769kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Concertação Social

Trabalho

FCT: empresas tiram 613 mil, só 5% para habitação

Entre 15 e 29 de fevereiro foram validados pedidos para as empresas irem buscar 613 mil euros ao FCT, cerca de 0,1% do total. Apoiar custos com habitação dos trabalhadores foi a opção menos escolhida.
CGTP

CGTP acusa Governo de "malabarismos" com salários

De saída da CGTP, Isabel Camarinha acusa Governo de não aumentar salários "por opção" e de "malabarismos" com os dados, apontando que "contas certas" do executivo são "incertas" dos trabalhadores.
Trabalho

"Último governo de Costa foi o mais à esquerda"

Líder da Confederação do Comércio e Serviços rejeita divergências entre patrões (e com a CIP em particular), mas admite que prefere um "funcionamento conjunto". Em relação a 2024 está mais pessimista.
Orçamento do Estado

Subidas salariais do acordo custam 4,7 mil milhões

O aumento do salário mínimo e o colocar em 5% o referencial para as valorizações salariais custam às empresas 4,7 mil milhões de euros, sem expressão nas medidas de compensação colocadas no Orçamento.
Resposta Pronta

Vieira Lopes: "Nada além do já anunciado"

Confederação de Comércio e Serviços está preocupada com propostas para empresas. O presidente afirma que Governo considerou apenas aquilo que constou do acordo de Concertação Social.
Concertação Social

Ventura critica "programa fraco" que não resolve

"Acho que é um acordo que fica muito aquém daquilo que nós precisávamos neste momento e daquilo que o Governo tinha anunciado", considera Ventura. Chega vai forçar votação do 15.º mês no Parlamento.
Concertação Social

O que prevê o novo acordo (sem CIP nem CGTP)

Revisão do acordo de rendimentos está assinada, mas com menos apoios desta vez. Patrões (sem CIP) deixam aviso: "logo que possível" é preciso revisitar “a carga fiscal das empresas e das famílias”.
Orçamento do Estado

Incentivos fiscais para casas de trabalhadores

O Governo vai avançar com um conjunto de incentivos para que as empresas possam atribuir habitação aos trabalhadores, como benefício extra, tal como já fazem com os carros.
Orçamento do Estado

Salário mínimo sobe para os 820 euros

Acordo de rendimentos confirma que salário mínimo vai subir mais 10 euros do que o previsto. Documento assinado com parceiros (sem CIP e CGTP) também mexe no benefício de IRC para aumentos salariais.
A História do Dia

Vamos ter um 15º mês e livre de impostos?

A CIP apresenta um conjunto de 30 propostas para melhorar a vida das empresas e famílias. Que “Pacto Social” é este e o que dizem as letras pequenas? Beatriz Ferreira, jornalista, é a nossa convidada.
Trabalho

As 30 medidas do Pacto Social da CIP

Apesar da polémica, CIP não vai desistir do Pacto Social. Quer dividendos isentos desde que alocados no plano de reforma público. Em matéria de TSU, não está totalmente alinhada com restantes patrões.
Concertação Social

Governo nega negociação paralela com CIP 

Ministra recusou que o Governo estivesse a levar a cabo qualquer tipo de negociação paralela à concertação social e que o que o Executivo tem feito é ouvir os vários parceiros sobre as suas proposta.
Concertação Social

Governo afasta redução da TSU

Governo vai olhar para as propostas das confederações patronais, mas Fernando Medina já avisou que "base de partida" do Executivo não é favorável no que toca à redução da TSU.
Salários

Governo pondera alargar benefício de IRC

CIP tem criticado que as empresas que aumentam salários acima do acordo de rendimentos, mas não o mencionam na convenção coletiva, fiquem excluídas do benefício de IRC. Governo pondera alargamento.
Resposta Pronta

Aumentos no privado. CCP fala em "absurdo"

João Vieira Lopes, presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, afirma que aumento "não foi discutido com parceiros sociais" e garante que a CCP já contestou a medida juridicamente.
Noticiário

8h. Governo prepara aumentos salariais no privado

Em causa está uma portaria já foi discutida com os parceiros sociais, mas pouco conhecida entre os cidadãos. Jornal de Negócios revela que 94 mil administradores do setor privado vão ser abrangidos.
Concertação Social

Empresas com benefícios fiscais em 2023 e 2024

Para Ana Mendes Godinho, o benefício fiscal em sede de IRC foi a "solução equilibrada" encontrada entre os parceiros sociais para a operacionalização da medida. CIP diz que iniciativa é aceitável.
Concertação Social

Governo e parceiros discutem benefícios fiscais

Os parceiros sociais querem discutir o incentivo fiscal em sede de IRC com o Governo esta quarta-feira. Ana Mendes Godinho disse que o benefício fiscal será um dos focos da reunião.
Concertação Social

CAP. "Concertação não deve substituir Governo"

Para a CAP, o Governo insiste em ter uma carga fiscal elevada devido a uma máquina burocrática desajustada . Eduardo Oliveira e Sousa revela que a Concertação Social não deve substituir o Executivo.
Concertação Social

Alterações à lei laboral em vigor. O que mudou?

A discussão no Parlamento foi longa, o diploma não teve acordo na Concertação Social e Marcelo Rebelo de Sousa manifestou dúvidas quanto aos efeitos de algumas soluções.
CIP

Armindo Monteiro eleito presidente da CIP 

Sucessor de António Saraiva na presidência da Confederação Empresarial de Portugal foi eleito esta quinta-feira. Tomada de posse de Armindo Monteiro acontecerá no próximo dia 12.
Açores

Reforço do PRR para os Açores é de 64 milhões

Reforço dos valores do PRR são de 64 milhões de euros, em vez de 80 milhões. Responsável da comissão nos Açores aponta que "foi aquilo que resultou de conversas com o Governo da República".
Concertação Social

Trabalho Digno. Patrões criticados por carta a PR

Vários signatários acusam, em carta aberta, as confederações patronais de tentar "instrumentalizar" a Concertação Social para propósitos próprios. Subscritores criticam carta sobre trabalho digno.
Concertação Social

Concertação social. Marcelo sugere mudanças

Marcelo considera que na Comissão Permanente de Concertação Social só está representado um número reduzido de parceiros, que já não cobrem as realidades fundamentais da sociedade portuguesa.
Concertação Social

Governo e parceiros sociais voltam a reunir-se

O Governo apresentou uma proposta às confederações patronais e às centrais sindicais para permitir que as empresas usem verbas em apoio à formação e custos com habitação de jovens trabalhadores.
Trabalho

Semana de 4 dias? CGTP contra mais horas diárias

Proposta do Governo pode implicar até mais uma hora de trabalho por dia, uma opção que não agrada à CGTP. Confederações patronais consideram teste à semana de quatro dias "prematuro".
Governo

Semana 4 dias: uma boa ideia que morre à nascença?

Governo apresenta proposta para projecto-piloto, mas as complicações já são tantas... A burocracia está matar a semana de quatro dias? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Orçamento do Estado

AIP. Mais indemnização por despedimento é negativo

AIP considerou que o aumento da compensação por cessação de contrato de trabalho de 12 para 14 dias nas situações de despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho tem "um impacto negativo".
Trabalho

Semana de 4 dias será levada à Concertação Social

Ainda este ano será lançado o estudo sobre a semana de quatro dias. Empresas interessadas poderão inscrever-se de forma voluntária para participar no projeto-piloto
Resposta Pronta

"Governo está a ir além do que Bruxelas exige"

Isabel Camarinha acusa Fernando Medina de "não estar a olhar bem para a situação em que vivem os portugueses". "Não é verdade que a CGTP não tenha assinado outros acordos de concertação social"
Orçamento do Estado

Acordo e Orçamento de Estado: a cenoura do burro

Se a valorização salarial divergiu tão significativamente do padrão médio europeu, não se percebe como agora, em contexto altamente instável, se vai conseguir valorizar os salários em 4,8% por ano.
Governo

Costa diz que Acordo "é marco de confiança"

Acordo assinado com parceiros serviu ao primeiro-ministro para dar garantias de diálogo e previsibilidade "em tempos de incerteza", em véspera de entregar o OE para 2023 no Parlamento.
Comentário

"Acordo não é diferente da proposta do governo"

"Há medidas que ainda precisam de mais explicações". Na lista de medidas importantes para as empresas: o fim das contribuições para o fundo de compensação e o fundo de garantia
Orçamento do Estado

Mais dinheiro para limitar tarifas de energia

O Governo comprometeu-se, em sede de acordo de concertação social, em injetar mais dinheiro no sistema para limitar contas de eletricidade e gás natural pagas por empresas.
Orçamento do Estado

Agricultores com apoio de 10 cêntimos por litro

O Governo vai dar um apoio extraordinário aos agricultores de 10 cêntimos por litro. Para todo o ano de 2022.
Orçamento do Estado

Empresas vão ter menos custos com trabalhadores

O Governo vai por fim às contribuições de cerca de 1% que cada empresa tem de fazer por cada trabalhador para o fundo de compensação. E suspende as contribuições para o fundo de garantia.
Noticiário

11h. PR aprova acordo na concertação social

O presidente da República diz que o acordo é positivo e que, nesta altura, é uma almofada para a instabilidade que se vive na Europa e no mundo".
Concertação Social

Marcelo diz que acordo é "uma almofada"

A partir do Chipre, o Presidente diz estar satisfeito com o acordo alcançado este sábado entre o Governo e os parceiros sociais. “Este acordo é uma almofada.”
Noticiário

21h. Alcançado acordo na concertação social

O Governo e os parceiros sociais chegaram a um acordo de médio prazo sobre rendimentos, salários e competitividade. Ainda neste jornal, o resumo das partidas dos três grandes nesta jornada.
Orçamento do Estado

Técnicos superiores ganham mais 104 euros em 2023

Secretária de Estado da Administração Pública frisou que a negociação não está fechada, nomeadamente no que toca ao ritmo da valorização das três carreiras gerais da administração pública.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos