436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Degelo

Antártida

Plataforma de gelo na Antártida colapsa

As plataformas de gelo são camadas flutuantes que cobrem o oceano desempenham um papel importante para impedir que o gelo presente no manto terrestre da Antártida derreta em excesso para o oceano.
Degelo

Icebergue soma 61 milhões de piscinas ao oceano

Duas vezes maior do que o Luxemburgo, o maior iceberg do mundo continua a derreter. Desde que se desprendeu, em 2017, perdeu 67 metros de espessura, o equivalente a cerca de 61 piscinas olímpicas.
Alterações Climáticas

Aumento sem precedentes da temperatura em 150 anos

"A velocidade do aquecimento global causado pelo homem é mais rápida do que qualquer coisa que tenhamos visto nesse mesmo tempo", alertam os investigadores. O planeta está "fora dos limites".
Alterações Climáticas

Nível do mar continua a subir a ritmo alarmante

Relatório do programa Copernicus diz que entre 1979 e 2020 o gelo do Ártico derreteu numa área equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha.
Alterações Climáticas

Chuva inédita no ponto mais alto da Gronelândia

É a quarta vez em menos de quatro décadas que o topo do manto de gelo da Gronelândia atinge temperaturas positivas. Desta vez, o degelo foi acompanhado de um episódio inédito de chuva.
Antártida

Um terço do gelo da Antártida em risco de colapso

Estudo da Universidade de Reading conclui que 34% do gelo da Antártida, equivalente a cerca de meio milhão de quilómetros quadrados, estariam em risco de desestabilização com aquecimento de 4º.
Ártico

Portugal organiza encontro sobre degelo no Ártico

Responsável do encontro diz que o degelo é um tema incontornável para um país com "tradições atlânticas" como Portugal e que "o Ártico está a aquecer ao dobro do ritmo do resto do planeta".
Degelo

Degelo abre oportunidade de nova rota comercial

O Ártico perde 43,8 mil quilómetros quadrados de gelo todos os anos, uma realidade do aquecimento global que abre a possibilidade de uma nova rota marítima que revolucionaria os transportes globais.
Planeta Terra

Terra perdeu 28 triliões de gelo 

Segundo um estudo divulgado, a Terra perdeu 28 triliões de toneladas de gelo nas últimas décadas, o equivalente a uma camada de 100 metros de espessura a cobrir o Reino Unido.
Alterações Climáticas

Gronelândia pode desaparecer em mil anos

Há 12.000 anos que a Gronelândia não perdia tanto gelo — e isso pode fazer subir o nível das águas do mar entre 2,4 e 9,9 centímetros no final deste século. Gelo pode desaparecer em mil anos.
Ártico

Gelo no Ártico atingiu o segundo nível mais baixo

A extensão do oceano coberto de gelo no Pólo Norte, e que se estende mais a sul para o Alasca, Canadá, Gronelândia e Rússia, atingiu na semana passada o seu ponto mais baixo no verão.
Alterações Climáticas

O que se está a passar nos pólos?

Apesar da redução das emissões, 2020 está a ser particularmente preocupante nos pólos. Com temperaturas recorde ao ponto de provocar incêndios e o solo a descongelar, o problema só tende a acelerar.
Alterações Climáticas

Ártico pode ficar sem gelo em 25 anos

Investigadores da UCLA estimam que o Ártico possa ficar sem gelo a partir de 2044 por alguns períodos do ano, sobretudo setembro. Reflexo solar nas águas do Ártico está a aumentar e a aquecer a água.
Degelo

Suíça. Glaciares perdem 10% nos últimos cinco anos

Um levantamento feito pela Academia Suíça das Ciências descreve uma descida de 10% do volume dos glaciares suíços ao longo dos últimos cinco anos. Desde 1900 já desapareceram 500 glaciares.
Degelo

Ondas de calor aceleram degelo na Gronelândia

Segundo os cientistas a área da camada de gelo da Gronelândia que está a mostrar mais sinais de degelo “está a crescer diariamente e atingiu este ano um recorde de 56,5% na quarta-feira".
Degelo

Himalaias. Ritmo do degelo está a aumentar

Entre 1975 e 2000, os glaciares perdiam uma média de 25 centímetros de gelo por ano. Desde então, têm vindo a perder mais de quatro metros anualmente. Estudo analisou 40 anos de dados.
Degelo

Fotografia alerta para o degelo na Gronelândia 

Imagem foi tirada por um investigador dinamarquês. 712 000 km2 da superfície da Gronelândia derreteu a 12 de junho, refere instituto norte-americano.
Alterações Climáticas

Degelo de glaciares impulsiona turismo no Alasca 

As operadoras turísticas do Alasca estão a registar um aumento na procura. Turistas maioritariamente provenientes da Austrália, China ou Índia querem ver o recuo dos glaciares.
Nepal

Há uma equipa que quer limpar o Evereste

Latas, garrafas e muito plástico. Uma equipa de voluntários está a limpar a montanha mais alta do mundo e propõem-se a recolher 10.000 quilos de lixo. Também já encontraram quatro cadáveres.
Degelo

Degelo na Gronelândia está fora de controlo

Um novo estudo publicado na revista científica Nature revela que caso os glaciares da Gronelândia derretam têm água suficiente para fazer subir o nível médio das águas em sete metros.
Atualidade

Cientistas descobrem que os glaciares "cantam"

Vai querer ouvir isto. Cientistas norte-americanos conseguiram captar o som produzido pelo maior glaciar da Antártida. O murmúrio do gelo pode ajudar a monitorizar o impacto das alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Cientistas planeiam muro para travar o degelo

Cientistas preocupados com o aumento dos efeitos secundários do aquecimento global projectam muro submarino que retarda o processo de degelo das plataformas de gelo na Antártida.
Aquecimento Global

Árctico. Quebra de gelo "assusta" cientistas

A placa de gelo a norte da costa da Gronelândia, que era conhecida por se pensar ser um dos últimos redutos contra o aquecimento global, quebrou pela segunda vez este ano devido à onda de calor.
Atualidade

Enorme massa de gelo solta-se na Gronelândia

Tinha três vezes o tamanho da Ponte 25 de abril. Uma equipa de cientistas filmou os 30 minutos da rutura de uma massa de gelo e do caos que provocou nas águas da Gronelândia. Veja o raro momento.
Ártico

Ártico está a ter o inverno mais quente de sempre

As temperaturas registadas no Ártico durante o mês de fevereiro são as mais altas de sempre nesta altura do ano. A superfície de gelo no oceano reduziu em mais de 60.000 metros quadrados.
Alterações Climáticas

As cidades que vão ficar debaixo de água até 2100

Até 2100, a temperatura mundial vai subir três graus. Os níveis médios de água do mar vão subir, inundar cidades e afetar milhões e milhões de pessoas. Xangai, na China, é o caso mais preocupante.
Degelo

"Glaciares do Apocalipse". Pode ser este século

Ao contrário do que se pensava, dois dos maiores glaciares da Antártica podem derreter ainda este século. O rápido degelo dos glaciares Pine Island e Thwaites podem fazer milhões de desalojados.
Ciência

A68, o iceberg que entrou mar adentro

Há fotografias inéditas do iceberg A68, que se desintegrou de Larsen C, na Península Antártica. A NASA divulgou fotografias que capturou durante a missão IceBridge.
Animais

Morsa não vai ser incluída nas espécies ameaçadas

Os Estados Unidos não vão incluir a morsa do Pacífico na lista de espécies ameaçadas, apesar do degelo no Ártico. Em causa está a incerteza em afirmar que a morsa venha a tornar-se espécie ameaçada.
Degelo

Navio cruza Ártico sem precisar de quebra-gelo

Um petroleiro russo atravessou o Ártico pela primeira vez sem precisar da ajuda de um quebra-gelo e em tempo recorde. É mais um sinal das mudanças climáticas e do degelo naquela região do globo.
Ambiente

Falha na Antártica origina maior iceberg do mundo

Uma falha na Península de Antártica poderá dar origem a um iceberg gigante, que poderá ser o maior do momento. Porém, ainda não se sabe quando é que esta separação irá acontecer.
Alterações Climáticas

Área sem gelo na Antártida pode aumentar até 2100

A área sem gelo na Antártida pode aumentar em 25% até 2100. As conclusões são de um estudo publicado esta quinta-feira que atribuem as razões às alterações climáticas.
Degelo

Antártida. Bloco de gelo gigante prestes a cair

Trump recusa acreditar em alterações climáticas. Até tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Enquanto isso, na Antártida, a plataforma de gelo Larsen C está prestes a separar-se.
Alterações Climáticas

Fenda no gelo da Antártida quase a partir-se

Falta apenas 10 km para que a fenda da placa de gelo da Antártida se separe e crie um iceberg gigante. Será 300 vezes maior do que aquele que afundou o Titanic.
Degelo

O gelo do Ártico tem doenças. E estão a escapar

As camadas permanentes de gelo estão a derreter com o aumento das temperaturas. Neste gelo estão bactérias e vírus que consideramos erradicados - ou que não conhecemos.
Antártida

Gelo derretido cria rios que percorrem Antártida

Episódios de degelo na Antártida estão a gerar "rios" que correm durante o período de Verão em todo o continente, um fenómeno que se pensava ocorrer só nas zonas mais quentes a norte.
Degelo

Glaciares da Gronelândia perdidos para sempre

Um estudo revelou que os glaciares e os cumes de gelo distribuídos pelos pontos altos da costa da Gronelândia não vão conseguir recuperar da atual situação de degelo.
Ártico

O gelo no Ártico está à beira do fim?

As temperaturas no Ártico aumentaram cerca de dez graus no último ano, o que fez com que o gelo começasse a diminuir, e existem até previsões que apontam que em 2017 poderá ser o "adeus" ao gelo.
Degelo

Glaciar na Antártida esta a derreter mais depressa

Um grande glaciar no oeste da Antártida perdeu mais de meio quilómetro de espessura em sete anos, derretendo mais rapidamente do que os cientistas pensaram ser possível.
Aquecimento Global

Lagos surgem na Antártida e preocupam cientistas

Na Antártida, onde está a maior concentração de gelo do planeta, estão a ser encontrados lagos que rapidamente drenam para o interior dos glaciares, comprometendo assim a sua estabilidade.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.