440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

A Sexta Coluna

A Sexta Coluna

Revogar o “irrevogável”

A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o  precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
A Sexta Coluna

Valores europeus? Que valores europeus?

Quem propõe estes novos valores europeus? Que grau de adesão têm? Quem mandatou os responsáveis por uma UE que é essencialmente económica para os irem acrescentando à Carta dos Direitos Fundamentais?
A Sexta Coluna

O vanguardismo francês

O importante na eleição francesa (e a França costuma ser pioneira em política) não é o duelo entre o centrista Macron e a extremista Le Pen, é o episódio do conflito entre globalistas e nacionalistas.
A Sexta Coluna

Uma proposta irrecusável

50 anos depois da estreia, O Padrinho, de F.F. Coppola, que Stanley Kubrick considerou “talvez o melhor filme de sempre”, continua a ser uma proposta irrecusável.
A Sexta Coluna

Religião e ideologia, Cristianismo e Marxismo

Quer na teoria, quer na prática, o Marxismo e os marxistas sempre combateram a Religião, o grande entrave à consagração da sua “Ideologia científica”. Agora, não é diferente.
A Sexta Coluna

“Donos disto tudo”

O que distingue uma democracia liberal de outros regimes é aceitar, na competição legal pelo poder, todos os partidos votados pelos cidadãos. Mesmo os iliberais.
A Sexta Coluna

O país onde os progressistas ganham

Num país em declínio mas avesso a ondas de desgraça ou de grandeza a agradável promessa dos partidos do Centrão de uma lenta e ordeira progressão para o abismo continua, por enquanto, a cativar o povo
A Sexta Coluna

Uma revolução cultural?

O tempo presente não se cansa de dar razão à velha máxima de Tocqueville:  “Uma ideia falsa mas clara e precisa terá sempre mais poder no mundo do que uma ideia verdadeira mas complicada.”
A Sexta Coluna

Tempos de Fauda

O clima de confrontação violenta, a que assistimos na série Fauda, tende hoje a ser levianamente convocado na luta política entre Esquerda e Direita, na Europa e até em Portugal.
A Sexta Coluna

Uma campanha triste

Porque é que isto é assim? São muitas décadas de abandono da cultura política ou de algo que com tal se pareça. São os 20 anos finais do Estado Novo e os anos que se lhes seguiram de lavagem cerebral.
A Sexta Coluna

Ventos de França

Macron, que se prepara para recolher o voto útil da esquerda na segunda volta, situa-se claramente à direita de Rui Rio, que se prepara para encabeçar uma hipotética frente de direita doméstica.
A Sexta Coluna

500 anos depois da morte do Venturoso

Nos cinco séculos da morte de D. Manuel I, o que é que nos diz a Aventura e a Grandeza do Portugal e dos portugueses de então?
A Sexta Coluna

Considerações inoportunas

Sob o grande manto retórico da universalização de conceitos que todos parecem subscrever, persiste a contradição e o conflito de valores.
Autárquicas 2021

A última sondagem

Será uma “frente popular” que bloqueie a gestão da capital do país uma boa opção para uma Esquerda que já conheceu melhores dias? Esperemos que o senso comum e o interesse público prevaleçam.
A Sexta Coluna

O fim de uma bela amizade: Belmondo (1933-2021)

Belmondo era assim. Como os grandes intérpretes, desempenhava bem papéis muito diferentes: de marginal solitário, em À Bout de Souffle, passava a sacerdote durante a Ocupação, em Léon Morin, Prêtre.
A Sexta Coluna

A The Economist descobriu a esquerda iliberal

Só espero que a não-esquerda esteja pelo menos tão atenta ao que por aí anda e ao que aí vem como os liberais da The Economist – que tardaram a identificar a ameaça mas que o fizeram.
A Sexta Coluna

Num mundo de laranjas mecânicas

“A falácia romântica de Rousseau, de que é a sociedade que corrompe o homem e não o homem que corrompe a sociedade, coloca uma cortina lisonjeira entre nós e a realidade”, escreveu Kubrick em 1972.
A Sexta Coluna

A batalha

Lembrando Aljubarrota, lembremos também o que a falta de sensibilidade à História e à memória, a desatenção ao povo e a aceitação passiva da “legitimidade reinante” podem trazer.
A Sexta Coluna

A ofensiva

O modo como em algumas instituições académicas se instalou o terrorismo intelectual contra os dissidentes ou não alinhados lembra a categoria de "Unmensch", usada pelos nazis contra os inimigos.
Afeganistão

Goodbye, Bagram!

Talvez o Parlamento Europeu, tão preocupado com a “homofobia “ húngara, devesse dedicar algum tempo e cuidado ao Afeganistão.
A Sexta Coluna

Baudelaire, o incorrecto

O que escandalizaria hoje os “empresários da felicidade pública”, o que condenaria hoje Baudelaire seria a coexistência da sua vida boémia e da sua arte pioneira com o seu reaccionarismo político
A Sexta Coluna

10 de Junho

Se não é a pertença a uma comunidade na História o que nos une numa humanidade comum, o que propõem então que seja?
A Sexta Coluna

Salazar visto de fora

Tom Gallagher pega no homem e na obra com a serenidade, o equilíbrio e a distância de que talvez só um estrangeiro seja capaz.
A Sexta Coluna

O lugar de onde se observa

Como a “extrema-direita” não tem isentos cientistas sociais nem estudos para ter observatórios, só podia ser ela o objecto da observação.
França

Os "golpistas" do costume

Desiludam-se aqueles que querem ver na Carta-manifesto dos generais um novo pioneirismo político francês, que seria, nem mais nem menos, que um golpe e uma ditadura militar em pleno coração da UE.
A Sexta Coluna

Ventos de Espanha

Proclamando uma direita claramente anti-esquerda e sem “cercas sanitárias”, Isabel Ayuso foi a grande vencedora na batalha por Madrid.
A Sexta Coluna

As contas da História no dia da liberdade

O Presidente da República deu-se com certeza conta da ofensiva de desconstrução da História e dos níveis de paranóia que atingiu.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas

A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
A Sexta Coluna

Das trevas à luz. Com Dante, em Sexta-Feira Santa

Nada de menos neutro do que este mundo além-mundo erguido por Dante – mas nada também de mais próximo e de mais verdadeiramente inclusivo.
A Sexta Coluna

Jorge Borges de Macedo, o historiador livre

Medo foi uma coisa que nunca vi em Jorge Borges de Macedo. Nem medo da confrontação, nem medo de ir contra a corrente, nem esse medo de parecer menos “institucional” e menos “erudito”.
A Sexta Coluna

O grande ogre

A América está dividida e a culpa não é exclusivamente de Trump. Trump é uma reacção a um processo de mundialização da economia, de crise de valores da civilização, cujas vítimas estão a resistir.
A Sexta Coluna

A necropolítica da conveniência: crónica parcial

O clima de histeria mediática anti-Trump tem vindo a crescer exponencialmente. Até por cá, parece não haver quem não reivindique o seu lugar ao sol no grande apedrejamento público.
A Sexta Coluna

América contra América

Entre a luta de galos em recinto fechado, está em causa uma confrontação simbólica e ideológica entre concepções do mundo e da América: o nacionalismo popular e identitário; e o globalismo liberal.
A Sexta Coluna

Moçambique: Razões duma intervenção internacional

De momento, tudo indica que os recursos militares e de segurança nacionais não são suficientes para garantir a retoma e manutenção das áreas afectadas pelo terrorismo jihadista internacional.
A Sexta Coluna

A economia pós-pandémica: riscos e oportunidades

Trata-se de reavaliar e medir complementaridades entre economias e sociedades em campos muito vastos. Angola tem que ressuscitar como a grande economia agro-industrial que foi no tempo colonial.
A Sexta Coluna

Breve memória dos vencidos de 1820

O facto de, por coerência nos princípios, os miguelistas nunca se terem querido organizar num partido político acabou por não lhes permitir uma intervenção na vida política, sobretudo a partir de 1851
A Sexta Coluna

O pensamento em primeiro lugar

Talvez seja tempo de haver espaço para introduzir algumas ideias e pensamento político nos partidos existentes e nos novos, de modo a responderem com coerência aos novos problemas e desafios.
A Sexta Coluna

A Santa Aliança e a excepção portuguesa

Entre a oposição discreta mas firme de Londres, o mal disfarçado incómodo da França e a vontade de D. João VI, fracassaram os projectos da intervenção restauracionista em Portugal da Santa Aliança.
A Sexta Coluna

1820: A tempestade perfeita

Como as principais revoluções portuguesas que se lhe seguiriam (a de 1910, a de 1926, a de 1974) a revolução de 1820 começou por ser uma revolução de composição mestiça, isto é, uma revolução “contra"
A Sexta Coluna

Da radicalização da América

A decisão a 3 de Novembro vai depender da avaliação da Administração Trump face aos riscos e expectativas de uma América governada, a curto prazo, por Kamala Harris e os seus compagnons de route.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.