Luís Montenegro já entregou a lista dos ministros que vão compor o XXIV Governo Constitucional. Destaque desde logo para Paulo Rangel, primeiro vice-presidente de Luís Montenegro, que será ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e número dois do primeiro-ministro. Nuno Melo, líder do CDS, também vai ocupar a pasta da Defesa Nacional.

O núcleo duro do Governo já tinha sido antecipado pelo Observador esta manhã. Joaquim Miranda Sarmento será o ministro das Finanças de Luís Montenegro. Apesar de ter chegado à primeira liga como o “Centeno de Rui Rio”, o atual líder parlamentar do PSD colabora desde o início com Luís Montenegro, tendo sido o coordenador do programa eleitoral com que o presumível futuro primeiro-ministro se candidatou às diretas contra Jorge Moreira da Silva. Depois disso, foi escolhido para presidir à bancada de deputados e teve um papel determinante no desenho do programa eleitoral da Aliança Democrática.

Pedro Reis, o antigo presidente da AICEP que Montenegro foi recuperar para ser coordenador do Movimento Acreditar, uma plataforma plataforma de discussão política com a sociedade civil, ficará com a pasta da Economia.

António Leitão Amaro, vice-presidente do PSD e o homem que ajudou a coordenar grande parte do programa eleitoral da Aliança Democrática e as propostas que os sociais-democratas foram apresentado na oposição, será o próximo ministro da Presidência. Pedro Duarte, que coordena o Conselho Estratégico Nacional do PSD, vai ficar com a pasta dos Assuntos Parlamentares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Miguel Pinto Luz, igualmente vice-presidente do PSD e antigo número dois da Câmara Municipal de Cascais, vai ocupar a pasta das Infraestruturas e tem também a difícil pasta da habitação. Foi secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional.

Ana Paula Martins, ex-presidente do conselho de administração do Hospital Santa Maria, antiga bastonária dos Farmacêuticos e terceira na lista de candidatos a deputados por Lisboa, é a nova ministra da Saúde. Era há muito tempo um rumor nos bastidores dos sociais-democratas, ainda que o nome de Miguel Guimarães, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos, tenha chegado a circular, Montenegro terá mesmo optado por Ana Paula Martins.

Manuel Castro Almeida será ministro Adjunto e ficará com a pasta da Coesão Territorial. Rosário Palma Carvalho (Trabalho e Segurança Social).

A nova ministra da Justiça é Rita Júdice, foi sócia da sociedade de Advogados PLMJ entre 2013 e 2023, escritório que tem como fundador o seu pai, José Miguel Júdice. Foi també membro da Comissão Executiva da Urban Land Institute (ULI) Portugal e associada da Women in Real Estate (WIRE Portugal).

O nome escolhido para a Administração Interna é Margarida Blasco, juíza-conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e que foi diretora do SIS no tempo do Governo de Durão Barroso.

Fernando Alexandre, antigo secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no Governo de Passos Coelho, é o escolhido para ministro da Educação. Para a pasta do Ambiente, Montenegro escolheu a eurodeputada Maria Graça Carvalho e para ministra da Juventude e da Modernização a antiga líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes. 

Também vindo diretamente de Bruxelas, Luís Montenegro escolheu José Manuel Fernandes para a pasta de Agricultura e Pescas. Já para a pasta da Cultura, o líder do PSD escolheu Dalila Rodrigues, diretora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém. Dirigiu também várias instituições culturais como o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu Nacional de Arte Antiga. Foi também Administradora do CCB.

Veja a lista oficial completa, tal como foi divulgada pela Presidência da República.

Lista oficial dos ministros do XXIV Governo
Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros
Paulo Rangel

Ministro do Estado e das Finanças
Joaquim Miranda Sarmento

Ministro da Presidência
António Leitão Amaro

Ministro Adjunto e de Coesão Territorial
Manuel Castro Almeida

Ministro dos Assuntos Parlamentares
Pedro Duarte

Ministro da Defesa Nacional
Nuno Melo

Ministra da Justiça
Rita Judice

Ministro da Administração Interna
Margarida Blasco

Ministro da Educação, Ciência e Inovação
Fernando Alexandre

Ministra da Saúde
Ana Paula Martins

Ministro das Infraestruturas e Habitação
Miguel Pinto Luz

Ministro da Economia
Pedro Reis

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Maria do Rosário Palma Ramalho

Ministra do Ambiente e Energia
Maria da Graça Carvalho

Ministra da Juventude e Modernização
Margarida Balseiro Lopes

Ministro da Agricultura e Pesca
José Manuel Fernandes

Ministra da Cultura
Dalila Rodrigues

*Artigo originalmente publicado às 12h05 e atualizada com informação oficial