África
Angola

Comissão Mista Angola-China vai reunir

O Processo Verbal que deverá ser assinado na quinta-feira estabelece as linhas orientadoras para o reforço da cooperação económica, técnica e comercial.
Angola

Parlamento angolano aprova Orçamento

A discussão foi marcada pelo tom crítico dos deputados da oposição relativamente a o peso da dívida, que deverá atingir um valor recorde no próximo ano.
Todo-o-terreno

Elisabete Jacinto quer voltar à competição em 2020

Depois de ter sido submetida a uma cirurgia ao ombro e "ter ficado parada para recuperar", Elisabete Jacinto disse querer "continua a trabalhar e a organizar as coisas para voltar bem".
Moçambique

Moçambique pode aproveitar procura da Ásia

"Moçambique pode ter um lugar muito especial e muito relevante na exportação para a Ásia, uma região que tem défice de madeira e défice de fibra", frisou o presidente da Portucel Moçambique.
Rússia

Rússia quer incrementar cooperação com Angola

O embaixador da Rússia irá deslocar-se ao território angolano com uma delegação para uma visita que visa abordar com os parceiros angolanos áreas para o desenvolvimento de negócios.
África

Angela Merkel defende economia africana forte

Angela Merkel defende uma expansão económica sustentável das nações africanas e elogiou a agenda ambiciosa que procura construir uma zona de comércio livre no continente.
Natureza

WWF e Portucel promovem debate em Moçambique

Um debate sobre a possível plantação de florestas em África, de forma a produzir madeira para responder à crescente procura mundial, sem substituírem as florestas naturais, é a proposta.
Angola

Angola admite dívida pública recorde em 2020

A ministra das Finanças do país admitiu ver a dívida pública subir em relação ao PIB, mas que há de diminuir na segunda metade de 2020. A inflação deve também rondar os 25% para 2020.
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Organização Mundial de Saúde

OMS e União Africana juntas pela saúde global

"O memorando de entendimento que assinámos hoje é um passo importante para formalizar a cooperação entre OMS e a União Africana e para implementar a Agenda de Ação Adis Abeba", disse o diretor da OMS.
Brasil

Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue

"No ano que vem estamos muito confiantes em termos a solução definitiva da vacina da dengue feita pelo Instituto Butantan", declarou o ministro brasileiro.
Angola

Projeto de Apoio ao Crédito avalia 89 projetos 

Dos 89 projetos em análise no Projeto de Apoio ao Crédito distribuídos por oito bancos comerciais, 13 foram aprovados, num total de 41 milhões de euros.
Angola

Angola inaugura primeiro Banco de Leite Humano

"Temos capacidade para a recolha de 100 litros de leite diária e temos neste momento 50 doadoras inscritas e que dão todos os dias, várias vezes, leite", afirmou a coordenadora do Banco de Leite.
Angola

Cancro. Brasil vai formar técnicos angolanos

Os governos de Angola e do Brasil assinaram dois acordos de cooperação para a prevenção e controlo do cancro e atendimento a pessoas com anemia falciforme.
Angola

Angola quer angariar até 3 mil milhões de dólares

O governo de Angola prepara-se para angariar até 3 mil milhões de dólares nos mercados internacionais, tendo a ministra da Finanças sido autorizada a emitir títulos de dívida soberana até este valor.
Cabo Verde

Piloto português condenado por não prestar auxílio

Nuno Miguel foi condenado a um ano de pena suspensa, em Cabo Verde, porque não cumpriu um pedido de evacuação médica de um homem baleado no seu voo comercial face a documentação mal-preenchida.
Angola

Associação angolana quer corte de 30% nos salários

O presidente da Associação Industrial de Angola apontou gastos imorais nas importações e salientou os salários do estado injustificados que, defende, devem ser alvo de um corte na ordem dos 30%.
UNITA

Já há nomes para cúpulas da UNITA

O recém-eleito presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, já escolheu seis nomes para a cúpula do maior partido da oposição angolana. Nomeações devem ser conhecidas nos próximos dias.
Moçambique

Grupo armado mata 8 pessoas, 5 das quais soldados

109
Um grupo armado atacou na última noite uma aldeia do Norte de Moçambique e matou oito pessoas, cinco das quais eram soldados. Ataque faz parte de onda de violência que dura há dois anos na região.
Petróleo

África. Produção de energia vai subir 60% até 2040

O vice-presidente da petrolífera BP para África prevê que a produção de energia no continente suba 60% nos próximos 20 anos, mostrando-se otimista sobre a evolução da indústria nesta região.
Cabo Verde

Papa recebe presidente de Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, numa audiência em que foi abordada a educação moral e religiosa e a beatificação do escravo Manuel.
República Centro Africana

Prolongada missão das Nações Unidas na RCA

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar o mandato da missão na República Centro Africana até 15 de novembro de 2020, mantendo o número atual de operacionais.
Angola

Angola investe 123,5 milhões no combate à seca

As obras de construção de três infraestruturas têm em vista a captação de água e o combate dos efeitos da seca na província do Cunene.
Moçambique

Acusados 8 arguidos pelo assassinato de observador

Anastácio Matavele foi morto a tiro por um grupo de quatro polícias e um civil no dia 7 de outubro deste ano, em Moçambique. A Procuradoria moçambicana acusou 8 pessoas.
Presidente Marcelo

Moçambique. Marcelo na posse de Nyusi em janeiro

O Presidente da República anunciou que irá à posse do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, no dia 15 de janeiro, e pode ainda passar por Angola no caminho para Moçambique.
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
Moçambique

Moçambique. Autores de ataques vão ser capturados

"Todos dizem que não estão envolvidos. Já que ninguém quer assumir [os ataques], nós orientamos as Forças de Defesa para perseguir essas pessoas para que sejam responsabilizadas", disse Filipe Nyusi.
Cabo Verde

Cabo Verde pede apoio em candidatura à UNESCO

O presidente da câmara de São Filipe apelou ao apoio da CPLP na candidatura das Ilhas de Maio e do Fogo à UNESCO. A decisão deve ser tomada dia 20 de junho de 2020.
Angola

Desvalorização do kwanza fomenta economia

O Banco Nacional de Angola tem vindo a desvalorizar propositadamente a moeda angolana como medida económica. A medida faz parte de um conjunto de medidas aplicadas pelo governo.
África do sul

SAA cancela todos os voos entre sexta e sábado

Mais uma companhia aérea afetada pela greve decretada pela Associação Sul-Africana de Tripulação de Cabine e pelo sindicato NUMSA. Todos os voos estão cancelados entre sexta-feira e sábado.
Cabo Verde

Açores vão formar mais de 200 agricultores

São mais de 200 os agricultores e criadores de gado que vêm de Cabo-verde para "reforçar a capacidade técnica” no âmbito do projeto de cooperação "semear, colher e vender", nos Açores.
Angola

Angola. Bancos abdicam de documentos para divisas

Os bancos angolanos vão deixar de exigir documentos de viagem a quem quiser comprar divisas, mas terão conhecimento de quem as levantou. Estabeleceu-se também um limite de levantamento anual.
Fact Check

Governo Cavaco votou contra libertação de Mandela?

Desde de 2013 que circulam publicações a dizer que Portugal, durante o governo de Cavaco, votou contra a libertação de Mandela. Mas omitem que, no mesmo dia, Portugal votou a favor da libertação.
Angola

Inflação em Angola abrandou em outubro

O indicador nacional angolano para a inflação situou-se nos 16,08% em outubro, um decréscimo de quase dois pontos. Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foi a categoria que mais sentiu a inflação.
Moçambique

Moçambique. Conselho Constitucional abstém-se 

O Conselho Constitucional absteve-se no caso dos 18 militantes do partido Nova Democracia que foram detidos há um mês. Alguns estão em idade escolar.
Telecomunicações

5G. Isabel dos Santos diz que depende da energia

A filha de José Eduardo dos Santos afirma que é necessário investir em energia antes de se poder instalar o 5G, à semelhança do que se fez com as telecomunicações através de investimento privado.
Angola

Banco de Africano quer emprestar à ENH

A primeira incursão de uma empresa angolana nos mercados internacionais tem entraves face às dívidas há não muito tempo reveladas, mas o BAD parece entusiasmado com a oportunidade de investimento.
Ambiente

Angola vai monitorizar seca através de satélites

Mais de 1,3 milhões de pessoas são afetadas pela seca em quatro províncias no sul de Angola, mas o Projeto de Quantificação da Problemática da Seca no Sul de Angola vai recorrer a metodos inovadores
Angola

Fim de ciclo para o MPLA em Angola

Isaías Samakuva, presidente cessante da UNITA, atacou José Eduardo dos Santos e apontou para um MPLA em fim de ciclo que cansou os angolanos com promessas e sofrimento.
Angola

Sonangol, ENI e TOTAL querem petróleo no Namibe

As três empresas apresentaram três propostas válidas para a exploração. De fora ficou uma quarta, a Pago Technical Group, que viu a proposta recusada por formulários mal preenchidos.
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Fundo Monetário Internacional

FMI negoceia programa de apoio a Moçambique

"Se o governo tiver interesse em conversas sobre um possível programa de apoio financeiro com o FMI, nós estamos abertos a esse pedido e a ter essas conversas", afirmou o chefe de missão do FMI.
Moçambique

FMI prevê recuperação económica de Moçambique

O FMI prevê que Moçambique tenha uma forte recuperação económica em 2020 com uma inflação baixa, anunciou a missão técnica do fundo ao terminar uma visita ao país.
Cabo Verde

Cabo Verde bate recordes em viagens de avião

Os aeroportos de Cabo Verde registaram mais de 2,7 milhões de passageiros em 2018, levando a faturação da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea a disparar para quase 56 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
País

Atrasada devolução de bens aos museus africanos

A devolução de artigos históricos africanos na posse de museus está mais avançada no caso dos países de língua francesa ou inglesa do que nos lusófonos.
Papa Francisco

Presidente angolano encontrou-se com o Papa 

João Lourenço esteve de visita ao Vaticano a convite do Papa Francisco para um encontro que teve esta terça-feira lugar numa audiência privada.
País

Angola. Portugal pode ajudar a presservar recursos

Nomeadamente recursos marinhos. Foi o que foi dito na conferência Stress no Oceano, levada a cabo na Universidade do Algarve, em que Portugal se chegou à frente pela qualidade da investigação.
Argélia

Argélia condena 22 por mostrar bandeiras barbere

Vinte e dois manifestantes que agitavam a bandeira Amazigh, símbolo da identidade berbere, foram condenados a um ano de cadeia e uma indemnização de 227 euros. Mais 20 serão julgados pela mesma razão.
Angola

Angola reduziu importações em 50%

109
Angola reduziu drasticamente as importações e mostra abertura para continuar na mesma direção, com o registo de um aumento na produção, sobretudo de produtos que locais
Presidente Marcelo

Marcelo admite voltar a econtrar João Lourenço

Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço, Presidente de Angola, tiveram um encontro informal em Roma onde ambos se encontravam em visita, mas Marcelo admite viajar a Luanda para uma reunião.
África do sul

Bill Gates investe 4,4 milhões em saneamento

A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir 4,4 milhões de euros em água e saneamento na África do Sul para juntar industriais de todo o mundo na criação de soluções inovadoras à poupança de água.
Ambiente

Zimbabué prepara deslocação de 600 elefantes

A seca no parque de Save Valley Conservancy está a afetar todas as populações de animais, por isso mesmo serão deslocados elefantes, leões, impalas e cães selvagens para parques menos congestionados.
Cabo Verde

Detidas 46 pessoas em megaoperação em Cabo Verde

A polícia cabo-verdiana deteve 46 pessoas e apreendeu 386 objetos, entre bebidas alcoólicas, droga, armas brancas e outras, numa megaoperação realizada na passada sexta-feira em todas as ilhas.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Bebés

Família de bebé deixado no lixo vive em Portugal

Os avós e os tios do recém-nascido deixado num contentor vivem em Portugal, mas isso não quer dizer que o bebé irá viver com eles. Familiares "estranharam" o facto de a jovem mãe viver na rua.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
Contraceção

Moçambique lidera no acesso a contracetivos

Moçambique é o país com melhor desempenho entre 69 países no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos. Em 2019, 2,6 milhões têm acesso a planeamento familiar.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ter contas valiadas por conselho 

A nova proposta lei de Cabo Verde procura colocar as Contas Públicas em aprovação perante um novo conselho independente do governo para "contribuir para a qualidade da democracia".
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Japão assinam acordo de ajuda alimentar

É a primeira ajuda em arroz do Japão a São Tomé na era de Jorge Bom Jesus. A última prestada ao país serviu para o financiamento das eleições e de renovações no parque escolar e hospitais.
Ébola

Ébola perde força e deve desaparecer

Já lá vai um ano desde que foi declarado o estado de emergência na República Democrática do Congo face à recente epidemia do Ébola que, segundo os Médicos Sem Fronteiras, parece estar a desaparecer.
Moçambique

Moçambique. Má nutrição vai afetar dois milhões

"Milhares de pessoas estão em risco de surtos de doenças e degradação da segurança alimentar durante a estação de chuvas que se aproxima", lê-se na nota divulgada pela organização.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Cabo Verde

Cabo Verde: oposição com eleições a 22 de dezembro

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde, o maior da oposição vai realizar eleições diretas para escolher o novo presidente em 22 de dezembro, enquanto o congresso será no próximo ano.
Tunísia

Ex-presidente da Tunísia desmente ter morrido

O ex-presidente tunisino foi dado como morto pela imprensa local, notícia que deu à volta ao mundo. Mas afinal não era verdade. Mohamed Ennaceur foi à rádio dizer que está bem de saúde.
Moçambique

Moçambique transporta mais carvão na ferrovia

A linha ferroviária do norte de Moçambique transportou mais carvão das minas e Tete ao mesmo tempo que o porto de Nacala atingiu a marca do milhão e meio de toneladas métricas transportadas.
Divisas

Kwanza valoriza 7,2% com liberalização cambial

O kwanza já valorizou em mais de 7% só desde o final de outubro, altura em que foi liberalizada a taxa cambial, anteriormente estabelecida com uma margem de 2% à comercialização da divisa.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

493
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados atacam dois camiões

Desde agosto que o centro de Moçambique tem sido alvo de ataques armados a camiões. Desta vez o ataque foi no distrito de Gôndola, ninguém ficou ferido.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Alterações Climáticas

Clima. "Vítimas devem ser compensadas"

O geógrafo José Maria Langa defendeu a compensação das vítimas dos desastres naturais em Moçambique, dizendo que os países mais industrializados e poluentes devem assumir essa responsabilidade.
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Moçambique

Moçambique. Mobilidade elétrica é ainda problema

O maior desafio é a fiabilidade da oferta de eletricidade mas há vantagens em recursos como a grafite, utilizada nas baterias de automóveis elétricos e que está disponível em minas moçambicanas.
Moçambique

Fitch atribui rating CCC a Moçambique

"O rating de CCC reflete as contínuas vulnerabilidades da dívida do setor público empresarial", escreveram os analistas que retiraram Moçambique da lista de países em incumprimento financeiro.
Cabo Verde

Cabo Verde. Hospitais recrutam 95 trabalhadores

Hospitais centrais cabo-verdianos vão poder contratar 95 técnicos operacionais devido à "escassez do pessoal de apoio operacional em diferentes serviços que compõem o Sistema Nacional de Saúde".
África

Cabo Verde e São Tomé compram vacinas juntos

Nove países africanos, incluindo Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, vão comprar vacinas em larga escala para controlarem melhor os preços e o fornecimento depois de um seminário de três dias.
Fitch

Venda da Cabo Verde Airlines pode ser prejudicada

"Acreditamos que esta intenção pode ser prejudicada pela existência de um pequeno mercado interno e limitado interesse dos investidores estrangeiros", escreveram os analistas da Fitch.
Economia

Moçambique. Acordo faz dívida subir para 101%

Dívida de Moçambique sobe dos 97% para os 101% do PIB, onde 13% se deve aos empréstimos da ProIndicus e Mozambique Asset Management no valos de 1,2 mil milhões de euros.
Angola

Angola. Economia cresce 0,4% este ano

Angola deverá conseguir evitar uma nova recessão este ano, crescendo 0,4% e acelerando para 2% em 2020, estimam analistas da Fitch. No entanto, mantém uma Perspetiva de Evolução Negativa.
Quénia

Quénia. Inundações causam pelo menos 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e cerca de 144 mil foram afetadas devido às chuvas das últimas semanas, que provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em 25 condados.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa vende Mercantile Bank ao Capitec Bank

A venda foi formalizada esta quinta-feira numa cerimónia na África do Sul que significa o encaixe de 215 milhões para a Caixa no âmbito do Plano Estratégico de recapitalização.
Ana Gomes

Isabel dos Santos. Ana Gomes dá dados a Tribunal

A antiga diplomata diz que a queixa anunciada pelo EuroBic, no qual a empresária Isabel dos Santos é acionista principal, é uma forma de responder com os elementos que afirma possuir.
Angola

Holanda financia projetos elétricos em Angola

Foi aprovado financiamento de 580 milhões de dólares (522 milhões de euros) para a expansão dos projetos de construção da infraestruturas fotovoltaicas em alguns municípios angolanos.
Angola

Chivukuvuku cético sobre autárquicas angolanas

O líder do projeto político angolano PRA-JA Servir Angola diz que o governo angolano não deve ter as eleições prontas a tempo porque sabe que a vontade dos cidadãos lhe é desfavorável.
Maputo

Moçambique. Comandante do GOE detido 

O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da polícia moçambicana na província de Gaza foi detido no âmbito da investigação ao assassinato de um observador eleitoral em outubro.
Maputo

Maputo. Projeto promete gestão sustentável do lixo

"Através desta iniciativa para melhorar a segurança da lixeira, há expectativas de garantir a segurança dos cidadãos e obter conhecimento sobre aterros sanitários", disse o autarca de Maputo.
Fraude

Maputo não quer Chang deportado

Moçambique vai recorrer da decisão do Tribunal Constitucional de África do Sul que quer extraditar para os Estado Unidos o ex-ministro das Finanças Manuel Chang por fraude e corrupção.
Moçambique

Maduro felicita Nyusi pela "contundente vitória" 

"Perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período", felicitou Nicolás Maduro.
Cabo Verde

Cabo Verde instala fibra ótica em 300 instituições

Cabo Verde já instalou fibra ótica em mais de 300 instituições da governação central e local, nomeadamente, em diversas escolas e serviços de saúde.
Cabo Verde

Cabo Verde investe mais 1M em museu a céu aberto

Cabo Verde fez novo investimento de um milhão de euros para transformar centro histórico da Cidade Velha num museu a céu aberto. A obra de requalificação visa também a qualidade de vida da população.
Mundo

Portugal condena ataques terroristas no Mali

O Governo português emitiu um comunicado onde condenou os ataques a uma base militar no norte do Mali e contra uma coluna de veículos militares que provocaram a morte de 55 pessoas.
Moçambique

Portugal sétimo entre fornecedores de Moçambique

Portugal reduziu a participação no total das importações moçambicanas de 4,22% para 3,32% em 2018. Já enquanto cliente, Portugal quase duplicou o valor de compras feitas a Moçambique em 2018.
Angola

Fitch: desvalorização do kwanza propicia inflação

"A depreciação do kwanza coloca um risco para a inflação, que pode pesar mais do que o anteriormente previsto no crescimento real para 2020", escrevem os analistas da Fitch.
Mundo

Cinco mortos em naufrágio num rio em Moçambique

Canoa naufragou no domingo quando a água se infiltrou no casco devido ao excesso de peso. Foram esta segunda-feira encontrados cinco corpos, só uma das pessoas que iam a bordo sobreviveu.
Moçambique

Moçambique combate discriminação das mulheres

“Spotlight” foi apresentado em março na capital, Maputo, e avança agora para os 10 distritos piloto em regiões que têm registado mais casos de violação dos direitos da mulher e da rapariga.
Cabo Verde

Cabo Verde ainda paga o "custo" da luta armada

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde falou sobre o país, mas também sobre a situação que se vive na Guiné-Bissau, que considera ainda estar a ter problemas na passagem a estado soberano.
Moçambique

Xi Jinping saúda Filipe Nyusi pela reeleição

O Presidente da China, Xi Jinping, felicitou o seu homólogo de Moçambique, Filipe Nyusi, pela reeleição para mais um mandato de cinco anos.
Quénia

Quénia é o 1º em África a reconhecer intersexuais 

O Quénia é o primeiro país africano a incluir pessoas intersexuais nos seus censos. Das 47,56 milhões de pessoas que vivem no Quénia, 1.524 são mulheres intersexuais.
São Tomé e Príncipe

Alcobaça leva teatro de marionetas a São Tomé

325
Chama-se “etc…” e é um espetáculo sem palavras “feito de pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias”, informa a companhia S.A. Marionetas de Alcobaça.
Minas

Syrah com produção nos EUA e minério em Moçambique

"Este é um marco para a Syrah na execução da estratégia da empresa de desenvolver a produção verticalmente integrada", ou seja, da origem à comercialização, explicou a empresa em comunicado.
Moçambique

Petrolíferas investem em agronegócios e formação

O consórcio liderado pela Total em Moçambique vai investir na formação de 1.000 jovens para o programa Catalisa, que procura explorar a agricultura na vila de Palma, onde ficará a Cidade do Gás.
Mundo

Cabo Verde revê salários políticos

O governo cabo-verdiano está preocupado com o peso de 43% das despesas com pessoal para o orçamento e vai rever os salários do governo. Só as despesas com funcionários públicos fazem 11% do PIB.
Mali

Estado Islâmico reivindica ataque no Mali

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 53 soldados e um civil.
Argélia

Multidão em Argel exige queda do regime

Nesta 37.ª sexta-feira consecutiva de manifestações, a mobilização é semelhante à observada no auge do "Hirak", o movimento de protesto sem precedentes de que a Argélia é palco desde 22 de fevereiro.
Rep Democrática do Congo

Ébola: segunda vacina experimental no Congo

A República Democrática do Congo recebeu uma segunda vacina experimental para combater o surto de ébola no nordeste do país, que causou quase 2.200 mortes, confirmaram as autoridades médicas.
Moçambique

Moçambique: pagamento da dívida é "lamentável"

A organização moçambicana Fórum de Monitoria do Orçamento classificou como "lamentável e grave" o pagamento que o Governo fez esta semana a credores das dívidas ocultas.
Angola

Angola com recenseamento de agricultura e pescas

O Recenseamento Agropecuário e Pescas de Angola arranca em fevereiro de 2020, com 25 milhões de dólares do Banco Mundial e apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura.
Angola

Angola com empréstimo de 700 milhões de dólares

A tranche de 165 milhões de dólares aprovada esta semana pelo Banco Africano de Desenvolvimento para Angola faz parte de um pacote de 700 milhões de dólares, desembolsados até 2021.
Moçambique

Decisão sobre ex-governante conhecida esta sexta

O ex-ministro das Finanças moçambicano Manuel Chang, detido na África do Sul no caso das dívidas ocultas, deverá conhecer esta sexta-feira a decisão sobre a sua extradição para Moçambique ou EUA.
Râguebi

Uma final traçada pelo destino que começou em 2007

Este sábado, África do Sul e Inglaterra discutem a final do Mundial de râguebi. Mas há 12 anos, o selecionador inglês estava do outro lado, a ajudar os sul-africanos a sagrarem-se campeões mundiais.
Moçambique

Hospital da Beira reabre cirurgia e serviços

285
A reconstrução do bloco cirúrgico custou 400 mil euros e os municípios do Porto e Coimbra contribuíram com 100 mil euros cada, sendo o restante valor doado pela Health4MOZ.
África do sul

Extradição de Manuel Chang decidida esta sexta

A decisão de extraditar Manuel Chang para Moçambique ou para os EUA está a ser analisada e vai ser divulgada esta sexta-feira de manhã. As partes dispõem depois de 21 dias para apelar da decisão.
Rep Democrática do Congo

Congo: epidemia de Ébola está "sob controlo"

"A epidemia está mesmo sob controlo. Conseguimos estabilizar a doença", afirmou o secretário técnico do CMRE, admitindo que continuam "muito vigilantes, porque se trata de uma epidemia".
República Centro Africana

ONU falha na investigação a abusos sexuais na RCA

122
A ONU admitiu internamente que falhou na sua investigação aos abusos sexuais praticados pelos capacetes azuis na RCA. Em causa estão as amostras de ADN que não foram corretamente armazenadas.
África

África. Capital do BAD aumenta 125%

"Hoje é um dia histórico para o BAD e para África", disse o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, acrescentando que foi aprovado o maior aumento de capital desde 1964.
São Tomé e Príncipe

PM são-tomense: 50 empresas solicitaram contrato

O primeiro-ministro confirmou que 50 empresas quiseram entrar em São Tomé e Príncipe. Jorge Bom Jesus saúda iniciativa e diz ser necessário fazer crescer economia e combater desemprego.
Banco de Portugal

Carlos Costa: supervisor é "o melhor defensor"

"O melhor defensor do desenvolvimento económico é o supervisor, quando impõe métodos de avaliação de risco", afirmou o governador do Banco de Portugal.
Cabo Verde

Cabo Verde. Plano de Habitação ainda este ano

"Estamos a trabalhar para até final deste ano termos elaborado o Plano Nacional de Habitação", que vai ordenar e organizar o espaço, garante a ministra da Habitação de Cabo Verde.
África

Fome. 45 milhões de pessoas em risco em África

Num comunicado conjunto, várias agências das Nações Unidas assinalaram a possibilidade de um "recorde de 45 milhões de pessoas nos 16 países" serem afetadas pela "pior seca em 35 anos".
Angola

BNA nega injeção anormal de kwanza no mercado

O Banco Nacional de Angola negou uma alegada "injeção anormal de kwanzas", garantindo que evolução da base monetária "não foi produzida por nenhum fator externo ao setor financeiro".
São Tomé e Príncipe

Jardim de infância já recebe crianças

As aulas no jardim de infância reabilitado pelo grupo hoteleiro português Pestana já começaram com 30 das 350 crianças inicialmente previstas.
Banca

EuroBIC processa Ana Gomes por difamação

315
Eurodeputada vai ser processada devido a declarações sobre o alegado envolvimento do EuroBic em esquemas de branqueamento de capitais ligados a Isabel dos Santos. Banco desmente tudo.
Angola

Ex-ministro apoia revisão do estatuto do BNA

O jurista Carlos Maria Feijó defende que o Banco Nacional de Angola deve ser considerado uma "autoridade administrativa independente". O BNA anunciou que está em curso a revisão da sua lei orgânica.
Ébola

Ébola. UE atribui 6 milhões para vacina

A União Europeia contribuiu com 6 milhões para testes clínicos a uma vacina contra o ébola na República Democrática do Congo, uma iniciativa que se enquadra no programa Horizonte 2020.
Angola

Angola. Aprovado financiamento de 165 milhões

Banco Africano de Desenvolvimento aprovou 165 milhões de dólares, a três anos, dividido em etapas, para investimentos que financiem uma menor dependência do petróleo e estabilizem a economia do país.
Web Summit

Web Summit conta com 41 startups africanas

São 41 as startups africanas que vão marcar presença na edição deste ano da Web Summit — "a maior de sempre". Entre as 21.000 empresas estão cinco de Angola e uma de Cabo Verde.
Moçambique

Moçambique. Doados 15 mil euros para Cruz Vermelha

Seis meses depois da iniciativa de "O Conto da Ilha Desconhecida", a Porto Editora e a Fundação José Saramago vão doar mais de 15 mil euros para apoio às vítimas do ciclone Idai em Moçambique.
Angola

Angola. Metade do Orçamento é para dívida pública

A dívida pública angolana tem um peso de 90% do PIB. Mais de metade do Orçamento do Estado, no valor de cerca de 27 mil milhões de euros, será para a pagar.
Moçambique

Polícia conclui inquérito a morte de ativista

Anastácio Matavel foi morto a tiro em 7 de outubro por um grupo de quatro polícias de uma unidade de elite da polícia moçambicana, quando saía de uma ação de formação de observadores eleitorais.
Facebook

Moçambique. Facebook elimina páginas falsas

160
O material era usado para provocar "interferência estrangeira", ou seja, "um comportamento dissimulado, coordenado em nome de um ator estrangeiro", para "enganar o público".
Moçambique

Moçambique. Polícia acusa Renamo de ataques

As acusações são feitas pelo comando-geral da polícia de Moçambique que aponta os uniformes utilizados nos ataques do centro do país como a principal prova. O governo já tomou medidas de proteção.
Frelimo

Marcelo felicita Filipe Nyusi pela reeleição

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato", pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência.
MPLA

Angola. Retirado mandato a Tchizé dos Santos

O mandato da deputada Welwitschea dos Santos foi-lhe retirado devido ao prolongado tempo de ausência nas reuniões plenárias e de trabalho. A deputada diz estar ausente devido à doença da filha.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Ex-PR diz ser alvo de "espionagem"

O antigo chefe de estado Miguel Trovoada considera o que lhe está a acontecer como "muito inquietante, muito triste", garantindo estar a ser alvo de "espionagem".
Angola

MPLA quer Cabo Verde como “professor” de Angola

"Estamos a trabalhar nesse sentido, para que em 2020 ocorram as eleições autárquicas”, disse o líder parlamentar Américo Cuononoca. "Cabo Verde (...) pode ser o nosso professor", acrescentou.
Angola

Angola vai atualizar dados sobre saúde

O Inquérito de Indicadores Múltiplos vem atualizar os dados da última pesquisa 2015-2016 sobre os indicadores demográficos e de saúde do país e conta com um financiamento de 6,9 milhões de dólares.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ligar seis ilhas em 24 horas

O navio "super rápido" alugado em Espanha tem capacidade para transportar 427 passageiros e 20 veículos ligeiros e vai ligar pela primeira vez seis ilhas em 24 horas, segundo a Cabo Verde Interilhas.
Moçambique

Moçambique. Aprovado plano para época chuvosa

O plano no valor de cerca de 30 milhões de euros "identifica as zonas de risco, as principais ameaças e os possíveis impactos na época chuvosa e ciclónica 2019-2020", segundo o Conselho de Ministros.
África do sul

África do Sul. Desemprego mais elevado em 11 anos

O desemprego na África do Sul atingiu os 29,1%, o pior em 11 anos, no período entre julho e setembro de 2019, no qual mais 2,2 milhões de pessoas estavam desempregas em relação há uma década.
Renamo

Renamo recorre ao Constitucional após eleições

"Nós queremos a anulação das eleições, porque elas não foram eleições. Foram uma caricatura, uma exibição circense", declarou Venâncio Mondlane, mandatário da Renamo.
Mundo

Somália resolve menos crimes a jornalistas

A Somália é o país com mais homicídios a jornalistas por esclarecer, considerando população. Tendo em conta os 38 países do ranking, já morreram 318 jornalistas.
Eleições

CNE preocupada com eleições em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições está preocupada com algumas irregularidades nas eleições em Moçambique e o presidente afirma que nunca disseram "que as eleições tinham sido livres".
Moçambique

Privinvest pagou 10 milhões à Frelimo em 2014

A Privinvest é uma empresa moçambicana envolvida nas 'dívidas ocultas' de Moçambique. A empresa terá, alegadamente, transferido 10 milhões de euros para a Frelimo com intermédio a um banco americano.
Angola

2020: OGE angolano prevê mais receitas e despesas

O OGE para 2020 comporta receitas estimadas em 29,9 mil milhões de euros e despesas em igual montante no mesmo período, num cenário que antecipa um crescimento de 1,8% do PIB.
Angola

PR angolano exonera ministro da Comunicação

“Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor", escreveu João Melo, exonerado pelo Presidente da República esta segunda-feira, na sua conta do Twitter.
África

Saiba o local exato onde nasceu o Homem moderno

1099
A localização da "pátria ancestral" do Homem moderno é ao sul do rio Zambeze, numa área correspondente ao Botswana, Namíbia e Zimbabué. O sítio exato foi descoberto por um estudo genético.
Moçambique

Novo porto de pesca moçambicano na Beira

"A cadeia de valores, como a captura, conservação, processamento e comercialização, ganha aqui o seu verdadeiro sentido", disse o Presidente moçambicano na inauguração da nova infraestrutura.
África do sul

África do Sul: restrições no abastecimento de água

Com várias zonas do país a enfrentar escassez de água, o governo sul-africano anunciou esta segunda-feira restrições no abastecimento de água.
Moçambique

Vale e Estado moçambicano condenados 

O Tribunal Administrativo de Tete decidiu condenar a multinacional brasileira Vale e o governo moçambicano a cumprirem o acordo relacionado com as populações afetadas pela exploração de carvão.
Prémios e Galardões

Eduardo Agualusa distinguido em Angola

José Eduardo Agualusa, escritor angolano, "tem contribuído tanto para o surgimento do leitor emancipado, como para o fortalecimento da cidadania e da liberdade de expressão", lê-se na ata do prémio.
África

1 em 4 africanas aceita violência conjugal

Um estudo do Afrobarómetro realizado em 34 países apurou que 28% dos inquiridos (homens e mulheres) sustentam que bater na mulher é "sempre" ou "algumas vezes" justificado.
Angola

Angola. Reservas em valor mais baixo desde 2011

As reservas líquidas de Angola em moeda estrangeira caíram para 10,1 mil milhões de dólares. "É o valor mais baixo desde pelo menos 2011, quando a atual série estatística começou", dizem os analistas.
Cabo Verde

Comissão cabo-verdiana aponta "fragilidades"

"Relativamente à realização dos direitos da criança ainda temos várias fragilidades", disse a presidente da CNDHC cabo-verdiana, indicando casos mais preocupantes nas ilhas do Sal e da Boavista.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Mundo

Consórcio de gás investe 2.000 milhões em Angola

O novo consórcio junta a Sonangol à Chevron, Total e Eni, e pretende começar a produzir já em 2022. As negociações decorreram ao longo de 10 meses e estão finalmente concluídas.
Mundo

Angola não deve sair da recessão em 2020

Quem o diz é a consultora Economist Intelligence, que considerou a previsão irrealista face ao baixo preço do petróleo. Já em maio deste ano a consultora tinha revisto o crescimento de 2,8% para 0,4%.
Mundo

Moçambique lança campanha agrícola

O Presidente lança esta segunda-feira uma campanha agrícola à luz do risco de insegurança alimentar causado pela seca, pelo ciclone Kenneth e pelos conflitos armados em várias zonas do país.
Transportes Aéreos

Entrada da Cabo Verde Connect baixa preços em 6%

102
A companhia aérea regional vai entrar no mercado em 2020 e o anúncio já fez baixar os preços dos voos entre 5% a 6%. Até agora os voos internos eram assegurados somente pela Cabo Verde Airlines.
A página está a demorar muito tempo.