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A Toyota, o maior construtor de automóveis do mundo, parece disposta a não abdicar desse estatuto. Apesar de todas as contrariedades que a indústria enfrenta, seja pela pandemia, pela crise dos chips ou pela falta de materiais devido à guerra na Ucrânia, o fabricante nipónico foi o que mais vendeu nos Estados Unidos da América, no primeiro trimestre do ano, superando os construtores locais. Em particular, a General Motors que, ao fim de 91 anos de liderança ininterrupta no mercado norte-americano, viu a Toyota quebrar esse ciclo em 2021, tudo indicando que a situação não se vai alterar em 2022. |
Prestes a introduzir no mercado o seu primeiro eléctrico a bateria – o bZ4X, com preços já revelados para Portugal e uma bateria com garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros -, a Toyota acrescenta novo GR à gama, um super Corolla com 305 cv e 4×4, para ir ao encontro dos amantes de emoções fortes ao volante. Mas este tipo de modelos, ainda que possam fazer maravilhas à imagem da marca, não representam um grande volume de vendas. E foi justamente a pensar na “quantidade” que o construtor japonês se recusou a sair do segmento A. Mesmo depois de a Peugeot e a Citroën terem atirado a toalha ao chão, descontinuando o 108 e o C1, que partilhavam a base, a mecânica e a fábrica do Aygo. |
Onde alguns veriam uma dificuldade (ficar sem parceiros para partilhar custos), a Toyota viu uma oportunidade e conseguiu, pelo que nos foi dado a ver e a experimentar em Barcelona, encontrar a fórmula certa para que o novo Aygo X se venda que nem pãezinhos quentes. Aqui encontra os trunfos e as concessões deste novo modelo que chega a Portugal em Maio, os preços e o equipamento, bem como a nossa experiência ao volante. |
A semana fica ainda marcada pela revelação oficial do primeiro eléctrico a bateria da “nova” Smart, fruto da joint-venture entre os alemães da Mercedes e os chineses da Geely. “Coladíssimo” ao concept que o antecipou, o Smart #1 é um SUV com uma estética e uma autonomia atraentes, capazes de fazer mexer o segmento disputado pelo Peugeot e-2008 e pelo Renault Mégane E-Tech, entre outros. |
Destaque ainda para a actualização do Skoda Karoq e do “português” Volkswagen T-Roc, bem como para nova marcha-atrás da Mitsubishi. Isto porque o construtor nipónico, afinal, faz mesmo questão de estar representado nos principais segmentos de vendas europeus, a ponto de anunciar que o Colt vai regressar. |
A terminar, lembro que os Prémios Auto Observador 2022 têm nova votação aberta. Desta vez, é capaz de ser mais complicado decidir, pois escolher entre diferentes Ferrari (com preços equivalentes ao de algumas casas) adivinha-se mais difícil. Como sempre, a decisão é sua. |
Até para a semana. |
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Volkswagen
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Quatro anos após o lançamento do T-Roc, a VW renova o SUV produzido na Autoeuropa. As mudanças são mais evidentes por dentro do que por fora e há uma edição especial com “selo de qualidade português".
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Mitsubishi
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Quase uma década depois de deixar de competir no segmento dos utilitários na Europa, a Mitsubishi volta à luta com um novo Colt, assente na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
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Skoda
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A Skoda escolheu o nosso país para apresentar à Europa o renovado Karoq, SUV do segmento C, aquele com maior procura. Mantém os motores, mas ganha em estética, aerodinâmica e equipamento.
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Toyota
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Depois de lançar o GRMN Yaris com 272 cv e tracção integral, uma pequena “bomba”, a Toyota vai lançar uma “bomba” maior: um super Corolla, um GR com 305 cv e tracção 4x4 que faz crescer água na boca.
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Em modo eléctrico
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Smart
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A Smart mudou e parece ter mudado para melhor, a avaliar pelo seu novo SUV eléctrico. Fiel ao design do concept, o Smart #1 tira partido da plataforma específica da Geely. Vai mexer com o segmento B…
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Toyota
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A Toyota acaba de revelar os preços do bZ4X, o primeiro SUV a bateria do construtor nipónico. Chega a Portugal já em Junho, na versão com tracção dianteira e 511 km de autonomia, por menos de 50.000€.
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Fiat
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O CEO da Fiat, Olivier François, revelou os planos da marca até 2027, ano em que será 100% eléctrica. Assume-se como a “Tesla do povo” e, entretanto, renovará a gama com o Panda e três SUV eléctricos.
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Tesla
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Mesmo sem poder contar com as fábricas do Texas e de Berlim, a Tesla alcançou novo recorde de vendas no primeiro trimestre de 2022. Apesar das dificuldades com fornecedores, vendeu 310.048 unidades.
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Rolls-Royce
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A Rolls-Royce, que fabricará apenas veículos eléctricos a partir de 2030, arranca já em 2023 com o Spectre. Com 2,5 milhões de quilómetros de testes programados, o modelo foi aprovado no gelo nórdico.
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Muito à frente
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Curiosidades Auto
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A postura determinada do treinador português José Mourinho é conhecida dentro e fora das quatro linhas. Mas o que será que acontece quando The Special One assume o controlo de um estúdio de produção?
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Waymo
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Os táxis-robô desenvolvidos pela Google já transportam passageiros sem condutor. É a máquina que controla o carro e continuam os testes de validação a este que é o sistema mais avançado do mercado.
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Toyota
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A tradição já não é o que era. Durante 91 anos, foi um construtor norte-americano que liderou o mercado local. Mas em 2021 foi um japonês a vender mais e, este ano, o domínio da Toyota continua.
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Ponha os olhos nisto
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Mobilidade urbana
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Há fabricantes de motos que marcaram um período e cujo nome nos é familiar, embora tenham desaparecido. Recorda-se da Zündapp? Mantém-se nas duas rodas, mas mudou e agora obriga a ter um certo… pedal.
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Segurança
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A Mercedes informou clientes norte-americanos, proprietários de Maybach e Classe S, que não podem conduzir os seus carros. Um braço da suspensão pode partir de repente e causar um acidente.
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Volkswagen
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O Grupo Volkswagen vai chamar à oficina 118.000 veículos híbridos plug-in devido a problemas de bateria, que podem gerar um incêndio. A questão afecta várias marcas do grupo alemão.
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alerta sonoro
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