771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A Sexta Coluna

A Sexta Coluna

10 de Março: um cravo em Abril

Entre linhas vermelhas, quase nos esquecemos que, a 10 de Março, no ano do cinquentenário do 25 de Abril, as direitas tiveram a sua mais expressiva maioria de sempre.
A Sexta Coluna

A “banalidade do mal”

Da actualidade e utilidade do espírito crítico, livre e de “desobediência devida” de Hannah Arendt.
A Sexta Coluna

Por um punhado de votos

Se uma força política tem votos populares, pode a convergência mediática atacá-la e insultá-la com os piores adjetivos do dicionário que isso não a impedirá de crescer. Mais cedo ou mais tarde.
A Sexta Coluna

França, espelho da Europa?

Em menos de um ano, a líder da direita nacional francesa progride 7 pontos nas sondagens. E no Parlamento Europeu a Direita Nacional e Identitária pode ter, em Junho, perto de 200 deputados.
A Sexta Coluna

Direita social? Isso é socialismo!

O jornalismo de referência assegura que toda a preocupação social é socialista e toda a intervenção estatal é de esquerda, devendo a Direita ater-se à sua proverbial maldade e ao seu endémico egoísmo.
A Sexta Coluna

No centenário da morte de Lenine

Tudo passa.  Mas, aparentemente, há coisas que passam mais do que outras, e a Esquerda tem o dom de conseguir branquear ou fazer esquecer certos passados.
A Sexta Coluna

A força dos “deploráveis”

Serão as linhas vermelhas que alguns pretendem aplicar racionais, democráticas, desejáveis, ou sequer eficazes e respeitadoras da vontade do povo?
A Sexta Coluna

A China, Taiwan e os EUA

Ainda que, por agora, a estratégia de Pequim seja atrair pacificamente os taiwaneses para a reunificação, em Washington a ilha continua a pairar no horizonte como a possível terceira frente de batalha
A Sexta Coluna

Quem vai decidir por nós?

Queremos mesmo deixar questões fundamentais, a que alguns dirigentes comodamente chamam “de consciência”, à consciência de deputados cuja opinião desconhecemos?
A Sexta Coluna

Um novo ciclo?

Hoje as coisas mudaram, na Europa e aqui. Só não mudou a patética reivindicação da Esquerda do monopólio da “Democracia”.
A Sexta Coluna

 Breve história do Natal

Entre as coloridas e fartas festas inclusivas de coisa nenhuma, todos precisamos de contemplar o presépio.
A Sexta Coluna

Populismo: doença crónica da velhice democrática?

A ideia de que o populismo é uma “gripezita” das sociedades políticas ocidentais, que as respectivas classes políticas poderão corrigir e superar desde que se decidam a fazê-lo, é um equívoco.
A Sexta Coluna

De Buenos Aires a Haia

Quando em 15 Estados da UE os partidos de “extrema-direita” têm mais de 20% do eleitorado, o alarme volta a soar na Holanda, com a vitória de Wilders, e nas Américas, com a do argentino Xavier Milei.
A Sexta Coluna

O político e o profeta: Kissinger e Fritz Kraemer

É no elogio fúnebre do seu mentor Fritz Kraemer, “o profeta”, que o “controverso” político se confessa no compromisso entre o ideal e o possível.
A Sexta Coluna

Há 48 anos

Os verdadeiros protagonistas do 25 de Novembro foram os militares do Batalhão de Comandos, mas o centrão acabou por ser o herdeiro do Thermidor português.
A Sexta Coluna

O único “perigo para a democracia”

É com o “perigo da extrema-direita” que o manto diáfano da propaganda vai tentar ocultar os males endémicos do regime.
A Sexta Coluna

Um socialista às direitas

Quando o socialismo e a esquerda espanhola parecem enterrar-se no compromisso separatista para manter o poder a qualquer preço, é bom ouvir a voz crítica e patriota de um dos seus pais fundadores.
A Sexta Coluna

Jus ad bellum e jus in bello

Num mundo de nações desunidas e grupos destatalizados, num mundo religiosa e culturalmente disperso, pode haver Direito da Guerra e Direito na Guerra?
A Sexta Coluna

Os 100 anos da Turquia

Nos cem anos da República turca, Erdogan, que apostou na conciliação entre a religião e o nacionalismo dos Jovens Turcos e de Ataturk, enfrenta os efeitos da crise israelo-árabe. Logrará resistir-lhe?
A Sexta Coluna

Saudades da Guerra Fria?

Embora vejamos ordem num passado que acabou e caos no presente que ainda corre estamos face ao fim de um mundo relativamente ordeiro, dominado por duas grandes potências que controlavam os seus campos
A Sexta Coluna

Hamas contra Israel: a mãe de todas as guerras

Não é fácil emitir juízos eticamente correctos, quando os “tigres esfaimados” tomam conta do processo.
A Sexta Coluna

Filhos de Torquemad@

A ideia de que o inimigo político é não só inimigo político, mas um ser profundamente perverso, Untermensch, sub-humano, que deve ser impedido de falar, escrever, circular e, em último caso, de viver.
A Sexta Coluna

Guerra e Paz : uma batalha cultural da guerra fria

O orçamento da super-produção não teve limites: afinal, eram as razões de Estado da Rússia e do Socialismo que estavam em jogo.
A Sexta Coluna

Paris não é uma festa

Bruscamente, uma vaga niilista abateu-se sobre as cidades francesas para destruir os símbolos de uma sociedade que exclui, e de que se auto-exclui, toda uma classe, toda uma cultura, toda uma geração.
A Sexta Coluna

Mercenários antigos e modernos

As revoltas de mercenários têm uma longa história e estão quase sempre ligadas a atrasos salariais ou falta de condições laborais. Terá sido esta diferente?
A Sexta Coluna

As eras dos mártires

Por cá, prefere-se a “opressão diária” mais ou menos discreta: o assassinato moral, que não dá cadeia; a acusação anónima, que permanece impune; e o linchamento mediático, que dá audiências.
A Sexta Coluna

De Silvio Berlusconi a Giorgia Meloni

Foi uma personalidade originalíssima, cujo sucesso nos pode ajudar a entender, pelas melhores e pelas piores razões, o mundo em que vivemos. Foi o artífice da direita unida em Itália.
A Sexta Coluna

Os dias de Camões

Se há censura capaz de cancelar o nosso maior poeta – cujas comemorações sobreviveram a quatro regimes – é a que por aí se anuncia e prenuncia.
A Sexta Coluna

Espanha: os dilemas pós-eleitorais

Depois da derrota de Domingo, 28 de Maio, o grande objectivo de Pedro Sánchez é traçar linhas vermelhas entre as duas direitas.
A Sexta Coluna

Os novos maniqueistas

Para todo o que cumpre os preceitos, as rezas e as devoções da nova Vulgata, a salvação; para todo o que ousa resistir ou discordar, alcatrão e penas.
A Sexta Coluna

Maio em Lisboa – 55 anos depois

“Vejam toda esta paz, esta prosperidade, este contentamento... Meus senhores, não admira realmente que sejamos a inveja da Europa!”
A Sexta Coluna

Para uma memória alternativa

No 49º aniversário da Revolução, os episódios trágico-cómicos da nossa já madura democracia e a denúncia dos horrores do Antigo Regime com que nos vai entretendo, obrigam a alguma memória alternativa.
A Sexta Coluna

Distopia em tempos de cólera

Quando nos falta quase tudo, incluindo géneros alimentares, que não nos falte a autodeterminação de género.
A Sexta Coluna

#NÃOPODIAS

Estando, neste regime e neste país, preparado há muito para tudo, confesso que fiquei, por uma vez, surpreendido.
A Sexta Coluna

A nova esquerda e os polícias da sensibilidade

Tal como as purgas estalinistas, os novos linchamentos, que começam por exterminar o inimigo externo, acabam a exterminar também os exterminadores, o inimigo interno.
A Sexta Coluna

Um catálogo da natureza humana

O relato da Paixão de Cristo é um compêndio intemporal da Humanidade, um catálogo da natureza humana.
A Sexta Coluna

O milagre de Pequim, entre Irão e Arábia Saudita

Sem postulados ideológicos externos, Pequim quer aparecer como o grande arquitecto da paz numa ordem internacional alternativa à ordem internacional liberal.
A Sexta Coluna

João Salgueiro: no coração da transição

A crise entre os católicos e o Estado Novo ficou também a dever-se à desilusão de uma ala de católicos corporativistas com o corporativismo português.
A Sexta Coluna

Democracia e Nação

Apesar da demonização do nacionalismo, nação e democracia parecem continuar a ser indissociáveis como pilares da modernidade política.
A Sexta Coluna

Juan Velarde Fuertes: um falangista liberal

Ser um falangista liberal pode ser uma contradição nos termos. Mas não para um homem único como Juan Velarde, que olhava o mundo com sabedoria e abertura prezando acima de tudo a justiça e a liberdade

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos