Cinco homens roubaram cinco milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros), em dinheiro, de um avião da Lufthansa, em apenas seis minutos, em São Paulo, Brasil. O assalto, pensado ao pormenor, aconteceu na noite de domingo. A Polícia Federal já abriu um inquérito e está a investigar o crime.

Como conseguiram, afinal, roubar cinco milhões em seis minutos? Os assaltantes utilizaram uma carrinha pintada com cores semelhantes às das viaturas de segurança da pista do aeroporto e com o mesmo logótipo, de forma a não darem nas vistas, e entraram no terminal de cargas através de um acesso lateral. Depois, conseguiram manter os guardas sob controlo e roubaram o carregamento.

De acordo com a polícia, o dinheiro seguia num avião da Lufthansa que vinha do aeroporto de Guarulhos, mas foi no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas), onde fez escala, que o grupo de criminosos entrou em ação, por volta das 21h40, escreve a Folha de São Paulo.

Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas, Brasil.

Do assalto não resultaram feridos, de acordo com as autoridades e com a companhia aérea que, em comunicado, afirmou que não pode dar mais detalhes sobre o sucedido, uma vez que está em curso uma investigação. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pelas operações do terminal, está a colaborar com as autoridades para que o crime seja esclarecido.

Este já não é o primeiro assalto do género. Em fevereiro, uma carga de combustível foi também roubada no maior aeroporto do país, o que levou as companhias aéreas a deixarem de encher os tanques temporariamente, por precaução. O Estado de São Paulo registou, em 2017, o maior número de roubos de carga — mais de 10 mil crimes, um aumento de 6,6% relativamente a 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR