O Papa já passou esta quinta-feira, ainda internado no hospital Gemelli, em Roma, a despachar algum trabalho e a rezar, mostrando estar a recuperar do que os médicos revelaram ser uma “bronquiolite viral”.

Segundo um comunicado emitido durante a tarde pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, os antibióticos que Francisco começou a tomar no hospital “resultaram numa significativa melhoria do seu estado de saúde”, pelo que, segundo os médicos, poderá ter alta “nos próximos dias“.

Ainda assim, já está decidido que o cardeal Leonardo Sandri irá celebrar a missa deste domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano, permitindo que Francisco continue a descansar, segundo uma declaração de Sandri feita à agência ANSA.

Na quinta-feira de manhã o Papa Francisco, internado na quarta-feira, já tinha registado melhorias do seu estado de saúde. Segundo o Vatican News, o pontífice “descansou bem durante a noite” e, na manhã desta quinta-feira, depois do pequeno-almoço, aproveitou para ler alguns jornais e voltar a trabalhar. O Papa aproveitou ainda, antes do almoço, para rezar na capela privada do hospital Gemelli, em Roma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Papa Francisco internado “alguns dias” devido a infeção respiratória

Segundo Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, o quadro de saúde de Francisco “está a melhorar progressivamente” e o Papa “continua com o tratamento planeado“.

“Nos últimos dias, o Papa Francisco apresentou algumas dificuldades respiratórias, tendo-se deslocado ao hospital Gemelli para fazer alguns exames médicos”, anunciara na quarta-feira o porta-voz. Inicialmente, a informação avançada dava conta da deslocação do Papa ao hospital para realizar apenas exames previamente agendados, tendo o pontífice chegado a presidir a habitual audiência geral semanal, na Praça de São Pedro.

Uma fonte hospitalar explicou ao Corriere della Sera que Francisco foi levado de ambulância para o hospital, depois de ter experienciado problemas cardíacos e fadiga respiratória. A mesma fonte, contudo, salientou que o estado de saúde do Papa Francisco “não é preocupante”.

Texto atualizado às 21h34.