Operacionais da Polícia Marítima portuguesa em missão em Itália intercetaram esta quinta-feira à tarde uma embarcação com 25 migrantes, entre os quais três crianças, a navegar a 31,5 quilómetros da ilha de Pantelleria.

Durante uma ação de patrulhamento no âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, e após um alerta da Guarda Costeira Italiana sobre a existência de uma embarcação com migrantes a bordo, os elementos da Polícia Marítima deslocaram-se para o local e conseguiram intercetar a embarcação, informou aquela polícia em comunicado.

O barco transportava os migrantes amontoados, entre as quais três crianças, que “apresentavam sinais de desidratação e apenas uma das crianças envergava colete de salvação.

A Polícia Marítima resgatou e transportou os migrantes, por questões de segurança, para o porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas“, acrescenta a Polícia Marítima.

A Polícia Marítima portuguesa encontra-se desde 14 de junho passado na sexta participação nesta operação e tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia criminal.

Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação “THEMIS”, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR