Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

João Adrião

Convidado

Artigos publicados

Pandemia

A Lei, a Covid e o PAN

283
Proibir, obrigar, taxar, punir, limitar... As brilhantes ideias das elites que nos governam dificilmente percorrem outras vias.
Coronavírus

Estado de aparência 

129
O que chamaríamos a um estado de emergência para acabar com os incêndios de verão? Ou para fazer chover quando há secas? Ou parar de chover quando há cheias?
Incêndios

São Pedro nos valha

186
Sr. Primeiro Ministro, passaram-se três anos. E, infelizmente, e não obstante alguns interessantes projetos aqui e ali, o pior que podia acontecer... está mesmo a acontecer.
Fundos Comunitários

Palavra da Salvação?

135
Pedir que se discuta melhor Estado não tem eco na esfera política. Um país a duas velocidades? Portugueses de primeira e de segunda para receber, mas iguais a pagar? Nada disso importa.
Floresta

Zero com zero, dá zero

232
O uso do fogo acompanha a história do Homem. Enquanto ferramenta do mundo rural, é usado há milénios. É até um dos segredos da nossa grande biodiversidade.
Animais

Cadelas apressadas parem cachorros cegos

520
Cães e gatos são estranhos à natureza, são organismos que geneticamente modificámos para nosso proveito. Há países onde conservar a natureza passar por os eliminar. Cá juntamos tudo sob a mesma alçada
Floresta

Eucaliptos? Quem desdenha quer comprar

418
A esmagadora maioria da nossa floresta é privada. E ninguém faz investimentos sem pensar em ganhar algo em troca, colher os frutos do seu trabalho. O eucalipto dá alguma esperança de retorno.
Incêndios

Incêndios? Temos que "achatar a curva"

255
Os incêndios visitam-nos em curvas também elas com picos pronunciados. Acontece que, neste caso, vaga após vaga, teimamos em enfrentar o pico de frente. Resultado? O colapso do sistema.
Fogo de Pedrógão Grande

Ainda se lembram? O 'countdown' de Pedrogão

313
O tempo passa, e enquanto nem as bermas de estrada estão limpas, a vegetação vai crescendo e acumulando combustível, numa salganhada impenetrável. O pior que podia acontecer… está mesmo a acontecer.
Floresta

Ribeiro Telles escreveu direito por linhas tortas

408
Um proprietário não pode com o seu esforço limpar uma grande área. A floresta tem que render o suficiente para tal operação, o que raramente acontece. Só havendo agricultura, pastorícia, resinagem...
Fundos Comunitários

Queimar dinheiro tornou-se viral?

399
Passar do do "país das rotundas" ao país dos passadiços (onde há trilhos naturais), com campos de futebol abandonados e feiras medievais às moscas pelo meio, será apenas dinheiro para atear a fogueira
Ambiente

Céu e Inferno

195
Caros jovens, acham que os outros poluem, e vocês não? A empresa que vos faz o telemóvel é má, mas vocês que compram e usam o telemóvel já não têm nada a ver com a poluição?
Ambiente

O Ambiente (também) não tem preço?

A saúde não tem preço, diz-se. Significa isso que o médico, o medicamento, o hospital, a ambulância, é tudo de borla? A rádio, este artigo de jornal, são de borla? Ou tudo isto pagamos indiretamente?
Ambiente

Celebremos Gaia e a hipocrisia em tons de verde

184
Somos pecadores. E agora Gaia está febril com a infecção de nome humanidade, e muito irritada, penalizando-nos com furacões, incêndios, pandemias. Vinga-se, fazendo-nos provar o nosso próprio veneno.
Coronavírus

Mãe, não gosto das batatas. Come só o morcego

305
Somos animais num mundo de germes. E os vírus, essa coisa tão simples, no limite do vivo e não vivo, transmitem-se entre animais, têm mutações, procuram novos hospedeiros para se reproduzir. É o que é
Coronavírus

O mistério das vacas

1460
Com o crescimento chinês a cair 11% em apenas um trimestre, é caso para ficarmos assustados com esta solução replicada pelos outros 3 trimestres. Pagávamos as contas com notas que imprimíamos em casa?
Floresta

A conta do fogo: e você, como a quer pagar?

374
Não estamos a pagar a pronto um padrão aceitável de fogo – pagamos a prazo e com juros, uma elevada fatura que não apaga a dimensão trágica deste fenómeno recorrente... É assim que queremos fazer?
Incêndios

O condado mais ocidental da europa e seu xerife

Castiga-se os poucos que ainda sobrevivem onde e do sustento que mais ninguém quer exigindo, impondo, taxando, multando, expropriando, para fazerem as tarefas que nem o Estado faz naquilo que é seu.
Austrália

Clima, fogo e irresponsabilidade

214
Neste clima de histeria, em vez de debatermos soluções de gestão e a exposição de menos pessoas ao risco, ouvimos antes as consequências que a Austrália terá sem políticas robustas de Acção Climática.
Floresta

A imprevisível mudança da paisagem

114
Eu sei que é coisa que os nossos políticos parecem ignorar, mas... a vegetação cresce! Assim a paisagem vai mudando, muda é para pior, como facilmente comprova com uma visita às áreas ardidas de 2017.
A página está a demorar muito tempo.