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Conduzimos o primeiro carro eléctrico chinês comercializado em Portugal. Sem conseguir esquecer os anos passados a comprar “gadgets” chineses baratos, mas de qualidade duvidosa, atacámos a possibilidade de testar o Aiways U5, um SUV maior por dentro do que por fora e cujos trunfos nos fizeram recordar os argumentos apregoados pela Apple em relação ao iPhone, ou os anunciados por Elon Musk relativamente aos Tesla fabricados na China, que são melhores do que os produzidos nos EUA, segundo o próprio CEO da marca norte-americana. |
A concorrência que se cuide, uma vez que o U5 é um SUV sólido (a ponto de nos ter surpreendido), muito espaçoso e bem equipado, para mais com um preço abaixo da concorrência. E são estes trunfos que lhe vão permitir ultrapassar a imagem negativa que os produtos chineses têm junto da maioria dos clientes (nós, por exemplo), demasiado marcados por anos a comprar produtos das lojas dos 300. Mas a questão é saber se este Aiways é um aceitável “chop suey” com molho de ostra no chinês da esquina, ou um espectacular pato à Pequim no restaurante do Casino Estoril. Leia aqui o que o Aiways U5 tem de bom e de menos bom… |
Nesta semana, o destaque vai ainda para um condutor que acha que o Autopilot está bêbado e bateu a Tesla em tribunal, para a Toyota, que garante as baterias do bZ4X durante 1 milhão de quilómetros, e para Espanha, cujo primeiro-ministro provou ser melhor do que o seu homólogo português ao garantir 7000 milhões de investimentos para o seu país. E sem ter um grama de lítio, ao contrário de Portugal. |
Nota ainda para o facto de o hiperdesportivo que alegadamente Cristiano Ronaldo comprou já ter feito mais de 50.000 km e estar pronto a chegar às mãos do craque, bem como dos restantes nove proprietários que adquiriram o Buggati Centodieci. |
Nos últimos dias, avançámos igualmente com informações sobre quais os veículos eléctricos que mais autonomia perdem quando faz frio, os riscos que implica optar por um carro alterado ilegalmente para funcionar a gás e os motivos que levam o carro japonês mais valioso do mundo a ser um Toyota. |
A semana não terminou sem contarmos a história de um leopardo que conseguiu parar uma fábrica de automóveis durante 6 horas, a Audi que desenvolveu um filtro para salvar os peixes (e a nós) e a Renault que não tem peças para montar os seus eléctricos e electrificados. Além de saber qual a marca que investe mais em publicidade ou em investigação e desenvolvimento, por veículo produzido. |
Se ainda não votou nos Prémios Auto Observador 2022, vai a tempo de dizer de sua justiça. Até para a semana. |
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Bugatti
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Ronaldo, segundo a imprensa internacional, adquiriu um Bugatti Centodieci. Pois bem, o espectacular desportivo com 1600 cv já percorreu 50.000 km e está pronto a ser entregue. Por 8 milhões de euros.
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Peugeot
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Os modelos mais pequenos e acessíveis da Peugeot, equipados com caixa automática, ou sem ela, passam a usufruir de um comando mais pequeno, mais fácil de operar e a libertar mais espaço na consola.
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Honda
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A Honda introduziu no mercado nacional o novo HR-V, um SUV híbrido com três motores e 131 cv que está disponível por valores a partir de 33 mil euros. Promete tornar-se no "best-seller" da Honda.
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Toyota
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O carro japonês mais valioso do mundo só podia ser um Toyota, a marca que mais vende no mundo. Mas este Toyota 2000 GT de 1967 tem um truque que justifica os 2,3 milhões de euros atingidos em leilão.
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BMW
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O X7 é o topo de gama da BMW com vocação para o todo-o-terreno. Começou a ser comercializado em 2019 e, segundo o iXForums, vai receber um “restyling” para o alinhar com os Série 7 e i7 que vêm aí.
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Em modo eléctrico
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Renault
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Depois de limitar os fabricantes alemães, a guerra ataca agora a Renault. A incapacidade dos fornecedores assegurarem as peças de que a marca necessita levou à suspensão das encomendas de BEV e PHEV.
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Elétricos
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Numa troca de “tweets” com Pedro Sánchez, o CEO da VW afirmou que o investimento do grupo alemão aqui ao lado será “mais importante” que o da Tesla na Alemanha e colocará Espanha a dar cartas nos EV.
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Elétricos
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As baterias não gostam do frio, daí que os veículos alimentados por elas percam eficiência a baixas temperaturas. Foram testados 10 modelos a 7ºC e a 21ºC, para ver quais os que perdem mais autonomia.
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Lotus
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A Lotus vai lançar dentro de 2 anos o Eletre, um SUV eléctrico com as dimensões do Cayenne e mais de 600 cv, que promete passar a ser o best-seller da marca cujo dono é o maior accionista da Mercedes.
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Volkswagen
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O Grupo VW, a que pertencem a Seat e a Cupra, anunciou a localização da sua 3ª fábrica de células para baterias. Será localizada em Sagunto, próximo de Valência e estrategicamente fora da Catalunha.
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Muito à frente
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Toyota
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A Toyota tardou a aventurar-se nos eléctricos a bateria, mas parece determinada a não abdicar da fiabilidade que a caracteriza. Daí que a bateria do bZ4X tenha garantia de 10 anos ou 1 milhão de km.
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Audi
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Além das partículas dos motores de combustão, também os pneus libertam microplásticos enquanto rodam, contaminando peixes e os humanos que os ingerem. A Audi criou um filtro para resolver o problema.
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Mercado
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Os construtores investem fortemente para incorporar nos seus veículos tecnologias mais sofisticadas, para depois despenderem outro tanto em publicidade para os promover. Com a Tesla não é bem assim.
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Ponha os olhos nisto
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Condução Autónoma
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Tribunal alemão obrigou a Tesla a retomar um Model 3, no valor de quase 69.000€, depois de um cliente alegar que o Autopilot é tão mau que controla o volante como um “condutor inexperiente e bêbado”.
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Segurança
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Não é difícil converter um carro a gasolina para o consumo de gás. Porém, o depósito onde este novo combustível é armazenado pode ser mais ou menos seguro. Este condutor descobriu que o dele não era.
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Curiosidades Auto
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Este está a ser um ano particularmente difícil para os construtores de automóveis. Além da Covid-19, falta de chips e ausência de cablagens, agora até a visita de um leopardo faz parar a produção.
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alerta sonoro
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