Dark Mode 48,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

África

Coronavírus

África com mais de 300 mortes e 7.700 casos

O continente africano ultrapassou este sábado a barreira dos 300 mortes e há registo de 7.700 casos divididos por 50 países. África do Sul é o país com mais casos registados (1 505)
Coronavírus

Relações Angola-China afetadas pela pandemia

Presidente da Câmara de Comércio Angola-China diz que número de empresários chineses presentes em Angola diminuiu desde finais do ano passado, estando também a ser afetadas as importações.
Coronavírus

BAD na bolsa de Londres com emissão "histórica"

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) entrou para o índice do Mercado Sustentável de Títulos, ao colocar na bolsa de Londres a emissão de 3 mil milhões de dólares, um "marco histórico".
Coronavírus

Moçambique alerta ao ver "casa do vizinho a arder"

Moçambique está alerta ao ver "a casa do vizinho a arder", com o avanço da Covid-19 nos países fronteiriços, situação que justifica o estado de emergência até final de abril.
Coronavírus

Banco Mundial cede empréstimo a Cabo Verde

Banco Mundial a Cabo Verde vai financiar o reforço da capacidade laboratorial e comprar máscaras cirúrgicas e luvas para combater a pandemia de Covid-19, no valor de 4,6 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Ataque contra autocarro faz um morto

O autocarro da companhia City Link viajava da Beira para Quelimane e foi alvejado cerca das 8h horas locais (7h em Lisboa) quando seguia numa escolta policial.
Coronavírus

Cabo Verde. Maioria das empresas vai sobreviver

Para o presidente da Câmara de Comércio, as empresas ligadas ao turismo serão as mais afetadas pelos efeitos do novo coronavírus, mas salientou que o problema é transversal a todas as empresas.
Angola

Angola. Aprovada compra de aviões da TAAG

O acordo será celebrado entre a TAAG e o sindicato bancário representado pela ABSA Bank Limited. Em troca da emissão de garantia soberana, a companhia terá de pagar uma taxa correspondente a 01%.
Moçambique

Ataques a autocarros provocam cinco feridos

Os dois veículos e passageiros pernoitaram na povoação de Muxungué, de onde saíram às 7h e foram alvejados pouco depois de terem deixado o troço com escolta militar no distrito de Chibabava.
Coronavírus

Moçambique avalia caso positivo em Cabo Delgado

Em causa está um caso positivo de Covid-19 numa empresa de gás. "Foi tomada a decisão de identificar todas as pessoas que entraram em contacto com esse trabalhador", disse o ministro da saúde do país.
Coronavírus

África estima que países ultrapassem 10 mil casos

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana prevê que, no final de abril, haverá vários países no continente a ultrapassar a barreira dos 10 mil casos. 49 países somam 6.213 casos.
Coronavírus

Alemanha freta voos da SAA para repatriar cidadãos

A companhia aérea South African Airways vai efetuar na sexta-feira dois voos, de Joanesburgo para Munique, e da Cidade do Cabo para Frankfurt, para repatriar alemães retidos na África do Sul.
África

BAD ajuda a combater praga de gafanhotos em África

O empréstimo vai ajudar Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Uganda e Tanzânia a controlarem "a praga de gafanhotos que está a ameaçar colheitas e a segurança alimentar".
Coronavírus

Linha em Cabo Verde já recebeu 8.000 chamadas

A linha já atendeu um total de 7.915 chamadas, normalmente de pessoas com dúvidas sobre a doença. No entanto, muitas chamadas "são para gozar" e "atrapalham a linha para quem realmente necessita".
Moçambique

Moçambique. Seca e crise alimentar persistem

Na província de Cabo Delgado, a causa da fome que vai crescendo no dia-a-dia dos habitantes é provocada pelo abandono dos campos, com o alastrar do conflito armado com grupos insurgentes.
Coronavírus

Supermercados em Angola só abrem até às 16h 

Segundo um decreto do Ministério do Comércio, estabelecimentos de venda de bens e serviços essenciais terão um horário único de funcionamento com abertura às 8 e encerramento às 16h.
Coronavírus

Moçambique. Habitantes continuam a vida normal

Apesar dos apelos ao distanciamento social e da entrada em vigor do estado de emergência, que ainda não impõe limitações à circulação, os cidadãos moçambicanos continuam a sair à rua.
Coronavírus

Cabo Verde pede a emigrantes que se isolem

Num país profundamente católico e com o aproximar da Páscoa, Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, disse que o tempo é de "fazer isolamento social".
Coronavírus

Presidente angolano apela para que fiquem em casa

Angola regista sete casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais dois acabaram por morrer e um está já recuperado. Os doentes são cidadãos angolanos que regressaram de Portugal em março.
Moçambique

Nove novos casos de cólera no norte de Moçambique

Nampula registou esta quarta-feira um cumulativo de 1.355 casos contra os 1.284 que se verificavam até sábado, desde o início do surto, que afeta 11 dos 23 distritos da província.
Coronavírus

África pede perdão de dívida total durante 3 anos

244
Ministros das Finanças africanos defenderam um perdão de toda a dívida, e para todos os países do continente, durante o período de recuperação dos efeitos da pandemia, que estimaram ser de três anos.
Coronavírus

África "a 2 ou 3 semanas" de Itália ou Espanha

8356
Multiplicam-se os alertas em relação à propagação da Covid-19 no continente africano — tão rápida como na Europa. Mas os serviços de saúde estão menos preparados.
Coronavírus

Cabo Verde lança experiência "online" de teatro

Com todas as estruturas físicas fechadas, o grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo transmitiu em direto "online" a peça “As Palavras de Jó”, a partir de um estúdio improvisado.
Coronavírus

Angola é dos países mais vulneráveis 

Os países emissores de dívida com "avaliação abaixo da recomendação de investimento" e com um "grande montante de dívida em moeda externa a credores privados" estão particularmente vulneráveis.
Coronavírus

Moçambique recebeu 22 mil "kits" para diagnóstico

Moçambique recebeu um total 22 mil "kits" de diagnóstico, sendo que foram distribuídos 20 por cada província. O Ministério da Saúde quer expandir o diganóstico a outras províncias.
Coronavírus

Vendedoras informais em Cabo Verde ficam em casa 

As vendedoras informais cabo-verdianas já começaram a ficar em casa, mas não sabem como aceder ao subsídio de 90 euros a que têm direito segundo a declaração de estado de emergência.
Coronavírus

Moçambique. Banco reduz encargos nas transações

Os bancos comerciais deixam de cobrar "encargos e comissões para as transações efetuadas através de canais digitais até ao limite diário de cinco mil meticais (67 euros), para clientes singulares".
Moçambique

Moçambique quer renegociar exportação de caju

O governo moçambicano quer reduzir de 70% para 45% a taxa aplicada ao caju vendido à Índia, afirmando que negociação deve seguir o exemplo de outras culturas, como o feijão-bóer.
Coronavírus

Angola obrigada a endividar-se mais para reagir

108
Angola "terá de depender dos fluxos de investimento direto estrangeiro, mais desembolsos do FMI, emissões de Eurobonds e ajuda externa para financiar o défice externo", considerou a Oxford Economics.
Coronavírus

Angola. Português cria call center de voluntários

Há 30 voluntários a distribuir folhetos nos bairros e a esclarecer dúvidas sobre procedimentos de desinfeção e sobre a quarentena, numa tentativa de aliviar o número de emergência nacional.
Coronavírus

Angola denuncia aumento de violência doméstica

As situações de violência estão a aumentar "porque as pessoas estão em casa e, na verdade, as famílias não estão habituadas a gerir as tensões familiares do lar".
Coronavírus

Cabo Verde vai entrar na "fase decisiva"

Numa altura em que Cabo Verde entra no segundo dia de estado de emergência, o primeiro-ministro recordou que os países "mais agressivos" nas medidas de prevenção conseguiram "melhores resultados".
Coronavírus

Moçambique. Patrões querem suspender contratos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique sugere que os salários sejam substituídos por subsídios durante seis meses. Objetivo é apoiar as empresas mais afetadas pela pandemia.
Coronavírus

Autoridades angolanas pedem apoio solidário

A iniciativa enquadra-se na Campanha de Solidariedade Juntos por Angola, lançada na sexta-feira, com vista a acudir os mais carenciados, sobretudo no decurso do período de estado de emergência.
Coronavírus

Angola. Detidos seis pastores e três moto-taxistas

Pelo menos nove pessoas, seis pastores e três taxistas foram detidas pelo crime de desobediência ao estado de emergência em Bié, Angola. Pastores realizaram cultos religiosos com mais de 35 fiéis.
Coronavírus

Um novo caso em Moçambique, total sobe para oito

171
Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Moçambique testou 205 casos suspeitos, 64 dos quais nas últimas 24 horas.
Coronavírus

Moody's põe 'rating' da África do Sul no 'lixo'

Descida da opinião sobre a qualidade do crédito soberano da África do Sul surge numa altura em que o país entrou em isolamento por 15 dias.
Coronavírus

Retidos em Cabo Verde conseguem voo de regresso

Portugueses retidos em Cabo Verdes conseguiram embarcar de regresso a Portugal. Há queixas de falta de apoio da Embaixada Portuguesa e vários passageiros pagaram entre 750 e 1.300 euros pelo bilhete.
Coronavírus

Moçambicanos regressaram da África do Sul

Um total de 7.235 moçambicanos atravessaram na quinta-feira a fronteira de Ressano Garcia com a África do Sul. Em causa está o recolher obrigatório de 21 dias que o governo decretou.
Coronavírus

PAIGC pede a guineenses para acatar ordens

Os veteranos do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde apelaram aos guineenses para "acatar com rigor e disciplina todas as orientações emanadas pelos técnicos de saúde".
Coronavírus

Angola: Circulação interdita e água gratuita

157
Os cidadãos só podem deslocar-se em situações excecionais como para obtenção de cuidados de saúde, entrega de bens alimentares ou medicamentos ao domicílio.
Coronavírus

São Tomé envia amostras para exames em Lisboa

Amostras dos 146 passageiros que chegaram a São Tomé há uma semana, vindos de Lisboa e Camarões, foram enviadas esta quinta-feira para o Instituto Ricardo Jorge para serem testadas.
Coronavírus

Cabo Verde prevê perder 4% do PIB

"A economia de Cabo Verde vai perder cerca de 500 mil turistas este ano, em relação a 2019", uma quebra superior a 60%, admitiu o vice-primeiro-ministro, acrescentando que PIB poderá reduzir-se em 4%.
Coronavírus

Angolanos sabem como proteger-se, mas não têm como

Os "musseques" de Luanda temem os efeitos do estado de emergência, que os proíbe de biscates e pequenas vendas que lhes garantem a sobrevivência diária, e continuam a amontoar-se nas ruas.
Coronavírus

África do Sul. Confederação dá dinheiro a clubes

Confederação Sul-Americana de Futebol vai pagar a clubes até 60 por cento dos direitos de participação nas suas competições internacionais, para que este "enfrentem as suas necessidades financeiras".
Coronavírus

Cabo Verde passa a situação de risco de calamidade

Numa altura em que o país regista quatro casos da Covid-19 e um óbito, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou o "reforço significativo" das medidas, até 17 de abril.
Coronavírus

Países lusófonos em África não estão preparados

O IHMT diz que "não há pessoal suficientemente preparado, em quantidade, para responder aos casos críticos" e alerta para a falta de equipamentos, como os ventiladores.
Moçambique

Moçambique. "Jihadista" quer impor lei islâmica

Esta foi a primeira mensagem divulgada pelos autores dos ataques que ocorrem há dois anos e meio na província de Cabo Delgado, gravada numa das povoações que invadiram.
Coronavírus

Angola. Médicos frustrados por riscos de infeção

O Sindicato dos Médicos afirma que "o país tem carência de quase tudo, tem carência de luvas, de máscaras, de óculos", o que aumenta a probabilidade de os hospitais serem uma fonte de contágio.
Coronavírus

Presidente cabo-verdiano felicita governo

O Presidente cabo-verdiano felicitou o governo e os seus parceiros sociais pela "grande responsabilidade", admitindo um "grande satisfação" em relação às medidas que visam limitar efeitos na economia.
Mali

Líder da oposição no Mali foi raptado na campanha

A zona em que Soumaïla Cissé desapareceu, na região de Timbuktu, quando fazia campanha para as eleições parlamentares de domingo, é uma área onde operam os jihadistas ligados à al-Qaeda.
Moçambique

Moçambique. "Jihadistas" reivindicam ocupações

450
Elementos armados com a bandeira do grupo jihadista Estado Islâmico reivindicaram a segunda vila em menos de 48h, publicando quatro fotografias na Internet em edifícios da vila de Quissanga.
Coronavírus

São Tomé autoriza TAP a aterrar e levar europeus

Os "cidadãos europeus, sobretudo portugueses" retidos no país desde que as autoridades encerraram o espaço aéreo, serão retirados na quinta-feira por um avião da transportadora aérea TAP.
Coronavírus

Estado de Emergência em Angola na sexta-feira

133
Angola encerra fronteiras, ficam proibidos ajuntamentos com mais de 50 pessoas, incluindo casamentos e funerais. O país prepara-se para a pandemia quando regista oficialmente 3 casos.
Moçambique

Moçambique: "Estamos abandonados à nossa sorte" /premium

1600
Só esta semana, milícias armadas em Moçambique tomaram controlo de duas vilas. Um bispo local relata ao Observador o medo — e a chegada de famílias separadas, que fugiram pelo mato.
Coronavírus

Economia. Angola enfrenta consequências negativas

Os economistas lembram que o petróleo está a transacionar a quase metade do valor inscrito no orçamento de Angola (55 dólares por barril) para este ano e antecipam uma subida da inflação.
Angola

Banca paga multa por violação de procedimentos

Os bancos comerciais angolanos praticaram infrações como o incumprimentos do reporte das operações cambiais de importação de mercadorias, das normas e procedimentos de mercadorias.
Coronavírus

São-Tomé indefere suspensão de ligação entre ilhas

O governo afirma que "não há registo de nenhum caso suspeito de infeção por coronavírus em todo o território nacional", pelo que considera que cortar as ligações aéreas e marítimas não faz sentido.
Coronavírus

Hotéis da ilha do Sal suspendem atividade

Apesar da suspensão temporária das atividades, o Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo garante que os hotéis estão a garantir os postos de trabalho e a retribuição de 70% do salário.
Coronavírus

Hospitais de Cabo Verde priorizam casos urgentes

O ministro da Saúde admitiu a necessidade de ter "espaço e recursos humanos" para tratamento de eventuais casos, sem prejudicar o atendimento de situações de urgência e de emergência.
Chade

Ataque do Boko Haram matou pelo menos 92 militares

O ataque ocorreu na noite de domingo para segunda-feira na aldeia de Boma, na província de Lac, perto da fronteira com a Nigéria e o Níger. O grupo extremista tem realizado numerosos ataques.
Coronavírus

Moçambique cresce 4,2% com investimento no gás

As consequências da pandemia, as repercussões no comércio e no investimento e o fardo da dívida pública fazem com que os painelistas apontem um crescimento de 4,2%, menos 0,5 pontos do que em 2019.
Coronavírus

Portugueses em Angola desesperam com saída do país

Portugueses queixam-se da falta de respostas das entidades portuguesas para saírem de Angola. O consulado de Portugal e a transportadora aérea TAP são os principais visados pelas reclamações.
Moçambique

Moçambique. Grupos armados invadem vila

É a segunda invasão de uma vila por parte do movimento que há dois anos e meio aterroriza a região, depois de na segunda-feira terem ocupado durante quase todo o dia Mocímboa da Praia.
Coronavírus

Parlamento de Moçambique com menos deputados

O país suspendeu atividades com mais de 50 pessoas, sendo o parlamento uma exceção, que ainda assim vê os seus deputados reduzidos para que haja um mínimo de um metro de separação entre pessoas.
Coronavírus

Cabo Verde. Farmácias têm de racionalizar vendas

Na cidade de Praia, algumas farmácias já começaram a gerir a venda de produtos há uma semana devido ao aumento da procura e para evitar o açambarcamento por parte dos clientes.
Coronavírus

Covid-19. Cabo Verde anuncia primeira morte

Um turista inglês de 62 anos foi o primeiro caso da doença detetado no arquipélago. "O quadro clínico do paciente tinha vindo a agravar-se e teve o desfecho", disse um ministro do país.
Coronavírus

Angola. Notários e registos fechados

Vão ser ainda suspensos o Centro de Resolução Extrajudicial de Litígios e o Instituto Nacional de Estudos Judiciários. Serviços mínimos e urgentes e casamentos agendados para este período mantém-se.
Coronavírus

França prepara pacote financeiro de ajuda a África

Segundo o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, "pacote financeiro" tem como objeto "o apoio indispensável a dar aos países" mais vulneráveis, particularmente em África.
Coronavírus

África passa 1.700 casos. Vírus está em 43 países

355
O novo coronavírus está a propagar-se em África, numa altura em que se começam a aplicar medidas de isolamento social nos países africanos.
Coronavírus

Número de infeções em Moçambique sobe para três

O número de casos de infeção por Covid-19 em Moçambique subiu de um para três: uma mulher com mais de 70 anos que esteve em contacto com o primeiro caso e uma mulher sul-africana com mais de 30 anos.
Coronavírus

Cabo Verde protege empresas, empregos e famílias

O acordo tripartido entre governo, patronato e sindicatos, que vai vigorar durante os próximos três meses, foi assinado com o objetivo de manter e preservar os empregos, as empresas e as famílias.
Moçambique

Ex-presidente das Linhas Aéreas condenado a prisão

Foram também condenados por peculato o antigo diretor financeiro da transportadora e a diretora da Executive, entidade gestora da Índico. Os três condenado serão obrigados a pagar uma indemnização.
Coronavírus

Cabo Verde: tarifas de eletricidade inalteradas

Cabo Verde não vai fazer a manutenção dos preços nas empresas de eletricidade, evitando os aumentos que deveriam vigorar a partir do dia 1 de abril. A medida visa atenuar as consequências da pandemia.
Coronavírus

Covid-19. 554 casos na África do Sul

Na província de Gauteng, epicentro da epidemia na África do Sul, o número de infeções confirmadas ascende a 302 casos positivos, na sua maioria em Joanesburgo.
Moçambique

Tomada de Mocímboa revela falhanço do governo

109
Há três anos que os grupos armados têm feito ataques perto de Cabo Delgado, causando um enorme sofrimento humano sem serem responsabilizados. O governo do país não conseguiu evitar o pior.
Construção

Cabo Verde. Produção na construção civil aumentou

O aumento de produção na construção civil justifica-se essencialmente pelo aumento na produção de material de base, de material de revestimento, de esquadria e de material de eletricidade.
Moçambique

Moçambique/Ataques. Mocímboa da Praia já sai à rua

Os residentes afirmam que voltaram a circular nalgumas zonas, mas há corpos nas ruas e marcas das confrontações entre as forças de defesa e segurança e o grupo que atacou a vila na segunda-feira.
Moçambique

Moçambique. Encontrados 64 mortos em contentor

2622
Os cadáveres foram encontrados durante uma operação de controlo de peso. Alguns dos 14 sobreviventes começaram a bater no contentor e a gritar — o que chamou a atenção da polícia.
Coronavírus

São Tomé. Médicos pedem proteção e testes

A Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe reconheceu os esforços do governo, mas reforçou que alguns aspetos devem ser melhorados: mais materiais de proteção e mais testes a casos suspeitos.
Coronavírus

Angola vai receber médicos cubanos

174
Objetivo é que possam dar apoio a Angola e mitigar o impacto "na parte assistencial, na área de saúde pública mais preventiva e na busca ativa e controlo da epidemia".
Coronavírus

O novo coronavírus já está em Angola

1779
Passageiros vindos de Portugal ficaram de quarentena em condições "desumanas". OMS confirma falta de ventiladores e fala em situação "difícil". Ao todo, há 3 casos confirmados de Covid-19.
Coronavírus

ONG: Moçambique não deve pagar dívida oculta 

A ONG afirma que o dinheiro "precisa de ficar em Moçambique para ajudar a financiar os serviços de saúde e lidar com a crise económica e a queda nos preços das matérias-primas".
Coronavírus

Angola pára por 15 dias para prevenir propagação

Angola vai fechar fronteiras, proibir aglomerações públicas com mais de 200 pessoas, suspender aulas e privilegiar o teletrabalho em empresas. As visitas a reclusos estarão interditas temporariamente.
Coronavírus

Marrocos ficou em casa mais cedo do que a Europa

2222
Em menos tempo do que os países europeus, Marrocos decidiu avançar já para medidas restritivas contra a Covid-19. Tinha cerca de 60 infetados quando assumiu o fecho e decretou o estado de emergência.
Coronavírus

Moçambique terá que fazer alterações no Orçamento

A receita fiscal e a atividade económica estão a ser afetadas "severamente" pela pandemia do Covid-19, implicando que sejam feitas alterações ao Orçamento do país.
Moçambique

Grupo armado ataca Mocímboa da Praia

A vila é um dos principais centros urbanos da região, tendo a única estrada asfaltada que cruza a província. A população relata disparos de armas de fogo e gritos de confrontação em vários locais.
Coronavírus

Moçambique impõe quarentena em casa a viajantes

Algumas das medidas a implementar serão a quarentena domiciliária de 14 dias para todos os viajantes e o fecho de todas as escolas.
Coronavírus

Filipe Nyusi. Moçambique está em risco eminente

O Presidente moçambicano afirmou que o país está em "situação de risco eminente e de grande preocupação", uma vez que a maior parte dos países da região reportaram já reportaram casos.
Coronavírus

Medidas de prevenção das petrolíferas reavaliadas

A ministra da Saúde angolana vai avaliar igualmente as condições de resposta a uma eventual confirmação de casos do novo coronavírus. Angola ainda não tem casos positivos.
Coronavírus

Portugueses retidos em Moçambique regressam

214
O regresso está marcado para sábado e segunda-feira. Em causa esteve o cancelamento de um voo da TAAG com escala em Luanda quando os passageiros já estavam na sala de embarque.
Moçambique

Moçambique prevê atribuir 3,3 milhões de terras

Aposta do governo, que prevê a atribuição de mais de 3,3 milhões de títulos de terra em 5 anos, destina-se a particulares ou empresas ocupantes de terra por via sucessória ou a novos requerentes.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial e São Tomé assinam acordo

Acordo assinado prevê a criação de uma Zona Especial de Exploração Conjunta dos blocos de petróleo e gás ao largo da costa dos países "e já atraiu várias empresas internacionais", como a Galp Energia.
Angola

Presidente de Angola exonera ministro do Comércio

Depois de ter exonerado a ministra da educação na segunda-feira, o Presidente da República exonera agora o ministro do comércio, que vai ser substituído por Victor Francisco dos Santos Fernandes.
Arbitragem

Federação angolana suspende cinco árbitros

Foram suspensos cinco juízes por "arbitragens menos conseguidas" em jogos do campeonato angolano de futebol e da Taça de Angola, três deles durante 45 dias e dois durante 60 dias.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Autoridades condenam crime de deputado

O Governo afirma que "nada justifica tamanha violência" e acrescenta que "a nação são-tomense aguarda com expetativa que a Justiça seja feita de forma exemplar, eficaz e célere".
Angola

Lourenço na tomada de posse de homólogo da Namíbia

Hage Geingob foi reconduzido no cargo de Presidente da República da Namíbia, em eleições realizadas em novembro de 2019. Na altura, o chefe de Estado angolano já tinha felicitado a reeleição.
Angola

Angola. Presidente exonera ministros 

O presidente justificou a substituição da ministra da Educação, Ana Paula Elias e do ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Faria Maiato com a "conveniência de serviço".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Deputado mata cidadão em frente à PJ

O crime aconteceu pouco minutos depois de os dois saírem da PJ, onde tentavam resolver um problema de dívida. A vítima deu entrada no hospital "já sem vida.
Moçambique

Um ferido grave em ataque armado em Moçambique

Uma das balas atingiu um dos três ocupantes do camião na zona de Matenga, no limite entre os distritos de Nhamatanda e Gorongosa, junto à principal via rodoviária do país, a estrada nacional 1.
Cabo Verde

Cabo-Verde. PAICV quer garantir direitos humanos

Maior partido da oposição cabo-verdiana pediu ao governo a tomada de "medidas urgentes" para combater a violação dos direitos humanos no país, alertando para "falhas" na proteção de crianças.
Isabel dos Santos

Isabel fica sem ações da Nos, Efacec. E da Galp /premium

188
A pedido de Angola, juiz Carlos Alexandre ordenou o arresto das ações e de todas as contas bancárias de Isabel dos Santos e de três colaboradores. Ações da Galp já terão sido arrestadas na Holanda.
Luanda Leaks

Alexandre apreende bens de Isabel dos Santos

1109
Relação de Lisboa deu razão a recurso do Ministério Público e juiz Carlos Alexandre determinou o arresto de todos os bens da filha de José Eduardo dos Santos.
Moçambique

Moçambique. Bebé tem o nome do ciclone Idai

"Acabava de ter o parto, nem tinha segurado ainda no bebé, quando ouvi gritos de socorro e um barulho de corrente de água a vir na nossa direção”, descreveu a mãe, recordando o 15 de março de 2019.
Cabo Verde

Crimes em Cabo Verde caem para metade em 4 anos

O diretor da Polícia Nacional anunciou uma quebra nas ocorrências (crimes contra o património e crimes contra pessoas) de 17,43% em 2019.
Angola

Angola. Embaixador português vai reforçar relação

Para o embaixador português, a relação bilateral, que "já tem décadas", tem sempre "todo um potencial para ser uma relação ainda melhor" e a função do embaixador é "reforçar e muscular" essa relação.
Forças Armadas

China dá apoio militar de 4,4 milhões a Cabo Verde

O protocolo para concessão gratuita da assistência militar consiste no fornecimento de materiais militares e cursos de formação aos recursos humanos das Forças Armadas cabo-verdianas.
Quénia

Burros selvagens podem desaparecer até 2023

634
Burros selvagens africanos fazem parte das 30 mil espécies em perigo de extinção e podem desaparecer até 2023. Quénia foi o último país a proibir a caça da espécie, o que poderá contrariar previsões.
Angola

UNITA diz que regime angolano protege quem roubou

O presidente da UNITA afirmou que "de pouco adianta gritar o combate à corrupção" quando o "regime protege atores do roubo e impede o normal funcionamento das instituições".
Angola

UE disponibiliza 12 milhões para café angolano

Objetivo é reforçar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), após a apresentação do estudo da cadeia de valor do café em Angola.
Petróleo

Petróleo. Angola e Guiné querem mais cooperação

Governos de Angola e da Guiné Equatorial querem relançar acordos para a formação de quadros, produção, exploração e comercialização de hidrocarbonetos. Objetivo é estreitar laços na área petrolífera.
Moçambique

ONU precisa de 120 milhões após o Idai

A ONU afirma que são necessários de imediato 120 milhões para a ajuda básica para evitar mais vulnerabilidades e cair em "mecanismos negativos", como o abandono escolar ou casamentos precoces.
Nações Unidas

7.ª Força Nacional Destacada parte para África

Este "é um dos mais exigentes cenários operacionais em que os militares portugueses estão envolvidos". Só este ano, cerca de 1.738 militares portugueses vão participar em 22 missões da NATO e UE.
Quénia

Caçadores furtivos matam única girafa branca fêmea

2121
Os corpos das duas girafas com pele branca, em resultado de uma pigmentação raríssima, foram encontrados "em estado de esqueleto depois de terem sido mortas por caçadores furtivos" numa reserva.
Cabo Verde

Cabo Verde detém suspeitos de abuso de menor

Três homens foram detidos pela PJ de Cabo Verde por suspeitas de prática continuada de abuso sexual de menor e lenocídio. Vítima, que tinha 12 anos, recebia dinheiro em troca de favores sexuais.
Angola

Resultados do repatriamento de capitais em breve

103
O porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé afirma que o país está "numa penúria" há 7 anos, mas garante que "brevemente ou a seu tempo" as autoridades competentes vão responder.
Moçambique

Dívidas Moçambique. Arguidos não pagam compensação

Os arguidos afirmam que não são responsáveis pela degradação da situação económica em Moçambique no seguimento da crise da dívida oculta e negam que a República tenha direito a qualquer compensação.
Moçambique

Moçambique. Um ano após ciclone, ainda há estragos

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março, provocou 603 mortos. A cidade da Beira, uma das principais do país, foi severamente afetada, e ainda há zonas por recuperar.
Luanda

Crianças detidas por furto de acessórios elétricos

O uso de crianças para o roubo de barras de cobre de cabines de eletricidade, com linhas de média tensão, é um novo método aplicado por adultos para este tipo de crime, em Luanda.
Cabo Verde

PAICV critica fim do voo direto Praia-Lisboa

Para o PAICV, esta medida é uma "machadada no processo de desenvolvimento de Santiago", uma vez que vai implicar mais custos aos passageiros, dificultar as exportações e afetar o turismo na ilha.
União Europeia

UE propõe nova estratégia com África 

A UE propõe que a Europa e África maximizem os benefícios da transição ecológica e minimizem as ameaças para o ambiente, em plena conformidade com o Acordo de Paris.
Cabo Verde

TICV garante até 28 voos diários em Cabo Verde

A companhia realiza cerca de 18 voos por dia no inverno, que sobem para 24 a 28 voos diários no verão, além de "reforços grandes" nas ligações para as "festividades mais importantes".
Guiné-Bissau

Amílcar Cabral é o segundo maior líder mundial

406
Depois do fundador do PAIGC, surgem na lista Winston Churchill e o Presidente americano Abraham Lincoln. Maharaja Ranjit Singh, líder do império sikh do início do século XIX, ficou em primeiro lugar.
Angola

Economist prevê recessão de 1,2% em Angola

Apesar da revisão em baixa, a consultora já estima um regresso ao crescimento no próximos três anos, antecipando uma expansão média de 3,1% entre 2021 e 2023.
São Tomé e Príncipe

Como o homicídio de uma portuguesa chocou São Tomé /premium

893
Catarina Barros de Sousa foi brutalmente assassinada por um funcionário do hotel em que trabalhava. Os são-tomenses ficaram tão revoltados que quiseram fazer justiça com as próprias mãos.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Homicida de portuguesa em prisão

182
O funcionário do hotel onde a cidadã luso-são-tomense trabalhava como gerente ficou em prisão preventiva, após ter sido presente ao tribunal regional. Primeiro-ministro elogiou a PJ pela investigação.
Angola

TAAG sem capacidade para atender a exigências

121
O sindicato dos Pilotos de Linhas Aéreas reivindicam a revisão salarial, num aumento equivalente em kwanzas a 3.300 euros cuja implementação exigem para este mês.
Moçambique

Cabo Delgado. ONU defende reforço humanitário

"De momento há segurança na sede dos distritos e é muito importante preservar esta segurança", referiu a coordenadora das Nações Unidas em Moçambique, que defende que haja, a partir delas, um reforço.
Nações Unidas

ONU quer mudar situação em Cabo Delgado

A ONU afirma que a situação pode ser revertida através de "um esforço conjunto de desenvolvimento, criação de emprego e utilização das oportunidades que há em Cabo Delgado".
Tunísia

Tunísia. Ataque suicida frente à embaixada dos EUA

As autoridades tunisinas afirmam que os autores da explosão foram dois homens que seguiam numa mota. A explosão ocorreu junto ao portão principal da embaixada.
São Tomé e Príncipe

Preso suspeito da morte de portuguesa em S. Tomé

As autoridades policiais de S. Tomé detiveram o suspeito de ter assassinado uma portuguesa na ilha. Detido era funcionário de hotel no norte da ilha que era gerido pela vítima.
Racismo

"Acontece todos os dias". 10 relatos sobre racismo

1570
A reação de Marega perante uma claque que o hostilizava com sons de macaco lançou o debate: Portugal é um país racista? Dez pessoas partilham as suas experiências diárias.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Governo acompanha transladação de corpo

O Governo português está a acompanhar a transladação do corpo da cidadã luso-são-tomense residente em São Tomé que foi assassinada esta semana e a trabalhar em coordenação com a família.
Luanda Leaks

Luanda Leaks: "Voltaria a fazê-lo", diz Rui Pinto

369
Num bilhete enviado à diplomata Ana Gomes, o hacker Rui Pinto afirmou que o caso Luanda Leaks é o exemplo de que "os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a democracia".
Moçambique

Falta de equipamento básicos em unidades de saúde

E Moçambique, a disponibilidade média nacional dos elementos necessários para controlo de infeções nas unidades de saúde é de 66%.
Cabo Verde

Voo direto da Praia para Lisboa termina

O voo Praia-Lisboa passa a ser feito com escala em Sal, regressando ao modelo anterior de agosto de 2019. TAP volta assim a ser a única companhia a ter voos regulares diretos entre as duas capitais.
República do Congo

Angola transfere chimpanzé bebé para Rep. do Congo

Um chimpanzé de ano e meio, que tem uma bala no corpo e foi golpeado com uma catana por caçadores furtivos, foi transferido para tratamento médico no Santuário Nacional de Tchimpounga.
Angola

BP vai financiar desminagem em Angola

A nota de imprensa distribuída pela BP avança que este financiamento "vai permitir à HALO [ONG britânica] empregar 130 pessoas, incluindo pelo menos 85 mulheres na província angolana de Benguela".
Angola

Taxa de desemprego em Angola aumentou para 31,8%

As mulheres continuam a ser mais afetadas pelo desemprego do que os homens, com uma taxa de 33,5% contra 30% para os homens.
Moçambique

Moçambique. Consórcio de gás garante segurança

Em fevereiro de 2019, viaturas do consórcio foram atacadas e um condutor moçambicano que estava ao serviço das obras de construção do megaprojeto de processamento de gás de Afungi foi morto.
Cabo Verde

Cabo Verde com recorde de 820 mil turistas em 2019

As dormidas cresceram, 3,7% face ao ano anterior, para mais de 5,1 milhões, renovando igualmente máximos históricos. O objetivo do Governo é atingir, a partir de 2021, um milhão de turistas por ano.
Carlos Costa

Carlos Costa. BdP tentou "forçar" EuroBic a mudar - como aconteceu

Deputados ouvem o governador do Banco de Portugal a propósito da venda da participação de Isabel dos Santos no Eurobic. Bloco de Esquerda começa ao ataque: o supervisor foi "cúmplice ou incompetente?"
São Tomé e Príncipe

Agência do comércio lamenta assassinato

O diretor da Agência de Promoção do Comércio e Investimento são-tomense lamentou o assassinato de uma portuguesa e afastou que caso seja visto como "ataque a turistas ou a investidores estrangeiros".
Ébola

Ébola. Último doente na RDCongo teve alta

"Atualmente há zero casos de Ébola na RDC após mais de um ano de luta contra a epidemia", anunciou a diretora da Organização Mundial de Saúde para África, após o último doente ter tido alta.
Cabo Verde

Memorial para vítimas no campo do Tarrafal

Cabo Verde pretende construir no Tarrafal, ex-campo de concentração, um memorial para os estiveram ali encarcerados durante o Estado Novo e vai fazer o levantamento de corpos a translandar.
Diamantes

Angola lança concurso de avaliadores de diamantes

O Governo angolano quer contratar três avaliadores independentes de diamantes brutos para intervirem na classificação, avaliação e determinação dos preços base de venda no mercado nacional.
Angola

General angolano Bento "Kangamba" em liberdade

General angolano na reserva Bento dos Santos "Kangamba" saiu em liberdade, mas está sujeito a termo de identidade e residência e apresentação periódica às autoridades e não poderá ausentar-se do país.
São Tomé e Príncipe

Portuguesa terá sido assassinada em São Tomé

199
Uma mulher portuguesa, que tinha também nacionalidade são-tomense, foi encontrada morta no hotel que administrava, em São Tomé, com indícios de ter sido assassinada de forma violenta.
Luanda Leaks

Isabel do Santos. Ação principal em tribunal

Ação que dá seguimento ao arresto preventivo de contas bancárias e participações sociais da empresária Isabel dos Santos, do seu marido e do gestor Mário Leite da Silva já deu entrada no tribunal.
Moçambique

Sul de Moçambique e costa de Cabo Delgado em crise

O aumento da violência armada levou ao abandono de campos a Norte. A seca prejudica a produção agrícola a Sul. Apenas a "assistência alimentar humanitária impede que haja situações mais severas".
Cabo Verde

PJ de Cabo Verde detém casal com droga

A PJ adiantou que a detenção foi feita em flagrante delito, através do Departamento de Investigação Criminal da Boa Vista. O casal viajava com a droga acondicionada em 30 pacotes.
Moçambique

Moçambique. Primeiros 12 mestres em Biologia

559
A formação teve como principal objetivo "agregar conhecimentos e especialidades para os setores de conservação e ciência", uma vez que a caça ilegal é apontada como um dos principais desafios do país.
África do sul

África do Sul. Encontrado corpo de empresária

396
A empresária, que estava inscrita no consulado português em Maputo, desapareceu em 15 de outubro do ano passado, em Nelspruit, província de Mpumalanga, nordeste da África do Sul, onde tinha negócios.
Moçambique

Moçambique: 19% das unidades de saúde sem luz

O inventário do Instituto Nacional de Saúde indica que um número significativo de unidades de saúde não têm luz, água, nem casas de banho. Para além disso, também há escassez de recursos humanos.
Moçambique

Dois corpos baleados encontrados em Moçambique

Dois corpos, com sinais de terem sido baleados, foram encontrados perto da capital provincial de Cabo Delgado, norte do país, disse à Lusa fonte da polícia, que está a investigar o caso.
Angola

Angola: receitas exigem venda de ativos ou ajuda

A consultora EXX Africa considerou que Angola só vai conseguir aumentar as receitas através de ajuda financeira ou venda de ativos petrolíferos, após recusa dos EUA em aumentar o apoio.
Angola

Angola e Zâmbia com acordo de cooperação elétrica

Angola e Zâmbia assinaram um acordo de cooperação no setor elétrico, mediante o qual os municípios angolanos fronteiriços à Zâmbia passarão a receber energia eléctrica daquele país.
Moçambique

FMI retoma programa de assistência em Moçambique

O Fundo Monetário Internacional vai enviar a Moçambique no final do mês uma equipa para discutir com as autoridades locais o reinício do programa de assistência, disse fonte da instituição.
Angola

Suspeita de burla: General Bento 'Kangamba' detido

262
O general angolano Bento dos Santos 'Kangamba' foi detido junto à fronteira com a Namíbia por suspeita de "burla por defraudação" e fuga, anunciou a Procuradoria Geral da República de Angola.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos no hospital com "pneumonia"

554
Isabel dos Santos partilha fotografia no Instagram a receber cuidados de saúde, no que parece ser um hospital. "Cama e pneumonia", lê-se na respetiva legenda.
A página está a demorar muito tempo.