Bioética

Bioética

Eutanásia: ouvir os avisos da Holanda

2.418
Os factos e a realidade da Holanda estão à vista de quem os quiser ver, não podem ser ignorados, e suportam a inconveniência de fazer uma lei que permita a eutanásia na linha das propostas existentes.
Neurociência

Da união do Neuro com a Ética nasce a Bioética 4.0

Hoje, a neuroética, já adulta, não é apenas a "ética das neurociências", mas também a "neurociência da ética": as neurociências podem iluminar o que sucede no cérebro quando enfrentamos dilemas éticos
Eutanásia

Uma crise mor(t)al

O PS corre atrás do poder numa questão armadilhada à partida pelo veneno niilista e verdadeiramente mortal do movimento Direito a Morrer com Dignidade e do Bloco de Esquerda.
Medicina

Daniel Serrão, um homem para todas as estações

1.375
Daniel Serrão soube sempre intervir e argumentar, falando a linguagem da razão esclarecida e responsável, respeitosa e tolerante, a linguagem de quem quer ajudar o outro a ser mais feliz e mais justo.
Morte

Cientistas vão tentar "ressuscitar" mortos

305
Ressuscitar alguém em morte cerebral? Os investigadores estão convencidos que pode ser possível e uma empresa de biotecnologia dos EUA já teve autorização do regulador para avançar com os testes.
Genética

Manipular embriões humanos? O melhor é ter calma

Um equipa de investigadores chineses manipulou embriões humanos para mostrar que a técnica ainda tem de ser afinada e que o tema ainda tem de ser discutido por comissões científicas e de ética.
Ciência

A proposta indeclinável do dr. Krugman

Quais os limites éticos da investigação médica? Foi o dr. Krugman longe demais com as suas experiências com crianças deficientes mentais? Ou há exagero nas críticas que lhe foram feitas?
Bioética

Deve-se modificar embriões humanos?

A ideia é polémica e faz com que alguns cientistas queiram proibi-la. Outros defendem que a investigação pode trazer soluções para muitas doenças. Recente estudo chinês motiva discussão ética.
Bioética

Alterar o cérebro: há limites?

António Jácomo não quer vender banha da cobra. O mais importante para o especialista em bioética é estar atento à investigação desenvolvida e ser capaz de falar a mesma linguagem dos cientistas.
Bioética

Eutanásia, suicídio assistido e compaixão

Histórias como a de Mar Adentro são uma armadilha. Porquê? Porque definem situações-limite com as quais é impossível não simpatizar. Mas será lícito pensar estes temas a partir de situações-limite?
Bioética

Walter Osswald: Experimentação animal é utilíssima

Experimentação em animais: foi sem dúvida útil mas continuará a ser indispensável? E será moralmente aceitável? Para responder a questões sobre a experimentação em animais entrevistámos Walter Osswald
Natalidade

Bebés de três 'pais' podem chegar em 2016

Tecnologia que permite usar matéria celular de duas mulheres e um homem para criar um bebé poderá estar pronta daqui a dois anos. Mas levantou-se a questão: não estaremos a abrir a porta à eugenia?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)