Banca

Emigrantes

Remessas dos emigrantes representam "confiança"

O Banco de Portugal anunciou que as remessas dos emigrantes portugueses superaram a barreira dos 3.500 milhões de euros em 2017. José Luís Carneiro diz que "confiança" no país se tem consolidado.
Investigação

Especial/ A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

112
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshore, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Banco de Portugal

Dívida externa líquida sobe para 178,6 mil milhões

A dívida externa líquida portuguesa subiu para 178,6 mil milhões de euros em 2017. A dívida representa agora 92,9% do Produto Interno Público.
Euribor

Taxas Euribor sobem a 6 e 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação subiu para -0,271%. A mesma tendência verificou-se nas taxas a 12 meses.
Caixa Geral de Depósitos

Macau. Revogada licença 'offshore' da CGD

A autorização concedida à CGD em 2005 para estabelecer uma sucursal em Macau sob a forma de 'offshore' foi revogada esta quarta-feira. A ordem foi dada em Boletim Oficial.
Eurogrupo

Lucro do BCE para financiar UE. Centeno é a favor 

O presidente do Eurogrupo diz que é favorável a considerar os lucros dos bancos centrais europeus como financiamento da União Europeia. Mário Centeno fez primeira intervenção no Parlamento Europeu.
Durão Barroso

"Injustiçado". A reação às acusações a Durão 

332
Depois de ter sido acusado de ter feito lóbi pelo Goldman Sachs junto de um alto responsável europeu, fonte próxima de Barroso fala em "sacanice" e aponta o dedo aos alemães.
Durão Barroso

Comissário diz que Barroso não fez lóbi

885
Jyrki Katainen garante que reunião com Durão Barroso não passou de um encontro de amigos. "Ele não fez lóbi", assegura o vice-presidente da Comissão Europeia sobre o representante do Goldman Sachs.
Euribor

Taxas Euribor sobem a seis meses e descem a nove

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, subiu esta terça-feira. As taxas desceram a nove meses e mantiveram-se a três e 12 meses.
Caixa Geral de Depósitos

CGD vende sede do CaixaBI na Rua Barata Salgueiro

Antiga sede do CaixaBI, na Rua Barata Salgueiro, foi vendida à Zurich - Companhia de Seguros Vida S.A. Funcionários do banco de investimento da CGD já tinham passado para a sede na Avenida João XXI.
Novo Banco

Prejuízos. Novo Banco vai voltar a "limpar a casa"

123
"Expresso" noticiou no sábado que prejuízos de 2017 podiam chegar a mil milhões, mas "Negócios" avança que valor ficará entre 1,6 e 1,8 mil milhões, consequência do registo agressivo de imparidades.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a todos os prazos 

Os juros da dívida de Portugal estavam a subir a todos os prazos na manhã desta terça-feira. Uma tendência que se verificou também em Espanha, Itália e Irlanda.
Deutsche Bank

Deutsche Bank corta até 500 postos de trabalho

O banco alemão está a cortar entre 250 e 500 postos de trabalho em todo o mundo nas áreas de negócios de banca corporativa e banca de investimento.
BCE

Eurogrupo e Portugal apoiam nomeação de De Guindos

Os ministros das Finanças da zona euro apoiaram a designação do ministro espanhol para a vice-presidência do BCE. Portugal considera que De Guindos "reúne todas as condições".
BCE

Irlandês desiste. Luis de Guindos será vice do BCE

O ministro das Finanças irlandês anunciou que a candidatura de Philip Lane será retirada. Espanhol De Guindos fica sozinho na corrida para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação. Taxa de juro sobe em janeiro

As taxas de juro no crédito à habitação subiram 0,5 pontos base em janeiro, face a dezembro de 2017. No período em análise, a prestação média vencida subiu um euro, fixando-se em 240 euros.
Euribor

Taxas Euribor sobem a nove meses 

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação manteve-se inalterada. A nove meses as taxas subiram e a três e doze meses desceram.
Banca

Governo quer limitar fixação de objetivos na banca

Proposta de lei quer que os trabalhadores dos bancos tenham mais formação financeira, uma das medidas para tentar proteger melhor os clientes bancários e evitar que subscrevam produtos desajustados.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
Novo Banco

Novo Banco. Prejuízo deve obrigar a apoio público

962
Prejuízos do Novo Banco podem chegar a mil milhões de euros em 2017, diz o Expresso. O registo de perdas em ativos "tóxicos" deve obrigar Fundo de Resolução a meter mais capital.
Cabo Verde

Banco Mundial aprova linha de crédito a Cabo Verde

O Banco Mundial aprovou uma linha de crédito de 12 milhões a Cabo Verde para financiar as micro, pequenas e médias empresas. O país africano tem quatro projetos em mente para aplicar a verba.
Crédito

Malparado baixou, mas é quarto mais pesado no euro

Valor do crédito malparado em Portugal caiu 22,7% até setembro de 2017. Segundo o BCE, a banca nacional foi das que mais reduziram o malparado, mas o rácio ainda é o quarto mais alto na zona euro.
Câmara Municipal Lisboa

Taxa de Proteção Civil. CML pede parecer à PGR

A Câmara Municipal de Lisboa vai pedir um parecer à Procuradoria-Geral da República sobre a devolução da Taxa de Proteção Civil com juros. A moção foi aprovada com a abstenção do CDS.
Dinheiro

Especial/ Mude de banco. Saiba onde está livre de comissões

1.071
Ainda há bancos que não cobram nas operações do dia-a-dia, anulando as comissões de manutenção, dos cartões bancários e das transferências. Pode mudar: agora o seu banco antigo tem de ajudar na troca.
BPI

BPI vende posição na Super Bock ao grupo Violas

O BPI vendeu as suas participações na Viacer, que detém 56% da Super Bock, ao grupo Violas, que passa a deter indiretamente a maioria do capital social da maior empresa de cervejas portuguesa.
Crédito

Crédito ao consumo automóvel sobe quase 10%

O crédito ao consumo automóvel subiu quase 10% em dezembro de 2017. O montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 5,4%, para 264 milhões de euros.
BCE

BCE. Parlamento Europeu dá nega a Guindos 

Parlamento Europeu prefere o irlandês Philip Lane, mas a decisão só será tomada no Eurogrupo da próxima segunda-feira. Luis de Guindos, apoiado por Costa e Centeno, continua confiante na eleição.
Deutsche Bank

Deutsche Bank teve resultados de 7,3 milhões 

Deutsche Bank Portugal anunciou resultados antes de impostos de 7,3 milhões de euros em 2017. Apesar da queda de 78%, devido a resultados extraordinários em 2016, banco destaca subida da margem.
Bolsa

Bolsa de Lisboa alinhada com as europeias

A bolsa de Lisboa segue alinhada com as principais congéneres europeias, a seguir a tendência de forte alta registada na véspera em Wall Street. O PSI20 seguia a ganhar 1,65%.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
Banca

Bancos. Menos empregados e menos agências em 2017

No total, nos últimos três anos, saíram dos principais bancos, que representam mais de 80% do setor bancário, mais de cinco mil funcionários. E fecharam 269 agências.
Justiça

A nossa (grande) ‘Quadrilha’

372
Não é estranho que nos últimos anos se tenham descoberto tantos suspeitos de crimes entre os mais poderosos do país? Eram todos bons rapazes antes ou só agora alguém teve coragem para os investigar?
Angola

Hungria alarga linha de crédito para Angola

A Hungria alargou a linha de crédito para Angola em quase 140 milhões de euros. O objetivo é promover o investimento de empresas húngaras naquele país africano.
BPI

Fundação "la Caixa" inicia implantação em Portugal

Fundação "la Caixa", dona do espanhol CaixaBank e do BPI, apresentou as linhas mestras da atuação em Portugal. Vão ser 50 milhões de euros por ano para projetos, sobretudo de apoio social.
BCP

Lucro do BCP dispara. Banco mantém administradores

335
Resultado de 186 milhões compara com os cerca de 24 milhões do ano anterior. Nuno Amado adianta que administradores em processos judiciais devem continuar, pelo menos até à assembleia-geral.
Crédito à Habitação

Novo crédito à habitação atinge máximos de 2010

Os novos empréstimos à habitação totalizaram 819 milhões de euros em dezembro de 2017, "um valor máximo desde dezembro de 2010", anunciou o Banco de Portugal.
Mercados Financeiros

Juros sobem ligeiramente em leilão a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos voltou a sair com juros superiores a 2%, ligeiramente acima do custo suportado na última operação. Incerteza nos mercados nas últimas semanas voltou a fazer subir os juros.
Crédito

Crédito antes que a casa dos seus sonhos voe 

O mercado imobiliário está ao rubro e para trás já ficaram os tempos de crise profunda que o setor atravessou. Quer comprar casa? Nós damos uma ajuda.
Montepio

Mutualista e Santa Casa são "entidades privadas"

Governador do Banco de Portugal lembra que possível negócio com Montepio é da "exclusiva responsabilidade" da Associação Mutualista e da Santa Casa. Garante que "não induziu" qualquer negócio.
Estados Unidos da América

Fed atenta aos riscos para a "estabilidade"

Jerome Powell, o novo presidente da instituição financeira dos EUA, falou esta terça-feira sobre a instabilidade que se tem sentido em Wall Street
BCE

BCE recomenda prudência com as "bitcoin"

O presidente do BCE, Mario Draghi, recomendou prudência com as criptomoedas, "porque não são apoiadas por nenhum banco central ou Governo", e afirmou que não compete ao BCE regularizar as 'bitcoin'.
Serviços financeiros

Chinesa UnionPay emitiu 20 milhões de cartões

O UnionPay, equivalente chinês dos serviços Visa ou Mastercard, e do qual o banco português Millennium bcp é o único emissor de cartões na Europa, emitiu 20 milhões de cartões no exterior, em 2017.
BCE

Ministro Guindos "provável" sucessor de Constâncio

Ministro das Finanças de Malta considerou que o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, "provavelmente" ganhará a vice-presidência do BCE, com apoio socialista, sucedendo a Vítor Constâncio.
Economia

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida a dois anos estavam a subir para -0,098%, contra -0,107% na sexta-feira e o mínimo de sempre, de -0,401%, em 5 de dezembro de 2017.
BCE

Candidato espanhol ao BCE ouvido esta semana

O ministro da Economia espanhol e candidato à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, vai ser ouvido pelos eurodeputados da Comissão de Economia.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

131
Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Agências de Rating

Especial/ Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Haitong

Standard&Poor's revê em alta 'outlook' do Haitong

A agência de 'rating' Standard&Poor's procedeu à revisão do 'outlook' de negativo para neutro, tendo mantido as notações de 'rating' do banco de longo e curto prazo.
Montepio

Montepio regressa aos lucros anuais 

304
O banco teve um lucro de 30,1 milhões de euros em 2017, um regresso aos lucros depois de em 2016 ter tido um prejuízo de 86 milhões de euros. Créditos fiscais ajudaram a aumentar níveis de capital.
Caixa Geral de Depósitos

CGD condenada a coima de 140 mil euros

Em causa estão infrações como a execução de operação de pagamento não consentida pelo utilizador, o incumprimento da obrigação de reembolso ou a redução do limite do cartão de crédito sem aviso prévio
Banca

Banco de Inglaterra mantém as taxas de juro

O Banco de Inglaterra manteve esta quinta-feira as taxas de juro no Reino Unido, em 0,5%, depois de as ter subido em 2017 pela primeira vez numa década.
Sistema Financeiro

Do desafio do Presidente e da queda das bolsas

216
Os investidores financeiros estão a ficar nervosos. Más notícias para Portugal que ainda precisa de mais tempo de bom tempo na economia e nas finanças do mundo.
Brasil

Brasil. Banco Central baixa taxa de juros básicos

A taxa de juros básicos desceu de 7% para 6,75%. Apesar de ser alta em comparação com outros países, é a mais baixa registada desde o início da série histórica do Banco Central.
Rabobank

Rabobank multado por aceitar dinheiro de droga

100
Segundo as autoridades, no total, o Rabobank permitiu a circulação de perto de 370 milhões de dólares de dinheiro sujo provenientes do México e de outros países entre 2009 e 2012.
Mário Centeno

Centeno para Marcelo. "Crescimento é estrutural"

533
Mário Centeno afirma, na conferência sobre o futuro da banca, que a política mais importante deste governo foi a "resposta que se deu ao sistema financeiro", que estava em más condições em 2015.
Caixa Geral de Depósitos

CGD vai criar alternativa digital às cadernetas

124
Paulo Macedo diz que a Caixa quer duplicar o número de clientes que usam o "home banking", que já são mais de um milhão. E está a estudar tecnologias de reconhecimento facial para o registo.
BCE

Guindos candidato a lugar de Constâncio no BCE

Mandato de Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE termina em maio. Espanha avança com candidatura de Luis de Guindos ao lugar, contra a Irlanda, e conta já com o apoio do governo português.
Bolsa de Lisboa

PSI20 abre a subir 1,72%

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira a subir 1,72%. Esta terça-feira, o PSI20 encerrou a cair, numa sessão marcada pela queda de mais de 2% do BCP.
BCE

Prazo de candidaturas à vice-presidência termina

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do BCE termina esta quarta-feira. O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio.
Banca

Banca precisa das Fintech para vencer as "Techfin"

Governador do Banco de Portugal diz que os bancos devem olhar para a inovação no setor como oportunidade e não como ameaça, caso contrário podem estar em risco 25% a 40% do produto bancário.
Banca

Governo herdou em 2015 "trilho aberto com mérito"

400
Presidente da República pede que as boas notícias no crescimento e no défice passem do "conjuntural" para o "sustentável". E lembra "inquestionável mérito" da governação substituída em 2015.
Novo Banco

Novo Banco condenado a pagar a dois despedidos

O Novo Banco foi condenado a pagar mais de 700 mil euros a dois trabalhadores que foram alvo de despedimento em 2016, quando estavam em situação de pré-reforma.
Banca

Lloyds prevê redução de mil trabalhadores

O grupo Lloyds Banking vai eliminar cerca de mil trabalhadores. A maioria dos cortes vai ocorrer na banca comercial, na área de risco e nos seguros, segundo um porta-voz do grupo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site