O presidente do PSD afirmou esta quinta-feira que, se estivesse na situação de Rui Moreira, não se recandidataria à Câmara Municipal do Porto, alertando para o “risco” que este corre de ter de “sair pela porta de trás” da autarquia.

Rui Rio defendeu ainda que, no Porto, “há obviamente um entrosamento entre o PS e Rui Moreira”, numa altura em que os socialistas ainda não apresentaram o seu candidato à segunda maior autarquia do país.

O dr. António Costa aposta claramente no dr. Rui Moreira, independentemente da acusação penal ou não, e o PS prepara-se — no caso de o dr. Rui Moreira se recandidatar — para ir a eleições fazendo figura de corpo presente. Na prática, o que dr. António Costa quer é evitar que o PSD ganhe a Câmara do Porto, se é o dr. Rui Moreira ou o PS é absolutamente indiferente”, apontou.

No final de uma audiência com a AHRESP, na sede nacional, Rui Rio foi questionado pelos jornalistas se se recandidataria se, como Rui Moreira, fosse a julgamento no processo Selminho, no qual o autarca é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rio começou por dizer que era “difícil” responder na qualidade de líder do PSD, mas “fácil” enquanto antigo presidente da Câmara do Porto, que “conhece muito bem o Porto”.

“Aí é evidente, na minha forma de ver, eu não iria, mas as pessoas não são todas iguais”, afirmou.

Conhecendo eu o Porto, a honra, o respeito que as pessoas veem na figura institucional do presidente da Câmara do Porto, correr o risco de, a meio do mandato, pela primeira vez na história da cidade do Porto, um presidente ter de sair não pela porta da frente, mas pela porta de trás, com um tribunal a dizer ‘perdeste o mandato, rua porque cometeste um crime’… é muito mau para o Porto”, afirmou.

O líder do PSD alertou que “isto pode acontecer” e que, segundo a juíza de instrução, “é altamente provável que aconteça”.

Rio recusou responder às críticas que lhe têm sido dirigidas por Rui Moreira, dizendo não as ter ouvido, mas defendeu que o autarca do Porto “desde o primeiro dia em que entrou na Câmara tem um problema pessoal” consigo.

“Acontece isso, por vezes, o sucessor começar a denegrir quem antes esteve”, afirmou.

Rio foi ainda questionado pelos jornalistas sobre o encontro que teve, na terça-feira, com a candidata do PSD à Amadora, Suzana Garcia.

Depois de vocês falarem tanto, tanto, na dra. Suzana Garcia, compreenderão que tinha alguma curiosidade em conhecê-la pessoalmente, que não conhecia, e teve oportunidade de me dizer quais são as suas ideias para a Amadora”, afirmou.

Segundo Rio, no encontro até aproveitou para “dar algumas ideias” à advogada na área da reabilitação urbana e de reconversão de bairros sociais, aproveitando a sua experiência enquanto autarca do Porto.

Questionado se pediu à candidata do PSD, que tem sido notícia pelas suas opiniões polémicas em matérias como a castração química ou por ter dito que o BE devia ser “exterminado”, Rio respondeu tratar-se de “uma pessoa inteligente”.

“Percebe que a forma como se exprime numa dada circunstância, quando estava na televisão, não é a mesma forma como se deve exprimir noutras circunstâncias”, referiu.