Laurinda Alves

Colunista

lalves@observador.pt
Trissomia 21

Não me limitem!

Laurinda Alves

O vídeo “Não me limitem!” é muito eloquente do potencial de crianças e jovens com Síndrome de Down, pois deita por terra muitos preconceitos. Acima de tudo pulveriza medos e revela capacidades.

1.618
Jornalismo

O coração do Salvador

Laurinda Alves

Como é que ninguém se põe no papel do Salvador para realizar o choque que é sair à rua e ter em cada esquina uma sentença de morte escrita e publicada em letras garrafais?

18.598
Manuel Maria Carrilho

Amor de pai

Laurinda Alves

Carrilho tem idade, vivência e experiência suficientes para saber que uma carta destas não explode apenas na mão de quem a recebe. Os estilhaços atingem todos, a começar pelos que lançam a bomba.

9.057
Família

Os amigos geniais

Laurinda Alves

Trazer os amigos dos filhos para casa pode dar trabalho e despesa, mas também nos descansa porque se entretêm mais e têm conversas connosco que não teriam se estivessem sozinhos ou apenas em família.

11.190
Terrorismo

Um homem, um gesto

Laurinda Alves

Fernando Álvarez fez sozinho o minuto de silêncio e humanamente ganhou em toda a linha. Harry Athwal, que permaneceu ajoelhado ao lado do rapazinho, deu um testemunho admirável de coragem e humanidade

3.703
Família

O stress das férias

Laurinda Alves

Há clássicos eternos que podem ser evitados ou, pelo menos, minimizados se as prioridades forem bem geridas em férias. Nomeadamente se formos capazes de desligar telemóveis e computadores.

994
Barrigas de Aluguer

Cheira a negócio

Laurinda Alves

Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio

7.820
Catolicismo

Um coach chamado Inácio

Laurinda Alves

500 anos depois, num tempo em que Deus continua a ser uma palavra difícil e muitos crentes são perseguidos e mortos, Inácio de Loyola continua muito à frente do tempo inspirando leigos e religiosos.

1.836
Câmara Municipal Lisboa

Teresa quê?

Laurinda Alves

Em pleno Verão cheio de roubos, catástrofes e dramas, pergunto quem se pode dar ao luxo de deitar votos para a rua em vez de os andar a colher em todas as ruas, freguesias e bairros da cidade?

129
Obituário

O poder da bondade

Laurinda Alves

Francisco Varatojo morreu no fundo do mar, onde mergulhou tantas vezes para percorrer as profundezas em silêncio, naquele espanto mudo com que admirava e absorvia as maiores belezas que podia conhecer

9.467
Lisboa

Nós, os estrangeiros

Laurinda Alves

Em plena campanha, Fernando Medina diz que precisa de todos, mas não explica como nos vai ajudar a todos a viver numa cidade melhor. Ou se vai continuar a empurrar os lisboetas para fora de Lisboa.

2.291
Terrorismo

Grandes!

Laurinda Alves

Em tempos como estes, tão marcados pela perversidade de movimentos extremistas que formam terroristas e activam bombistas suicidas, é preciso dar ainda mais atenção às notícias resgatadoras.

323
Papa em Fátima

Vida bruta

Laurinda Alves

Penso que é desta competição, desta descomunicação e vida bruta que o Papa parte para apontar outro campeonato. Ele, que tal como nós, também vive neste mundo, sabe que atravessamos os dias a competir

1.252
Surf

Ondas gigantes no surf, como na vida

Laurinda Alves

Treinar a gestão do stress e dos medos não está só ao alcance dos atletas de alta competição e dos surfistas das ondas mais altas. É possível e desejável fazê-lo mesmo sem entrar em campeonato nenhum.

491
Família

Nomes de que ninguém gosta

Laurinda Alves

Porque os nomes e os apelidos pertencem àquilo que nos é imposto, importa perceber que tão importante como recebê-los, é saber aceitá-los. E usá-los, mesmo sem manual de instruções.

635

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site