829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bioética

Bioética

Ainda a gestação de substituição

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida não é conservador nem progressista, mas tão somente rigoroso na reflexão, ponderado na deliberação, construtivo na decisão.
Transplante

Rins com células humanas gerados em porcos

Os cientistas mostraram que desligando alguns genes era possível criar um órgão maioritariamente — mas não totalmente — humano. Daqui até ser possível um transplante ainda há um longo caminho a fazer.
Bioética

Henrietta. Família chega a acordo com farmacêutica

Durante mais de 70 anos, as células de Henrietta serviram a ciência em todo o mundo. Problema: foram colhidas e partilhadas sem a afrodescendente saber. Houve um livro, um filme e agora um acordo.
Procriação Medicamente Assistida

A Ética não obstaculiza, facilita

O CNECV apontou dois problemas gravíssimos à proposta de regulamentação da Lei. Não complicou o processo em causa mas por certo mostrou a fragilidade, as lacunas, a insuficiência da sua regulamentação
Saúde Pública

Decidir ou não decidir, eis a questão

Quem apoiaria a decisão de alguém a quem foi diagnosticada uma infeção com o vírus Ébola e que quisesse ir assistir a um desafio de futebol num estádio repleto antes de ser isolado e tratado?
Pais e Filhos

Informar os pais sobre a saúde sexual dos filhos?

Permitir aos adolescentes autonomia em relação a alguns actos clínicos não representa senão uma atitude escorregadia que corre o risco de contrariar os direitos das crianças que se pretenda proteger.
Medicina

Morte cerebral. E se Archie fosse português? 

Dizer que está em morte cerebral é o mesmo que dizer que está morta. Nem um coração que pulsa graças a ajuda externa pode dizer o contrário. A legislação portuguesa prevê o desligar das máquinas.
Medicina

Ética e Medicina do Futuro

Os princípios fundacionais da ética médica têm que merecer a defesa intransigente por parte dos profissionais de saúde e o entendimento dos novos desafios tem que estar presente no pensamento de todos
Eutanásia

Aristides e a eutanásia

A legalização da eutanásia, que era uma prática recorrente no regime nazi, é uma ofensa à memória de Aristides de Sousa Mendes.
Coronavírus

O problema ético da vacinação de menores

É legítimo usar os menores para beneficiar a maioria da sociedade? É que os menores saudáveis não estariam a ser vacinados para sua proteção, mas para produzirem consequências específicas.
Governo

Pai e filho nomeados para Conselho de Ética

Sociólogo Boaventura Sousa Santos foi nomeado pelo Governo para Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e a FCT nomeou o filho, João. Situação causa incómodo entre alguns membros.
Eutanásia

Eutanásia. Centro de Bioética saúda decisão 

CEB diz que a decisão responde pelo povo português, "que nunca se reviu nem se manifestou a favor de uma lei que permite matar a pedido" e espera que o parlamento "saiba olhar para esta decisão".
Sociedade

5 razões porque não queremos a eutanásia

A reflexão perante a morte e o acompanhamento de familiares e amigos podem ser momentos inesquecíveis de manifestação de amor, de reconciliação familiar, que não serão possíveis na morte por eutanásia
Coronavírus

Vaticano admite vacinas que usam células de feto

Em 2005, a Pontifícia Academia para a Vida aceitou o uso de células derivadas de fetos abortados desde que não houvesse alternativa. Agora, confirma isso mesmo em relação às vacinas contra a Covid-19.
Coronavírus

A ética do planalto

A defesa da dignidade da vida humana precisa de ser afirmada contra lógicas comprometidas por critérios dum pragmatismo cego que impede ver a pessoa como um todo e o cuidado centrado na pessoa doente.
Bioética

Racionamento versus Racionalização em Saúde

Em situação de “racionalização” - que não é "racionamento" - o hospital sabe não ter capacidade para atender todos os doentes e ter de estabelecer critérios para selecionar aqueles de que pode cuidar.
Células Estaminais

Híbridos: implantam células humanas em macacos

Um equipa colocou células humanas em macacos e outra teve autorização para levar a gravidez de híbridos até ao fim. Investigadores querem usar os órgãos humanos formados nos animais em transplantes.
Bioética

«Obviamente, demito-o!»

A Igreja não se pode alhear das questões científicas que têm transcendência moral, como são as que se referem ao princípio e ao fim da vida humana.
Bioética

Cientistas querem clonar potro pré-histórico

Investigadores querem clonar um potro pré-histórico de onde foi recolhido sangue líquido. Trabalham com um cientista que mentiu sobre clonar células humanas. E que também quer clonar um mamute lanoso.
Bioética

Conselho de ética condena modificação genética

Após o polémico anúncio de um investigador chinês que afirma ter modificado geneticamente embriões humanos, o Conselho de Ética para as Ciências da Vida de Portugal veio condenar veemente o anúncio.
Genética

Edição genética: universidade não conhecia projeto

A instituição à qual está ligado o cientista chinês que alegou ter feito nascer primeiro bebé com ADN geneticamente modificado diz que não conhecia o projeto e que não foi feito na universidade.
Bioética

Eutanásia: ouvir os avisos da Holanda

Os factos e a realidade da Holanda estão à vista de quem os quiser ver, não podem ser ignorados, e suportam a inconveniência de fazer uma lei que permita a eutanásia na linha das propostas existentes.
Neurociência

Da união do Neuro com a Ética nasce a Bioética 4.0

Hoje, a neuroética, já adulta, não é apenas a "ética das neurociências", mas também a "neurociência da ética": as neurociências podem iluminar o que sucede no cérebro quando enfrentamos dilemas éticos
Eutanásia

Uma crise mor(t)al

O PS corre atrás do poder numa questão armadilhada à partida pelo veneno niilista e verdadeiramente mortal do movimento Direito a Morrer com Dignidade e do Bloco de Esquerda.
Medicina

Daniel Serrão, um homem para todas as estações

Daniel Serrão soube sempre intervir e argumentar, falando a linguagem da razão esclarecida e responsável, respeitosa e tolerante, a linguagem de quem quer ajudar o outro a ser mais feliz e mais justo.
Morte

Cientistas vão tentar "ressuscitar" mortos

Ressuscitar alguém em morte cerebral? Os investigadores estão convencidos que pode ser possível e uma empresa de biotecnologia dos EUA já teve autorização do regulador para avançar com os testes.
Genética

Manipular embriões humanos? O melhor é ter calma

Um equipa de investigadores chineses manipulou embriões humanos para mostrar que a técnica ainda tem de ser afinada e que o tema ainda tem de ser discutido por comissões científicas e de ética.
Ciência

A proposta indeclinável do dr. Krugman

Quais os limites éticos da investigação médica? Foi o dr. Krugman longe demais com as suas experiências com crianças deficientes mentais? Ou há exagero nas críticas que lhe foram feitas?
Bioética

Deve-se modificar embriões humanos?

A ideia é polémica e faz com que alguns cientistas queiram proibi-la. Outros defendem que a investigação pode trazer soluções para muitas doenças. Recente estudo chinês motiva discussão ética.
Bioética

Alterar o cérebro: há limites?

António Jácomo não quer vender banha da cobra. O mais importante para o especialista em bioética é estar atento à investigação desenvolvida e ser capaz de falar a mesma linguagem dos cientistas.
Bioética

Eutanásia, suicídio assistido e compaixão

Histórias como a de Mar Adentro são uma armadilha. Porquê? Porque definem situações-limite com as quais é impossível não simpatizar. Mas será lícito pensar estes temas a partir de situações-limite?
Entrevista

Walter Osswald: Experimentação animal é utilíssima

Experimentação em animais: foi sem dúvida útil mas continuará a ser indispensável? E será moralmente aceitável? Para responder a questões sobre a experimentação em animais entrevistámos Walter Osswald
Natalidade

Bebés de três 'pais' podem chegar em 2016

Tecnologia que permite usar matéria celular de duas mulheres e um homem para criar um bebé poderá estar pronta daqui a dois anos. Mas levantou-se a questão: não estaremos a abrir a porta à eugenia?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas