212kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

A Sexta Coluna

A Sexta Coluna

O grande ogre /premium

242
A América está dividida e a culpa não é exclusivamente de Trump. Trump é uma reacção a um processo de mundialização da economia, de crise de valores da civilização, cujas vítimas estão a resistir.
A Sexta Coluna

A necropolítica da conveniência: crónica parcial /premium

156
O clima de histeria mediática anti-Trump tem vindo a crescer exponencialmente. Até por cá, parece não haver quem não reivindique o seu lugar ao sol no grande apedrejamento público.
A Sexta Coluna

América contra América /premium

Entre a luta de galos em recinto fechado, está em causa uma confrontação simbólica e ideológica entre concepções do mundo e da América: o nacionalismo popular e identitário; e o globalismo liberal.
A Sexta Coluna

Moçambique: Razões duma intervenção internacional /premium

135
De momento, tudo indica que os recursos militares e de segurança nacionais não são suficientes para garantir a retoma e manutenção das áreas afectadas pelo terrorismo jihadista internacional.
A Sexta Coluna

A economia pós-pandémica: riscos e oportunidades /premium

Trata-se de reavaliar e medir complementaridades entre economias e sociedades em campos muito vastos. Angola tem que ressuscitar como a grande economia agro-industrial que foi no tempo colonial.
A Sexta Coluna

Breve memória dos vencidos de 1820 /premium

O facto de, por coerência nos princípios, os miguelistas nunca se terem querido organizar num partido político acabou por não lhes permitir uma intervenção na vida política, sobretudo a partir de 1851
A Sexta Coluna

O pensamento em primeiro lugar /premium

207
Talvez seja tempo de haver espaço para introduzir algumas ideias e pensamento político nos partidos existentes e nos novos, de modo a responderem com coerência aos novos problemas e desafios.
A Sexta Coluna

A Santa Aliança e a excepção portuguesa /premium

Entre a oposição discreta mas firme de Londres, o mal disfarçado incómodo da França e a vontade de D. João VI, fracassaram os projectos da intervenção restauracionista em Portugal da Santa Aliança.
A Sexta Coluna

1820: A tempestade perfeita /premium

Como as principais revoluções portuguesas que se lhe seguiriam (a de 1910, a de 1926, a de 1974) a revolução de 1820 começou por ser uma revolução de composição mestiça, isto é, uma revolução “contra"
A Sexta Coluna

Da radicalização da América /premium

A decisão a 3 de Novembro vai depender da avaliação da Administração Trump face aos riscos e expectativas de uma América governada, a curto prazo, por Kamala Harris e os seus compagnons de route.
A Sexta Coluna

Ventos de Espanha /premium

180
O rei Filipe VI tem pela frente a esquerda radical e agressiva do Unidas-Podemos que, ferida pelas próprias confusões e casos do seu líder Pablo Iglesias, se mostra interessada em derrubar a monarquia
A Sexta Coluna

E se…? /premium

Estes exercícios de “História Alternativa”, normalmente partindo da supressão ou sobrevivência de um grande líder, são úteis e necessários por reporem na nossa lógica a importância do factor humano.
A Sexta Coluna

O Século de Salazar /premium

931
As antigas oposições, uma vez no poder, acabariam por contribuir para que século XX ficasse como o século de Salazar, servindo-se de um homem morto e de um regime desaparecido para se legitimarem.
A Sexta Coluna

“A Longa Marcha” de Pequim /premium

Pequim, nestes meses, passou de uma linha de soft power económico-financeiro para uma afirmação mais directa e clara, o que é estranho numa potência que tem primado pelo realismo e pela auto-contenção
A Sexta Coluna

Política e geopolítica na nova ordem mundial /premium

157
Para além da vida doméstica, da política doméstica, das surpresas e tragédias do desconfinamento, multiplicam-se os acontecimentos na vida internacional – na grande e na pequena escala.
A Sexta Coluna

“A estupidez ao Poder!” /premium

299
Esta gente é perigosamente lunática, não se sabe se por estupidez, se por puro e maldoso fanatismo. Mas podemos para já estar seguros que estas propostas de perfeição e absoluto vão acabar mal.
A Sexta Coluna

A amálgama /premium

683
Os “liberais” toleraram e toleram tudo desde que não lhes toquem na liberdade económica. Mais e pior: tornaram-se aliados objectivos dos esquerdistas em matéria de costumes e de valores nacionais.
A Sexta Coluna

O diálogo e o confronto geopolíticos /premium

Ninguém vai querer ter uma rede de fornecedores industriais que envolva 10 ou 20 países; e ninguém vai gostar que a comida que come e os remédios que toma venham de um lugar em que não tenha confiança
A Sexta Coluna

Considerações sobre a crise petrolífera /premium

Que pode a Geopolítica do petróleo fazer num mundo em que a economia e a geoeconomia ficaram reféns da pandemia e em que as relações internacionais vivem na geometria variável dos interesses?
A Sexta Coluna

A África Lusófona em tempos de pandemia /premium

Talvez a grande tragédia de África e da África Subsariana não venha tanto do impacto sanitário da Covid 19 mas das consequências económicas da pandemia a nível regional e global.
Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa não é só a nossa pátria /premium

É uma língua grande e plástica e plural e aberta como toda a vida que vale a pena ser vivida. Vive nas palavras dos escritores e até nas dos que são um bocado disso tudo ou dos que não são nada disso.
A Sexta Coluna

Pai de todos os totalitarismos: 150 anos de Lenine /premium

812
Tinha como qualidades determinantes a manha e a hipocrisia popular russa e uma costela de “despotismo oriental” de Ivan, o Terrível, e de Pedro, o Grande, “os criadores do Estado pelo terror despótico
A Sexta Coluna

A África em tempos de Covid   /premium

O que é que se vai passar em África e nas regiões tropicais e subtropicais de África? Estarão mais protegidas porque, diz-se, “o coronavírus não gosta do calor”? Vai o impacto ser sobretudo económico?
A Sexta Coluna

Cidades metafísicas /premium

As epidemias e a quarentena despovoam-nos o exterior, atiram-nos forçosamente para o interior e mudam a percepção do mundo. Tal como a Peste Negra mudou na Europa a percepção e representação da morte.
A Sexta Coluna

Europa: entre a Bolsa e a Vida /premium

217
Esta recusa de aplicar medidas excepcionais em tempos excepcionais mostra o pior da tecnocracia da UE e revela os profundos egoísmos nacionais dos mesmos governantes que tanto denunciam o "populismo".
A Sexta Coluna

Que mundo depois da pandemia? /premium

402
O mundo que sairá da pandemia será com certeza um mundo mais pobre mas mais realista, mais identitário, mais estadual
A Sexta Coluna

Tempos de Peste /premium

165
Não sei até que ponto as experiências do passado servem para o presente. Tudo será diferente, mas podemos estar certos de que vamos sentir na pele, a curto e longo prazo, as consequências da pandemia.
A Sexta Coluna

América, América: Trump vs Sanders ou vs Biden? /premium

Se o espírito dominante entre os democratas é impedir um segundo mandato de Trump, faltará saber se, para parar Trump, os radicais de Sanders estarão dispostos a votar em massa no centrista Biden.
A Sexta Coluna

A crise Guiné-Bissau: entre a realidade e a ficção /premium

197
Após a simbólica volta triunfal à praça diplomática, o candidato a presidente-eleito, Sissoco Embaló, seguindo com audácia uma criativa estratégia de antecipação, escala agora para a “posse simbólica"
A Sexta Coluna

Angola e o “Amigo Americano” /premium

Washington parece finalmente ter-se dado conta do factor de estabilidade de Angola em África. O retorno do investimento americano é indissociável da consolidação da política angolana anticorrupção.
A Sexta Coluna

Por trinta dinheiros /premium

3897
Os horrores praticados no passado em nome da ideia de "evitar o sofrimento", ou da ciência e do progresso, empurrando para a aniquilação aqueles cuja vida deixou de ter valor, pairam ainda como uma sombra.
A Sexta Coluna

Brexit: o regresso a casa /premium

O Brexit, que terá algumas consequências imprevisíveis e até danosas, não é uma questão de vida ou de morte. Nem tão pouco uma ruptura na história de amor e desamor da Grã-Bretanha com o Continente.
A Sexta Coluna

Sinais do tempo /premium

344
O tempo não é de guerra político-partidária. Para as não-esquerdas e para as direitas o tempo é de contra-cultura, de guerra cultural, aquela que sempre prepara o terreno para as grandes tranformações
A página está a demorar muito tempo.