A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha conseguiram apreender cerca de 745 quilos de cocaína. A droga foi encontrada escondida no interior de ananases que estavam a ser transportados em contentores entre um país da América Latina e a Península Ibérica.

A investigação conjunta entre as duas forças policiais, designada como ‘Operação Japy’, atuou nos dois países e permitiu desmantelar um grupo organizado, com “caráter transnacional e que se dedicava reiteradamente à introdução, no continente europeu, de elevadas quantidades de cocaína produzida na América do Sul”, explica a PJ em comunicado divulgado esta quarta-feira. A operação iniciou-se em Espanha e decorre desde abril do ano passado.

[Veja no vídeo como a droga estava escondida nos ananases]

[jwplatform nn9NcCpC]

Para além da cocaína apreendida em Espanha foi ainda possível proceder à identificação e detenção de nove homens de várias nacionalidades, bem como apreender cerca de 400 mil euros em dinheiro e dez viaturas automóveis, sendo ainda desmantelado um laboratório clandestino utilizado para adulterar e cortar cocaína.

Em território português, esta operação contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira. A investigação prossegue em Portugal e Espanha com a colaboração das autoridades de outros países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR