Dark Mode 96,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Teresa Espassandim

Convidado

Artigos publicados

Coronavírus

Em busca da liberdade perdida

Apesar da vulnerabilidade pré-pandémica que o Serviço Nacional de Saúde apresenta ao nível da saúde mental, existem hoje respostas nacionais como a Linha de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24.
Coronavírus

De quarentena ou em isolamento? Isto interessa-lhe /premium

122
Estar em casa 24 sobre 24 horas nestas circunstâncias traz desafios acrescidos que implicam disciplina, como não estar exposto a notícias constantes do Coronavírus nos canais informativos e nas redes
Trabalho

O burnout não está na moda

É provável que o burnout represente um problema social urgente nos próximos anos, atendendo às transformações profundas que se observam na sociedade e afecte transversalmente diferentes gerações.
Ano Novo

Resoluções de todo o ano /premium

Esse é o passo número um: saber qual é o objectivo. Isto requererá já um investimento pessoal considerável. O passo número dois é pensar no objectivo e no que ele lhe proporcionará quando atingido.
Psicologia

A que sabe o seu Natal? /premium

Está demonstrado que se alguém tem a capacidade de apreciar e saborear experiências positivas então viverá uma vida mais rica e mais agradável, retirando felicidade de acontecimentos positivos.
Felicidade

Fazer ou ter? Que decisões toma para ser feliz?

Porque é que adquirir experiências torna as pessoas mais felizes do que adquirir bens materiais? Porque a nossa mente tem intuições que muitas vezes estão erradas e contra as quais temos que lutar.
Psicologia

Saudinha, da boa! /premium

Se aprendemos a escovar os dentes após as refeições, porque não aprender a relaxar, a identificar e a compreender o que sentimos e a estabelecer relações positivas para um maior bem-estar e saúde?
Psicologia

Ser (a)normal /premium

Por que vivemos a diferença de forma “ameaçadora”, quando é por ela que nos destacamos do todo formado pela humanidade, quando esta é reveladora do sentido de uma maneira de ser inteiramente singular?
Psicologia

Porque não se muda a “Saúde”? /premium

O mais recente Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde é claríssimo no que à saúde mental diz respeito, colocando o dedo na ferida da escassez de Psicólogos no SNS.
Exames Nacionais

Reflexos na pauta /premium

Vamos lá lutar é por aquela décima no exame que a média agradece e os rankings rejubilam! Mas não esquecer o teatro, ERASMUS, o associativismo, o activismo, o desporto, o voluntariado, as viagens…
Trabalho

Psst, psst… O burnout anda por aí /premium

Quando o stress laboral se torna crónico e o ambiente entre colegas é conflituoso e nada colaborativo, o nosso envolvimento reduz-se à medida que o negativismo aumenta e o cinismo se torna recorrente.
Exames Nacionais

Exames, notas e outras dores de barriga /premium

Também os há que se desmobilizam interna e até externamente da escola, porque não podem ou não conseguem viver neste sistema quase binário e opressor de sucesso ou insucesso, aprovação ou reprovação
Liberdades

Graus de liberdade /premium

Ninguém poderá afirmar que é inteiramente livre, que pouco ou nada o condiciona, como se a liberdade significasse tão só e apenas a ausência de submissão e de servidão.
Educação

Uma STEM por dia, nem sabe o bem que lhe fazia /premium

Pais de estudantes imberbes aplacam os seus medos gigantes acerca do futuro incerto dos seus filhos com uma galvanização cristalizada na escolha vocacional pela área das Ciências e Tecnologias.
Doenças Mentais

E se por causa da saúde todos se afastassem de si?

192
O estigma na doença mental é das maiores barreiras que as pessoas que as vivem enfrentam, diminuindo a possibilidade de fazer amigos, de arranjar emprego, de se inserirem na comunidade, de recuperarem
Estilo de Vida

Se não cuidar de si, quem cuidará? /premium

São tantas e tantas as pessoas que vivem neste limiar que não nos deixa abrandar sem se aperceberem do abismo em que caminham, dos riscos que correm por estarem sempre a “correr”!...
Estilo de Vida

Viver ou não viver em modo light /premium

Continuarei assim a encontrar-me com as Carolinas e os Hugos que na fluidez das suas vidas tiveram de desacelerar e ancorar e, por uns tempos, não ir na corrente até saberem para onde e como querem ir
Psicologia

Mais vale prevenir do que remediar /premium

É crítico que as pessoas à frente de organizações tenham apoio para desenvolverem competências de gestão do stresse, de gestão do tempo, de gestão emocional, de liderança...
Psicologia

Aceitação, aceitação, aceitação /premium

125
Muitas pessoas sofrem sós, adoecem, perdem vida, isoladas e em silêncio com o peso do seu próprio olhar negativo sobre si mesmas e rodeadas de ignorância e preconceito.
Psicologia

O outro lado das resoluções de ano novo /premium

Sejamos honestos: não há qualquer problema com as resoluções de ano novo e, mais ainda, pode até ser prenúncio da vontade em mudar algo nas nossas vidas, com envolvimento, compromisso, risco, esforço.
A página está a demorar muito tempo.