771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Financiamento dos Partidos

Legislativas 2024

Vasco de Mello responde indiretamente a Mortágua

Vasco de Mello não quis revelar se contribuiu para algum partido, pouco depois de receber a IL. Mas diz que "faz muito pouco sentido" que o financiamento partidário seja arma de arremesso político.
Financiamento dos Partidos

Autorizado levantamento de imunidade de Carneiro

Comissão aprovou levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Hugo Carneiro para ser constituído arguido, por suspeitas de incumprimento da Lei dos Financiamento de Partidos Políticos
Partido Chega

Chega propõe lei sobre financiamento de partidos

Chega entregou um projeto de lei que prevê a revisão do financiamento de partidos políticos com verbas destinadas a assessores parlamentares.
Financiamento dos Partidos

Dinheiro do grupo parlamentar deve ser do partido?

Há apenas um caso em que considero que os recursos humanos dos deputados e do partido devem ser partilhados pois não é possível uma distinção funcional. Trata-se dos assessores de comunicação.
Financiamento dos Partidos

Clarificar a lei do financiamento dos partidos

Menos de 1% dos deputados respondem a pedidos de contacto e os que o fazem respondem apenas de forma vaga e descontextualizada ou limitam-se a dizer que encaminharam o pedido.
Noticiário

4h. PSD.PR sugere reflexão à lei de financiamento

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "não é fácil" definir fronteiras entre o grupo parlamentar órgão do partido e do Governo. E sugere reflexão e clarificação da Lei do Financiamento dos Partidos.
Resposta Pronta

Funcionamento partidário? "Uma manta de retalhos"

Nuno Cunha Rolo, presidente da Associação Transparência e Integridade, assinala a "falta de clareza" da própria lei e fala mesmo em "remendos feitos de acordo com aquilo que os partidos querem".
Financiamento dos Partidos

Chega. Relação anula acórdão sobre César do Paço

César do Paço foi identificado como um dos financiadores do Chega. Desde então, o empresário abriu uma batalha jurídica contra a Wikipédia e "vitória" foi anulada esta quarta pela Relação de Lisboa.
Fact Check

PCP teve lucros de dois milhões de euros em 2022?

Deputado do Chega alegou que comunistas tiveram lucros de 2 milhões de euros no ano passado e, como tal, não podia criticar "grandes capitalistas". Conteúdo tornou-se viral. Mas é verdadeiro?
A História do Dia

Quanto custou em comunicação a maioria absoluta?

O PS gasta muito mais do que o PSD em comunicação e isso tem reflexos eleitorais. A estratégia de vitória dos socialistas. Uma conversa com o editor do Política do Observador, Rui Pedro Antunes. 
Financiamento dos Partidos

PS gastou 737 mil euros em estudos na campanha

Contas das legislativas mostram que CDU destinou quase 200 mil euros a funcionários do PCP. PSD subiu gastos em comícios com cantores como Emanuel. Ventura teve despesa de 20 mil euros com seguranças.
Financiamento dos Partidos

Legislativas: 7,9 ME em campanhas eleitorais

De acordo com a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, os partidos gastaram quase 8 milhões de euros na campanha para as Legislativas de 2022. O PS foi o partido que mobilizou mais verbas.
Financiamento dos Partidos

A falência democrática

É assim há anos: para os bolsos dos partidos não falirem, obstaculizou-se o escrutínio às suas contas e optou-se pela falência democrática. Lamento, mas um país que aceita isto não tem futuro.
Financiamento dos Partidos

Partidos querem mudar regras de financiamento

Quase todos os partidos apresentaram propostas de alteração ao financiamento dos partidos. O PSD é o único que não corte benefícios fiscais. PCP e IL querem cortar no financiamento.
Semáforo Político

Financiamento. "Festa do Avante é evento de risco"

Ex-presidente da Associação Transparência e Integridade explica que aumentar donativos particulares dificulta controlo das finanças. "É possível alguém com interesse fazer entrar malas de dinheiro".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Contas dos partidos. Um mundo ao contrário?

Olhando para as contas dos partidos, parece mesmo. O PCP é o partido que deu mais lucros. CDS é o que deu mais prejuízo. Há qualquer coisa aqui que está ao contrário.
E o vencedor é...

Juiz regularmente desautorizado irá ser promovido?

Relação de Lisboa fez o que costuma fazer: anular decisões de Ivo Rosa. O mesmo juiz que em setembro pode ser promovido? Ainda o guia de Vieira sobre como obter um crédito sem o conseguir pagar.
Fact Check

Fact Check. Partidos recebem 80 milhões de euros?

Uma publicação no Facebook diz que os partidos políticos vão receber 80 milhões de euros de apoios estatais. Porém, o valor não é anual e está junto de outros números com factos imprecisos.
União Europeia

UE. Novas regras para o financiamento dos partidos

As regras visam evitar a manipulação, reforçando algumas das regras a fim de evitar interferências externas e garantindo transparência na publicidade e comunicação política.
Financiamento dos Partidos

Entidade das Contas "estranha" mudança de lei

A nova lei prevê um maior controlo das contas dos partidos e campanhas eleitorais. A Entidade explica que apesar do aumento das competências, não há aumento de funcionários.
Financiamento dos Partidos

Falta de pessoal nas Entidade das Contas

Os responsáveis da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) queixam-se de falta de autonomia e de pessoal para concretizar a fiscalização dos partidos prevista na lei.
Assembleia Da República

Lei permitiu a partidos escaparem a multas

A Lei de Financiamento dos Partidos, aprovada em 2018, permitiu que multas no valor de centenas de milhares de euros a partidos prescrevessem. Autoridade fiscalizadora com falta de meios.
Financiamento dos Partidos

Subvenções. O que ganham e perdem os partidos

Há partidos que reforçam o seu financiamento e outros, como o CDS, que devido aos maus resultados têm de fazer cortes. No total, serão 64 milhões de euros entregues aos partidos nos próximos 4 anos.
Financiamento dos Partidos

PS e CDS em falência técnica, PCP mais confortável

Os dados dos partidos com assento na Assembleia da República mostram que o PCP tem três milhões no banco e que o PSD e do BE têm contas mais equilibradas, ao contrário dos socialistas e os centristas.
PS

PS. Auditoria reforça desvio de fundos europeus

Funcionário do PS terá desviado 369 mil euros do Parlamento Europeu entre 2014 e 2016. Na mesma altura, direção do PS pedia ajuda financeira de "emergência" a eurodeputados do PS.
Financiamento dos Partidos

Contas dos partidos. Prescrição é inevitável

O risco de prescrição de possíveis irregularidades e ilegalidades em contas partidárias e eleitorais pendentes de fiscalização "é muito grande" e, para alguns processos, será inevitável.
PS

Delegação do PS informada do desvio de fundos

Carlos Zorrinho, chefe da delegação do PS em Bruxelas, é uma das três testemunhas indicadas na denúncia à PGR. Ex-assessor de eurodeputados diz que informou um "responsável da delegação em 2016".
INTERPOL

Interpol nega investigação a Venezuela

A Interpol nega investigação ao alegado financiamento do regime venezuelano a partidos europeus, entre eles o partido espanhol Podemos. Em causa estão as declarações do juíz do STJ da Venezuelo.
Financiamento dos Partidos

A face oculta de um golpe partidário

Os partidos estão a sabotar o seu próprio escrutínio, asfixiando a ECFP e ganhando muito dinheiro com isso. É uma linha vermelha: não dá para votar nos partidos que não puserem travão a esta vergonha.
Financiamento dos Partidos

PSD recebeu 14 vezes mais donativos num ano

Num total de 1,2 milhões de euros em donativos recebidos pelos cinco partidos mais votados, o PSD foi o que mais recebeu no último ano. Um valor que tende a aumentar em anos eleitorais.
Comentário

O Tribunal Constitucional é a aldeia do Astérix?

Para fiscalizar os cidadãos não faltam meios às finanças. Para garantir que o financiamento dos partidos é feito de forma legal é que já não há verba. O comentário de José Manuel Fernandes.
Financiamento dos Partidos

Tribunal deixa prescrever multas a partidos

O Tribunal Constitucional deixou passar o prazo para aplicar coimas, estimadas em 400 mil euros, referentes a irregularidades nas contas de 2009 dos partidos. Em causa estão 24 dirigentes.
IVA

Mais pedidos de restituição do IVA dos partidos

Os pedidos de restituição do IVA dos partidos políticos dispararam em 2017, tendo-lhes sido devolvidos 400 mil euros, revela a Conta Geral do Estado (CGE) de 2017 publicada hoje.
Financiamento dos Partidos

Provedora de Justiça: lei favorece partidos 

Maria Lúcia Amaral defende que a lei do financiamento dos partidos viola a Constituição. Provedora de Justiça enviou uma recomendação de alteração ao presidente da Assembleia da República.
Financiamento dos Partidos

Marcelo diz ter posição "ultraminoritária"

O Presidente da República garantiu que não está na presidência para impor os seus "pontos de vista minoritários" e, por isso, promulgou o diploma sobre financiamento dos partidos.
Financiamento dos Partidos

PR promulga diploma apesar de "objeção de fundo"

O Presidente promulgou o diploma sobre financiamento dos partidos apesar de reiterar a sua "objeção de fundo à alteração mantida". Marcelo decidiu não vetar o documento depois das modificações.
Financiamento dos Partidos

Cristas reclama créditos no recuo do IVA

Líder do CDS lembra que centristas votaram contra alterações à lei e que tiveram um "ganho parcial" da causa. "Foi positivo termos marcado aquela posição", considera Assunção Cristas.
Financiamento dos Partidos

Financiamento partidário. PCP contra PSD e Bloco

O secretário-geral do PCP criticou o PSD e o BE por "darem o dito pelo não dito" na lei do financiamento partidário e defendeu que os partidos "devem fazer pela vida" e não depender do Estado.
Financiamento dos Partidos

Esforço do CDS foi "parcialmente reconhecido"

A presidente do CDS defendeu que esforço do seu partido em prol da Lei do Financiamento dos Partidos foi parcialmente reconhecido ao ser reposto o reembolso do IVA.
Financiamento dos Partidos

Marcelo quer transparência no financiamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a "transparência é muito boa para a democracia", em particular quando se trata do "financiamento da atividade política".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos