Uma capa da revista Forbes surgiu nas redes sociais com a imagem do líder supremo do Irão: o Ayatollah Sayyid Ali Khamenei surge nesta suposta edição como “homem mais poderoso do mundo”. Mais nenhuma informação foi partilhada na publicação do passado dia 3 de maio deste ano. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Em primeiro lugar, convém explicar que o Irão é um dos países mais envolvidos no conflito do Médio Oriente entre Israel e o Hamas, sendo um dos principais opositores ao regime de Benjamin Netanyahu, tendo já sido relatado, por diferentes órgãos de comunicação social internacionais, que o país liderado pelo Ayatollah atacou solo israelita recentemente.
O Irão é também um dos países que apoia a Rússia de Vladimir Putin na invasão da Ucrânia. Ou seja, esta publicação surge em pleno contexto de escalada do conflito no Médio Oriente.
Ponto de situação. O que aconteceu no ataque iraniano a Israel?
O Observador entrou em contacto com a revista norte-americana a propósito desta publicação para perceber se havia algum dado factual na imagem partilhada. Na resposta por escrito, a Forbes garantiu que a imagem que vemos nunca foi publicada pela revista. “Podemos confirmar que essa capa não foi feita por nós, nunca a publicámos de maneira alguma”, referiu um porta-voz da Forbes.
Olhando novamente para a publicação, não existe, de facto, nenhum link que siga para o artigo onde conste o conteúdo sobre o líder supremo do Irão que vemos na capa da revista Forbes. Uma rápida pesquisa à revista norte-americana, que também conta com uma versão portuguesa, mostra que, na edição de abril/maio — universo temporal a que corresponde a edição partilhada nas redes sociais —, o Ayatollah Khamenei não surge na capa da publicação. O tema principal da Forbes dessa altura foi dedicado aos multimilionários dos dias de hoje.
Por outro lado, o Ayatollah Khamenei não surge em nenhum ranking recente da Forbes. É preciso ir mais a fundo na pesquisa para encontrar um artigo onde surge o líder supremo daquele país. Um pequeno perfil de 2018 onde o Ayatollah surge no 17.º lugar das pessoas mais poderosas do mundo. Três anos antes, o mesmo tipo de artigo, mas agora na posição 18º desse mesmo ranking.
Se aprofundarmos ainda mais a pesquisa no arquivo da revista Forbes, percebemos que nem antes nem depois do dia 15 de maio existe qualquer artigo dedicado ao líder do Irão.
Conclusão
Não é verdade que o líder supremo do Irão Ayatollah Sayyid Ali Khamenei tenha surgido na revista Forbes como o “homem mais poderoso do mundo”. A imagem que surge em diferentes publicações das redes sociais é desmentida pela própria revista, em declarações ao Observador. Consultando o arquivo da revista Forbes, não se encontra nenhuma edição recente que confirme a imagem que vemos naquela publicação.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.