|
|
|
Já aqui falámos, diversas vezes, acerca do Volvo EX30 e isso justifica-se pelo simples facto deste ser o modelo que potencialmente se vai converter no Volvo mais vendido, contribuindo fortemente para o impulso comercial do construtor sueco. Voltamos ao tema porque, apesar deste pequeno SUV só chegar no próximo ano, já tivemos oportunidade de o conduzir em Barcelona. Mas se ainda não podemos partilhar consigo as nossas impressões ao volante, porque a informação se encontra sob embargo, o mesmo não acontece com o conteúdo das conversas que tivemos com os técnicos da Volvo nessa deslocação até ao país vizinho. E isso permitiu-nos apurar uma série de pontos que você, certamente, ainda desconhece acerca do novo EX30. Dos materiais, em concreto, que são utilizados no revestimento do interior, passando pelos desafios colocados pela plataforma para manter os padrões de segurança a que a marca está associada, até às baterias, que têm o mesmo peso, apesar de possuir fórmulas químicas e capacidades distintas, aqui “esmiuçamos” uma série de aspectos que oferecem uma visão mais abrangente acerca do que se pode esperar do EX30. |
Mais a Oriente, está prestes a terminar o Salão de Mobilidade do Japão. E, como seria de esperar, as marcas da casa dominaram por completo o certame, antecipando as novidades e as tecnologias que estão a desenvolver, umas mais ao virar da esquina do que outras. A Mazda revelou o concept do que deve vir a ser a evolução do seu bestseller, o MX-5. O surpreendente, ou talvez não, é a mecânica… A propósito, já conduzimos o MX-30 híbrido plug-in e isso permitiu-nos chegar a algumas conclusões acerca das vantagens e desvantagens a retirar do motor rotativo. |
Voltando a Tóquio, o salão foi igualmente o palco escolhido para a Honda deixar no ar a ideia de que planeia trazer de volta o Prelude, mas eléctrico. E a Nissan não se ficou pelos concepts digitais e desvendou o sucessor do GT-R. Com uns impressionantes 1360 cv, o Nissan Hyper Force tem potência de sobra para garantir emoções fortes, restando saber como é que o construtor conseguirá continuar a ser fiel à receita de sucesso do seu desportivo de quatro lugares que, além de performance, tinha a vantagem se ser muito mais barato que a concorrência. Mas quem dominou as atenções no certame japonês foi, como não poderia deixar de ser, a Toyota, o maior fabricante de automóveis do mundo. Com quatro rodas, foram três as novidades mais sumarentas (e altamente radicais), mas o mais provável é que a primeira a entrar em produção seja um… volante. E se o novo Land Cruiser vier sem travão nem acelerador? |
Destacamos ainda o facto de a carrinha mais vendida em Portugal, o Peugeot 308 SW, ter anunciado os preços da sua versão exclusivamente a bateria, cujas entregas arrancarão ainda antes do ano terminar. Já em 2024, é esperada uma outra carrinha 100% eléctrica, esta assente numa plataforma específica para este tipo de motorização. Referimo-nos à ID.7 Tourer que, além do nome, mostrou pela primeira vez as suas formas. |
Há mais para ler: sapatos eléctricos que podem chutar as trotinetas para fora das alternativas preferenciais de micromobilidade; um SUV que flutua e navega; o reforço de um simulador de condução com grandes “máquinas” ou a resposta a uma pergunta que interessa aos potenciais compradores de veículos eléctricos. Como fica a bateria do ID.3 depois de 100.000 km? |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari venceu com surpresa e mérito as 24 Horas de Le Mans, a competição automóvel mais reputada do mundo. E você pode ser o feliz proprietário do carro vencedor, por 5,1 milhões de euros.
|
|
|
|
Mazda
|
|
A jogar em casa, que é como quem diz em Tóquio, no salão automóvel internacional do Japão, a Mazda revelou um curioso protótipo que pode antecipar o futuro MX-5. E tem uns truques na manga.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Não é todos os dias que surge a oportunidade de adquirir um veículo da realeza, mas é isso que vai acontecer com o Range Rover de Isabel II, com especificações pedidas pela Rainha e quase 180.000 km.
|
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari concebeu mais uma das suas obras de arte sobre rodas. O SP-8 é simultaneamente belo, eficaz e… único, uma vez que só um exemplar vai ser produzido. Mas há algo que não possui.
|
|
|
|
Lançamentos
|
|
A Mazda tem no MX-30 EV uma proposta curiosa, onde nem sequer falta cortiça portuguesa. Mas os 200 km de autonomia limitam-no. Daí que tenha avançado com uma versão híbrida plug-in para ir mais longe.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
A bateria que equipa os modelos ID tem uma garantia de 160.000 km. Daí o interesse em apurar a longevidade e fiabilidade do acumulador, o que a ADAC fez ao submeter um ID.3 ao teste dos 100.000 km.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Apesar dos SUV e crossovers serem os veículos da moda, a VW continua decidida a propor igualmente carrinhas. A versatilidade é similar, mas esta solução oferece menos peso e mais autonomia.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A marca do leão abriu encomendas para a variante 100% eléctrica daquela que é a carrinha mais vendida em Portugal, a 308 SW. Primeiras unidades chegam no final do ano, com mais de 400 km de autonomia.
|
|
|
|
|
Toyota
|
|
A jogar em casa, a Toyota não deixou os seus créditos por mãos alheias. No Salão de Tóquio, revelou um buggy para andar na lua, uma pick-up eléctrica e o concept que antecipa o Land Cruiser a bateria.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Depois de cinco gerações, o coupé Honda Prelude desapareceu do mercado em 2001. Agora deverá regressar em breve, sempre como coupé de duas portas, mas desta vez 100% eléctrico.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Para movimentar-se pela cidade e sem esforço, as trotinetas e as bicicletas eléctricas podem fazer parte do passado. Estes sapatos têm motor e recorrem a inteligência artificial para (quase) voar.
|
|
|
|
Toyota
|
|
O jipe da Toyota ficou (ainda) mais robusto e apto para os desafios mais extremos na sua nova geração, que vai chegar aos concessionários em Junho com a possibilidade de não ter acelerador nem travão.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
O Google lançou uma versão mais avançada da aplicação Maps, que conta com Inteligência Artificial para proporcionar uma série de novos serviços. Até a forma de comunicar com o sistema é melhor.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Se gostava de adquirir um barco e um SUV, mas só tem dinheiro para um deles, aprecie o U8. Trata-se de um SUV com 1196 cv que flutua e se desloca (devagar) sobre a água como se fosse uma embarcação.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Há muitos fabricantes a desenvolver baterias sólidas. Mas, entre eles, um dos mais respeitados é a QuantumScape, que testou agora o mais recente protótipo e surpreendeu ao ultrapassar as expectativas.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Estudo identificou os países com mais rotundas e concluiu que, nesta matéria, Portugal só perde para França. Curioso é o facto de os turistas se sentirem atraídos pelo anel que faz o trânsito girar.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
As versões mais desportivas dos crossovers eléctricos da Kia e Tesla enfrentam-se numa “drag race” diferente, com duas acelerações, uma travagem e uma curva. Pode o EV6 GT bater o Model Y Performance?
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota mostrou o desportivo FT-Se, que deverá ser produzido a partir de 2026. Esta espécie de MR-2 eléctrico visa, segundo o construtor, bater-se com o Porsche Cayman, que em breve vai passar a EV.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|