A chanceler alemã, Angela Merkel, vai reunir-se na quarta-feira à noite com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com o Presidente francês, François Hollande. Esta informação foi confirmada por uma fonte oficial de Atenas. Os três líderes vão estar juntos à margem da cimeira que reúne os países da União Europeia e da América Latina.

Quando esta reunião ainda era apenas um possibilidade, Merkel disse que estava disponível para reunir-se com Tsipras, “se é essa a sua vontade”. No entanto, deixou claro que a mensagem não vai mudar: as negociações têm de continuar com as três instituições que compõem a troika.

Para a chanceler alemã, “o objetivo é manter a Grécia no euro” e que as negociações vão ter de continuar com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, o grupo das três instituições a que a Grécia não quer que se chame troika.

Com cada vez menos tempo para chegar a acordo – o programa do lado europeu termina no final deste mês, depois de duas extensões -, a Grécia enviou dois documentos de três páginas cada à Comissão Europeia, com o intuito de ser uma contraproposta à lista de medidas exigidas pela Europa.

A contraproposta não foi bem recebida em Bruxelas, com a Comissão a dizer que esta não só era insuficiente, como também não estava em linha com os compromissos assumidos pelo Governo grego, e pessoalmente por Alexis Tsipras, nas reuniões com o presidente da Comissão Europeia, no dia 3, e com o comissário europeu para os Assuntos Económicos, no dia 8.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR