O episódio Especial de Natal do Porta dos Fundos, disponível na Netflix, vai ser retirado do ar no Brasil, decidiu esta quarta-feira a Justiça do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada para “acalmar os ânimos”, afirmou o desembargador Benedicto Abicair, citado pelo Folha de S. Paulo. Ao Estadão fonte da Netflix diz que ainda não foi notificada da decisão.

O pedido de suspensão do vídeo “A primeira Tentação de Cristo” foi feito por um grupo religioso, a Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, depois de ter tentado uma ação cível pública a pedir a retirada do filme e de esta ter sido negada por duas vezes. Se numa decisão inicial os juízes não encontraram qualquer violação dos direitos humanos ou incitamento ao ódio, a decisão de agora, assinada por Abicair, foi bem diferente.

“As consequências da divulgação e exibição da produção artística (…) são passíveis de provocar danos mais graves e irreparáveis do que a sua suspensão, até porque o Natal de 2019 já foi comemorado por todos”, escreveu o desembargador.

Segundo Abicair, que justifica que a associação procura defender os direitos da comunidade cristã, a suspensão é mais adequada e benéfica, “não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, maioritariamente cristã”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo humorístico Porta dos Fundos, segundo aquele juiz, defendeu a sua produção com agressividade. “Do outro lado têm-se empresas, com fins lucrativos, uma que se apossou de uma obra de domínio público, milenar, que congrega milhões de fiéis seguidores”, escreveu.

Em causa está a mais recente comédia, de 46 minutos, da Porta dos Fundos, “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, lançada a 3 de dezembro. O filme apresenta Jesus Cristo como homossexual, questionando a sua vocação para pregar a palavra de Deus.

“Acende o incenso e traz a mirra que pisca”. Já está na Netflix o novo especial humorístico de Natal da Porta dos Fundos

O filme, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregório Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática abordada. Desde que o episódio foi lançado, a Justiça brasileira acumulou pelo menos sete ações de instituições religiosas contra a Netflix, escreve o mesmo jornal. Fora da justiça, surgiu ainda uma petição contra o filme que na primeira semana acumulou mais de um milhão de assinaturas.

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal do Porta dos Fundos na Netflix no Brasil

Dias depois desde a criação da petição, foram atirados dois cocktails molotov contra a fachada do prédio onde está instalada a produtora do grupo, tendo o fogo sido contido antes de provocar consequências mais graves. Um dos suspeitos foi já identificado, mas terá conseguido fugir do Brasil antes de ser detido.

Edifício da produtora da Porta dos Fundos alvo de ataque no Rio de Janeiro com cocktails molotov