Siga aqui o liveblog diário sobre a guerra na Ucrânia

O grupo de piratas informáticos russo KillNet reinvindica ciberataque a 207 a instituições públicas e privadas estónias, incluindo sistemas de pagamento, de acordo com a notícia publicada por RuNews24 em russo.

O subsecretário para a Transformação Digital, Luukas Ilves, confirmou os ataques, no Twitter, classificando-os como “os ciberataques mais extensos que a Estónia enfrentou desde 2007”. E isto mesmo depois dos ciberataques terem aumentado desde o início da guerra na Ucrânia.

“Os ataques foram ineficazes”, disse, no entanto, Luukas Ilves. “Os serviços não foram perturbados. Com algumas breves e menores exceções, os sites permaneceram totalmente disponíveis ao longo do dia. O ataque passou em grande parte despercebido na Estónia.”

Estónia. Memoriais soviéticos retirados dos locais públicos da cidade de Narva

Esta quinta-feira, os ataques terão sido motivados pela decisão da Estónia em retirar do espaço público os memoriais soviéticos, a começar pelo tanque T-34 na cidade de Narva, na fronteira com a Rússia, que foi desmantelado para ser colocado num museu.

Em 2007, os ciberataques também foram motivados pela retirada de uma estátua de uma praça de Tallinn. A retirada do símbolo da ocupação soviética provocou, na altura, manifestações violentas pela comunidade de origem russa.

Cidadãos que falam russo, o fantasma do passado soviético e ameaças cibernéticas. A Estónia continua a ser “uma parte vulnerável da NATO”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR