas fortes e financeiramente desafogadas é possível dinamizar o mercado de trabalho e pagar melhores salários aos trabalhadores.
Pandemia

A recuperação económica em fora de jogo

Não há dúvidas de que a forma descoordenada e incoerente como o Governo e as autoridades de saúde têm respondido a esta quarta vaga pandémica prejudica seriamente a recuperação económica do país.
Parcerias Público Privadas

Ideologia vs. racionalidade

Em Portugal, a “sensibilidade” ideológica e a gritaria têm levado a melhor sobre a racionalidade e o bom senso. Não é de estranhar que as PPP na saúde continuem a enfrentar imensa oposição política.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.