790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Primárias No PS

Noticiário

7h. PS fecha listas entre passado e renovação

PS tem atuais governantes e antigos cabeças de lista de Costa no candidatos às legislativas. Donald Trump venceu primárias no New Hampshire.
Primárias No PS

Razões de um apoio, com a razão, no coração

O José Luís conquistou o direito de ser candidato a Secretário-geral e Primeiro-Ministro fruto do seu mérito. Não precisou de angariar apoios que fazem a “espargata” para lhe conferir um ar moderado.
Primárias No PS

Pela sobriedade, contra a ascensão da direita

Dizem-me que José Luís Carneiro é menos vistoso que Pedro Nuno Santos, que tem menos aura. Talvez. A luz do dia nunca será tão radiante como o néon, porque uma é natural e a outra é artificial.
PS

Daniel Adrião desafia candidatos ao PS para debate

O candidato à liderança do PS Daniel Adrião desafiou os seus adversários a participar em debates "em pé de igualdade" e espera "todo o entusiasmo" de José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos.
PS

Daniel Adrião. PS terá primárias a partir de 2018

O socialista Daniel Adrião anunciou que a sua proposta de revisão estatutária que impõe primárias foi aprovada com o compromisso de António Costa, de que serão instituídas a partir de 2018.
Primárias No PS

Campanha de Costa tentou comprar "posts" na Pipoca

Durante as primárias do PS, Ana Garcia Martins e outros bloggers foram contactados sobre se aceitariam ser pagos para escrever textos favoráveis a Costa. Assessores desconhecem quem fez pedido ao Sapo
Primárias No PS

PS faz shift+delete nos simpatizantes

Jorge Coelho termina esta sexta-feira funções. Todos os dados dos mais de 151 mil simpatizantes que votaram nas eleições primárias do PS no dia 28 de setembro vão ser apagados.
Primárias No PS

Seguro abandona Parlamento 

António José Seguro renunciou ao mandato de deputado socialista. Apoiantes elogiam "decisão pessoal" e salientam "novo caminho" do ex-secretário-geral.
Conversas à Quinta

As primárias, o populismo e as redes sociais

Podem os partidos reconstituir os seus laços com os eleitores realizando eleições primárias? Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama sobre os populismos e a representação política no tempo das redes sociais
Primárias No PS

"Há condições para que o PS se una"

Costa e Álvaro Beleza encontraram-se na quarta e selaram acordo: lista única ao congresso, um terço dos lugares para os seguristas. "Há condições para que o PS se una mantendo a tradição", diz Beleza.
Política

Primárias são elogiadas mas partidos não vão atrás

Método escolhido pelo PS para desbloquear a crise interna merece atenção do PSD. Depois de Paulo Rangel, José Matos Correia diz que "vale a pena pensar" mas outros partidos não têm de ir atrás.
Primárias No PS

Tudo como previsto!

Se é certo que não estamos bem nem pouco mais ou menos, também é exacto que todos acreditávamos que estaríamos muito pior. E isto funciona como um trunfo em termos de expectativas
Primárias No PS

Costa fica na câmara "para já"

O presidente da Câmara de Lisboa e vencedor das primárias do PS para candidato a primeiro-ministro assegurou que, "para já", vai continuar a exercer o seu mandato à frente da autarquia.
Primárias No PS

Álvaro Beleza afasta candidatura à liderança do PS

Álvaro Beleza afasta pressões internas para desafiar Costa nas eleições diretas que, em novembro, escolherão o secretário-geral do PS. "Não contem comigo para dividir o PS", diz.
Primárias No PS

Costa "não pode ser o dono disto tudo"

Apoiantes de Seguro dividem-se: Álvaro Beleza pondera candidatura contra Costa nas diretas, há quem queira apresentar moção ao Congresso, listas aos órgãos ou apoie simplesmente o autarca de Lisboa.
Primárias No PS

Congresso do PS só em dezembro

Maria de Belém, presidente do PS, agendou para 14 de outubro a realização da Comissão Nacional. Tendo em conta os estatutos, António Costa só assumirá o cargo de secretário-geral a meio de dezembro.
Primárias No PS

Seguro renuncia ao Conselho de Estado

António José Segurou renunciou esta segunda-feira ao cargo de conselheiro de Estado, em carta enviada a Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República. Alfredo Bruto da Costa irá substituí-lo
Primárias No PS

Novos partidos disponíveis para Costa

Partidos pequenos e novas formações estão disponíveis para dialogar com o PS de Costa, desde que este se demarque do Bloco Central: ou fala com Rui Rio ou com a esquerda.
Primárias No PS

Rangel diz que primárias podem abrir precedente

Eurodeputado do PSD considera que as eleições primárias no PS constituíram um "evento inovador" e "um precedente muito relevante que outros partidos vão ter claramente que considerar".
Primárias No PS

As promessas que Costa já fez

Costa tem um ano para fazer passar a mensagem aos portugueses. Conquistou o PS com uma maioria mais que absoluta. Mergulhámos nos documentos e nas declarações de Costa para lhe dizer o que pensa.
Parlamento

Redução de deputados de Seguro cai

Proposta de redução de deputados de Seguro está agendada para quarta e ia ser discutida na reunião da Comissão Política de terça. Atuais dirigentes admitem que já "não fazem sentido".
Primárias No PS

Abstenção superou os votos em Seguro

Em Lisboa chegou aos 86,9%, nos Açores aos 86,5%, Algarve, Oeste e Setúbal em torno dos 80%. Seguro só venceu na Guarda. E viu a abstenção bater os votos que recebeu nas urnas socialistas.
Comentário

O mais difícil começa agora

A vitória é expressiva e dá a Costa tempo para começar a missão. Mas os obstáculos no caminho exigem escolhas - e é aí que está o risco maior da atual liderança.
Primárias No PS

João Soares afasta oposição a Costa nas diretas

Deputado socialista quer ver o processo "acelerado" e considera que surgirem listas alternativas "não faz sentido", já que a eleição de domingo fez de António Costa um "líder indiscutível".
Primárias No PS

A vitória de António Costa em fotografias

António Costa será o candidato do Partido Socialista nas próximas legislativas depois de vencer as primárias por 67,9% dos votos. "Este é o primeiro dia de um novo Governo", garantiu.
Primárias No PS

A pressa do PS

Costa tem uma tremenda ambição de governar e montou um projecto que, sem ideias ou propostas, conseguiu ser apelativo aos socialistas só porque tresanda a poder.
Primárias No PS

Ana Catarina Mendes pode ser líder parlamentar

Costa prepara mudanças: Ferro pode ser presidente e saída da Câmara de Lisboa está por dias. Eleição como secretário-geral e congresso serão em novembro.
Primárias No PS

Três notas a contracorrente

Não estou certo que as primárias tenham vindo para ficar. Não acho a participação eleitoral assim tão extraordinária. E duvido que seja fácil voltar a unir o PS. Sem certezas, mas a contracorrente
Primárias No PS

Os 14 desafios de António Costa

A um ano das legislativas, o candidato socialista terá enormes desafios pela frente. Muitos são internos, mas não os maiores. Não faltam obstáculos e adversidades. A palavra ao novo líder.
Primárias No PS

Costa: "Este é o primeiro dia de um novo Governo"

O vencedor das eleições primárias omitiu o derrotado no discurso. Quer um PS unido para enfrentar o Governo nas legislativas de 2015 e promete uma nova maioria de Governo.
Primárias No PS

Seguro demite-se, mas diz que nada vai ser igual

A noite eleitoral terminou cedo no Rato com o secretário-geral a demitir-se e a dizer que não se voltará a candidatar à liderança. Fica o "orgulho" da realização das primeiras primárias em Portugal.
Primárias No PS

Primárias no PS são "uma farsa", diz Jerónimo

Para o secretário-geral do PCP, os socialistas querem apenas "esconder responsabilidades passadas e intenções futuras".
Primárias No PS

Costa vence primárias com 67,9% 

António Costa venceu as eleições primárias para candidato do PS a primeiro-ministro. 12 federações têm votos contados. António José Seguro anunciou demissão do cargo de secretário-geral.
Primárias No PS

Agressões entre apoiantes de Costa e Seguro

Apoiantes de António José Seguro e António Costa envolveram-se numa "violenta cena de pancadaria" em Braga, uma das maiores secções de voto do país.
Primárias No PS

Na Mouraria o alvo é só um: Passos Coelho

Em pleno coração multicultural de Lisboa, houve filas para votar. Mais do que António Costa ou António José Seguro, o alvo foi, afinal, Passos Coelho - e a vontade de "mudar" em 2015.
Primárias No PS

Seguro apresenta queixa contra SMS de Costa

Em causa está uma SMS que a candidatura de António Costa terá enviado este domingo, dia de eleições, a apelar ao voto. A Comissão Eleitoral já notificou Costa, que diz ter sido um "erro processual".
Primárias No PS

Costa: "Estou obviamente otimista"

Depois de exercer o direito de voto, Costa mostrou-se satisfeito com a afluência às urnas dos militantes e apoiantes do PS, acreditando que a partir de segunda-feira o partido estará novamente coeso.
Primárias No PS

Seguro: "Estou muito, muito confiante"

António José Seguro votou na Guarda. Disse duas vezes estar "muito confiante", recusou fazer balanços da campanha e optou por salientar o "dia histórico para o PS e para a democracia portuguesa".
Primárias No PS

Os conselheiros de Seguro e Costa

Nos quatro longos meses de campanha eleitoral interna do PS, os dois candidatos escolheram a tropa. Seguro manteve a direção do partido (quase) unida e Costa recrutou no Parlamento.
Primárias No PS

Em Lisboa, simpatizantes são três vezes mais

Este domingo, 245.028 socialistas vão às urnas para escolher o candidato a primeiro-ministro. Em quase todos os distritos, há mais simpatizantes que militantes.
Primárias No PS

Cartas socialistas ao Pai Natal

Globalmente, a proposta de Seguro revela (muito) mais trabalho de casa, enquanto a de Costa tem o verbo mais inspirado. No entanto, estamos basicamente perante duas cartas socialistas ao Pai Natal

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora