1 Decorreu há duas semanas (26-28 de Junho), no clássico Hotel Palácio do Estoril (o hotel dos aliados anglo-americanos durante a II Guerra) a 31ª edição do Estoril Political Forum. O tema global era duplo: “Rebuilding Democratic Consensus”, em primeiro lugar, e, logo a seguir, “Celebrating the 650th Anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance”.

Tenho a fraqueza de acreditar que a tradição pluralista destes encontros, bem como a profundamente pluralista mensagem subjacente aos dois títulos desta 31ª edição, foram respeitadas e reforçadas.

2 Um exemplo simpático poderá ser ilustrado pela presença de Timothy Garton Ash, um empenhado crítico do “Brexit”, e de (Lord) Charles Moore, defensor do “Brexit”. Ambos defenderam enfaticamente a aliança euro-atlântica em defesa da Ucrânia, barbaramente invadida pela ditadura czarista-comunista do sr. Putin.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.