790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tiago Brandão Rodrigues

Liga dos Campeões

Champions. Ex-ministro lidera inquérito

O ex-ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues vai liderar o "inquérito independente" às falhas de segurança que marcaram a final da Liga dos Campeões no sábado.
Noticiário

12h. Governo: Maioria de docentes com 3ª dose

No regresso às aulas, o Ministro da Educação avança que maioria de docentes têm a dose de reforço. André Ventura dá o dito por não dito, só vai exigir presença no Governo com mais de 7 por cento.
Escolas

Educação. Bom acolhimento de crianças nas escolas

Tiago Brandão Rodrigues reconhece o "quão essencial é para estas famílias terem uma retaguarda com as escolas de acolhimento", indicando que foram servidas cerca 10 mil refeições nos últimos dias.
Escolas

O que está a acontecer nas escolas portuguesas?

Novembro de 2021: um jovem é ferido a tiro numa escola de Loures. Aluna agride funcionária numa escola do Porto. Em Torres Vedras, um aluno de 12 anos é hospitalizado após agressão na escola...
Noticiário

15h. 40% dos professores vai reformar-se até 2030

Estudo da Nova SBE indica que Portugal vai perder mais de 33 mil docentes no espaço de 10 anos. Em direto, a reação da Federação Nacional de Educação. E ainda, AR entra em serviços mínimos em dezembro
Tiago Brandão Rodrigues

Ministro quer filosofia "ubuntu" nas escolas

A palavra com expressão em diferentes línguas africanas não tem tradução direta, mas significa "eu sou, porque tu és", uma filosofia de vida humanista, assente em valores como a ética do cuidado.
Igualdade

Ministro: combate à discriminação começa na escola

"A educação desempenha um papel fundamental e insubstituível no combate a qualquer forma de intolerância" e na promoção da igualdade de oportunidades, sublinhou Tiago Brandão Rodrigues.
Educação

Quem fica mais barato aos contribuintes?

Os pais têm o direito de escolher a escola para os seus filhos sem encargos adicionais. Quando conseguiremos alcançar esta liberdade, sistematicamente coarctada neste regime democrático?
Educação

6200 euros: pressão sobre as escolas públicas

Ao gabar-se do custo de 6200 euros por aluno nas escolas estatais, o governo contrariou-se, elevou a pressão sobre si mesmo e legitimou quem defende o financiamento público à frequência dos colégios.
Tiago Brandão Rodrigues

O Gorbachev do Ministério da Educação

Tiago Brandão Rodrigues terraplanou o caminho para que se possa, e deva, discutir de forma séria um novo e reforçado protagonismo do setor privado, social e cooperativo ou o sistema de cheque-ensino.
Noticiário

3h. Educação passa à Saúde decisão sobre testes

Tiago Brandão Rodrigues remete para as autoridades a decisão sobre a realização de novos testes à covid -19 e a administração de uma nova dose da vacina para professores e funcionários das escolas.
E o vencedor é...

Pandemia. "Milagre é não termos tido mais mortes"

Continua a "gestão péssima" nos lares. Um mês para o arranque das aulas e onde anda Brandão Rodrigues? Casos dispararam depois do regresso às aulas, mas o grande foco está nos restaurantes, claro.
Educação

No comboio descendente, vinha tudo à gargalhada…

Foram vários os artigos chamando à atenção para a tragédia, e nem uma só palavra do inabalável ministro da Educação que, na presença de tal tempestade, está transformado em “rato de porão”.
Governo

Aulas práticas de cidadania ou da falta dela

O ministro não fez o que qualquer cidadão com um mínimo de civilidade faria. É por isso que Eduardo Cabrita até pode achar que ainda é ministro, mas já ninguém o vê como tal.
Erasmus

Usem Erasmus "até ao tutano", diz ministro

Um em cada 10 estudantes portugueses já participaram no programa, mas o objetivo é que até 2027 cerca de 70% já tenham tido oportunidade de fazer Erasmus.
Escolas

Mãe, já estou de férias!

Na escola pública o problema não são os alunos. Em vez de se procurar a excelência, procura-se antes satisfazer o sr. Mário Nogueira da Fenprof e temos o caos instalado na seleção de professores.
Educação

Rankings na ótica do utilizador

Diante do conhecimento sobre as melhores escolas e defendendo o princípio da igualdade de acesso para todos, sem distinção, qual deveria ser a consequência lógica desta informação?
Educação

Vacinação. Grande desafio no próximo fim de semana

O “grande exercício” de vacinação contra a Covid-19 de professores vai decorrer no próximo fim de semana (10 e 11 de abril) e é esperado que “todos possam ser vacinados”.
Ministério da Educação

Ministro defende que vacinação é medida redundante

O ministro da Educação afirma que a vacinação dos professores é opcional e que, assim como os rastreios, a medida é apenas mais uma com o objetivo de garantir a total segurança das escolas.
Educação

Governo quer mais funcionários nas escolas  

A revisão da portaria de rácios vai permitir a contratação de dois mil funcionários para as escolas e pretende reforçar os assistentes operacionais do 1º ciclo, avançou o ministro da Educação.
Escolas

O (A)brandão de Rodrigues na educação 

Enquanto uns trabalharam e encontraram soluções criativas para se adaptarem a um novo método de ensino, Brandão Rodrigues ficou agarrado às suas certezas marxistas e preferiu apostar na ideologia.
Educação

Tiago Brandão Ro… is still loading

O Governo ainda não conseguiu escolher os computadores que vai adquirir porque os especialistas em informática não chegam a um consenso sobre o melhor processador: Intel ou AMD?
Fact Check

"Ninguém proibiu ninguém de ter ensino online"?

Lobo Xavier acusou Governo de agir com base em "preconceitos". Primeiro-ministro garantiu, no programa Circulatura do Quadrado, que a atividade letiva no ensino privado podia continuar à distância.
Educação

Ministro do Obscurantismo

É no seguimento deste falhanço governativo, algures entre a ausência de planeamento e a falta de compromisso, que quem manda optou por se vingar nos privados, sendo as vítimas os alunos e as famílias.
Escolas

A Jérassão Raxca

É uma boa decisão de Brandão Rodrigues. Acaba com uma política que cava o fosso entre ricos e pobres, substituindo-a por uma política que põe ricos e pobres, lado a lado, a cavarem fossos.
Pandemia

Não foi para isto que se fez o 25 de Abril

Temos um Ministro da Educação que acha que a autonomia das escolas é um mal. Que o querer fazer diferente e melhor é uma batota inaceitável.
Escolas

A democratização da pobreza

A declaração de Tiago Brandão Rodrigues é grave, zombeteira até, mas esplendorosamente simbólica do reduzido e claustrofóbico nicho político onde o Governo se decidiu albergar.
Coronavírus

Foi "extremamente positivo" 1º período nas escolas

Tiago Brandão Rodrigues considerou o decorrer do primeiro período de aulas "uma aposta ganha", confirmando que serão mantidas um conjunto de regras no regresso para o segundo período.
Educação

Crato reage a "acusações falsas e irresponsáveis"

O antigo ministro da Educação reagiu à associação feita pelo secretário de Estado da Educação entre a evolução negativa de alunos a matemática e as suas políticas: "Acusações falsas e irresponsáveis".
Tiago Brandão Rodrigues

"Campanha extremista" contra Educação de Cidadania

Para o ministro da Educação, nunca foi tão "necessário haver uma verdadeira Educação para a Cidadania". Anuncia um programa de literacia para adultos e um forte investimento no Ensino Profissional.
Escolas

E@D: uma equação onde falta o verbo aprender

Todos temos a obrigação de entender, que se esses tempos, que não desejamos, voltarem, serão tempos de aprender, não de avaliar e de complicar.
Educação

Escolas. 125 milhões para novas contratações

O montante destina-se à contratação de professores, pessoal não docente e técnicos especializados, incluindo assistentes sociais, psicólogos e mediadores, para facilitar a recuperação dos alunos.
Escolas

Escolas. Refeições para 30 mil alunos em julho

Ministro da Educação anunciou esta terça-feira que um conjunto de escolas vão permanecer abertas como forma de garantir refeições a cerca 30 mil alunos carenciados.
Educação

Ano letivo arranca entre 14 a 17 de setembro 

Já há data para o novo ano letivo e também um plano para que as primeiras cinco semanas sejam de recuperação dos conteúdos que ficaram para trás devido à pandemia. Ensino será presencial.
Orçamento do Estado

Alunos do 2º ciclo com horário das 9h às 17h

O prolongamento da Escola a Tempo Inteiro aos alunos do 2º ciclo irá ocorrer de forma experimental em cerca de dez agrupamentos. A medida deverá ser alargada a todas as escolas depois de 2022.
Educação

Plano contra chumbos no básico conhecido em 2020

Por "não ser uma medida economicista", diz o ministro, o plano contra os chumbos no ensino básico não foi incluído no OE 2020, e será apenas conhecido no próximo ano.
Web Summit

A arruada de Costa entre selfies e startups

O primeiro-ministro aproveitou a tarde desta quarta-feira para falar com empreendedores, tirar selfies e ouvir pitch de empresas como a Microsoft. Ainda teve tempo para ouvir dois investimentos.
Legislativas 2019

Banho de ética de Rio "foi fora com o bebé dentro"

Na noite fria de Viana, Costa chamou o líder do PS-Alto Minho para fazer as despesas contra Rio. Depois veio o "Tiaguinho" da Educação admitir que nem sempre concorda com o CR7 das Finanças.
Tiago Brandão Rodrigues

Direita "à rasca" agarrou-se "às casas de banho"

O ministro da Educação deixa críticas à direita, que diz estar "tão à rasca" que se agarrou às casas de banho no despacho da identidade de género. E diz-se disponível para continuar no Governo.
Fenprof

Fenprof pede substituição do ministro da Educação

"Quem não sabe respeitar os professores, não pode ser governante de um Estado de Direito Democrático", disse Fenprof. Esta afirmação surge na sequência das declarações do ministro da Educação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora