Pink, Kendrick Lamar, Olivia Rodrigo, Lily Allen e Megan Thee Stallion são alguns dos músicos que já se manifestaram (alguns alto e em bom som em cima de um palco) contra a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América de anular a decisão do processo “Roe vs. Wade”, que protegia como constitucional o direito das mulheres ao aborto.

Em Glastonbury, festival de cultura contemporânea que se realiza no Reino Unido, foram pelo menos quatro os artistas que se afirmaram contra a decisão da Justiça norte-americana. No dia 25, a cantora norte-americana Olivia Rodrigo convidou a cantora britânica Lily Allen para cantar o hit de 2009 da britânica,”Fuck You“, em resposta à decisão do Supremo Tribunal, conta o Independent.

Estou devastada e aterrorizada pela recente decisão, e e muitas mulheres e raparigas vão morrer por causa disto”, afirmou Olivia Rodrigo antes da atuação. “Quero dedicar a próxima música aos cinco membros do Supremo Tribunal que nos mostraram que, no final do dia, de facto não querem saber de liberdade.”

A cantora de 19 anos foi mais longe e mencionou o nome dos cinco juízes do Supremo Tribunal norte-americano – Samuel Alito, Clarence Thomas, Neil Gorsuch, Amy Coney Barrett, e Brett Kavanaugh – que votaram a favor da revogação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Supremo Tribunal dos Estados Unidos acaba com o direito constitucional ao aborto no país

No mesmo dia, a cantora pop Pink expressou a sua indignação relativamente à referida decisão na rede social Twitter, com um apelo claro ao quem apoiar a restrição à interrupção voluntária da gravidez.

Deixem-me ser clara: se acreditam que o governo decide sobre o útero de uma mulher, o casamento de uma pessoa gay, ou que o racismo é normal, então por favor, em nome do vosso deus, nunca mais ouçam a minha música”, escreveu na rede social.

No dia seguinte (26), foram Megan Thee Stallion e Kendrick Lamar quem se colocou abertamente contra os juízes norte-americanos. No domingo, a cantora de rap afirmou, também no festival de Glastonbury, deixou um recado aos magistrados dizendo querer que ficasse “registado que as mulheres decentes e os homens decentes não apoiam esta asneira pela qual vocês estão a fazer campanha”, segundo a Billboard.

No recinto do festival do Reino Unido, a cantora incentivou o público a gritar a uma só voz: “O meu corpo, a minha escolha.

De acordo com a CNN, o rapper Kendrick Lamar, que lançou recentemente o álbum Mr. Morale & TheBigSteppers, também se manifestou no domingo contra a decisão da Justiça. Foi no final do espetáculo que Kendrick deixou a sua mensagem de forma quase cinematográfica.

Boa sorte para os direitos das mulheres. Eles julgam-vos, eles julgam Cristo“, afirmou o rapper com uma coroa de espinhos na cabeça, “sangue” a escorrer pela face e a cair numa camisa branca. A frase foi repetida, com um aumento gradual da velocidade, até Kendrick parar subitamente, largar o microfone no palco e abandonar o recinto.

Valeu a pena a espera: Kendrick Lamar está de volta e o trono continua a ser dele

Com a decisão tomada sexta-feira pelo Supremo Tribunal dos EUA, os estados que assim decidirem poderão proibir totalmente o aborto, prática que já é considerada ilegal em nove estados, e criminalizar as mulheres que optam pela interrupção voluntária da gravidez e os profissionais da saúde que as executarem.