564kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Teresa Espassandim

Convidado

Artigos publicados

Ano Novo

Foi você que pediu… um local de trabalho saudável?

Se os administradores, gestores e colaboradores portugueses desejassem locais de trabalho saudáveis para o país, 2021 seria um ano de regresso a um novo normal: de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
Pandemia

Estado de emergência: sentimentos incluídos

É no mínimo estranho escutar dirigentes e decisores políticos do país afirmar que “quem se sente cansado não tem o direito a se sentir cansado”. Tais posições alarmam-me como psicóloga.
Universidades

O ensino superior e o estigma sobre a saúde mental

Para onde é que as universidades olham, quando se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental? Será que houve o cuidado de informar os candidatos ao ensino superior das (não) respostas existentes?
Psicologia

Psicólogos, profissionais em todas as linhas

A 4 de Setembro, Dia Nacional do Psicólogo, as palmas são para nós que contribuímos em todas as linhas para a saúde, para a humanização e para o desenvolvimento das pessoas.
Psicologia

É só fazer as contas

Os denominados riscos psicossociais, de que padecem inúmeras organizações, são responsáveis por perdas de produtividade com custos que ascendem a milhares de milhões de euros em cada ano.
Coronavírus

Em busca da liberdade perdida

Apesar da vulnerabilidade pré-pandémica que o Serviço Nacional de Saúde apresenta ao nível da saúde mental, existem hoje respostas nacionais como a Linha de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24.
Coronavírus

De quarentena ou em isolamento? Isto interessa-lhe

Estar em casa 24 sobre 24 horas nestas circunstâncias traz desafios acrescidos que implicam disciplina, como não estar exposto a notícias constantes do Coronavírus nos canais informativos e nas redes
Trabalho

O burnout não está na moda

É provável que o burnout represente um problema social urgente nos próximos anos, atendendo às transformações profundas que se observam na sociedade e afecte transversalmente diferentes gerações.
Ano Novo

Resoluções de todo o ano

Esse é o passo número um: saber qual é o objectivo. Isto requererá já um investimento pessoal considerável. O passo número dois é pensar no objectivo e no que ele lhe proporcionará quando atingido.
Psicologia

A que sabe o seu Natal?

Está demonstrado que se alguém tem a capacidade de apreciar e saborear experiências positivas então viverá uma vida mais rica e mais agradável, retirando felicidade de acontecimentos positivos.
Felicidade

Fazer ou ter? Que decisões toma para ser feliz?

Porque é que adquirir experiências torna as pessoas mais felizes do que adquirir bens materiais? Porque a nossa mente tem intuições que muitas vezes estão erradas e contra as quais temos que lutar.
Psicologia

Saudinha, da boa!

Se aprendemos a escovar os dentes após as refeições, porque não aprender a relaxar, a identificar e a compreender o que sentimos e a estabelecer relações positivas para um maior bem-estar e saúde?
Psicologia

Ser (a)normal

Por que vivemos a diferença de forma “ameaçadora”, quando é por ela que nos destacamos do todo formado pela humanidade, quando esta é reveladora do sentido de uma maneira de ser inteiramente singular?
Psicologia

Porque não se muda a “Saúde”?

O mais recente Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde é claríssimo no que à saúde mental diz respeito, colocando o dedo na ferida da escassez de Psicólogos no SNS.
Exames Nacionais

Reflexos na pauta

Vamos lá lutar é por aquela décima no exame que a média agradece e os rankings rejubilam! Mas não esquecer o teatro, ERASMUS, o associativismo, o activismo, o desporto, o voluntariado, as viagens…
Trabalho

Psst, psst… O burnout anda por aí

Quando o stress laboral se torna crónico e o ambiente entre colegas é conflituoso e nada colaborativo, o nosso envolvimento reduz-se à medida que o negativismo aumenta e o cinismo se torna recorrente.
Exames Nacionais

Exames, notas e outras dores de barriga

Também os há que se desmobilizam interna e até externamente da escola, porque não podem ou não conseguem viver neste sistema quase binário e opressor de sucesso ou insucesso, aprovação ou reprovação
Liberdades

Graus de liberdade

Ninguém poderá afirmar que é inteiramente livre, que pouco ou nada o condiciona, como se a liberdade significasse tão só e apenas a ausência de submissão e de servidão.
Educação

Uma STEM por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Pais de estudantes imberbes aplacam os seus medos gigantes acerca do futuro incerto dos seus filhos com uma galvanização cristalizada na escolha vocacional pela área das Ciências e Tecnologias.
Doenças Mentais

E se por causa da saúde todos se afastassem de si?

O estigma na doença mental é das maiores barreiras que as pessoas que as vivem enfrentam, diminuindo a possibilidade de fazer amigos, de arranjar emprego, de se inserirem na comunidade, de recuperarem

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.