O protesto de agricultores espanhóis perto de Fuentes de Oñoro, Espanha, está a obrigar ao desvio do trânsito na entrada e saída de Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, distrito da Guarda, confirmou à Lusa fonte da GNR.

Os agricultores cortaram a circulação nos dois sentidos nas duas vias que unem os dois países, a autoestrada E-80 e a Nacional N-620, perto de Fuentes de Oñoro.

De acordo com a GNR da Guarda, para quem viaja de Espanha, o trânsito está a ser desviado em Ciudad Rodrigo (Espanha) em direção à fronteira de Portugal pela zona de Aldeia Velha, no concelho do Sabugal, fluindo depois para o Sabugal e a partir daí seguindo para a A23 ou A25.

Para quem quer sair de Portugal, o trânsito na A25 circula até ao nó para Almeida e é desviado por Vilar Formoso, atravessando a localidade e seguindo depois pela entrada em Espanha em Aldeia Velha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A circulação está interrompida desde as 8h00, altura em que os agricultores bloquearam as vias com dezenas de tratores e veículos agrícolas, divulgou a agência EFE.

Os agricultores exigem melhores condições, à semelhança do que sucedeu em Portugal na semana passada e nas últimas semanas em vários países da União Europeia.

Uma “comunicação menos feliz” ou “falta de planeamento”? Governo tenta conter danos com agricultores mas ferida pode reabrir para o ano

Os manifestantes asseguram que vão manter o protesto naquelas vias transfronteiriças até serem ouvidos pelas entidades.