O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer prepara-se para enfrentar 18.400 processos judiciais apresentados nos Estados Unidos contra o herbicida com glifosato da filial Monsanto.

Até final de abril, 13.400 processos já tinham sido apresentados, indicou o grupo, sublinhando que o número agora atualizado de pedidos se refere a 11 de julho.

Fact check. O glifosato causou cancro ao jardineiro norte-americano que processou a Monsanto?

A Bayer foi já condenada três vezes a indemnizar requerentes californianos doentes com cancro, mas os montantes foram fortemente reduzidos no segundo exame dos casos por um juiz: de 289 milhões de dólares (cerca de 260 milhões de euros) para 78 milhões, de 80 milhões para 25 milhões e de mais de dois mil milhões para 69,3 milhões de dólares, respetivamente.

O grupo indicou que pretende recorrer para contestar o princípio da responsabilidade, sublinhando, há meses, que nenhum regulador do mundo concluiu que o glifosato era perigoso, desde que foi introduzido no mercado em meados dos anos 1970.

Glifosato na urina. “Isto não é um estudo científico”, diz voluntária do estudo

O inventor alemão da aspirina fez, no ano passado, a maior aposta da história ao adquirir a Monsanto por 63 mil milhões de dólares, recorrendo cada vez mais à química para alimentar um planeta cada vez mais povoado e perturbado pelo aquecimento climático.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR