Teresa Espassandim

Convidado

Artigos publicados

Psicologia

Saudinha, da boa! /premium

Se aprendemos a escovar os dentes após as refeições, porque não aprender a relaxar, a identificar e a compreender o que sentimos e a estabelecer relações positivas para um maior bem-estar e saúde?
Psicologia

Ser (a)normal /premium

Por que vivemos a diferença de forma “ameaçadora”, quando é por ela que nos destacamos do todo formado pela humanidade, quando esta é reveladora do sentido de uma maneira de ser inteiramente singular?
Psicologia

Porque não se muda a “Saúde”? /premium

O mais recente Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde é claríssimo no que à saúde mental diz respeito, colocando o dedo na ferida da escassez de Psicólogos no SNS.
Exames Nacionais

Reflexos na pauta /premium

Vamos lá lutar é por aquela décima no exame que a média agradece e os rankings rejubilam! Mas não esquecer o teatro, ERASMUS, o associativismo, o activismo, o desporto, o voluntariado, as viagens…
Trabalho

Psst, psst… O burnout anda por aí /premium

Quando o stress laboral se torna crónico e o ambiente entre colegas é conflituoso e nada colaborativo, o nosso envolvimento reduz-se à medida que o negativismo aumenta e o cinismo se torna recorrente.
Exames Nacionais

Exames, notas e outras dores de barriga /premium

Também os há que se desmobilizam interna e até externamente da escola, porque não podem ou não conseguem viver neste sistema quase binário e opressor de sucesso ou insucesso, aprovação ou reprovação
Liberdades

Graus de liberdade /premium

Ninguém poderá afirmar que é inteiramente livre, que pouco ou nada o condiciona, como se a liberdade significasse tão só e apenas a ausência de submissão e de servidão.
Educação

Uma STEM por dia, nem sabe o bem que lhe fazia /premium

Pais de estudantes imberbes aplacam os seus medos gigantes acerca do futuro incerto dos seus filhos com uma galvanização cristalizada na escolha vocacional pela área das Ciências e Tecnologias.
Doenças Mentais

E se por causa da saúde todos se afastassem de si?

192
O estigma na doença mental é das maiores barreiras que as pessoas que as vivem enfrentam, diminuindo a possibilidade de fazer amigos, de arranjar emprego, de se inserirem na comunidade, de recuperarem
Estilo de Vida

Se não cuidar de si, quem cuidará? /premium

São tantas e tantas as pessoas que vivem neste limiar que não nos deixa abrandar sem se aperceberem do abismo em que caminham, dos riscos que correm por estarem sempre a “correr”!...
Estilo de Vida

Viver ou não viver em modo light /premium

Continuarei assim a encontrar-me com as Carolinas e os Hugos que na fluidez das suas vidas tiveram de desacelerar e ancorar e, por uns tempos, não ir na corrente até saberem para onde e como querem ir
Psicologia

Mais vale prevenir do que remediar /premium

É crítico que as pessoas à frente de organizações tenham apoio para desenvolverem competências de gestão do stresse, de gestão do tempo, de gestão emocional, de liderança...
Psicologia

Aceitação, aceitação, aceitação /premium

125
Muitas pessoas sofrem sós, adoecem, perdem vida, isoladas e em silêncio com o peso do seu próprio olhar negativo sobre si mesmas e rodeadas de ignorância e preconceito.
Psicologia

O outro lado das resoluções de ano novo /premium

Sejamos honestos: não há qualquer problema com as resoluções de ano novo e, mais ainda, pode até ser prenúncio da vontade em mudar algo nas nossas vidas, com envolvimento, compromisso, risco, esforço.
Psicologia

Para o Natal, o meu presente, eu quero que seja… /premium

A utilização de agendas tem uma efectiva utilidade para a concretização de objectivos, já que o compromisso e o envolvimento com os mesmos aumentam quando os decompomos em etapas.
Psicologia

Porque os Vascos… esses são felizes! /premium

Há dias, quando revisitava o clássico “A Canção de Lisboa”, não pude deixar de me lembrar do Pedro [nome fictício] e da sua triste história. Da ficção à realidade nem sempre vai uma grande distância.
Psicologia

Adolescentes… pffff!

250
Moem a paciência a um santo! Mas mães e pais de adolescentes: é imperioso o alargamento dos espaços individuais no seio da família sem que isso deteriore o espaço e a coesão do grupo que é a família.
Orçamento do Estado

Olha!... Lencinhos para eles chorarem! /premium

112
O Estado quase nada fará, com os recursos que são de todos, para evitar que os portugueses adoeçam, ignorando conhecimentos científicos que, se aplicados, contribuiriam para a sustentabilidade do SNS.
Universidades

Quero ficar sempre estudante?

Aterrado com a perspectiva de perder a bolsa de estudos que ainda nem sequer tinha começado a ser paga, com o medo terrível de falhar, foi então que o João soubo o que eram “ataques de pânico”.
Ano Letivo

Um outro olhar sobre os professores /premium

711
Os professores não são máquinas de “debitar” matéria, que ali estão sempre que toca a campainha para a aula, são pessoas e que muitas vezes se tornam referências nas nossas vidas.
A página está a demorar muito tempo.