Dark Mode 98,3 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

África

Angola

Parlamento angolano vota proposta de OE

A proposta de OGE 2020 revisto está estimado em 13,5 biliões de kwanzas, com um défice de 4% face ao anterior. Ministra das Finanças salienta que houve uma redefinição das prioridades.
Angola

Banco esclarece demissão de António Domingues

António Domingues terá informado o presidente do conselho de administração do BFA sobre uma "investigação interna referente a dois casos de suspeita de branqueamento de capitais" ocorridos em 2017.
Moçambique

Polícias querem investigar ataque a empresário

A Associação Moçambicana dos Polícias diz que autoridades devem pôr à prova "a sua capacidade de investigação e deixar claro que em Moçambique não há espaço para o crime".
Moçambique

Moçambique recompensa denunciantes de contrabando

O governo moçambicano vai começar a recompensar quem denunciar contrabando de recursos minerais e combustíveis, visando estancar o comércio ilegal deste tipo de produtos.
Cabo Verde

Cabo Verde chama privados a investir 5 mil milhões

O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde afirma que são necessários 5.000 milhões de euros para o desenvolvimento sustentável do país, mas tal não é possível sem investimentos privados.
Coronavírus

Governo moçambicano vai distribuir máscaras

Além da distribuição de máscaras e da criação de condições de higiene para reduzir os riscos de contaminação, as aulas que exijam contacto entre os alunos vão ser suspensas.
Angola

Luanda. Polícia mata jovem de grupo sem máscara

Um jovem foi morto pela polícia num bairro de Luanda na sequência de um desentendimento após uma repreensão a um grupo de jovens por não usarem máscaras.
Coronavírus

Maçonaria dá 15 mil máscaras 

A Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP) enviou 15 mil máscaras cirúrgicas para São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Mali

Organizações apelam para aliviar a tensão no Mali

Os representantes de várias organizações internacionais pedem igualmente a libertação imediata dos líderes da contestação ao Presidente que se encontram presos.
Coronavírus

África do Sul prepara 1,5 milhões de sepulturas?  

Fonte oficial afirmou que a província onde se situam Pretória e Joanesburgo estava a preparar 1,5 milhões de sepulturas por causa da Covid-19. Governo nega que sejam todas relacionadas com a pandemia.
Coronavírus

Cabo-Verde. Dívida pública renova pico histórico

O stock da dívida pública cabo-verdiana emitida internamente disparou em maio para um novo pico histórico, de quase 82.097 milhões de escudos (742,5 milhões de euros).
Moçambique

Crise chega à "tchova", carro de mão moçambicano

Um sinal do grande impacto da Covid-19 na economia revela-se pela forma como a atividade abrandou numa serralharia de "tchovas" em Maputo. Famílias preocupadas com falta de rendimento.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos quis receber salário em dinheiro

367
Angolana pediu, em abril, que o seu salário como administradora da Unitel passasse a ser pago "em numerário e em mão", depois de ver contas arrestadas. Salário ronda os 50 mil dólares (44 mil euros).
Coronavírus

África do Sul proíbe venda de bebidas alcoólicas

País voltará a proibir a venda de bebidas alcoólicas para reduzir o número de pacientes nas urgências médicas e a garantir mais vagas hospitalares para doentes com Covid-19.
Mali

Tribunal Constitucional dissolvido no Mali

O Presidente do Mali anunciou a dissolução do Tribunal Constitucional, interpretada pela imprensa local como uma tentativa de acalmar a agitação civil que provocou a morte de sete pessoas.
Transportes Aéreos

Dois voos nos dois sentidos entre Lisboa e Maputo

A Embaixada em Maputo anunciou a realização de dois voos, em articulação com o Governo moçambicano, entre Lisboa e Maputo, operados pela TAP e com transporte de passageiros nos dois sentidos.
Moçambique

Baleado presidente da CAE de Moçambique

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique foi baleado em Maputo. Está hospitalizado, anunciaram empresários membros da organização.
Mali

Protestos continuam pelo segundo dia no Mali 

A polícia lançou gás lacrimogéneo na capital do Mali, no segundo dia consecutivo de protestos contra o Governo. Os protestos causaram a morte a um cidadão e provocaram feridos.
Cabo Verde

Mais antiga igreja de Cabo Verde reabre

A mais antiga igreja de Cabo Verde, construída na Cidade Velha cerca de 30 anos após a descoberta do arquipélago, reabriu após 20 meses de obras de reabilitação financiadas, com apoio de Portugal.
África do sul

Cinco mortos em igreja perto de Joanesburgo

Cinco pessoas morreram e mais de 40 foram detidas depois de um grupo de cidadãos ter sido feito refém numa igreja perto de Joanesburgo, disseram as autoridades policiais sul-africanas.
Cabo Verde

Cabo Verde. 1000 tablets para próximas autárquicas

Cabo Verde vai comprar 1.000 tablets para a Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, para serem utilizados nas próximas eleições autárquicas. Governo comprou 750 urnas e cabines em junho.
Coronavírus

Ensino Privado angolano anula ano letivo de 2020

A Associação Nacional do Ensino Privado angolana deu como tecnicamente anulado o ano letivo de 2020, criticando a falta de "coragem política" do governo do país para assim o declarar.
Luanda Leaks

Luanda Leaks. PE pede abertura de inquérito 

O Parlamentou Europeu pediu a abertura de um inquérito sobre o caso Luanda Leaks à Autoridade Bancária Europeia, defendendo a atualização da legislação da UE contra o branqueamento de capitais.
Coronavírus

Angola. Centros infantis passam período "caótico"

Centros infantis de Angola já despediram mais de 5.000 pessoas e muitos vão fechar portas definitivamente. "Vai muita gente para a miséria".
Coronavírus

África deve prevenir eventual acelerar da pandemia

Os países africanos devem preparar-se para proteger os mais vulneráveis, na eventualidade de uma aceleração da pandemia de Covid-19 no continente, aconselha o Instituto Tony Blair. 
Banco Mundial

Banco Mundial faz novo empréstimo a Cabo Verde

Banco Mundial vai disponibilizar este mês a Cabo Verde um empréstimo adicional de 25 milhões de dólares para financiar os esforços para ultrapassar a crise sanitária e económica.
Coronavírus

Covid-19. Mais uma morte em Cabo Verde

Cabo Verde registou mais uma morte associada por Covid-19, na cidade da Praia, elevando para 19 o total de óbitos no país relacionados com a doença, 13 somente na ilha de Santiago.
Coronavírus

Mais de 5000 pessoas já regressaram a Angola

115
Governo angolano anunciou que já regressaram ao país 5.771 cidadãos angolanos desde o fecho de fronteiras, dos quais 2.158 de Portugal, tendo sido identificados 49 casos de Covid-19.
França

Educação. França doa 10 ME a Moçambique

122
França vai desembolsar um total de 10 milhões de euros para apoiar o setor da educação em Moçambique nos próximos dois anos. O valor em causa é um donativo.
Cabo Verde

Preventiva para suspeita de tráfico de droga

Uma mulher ficou em prisão preventiva em Cabo Verde após ter sido detida pela PJ por suspeita da prática de um crime de tráfico de drogas de alto risco.
Ajuda Humanitária

EUA estão sozinhos na ajuda a África, diz Pompeo

Mike Pompeo queixou-se de que os EUA estão muito isolados no apoio humanitário em África, acusando o ocidente de permitir que a China impere a sua influência em África. Também apontou dedo à OMS.
Marinha Portuguesa

Marinha portuguesa apoio São Tomé contra piratas

111
Missão resulta do "comprometimento da marinha portuguesa para com a segurança do Golfo da Guiné". Navio de patrulha português vai completar 900 dias no território são-tomense.
Animais

Lémures em risco de extinção

União Internacional para a Conservação da Natureza disse que quase todos os lémures de Madagáscar estão ameaçados e cerca de um terço está à beira da extinção. Pausa económica afeta vida selvagem.
Coronavírus

Cabo Verde admite apoiar companhia aérea

O governo de Cabo Verde admitiu a possibilidade de apoiar a única companhia aérea que garante voos domésticos no arquipélago. A transportes Interilhas de Cabo Verde emprega 140 pessoas.
Coronavírus

Recessão em Angola pode chegar aos 5,3%

Relatório anual do Banco Africano de Desenvolvimento diz que devido à pandemia o défice nas contas públicas de Moçambique pode chegar aos 8.2% e que Angola pode ter recessão de até 5,3%..
Coronavírus

Cidadãos pedem estado de emergência em Angola

A maior parte de população da capital angolana, Luanda, defende o regresso ao estado de emergência devido ao aumento diário de casos da Covid-19 no país, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.
Coronavírus

Voo da TAP parte de Maputo para Portugal

Embaixada portuguesa em Moçambique anunciou a realização no sábado de um voo de apoio ao regresso a Portugal de quem tenha sido afetado pelo encerramento de fronteiras. Voo será feito pela TAP.
África

África. Consórcio vai fiscalizar ensaios da vacina

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) anunciou o lançamento de um consórcio para supervisionar os ensaios clínicos da vacina para a Covid-19.
Coronavírus

Pandemia em velocidade máxima em África

109
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana disse que a pandemia está a atingir velocidade máxima em África, apelando para o uso generalizado de máscaras.
Coronavírus

Oxfam alerta: fome pode matar mais que a Covid-19

1837
A atual pandemia agravou as situações de fome verificadas em vários pontos do mundo e criou outros epicentros. Em África, 50 milhões de pessoas estão em risco de fome extrema.
Moçambique

Moçambique. Instituições em Quissanga encerradas

Instituições do Estado do distrito de Quissanga estão encerradas devido à violência armada no norte de Moçambique, revelou o administrador. Último ataque ocorreu a 25 de março.
Luanda

Mil pessoas testadas no mercado do Catinton

Ministério da Saúde angolano anunciou a testagem de mil pessoas no mercado do Catinton, um dos maiores de Luanda, para despistar a Covid-19 em lugares de grande concentração.
Burkina Faso

Burkina Faso. EUA exige que "faça mais" por civis

Relatório da Human Rights Watch acusa as forças de segurança do Burkina de, alegadamente, terem executado extrajudicialmente, durante os últimos meses, cerca de 180 pessoas no norte do país.
Costa do Marfim

Morreu primeiro-ministro da Costa do Marfim

Amadou Gon Coulibaly tinha voltado ao trabalho no início do mês depois de em maio ter estado em Paris a realizar exames médicos. Fontes apontaram que ida a França teria relação com "episódio cardíaco"
Coronavírus

Marinha oferece fardas e proteções a São Tomé

492
A Marinha Portuguesa ofereceu um kit completo de fardamento para a Guarda Costeira e materiais de proteção contra a Covid-19, incluindo 300 máscaras e 300 soluções antisséticas.
Cabo Verde

Seca em Cabo Verde ameaça milhares de famílias

A atribuição do Rendimento Social de Inclusão vai ser alargada a 8.000 famílias em pobreza extrema, devido à crise provocada pela Covid-19. Número subirá para 11.600 caso haja um mau ano agrícola.
Coronavírus

Banco de Moçambique prolonga medidas da pandemia

Os limites por transação nas carteiras móveis foram aumentados e as comissões e os encargos a serem cobrados para os novos limites não devem ser superiores ao máximo do preçário em vigor.
Cabo Verde

Cabo Verde vai contrair empréstimos a 30 anos

O governo cabo-verdiano prevê endividar-se em quase 320 milhões de euros em 2020, devido ao impacto da Covid-19. Medidas de recuperação passam por empréstimos a longo prazo com carência de cinco anos.
Moçambique

BPI e CGD dão 200 mil a hospital de Moçambique

O valor vai ser aplicado na aquisição e instalação de equipamentos de neonatologia do Hospital Central da Beira. Unidade hospitalar foi uma das mais afetadas pelo ciclone Idai que provocou 604 mortos.
Epidemias e Pragas

UE. 15 milhões para combate à praga de gafanhotos

O gafanhoto do deserto é considerado a praga migratória mais destrutiva do mundo, com as perdas de culturas e alimentos nas áreas afetadas a gerarem impactos negativos diretos na agricultura.
São Tomé e Príncipe

São Tomé: falta cumprir objetivo do bem-estar

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe afirma que depois de conquistada a independência, há 45 anos, falta agora garantir o bem-estar, a felicidade e a independência económica de cada cidadão.
Angola

Homem detido com mais de 4.400 supostos diamantes

126
A polícia angolana deteve um cidadão francês e apreendeu 4.429 supostas pedras de diamantes durante a compra clandestina numa residência no centro urbano do município do Lucapa.
Coronavírus

Cabo Verde: 60 jovens violam regras sanitárias

Durante o fim de semana foram encerrados 30 estabelecimentos, por incumprimentos que colocavam "em sério risco de contaminação os consumidores e a população em geral". 60 jovens foram identificados.
Angola

João Lourenço não fez teste após reunião do MPLA

"O Presidente da República não foi testado desta vez, nem havia necessidade de ser testado", disse a ministra da Saúde. No encontro estava um dirigente que teve resultado positivo no teste à Covid-19.
Angola

Luanda. Obrigatório usar máscara na rua

202
Estão previstas multas de 5 mil a 10 mil kwanzas (de 7,7 euros a 15,4 euros) para quem violar as regras. Força de trabalho será reduzida em 25%. Violação das cercas sanitárias punida com quarentena.
Moçambique

Moçambique investe nas escolas

Governo moçambicano anunciou que vai gastar 3,5 mil milhões de meticais na reorganização das escolas, enquanto estão fechadas devido à Covid. Reabertura será feita no espaço de três meses.
Angola

Angola sem data para regresso às aulas

139
As aulas no ensino geral e universitário em Angola foram suspensas em março, antes de o Presidente angolano declarar o estado de emergência, que decorreu entre 27 de março e 25 de maio.
Animais

Níger. 40 gazelas mortas por caçadores furtivos

Quatro caçadores furtivos com residência na reserva natural de Termit e Tin Toumm foram detidos depois de equipas de silvicultores terem sido alertados. As gazelas-dorcas são uma espécie em extinção.
Coronavírus

Pandemia pode levar 50 milhões africanos à pobreza

158
O Banco Africano de Desenvolvimento estima que a pandemia de Covid-19 possa atirar quase 50 milhões de africanos para a pobreza extrema e destruir até 30 milhões de empregos.
Renamo

Renamo acusa Moçambique de violar acordo 

A Renamo acusa o governo moçambicano de violar o espírito do acordo de desarmamento, desmobilização e reintegração, ao excluir oficiais do braço armado do principal partido da oposição.
Coronavírus

Cabo Verde. Orgãos de soberania com menos verbas 

Os órgãos de soberania cabo-verdianos, incluindo Chefia do Governo e Assembleia Nacional, vão sofrer um corte de 14,1% na dotação orçamental para este ano, equivalente a quase quatro milhões de euros.
Banco Mundial

Banco Mundial dá 245 milhões a África

O Banco Nacional vai financiar a África Austral e Oriental com 245 milhões de dólares, tendo em conta que se tratam de zonas em que quase metade dos países enfrentam uma dívida problemática.
Angola

Angola. Novo kwanza sem JES entra em circulação

134
As cinco novas notas de kwanza entram em circulação no mercado de forma faseada a partir de 30 de julho e até janeiro de 2021. Foto de José Eduardo dos Santos saiu, ficou apenas a de Agostinho Neto.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ter uma Autoridade para a Imigração

Autoridade tem que elaborar propostas de políticas, estratégias e planos nacionais, programas e projetos para gestão da imigração e integração de imigrantes, bem como assegurar a sua implementação.
Coronavírus

Nobel demitiu-se contra falseamento de dados?

Circula a informação de que o Nobel da Paz congolês, Denis Mukwege, se demitiu do cargo de responsável pelo combate à Covid-19 por o obrigarem a empolar mortes relacionadas com o vírus. É falso.
Coronavírus

Angola. Presidente e 49 políticos testados

Cerca de 50 membros do Bureau Político do MPLA, no poder em Angola, incluindo o Presidente, vão ser testados à Covid-19, após um caso positivo num dirigente que participou na última reunião.
Angola

Angola. Desativadas 266 armadilhas de caçadores

154
No primeiro semestre deste ano, foram desativadas 266 armadilhas montadas por caçadores furtivos no Parque Nacional de Cangandala. Fiscais serão refoçados nos próximos dias com 50 novos efetivos.
Coronavírus

África do Sul é o quinto país com mais infetados

O país regista 205.721 contágios e 3.310 mortos desde o início da pandemia, tornando-se o quinto país do mundo com mais casos ativos e representa cerca de 40% de todos os casos no continente africano.
Angola

Kwanza desvalorizou quase 250% desde 2017

A moeda angolana desvalorizou 249% desde 2017, uma estratégia necessária para defender as reservas líquidas internacionais, e continuará a descer por falta de consumo devido à pandemia.
Cabo Verde

EUA apoiam Cabo Verde em dia de aniversário

Mike Pompeo afirmou que os EUA pretendem apoiar Cabo Verde nos "esforços de desenvolvimento" e de segurança marítima, elogiando um relacionamento de mais de 200 anos que é para perdurar.
Cabo Verde

Estado cabo-verdiano apoia cidadãos vulneráveis

Os emigrantes cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade económica, sem emprego ou apoio familiar, vão passar a receber uma pensão do Estado de Cabo Verde.
Coronavírus

Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi iniciou uma campanha de triagem maciça da Covid-19, de forma a controlar a disseminação da doença. O país registou até esta segunda-feira 191 casos de infeção.
Augusto Santos Silva

Santos Silva fala em "obrigação" de ajudar África

África mostrou-se capaz de responder à pandemia com "coragem, determinação e rapidez" e esse "esforço enorme" deve merecer apoio, defendeu Santos Silva e salientou que o multilateralismo é essencial.
África

HIV. 4500 novas infeções em raparigas por semana

106
Uma média semanal de 4.500 adolescentes e jovens, entre os 15 e os 24 anos, ficaram infetadas com HIV, no ano passado, na África Subsariana, onde as mulheres representaram 59% das novas infeções.
Moçambique

Moçambique. Escolas secundárias vão aumentar

Moçambique anunciou a meta de aumentar em 35%, nos próximos quatro anos, o número de escolas do ensino secundário no país, que considera estar em "desequilíbrio" para com número de escolas primárias.
Cabo Verde

Cabo Verde corta três milhões na função pública

O overno cabo-verdiano prevê cortar 1,4% da massa salarial da função pública inicialmente orçamentada para este ano. Orçamento Retificativo para 2020 começa esta segunda-feira a ser discutido.
Moçambique

Moçambique terá inquérito a orçamentos familiares

Após circularem vídeos nas redes sociais de indivíduos a visitar residências, o INE moçambicano avisou a população de que trata das equipas do Inquérito aos Orçamentos Familiares.
Moçambique

Antigo deputado da Renamo julgado a 10 de julho

Sandura Ambrósio, antigo deputado da Renamo, é julgado por alegado apoio financeiro à dissidência do braço armado do principal partido da oposição e acusado de crime de conspiração.
Coronavírus

Angola. Pandemia "destapou debilidades" de escolas

O Sindicato Nacional dos Professores angolano alertou para a falta de condições das infraestrututas escolares do país, onde foram verificadas falta de condições de biossegurança.
Coronavírus

Luanda. Voos limitados a 75% da capacidade

Voos estão limitados a 75% da capacidade da aeronave e a um terço da frequência habitual. A frequência normal só será restabelecida quando for decretado o fim da quarentena obrigatória.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos diz-se disponível para colaborar

233
A empresária desmente o procurador-geral da República angolano que afirmou ter dificuldades em notificá-la. Isabel dos Santos afirma que "está e sempre esteve disponível a colaborar com a justiça".
Coronavírus

Cabo Verde usa 3% do novo Orçamento para a Saúde

Cabo Verde prevê usar 3% do novo Orçamento para reforçar o Sistema Nacional de Saúde. Incluindo a aquisição de um avião para garantir evacuações médicas, atualmente feitas por voos comerciais.
Angola

Covid e pobreza. Jovens marcham em Luanda

159
"Queremos cesta básica, não queremos rebuçado", ouviu-se no arranque do desfile, numa alusão à frase do ministro angolano do Interior que disse que a polícia "não estava para distribuir rebuçados".
Câmara Municipal de Oeiras

Moçambique. CM Oeiras e AKDN oferecem ventiladores

A Câmara Municipal de Oeiras, o distrito de Lisboa, e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) ofereceram esta sexta-feira dois ventiladores e milhares de máscaras a Moçambique.
Isabel dos Santos

Pitta Grós não obtém resposta de Isabel dos Santos

PGR angolano assume dificuldades em notificar Isabel dos Santos e deixa em aberto hipótese de emitir mandado de captura, admitindo não saber de momento onde é o seu domicílio.
Luanda Leaks

PGR: Isabel dos Santos tem de reconhecer ilícitos 

O procurador-geral da República angolano admitiu uma eventual negociação se Isabel dos Santos reconhecer a ilicitude dos seus atos, no processo contra a empresária angolana.
EFACEC

Efacec. Angola não perde com nacionalização

Interesses do Estado angolano foram salvaguardados na nacionalização da participação de Isabel dos Santos na Efacec e Portugal teve "atitude soberana", disse o procurador-geral da República de Angola.
Atletismo

Fuga ao doming culmina em suspensão de 4 anos

Maratonista queniano Wilson Kipsang, foi suspenso por 4 anos por "falsificação" e "falha de localização" ao doping. As fugas ao doping têm sido recorrentes no âmbito do atletismo queniano.
Diplomacia

Angola: Regresso de expatriados em progresso

O embaixador português em Luanda disse que tem abordado com o Governo angolano o regresso de portugueses ao país e felicita a intervenção do estado angolano no combate à pandemia.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
EFACEC

Efacec. Nacionalização relacionada com cooperação

"De alguma forma", a nacionalização da Efacec está relacionada com a cooperação judiciária entre Angola e Portugal, afirmou o Presidente angolano, garantindo defender a justiça e não o rosto.
Coronavírus

Angola. Pais querem início de aulas em setembro

A Associação de Pais e Encarregados de Educação Amigos da Criança angolana defende que as aulas só devem começar em setembro, considerando que ainda não existem condições suficientes para tal.
Cabo Verde

Baixar IVA no turismo custa 3,5 milhões

O governo cabo-verdiano vai reduzir para 10% a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado nas empresas do setor do turismo, representando uma quebra de receita fiscal.
Coronavírus

Moçambique. PR critica violência policial

O chefe de Estado avançou que as autoridades estão a responsabilizar os agentes acusados de abusos na implementação das medidas durante a pandemia, criticando a violência que foi observada.
Cabo Verde

Cabo Verde. PR recusa desinteresse face a África

O Presidente cabo-verdiano defende uma política mais forte, mais ativa e mais interveniente em organizações regionais como a União Africana e CEDEAO, rejeitando haver desinteresse.
União Africana

ONU. União Africana saúda Cristina Duarte

1326
Moussa Faki Mahamat, presidente da União Africana, felicitou a ex-ministra das Finanças de Cabo Verde pela sua nomeação como conselheira para África do secretário-geral das Nações Unidas.
Moçambique

Moçambique. Maior feira de negócios cancelada 

A 57.ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), a maior do país, foi cancelada devido ao novo coronavírus.
Cabo Verde

Cabo Verde. Caixa Económica com lucro histórico

A Caixa Económica registou um lucro histórico de 8,5 milhões de euros em 2019, um aumento recorde de 98,55% face a 2018, mas não vai distribuir dividendos aos acionistas.
Angola

João Lourenço conversou com Cyril Ramaphosa

Chefes de Estado de Angola e da África do Sul conversaram sobre vários temas da atualidade, incluindo a pandemia de Covid-19, anunciou a Presidência angolana.
Moçambique

Renamo anuncia desmilitarização de 11 elementos

A Renamo anunciou que 11 elementos do grupo dissidente do partido acusado de protagonizar ataques no centro do país vão entregar armas, no âmbito da desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Isabel dos Santos

Efacec deverá ficar nacionalizada até 2021

525
Estado vai comprar os 71,73% que a angolana detém na Efacec. Valor ainda por determinar apenas será pago quando ficar determinado quem é o titular da participação.
Coronavírus

Angola. Bengo e Bué aptas para reinício de aulas

Maioria das escolas conta com infraestruturas reabilitadas, com casas de banho e compartimentos com água corrente. Numa segunda fase serão adquiridos sabão, álcool gel, máscaras.
Moçambique

Moçambique. Morto comandante das Forças Armadas

O confronto de sábado foi o maior de que há relato em Cabo Delgado desde a ocupação por insurgentes da vila de Macomia, entre 28 e 30 de maio. O comandante morreu em combate durante o ataque.
Coronavírus

União Europeia. 80 milhões para o Norte de África

Financiamento destina-se à proteção dos migrantes, estabilização das comunidades locais e resposta à Covid-19. A Líbia é o maior beneficiário, seguindo-se da Tunísia e do Egito.
Moçambique

Professores moçambicanos saúdam regresso às aulas

Na terça-feira, o governo moçambicano anunciou a reorganização das escolas para o reinício faseado das aulas, considerando que as prioridades são garantir distanciamento e reforçar a higiene.
Dívida Pública

Dívida pública de Cabo Verde no máximo histórico 

O rácio da dívida pública era de 117,3% do PIB em abril de 2019 e este agravamento é explicado com o acréscimo imprevisto com despesas para reforçar o Sistema Nacional de Saúde devido à pandemia.
Luanda Leaks

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Fonte da Procuradoria-Geral da República angolana afirmou que "poderá não haver a emissão de um mandado de captura" se Isabel dos Santos estiver disposta a colaborar com a justiça.
Coronavírus

Cabo Verde. Credores aceitam moratória da dívida

Pedidos de moratória de pagamento do serviço das dívidas têm efeitos previstos a partir de julho e resultam numa diminuição de 36,1% em relação ao valor aprovado para o Orçamento de Estado 2020.
África

350 elefantes encontrados mortos no Botsuana

2068
Especialistas falam em extinção em massa numa zona não muito longe de habitações. Primeiras mortes foram registadas em maio, mas as amostras ainda não foram analisadas por causa da Covid-19.
Cabo Verde

Cabo Verde Airlines discute nova administração

A Cabo Verde Airlines convocou os acionistas para "deliberar sobre a nomeação dos novos membros dos órgãos sociais" e a sua remuneração. Companhia foi privatizada em 2019.
Coronavírus

Banca em Moçambique "bem preparada" para impacto

O analista revela que a atividade económica vai continuar a desacelerar este ano e que "o Fundo Monetário Internacional continua a acreditar que Moçambique vai ter um crescimento económico positivo".
Moçambique

Moçambique pode negociar com apoiantes da 'Jihad'

João Bernardo Honwana acredita que Moçambique pode criar condições para "uma negociação entre o Estado moçambicano e os cidadãos moçambicanos" que apoiem iniciativa "jihadista" no país.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe vê progressos com cautela

Representantes dos órgãos de soberania de São Tomé e Príncipe falam em "progressos" no combate à Covid-19 no país, mas alertam para que se continue a seguir, meticulosamente, as regras sanitárias.
Moçambique

LAM e grupo Air France/KLM vão partilhar bilhetes

Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e grupo Air France/KLM vão passar a partilhar bilhetes, ou seja, as conexões entre os voos serão realizadas sem ser necessário trocar de bilhete.
Cabo Verde

Cabo Verde. Reabertura de praias tem de esperar

As autoridades de saúde de Cabo Verde recomendaram prudência na reabertura das praias e pediram paciência às pessoas no sentido de aguardarem "um bocadinho mais", sobretudo em Santiago.
Moçambique

Moçambique: 3ª queda consecutiva da "prime rate"

A taxa de juro de referência de Moçambique a vigorar no mês de julho vai descer de 16,9% para 16,7%, a terceira queda consecutiva. Após a descida de 100 pb em junho, em julho nova queda de 20 pb.
Luanda

Luanda: Luta a 5 por concessão do porto de Luanda

Quatro empresas estrangeiras e uma de origem angolana concorrem à concessão, exploração e gestão do terminal multiusos do porto de Luanda. O vencedor é conhecido dentro de 60 dias.
Angola

Angola colabora com Portugal no combate ao tráfico

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano afirmou que Angola e Portugal "colaboram permanentemente" no combate ao tráfico de pessoas, sobretudo crianças.
Banco Mundial

Banco Mundial nomeia nova diretora para Moçambique

Idah Pswarayi-Riddihough vai ocupar o cargo de diretora da delegação do Banco Mundial em Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Comores e Seicheles, substituindo Mark Lundell, no cargo desde 2014.
Coronavírus

Cabo Verde com défice orçamental de 0,7%

Cabo Verde fechou as contas públicas até abril com um défice de 11,1 milhões de euros, 0,7% do Produto Interno Bruto, que resulta de uma quebra homóloga de 3,4% nas receitas do Estado, até abril.
Maputo

Insegurança alimentar agravada em Maputo

"Aproximadamente 15% da população de Maputo e Matola (365.000 pessoas) estão a enfrentar um cenário de crise", concluiu um relatório da Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome.
Angola

Angola. Governo autoriza reinício de 13 obras 

Projetos são considerados prioritários para setores marítimo e portuário, aeroportuário e ferroviário. Obras estavam paradas desde que foi declarado o estado de emergência no país, no final de março.
Cabo Verde

Cabo Verde. Taxa de desemprego dispara para 20%

Governo estima que a crise económica provocada pela Covid-19 irá levar à perda de 19.800 empregos e a taxa de desemprego disparará para os 19,2%. A situação afeta sobretudo o turismo.
Fitch

Cabo Verde, Angola e Moçambique com maior dívida 

183
A Fitch Ratings disse que entre os cinco países com um maior rácio da dívida sobre o PIB na África subsaariana estão Angola, Cabo Verde e Moçambique, todos acima de 100%.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Oposição anuncia moção de censura 

A oposição acusou ainda o governo de "não saber lidar" com a pandemia da Covid-19 e de ter feito uma gestão pouco criteriosa dos apoios externos para evitar a propagação e no combate a doença.
Colonialismo

Rei da Bélgica "arrependido" da violência no Congo

501
Pela primeira vez um monarca da Bélgica admitiu os atos de "violência e crueldade" na República Democrática do Congo. Carta enviada ao presidente fala de "arrependimentos" do tempo colonial.
Moçambique

Mocímboa da Praia: cenário de "grande destruição"

Um empresário do ramo hoteleiro com interesses em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, disse à Lusa que a vila está sem eletricidade, água e telecomunicações.
Angola

MPLA proibido de passar mensagens sobre corrupção

O presidente do MPLA afirmou que o partido "está proibido de passar mensagens erradas" sobre corrupção em Angola, deixando recados às vozes críticas da luta contra a corrupção.
Cabo Verde

TradeInvest prevê investimentos de 1.000 milhões

A Cabo Verde TradeInvest é a agência responsável pela tramitação dos projetos, uma espécie de front office do Estado e o investidor. A aprovação dos projetos é feita pelo governo.
Angola

Angola. Medidas de coação de "Kangamba" revogadas 

Apesar de "Kangamba" estar obrigado a apresentar-se à autoridades, em função das medidas de coação, teve as suas ausências justificadas por documentos médicos e carta que dirigiu à DNIAP.
Cabo Verde

Cabo Verde. Dívida pública aumenta 3,5%

Cabo Verde está a enfrentar a maior recessão económica do país. Vice-primeiro-ministro estima que a dívida pública do país chegue aos 150% do PIB até 2021, mas afasta medidas de austeridade.
Angola

Angola e General Electric com audiência nos EUA

Em causa está uma ação intentada pela empresa Aenergy, que acusa várias entidades angolanas de rescisão de contratos, violações da lei internacional, expropriação ilegal e enriquecimento ilícito.
Angola

Angola. Supremo retoma caso "500 milhões" 

O caso refere-se a uma suposta transferência ilegal de 500 milhões de dólares do BNA para uma conta no exterior. Entre os arguidos está o filho do ex-presidente angolano, José "Zenu" dos Santos.
Luanda Leaks

Sindika Dokolo assume desejo de acordo com Luanda /premium

188
Em entrevista a rádio angolana, o marido de Isabel dos Santos fala em apoio da UNITA ao sogro, ataca Lourenço e dá detalhes do negócio da Galp. E admite que o casal está a tentar negociar com Luanda.
Moçambique

Moçambique desmantela rede de tráfico de gemas

Autoridades moçambicanas desmantelaram redes de tráfico de pedras preciosas em Montepuez, província de Cabo Delgado, e apreenderam mais de quatro toneladas de vários minérios.
Coronavírus

África. FMI prevê quase 40 milhões na pobreza

189
O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de crescimento para a África subsaariana, antecipando uma recessão de 3,2% e prevendo quase 40 milhões de pessoas em pobreza extrema.
MPLA

Bureau do MPLA vai analisar calamidade pública

O Bureau Político do MPLA reúne-se na terça-feira, para analisar temas internos, bem como as implicações da calamidade pública declarada em Angola por causa da Covid-19.
Moçambique

Moçambique investe 6 milhões de euros em pontes

O governo moçambicano adquiriu 26 pontes metálicas móveis, no valor de seis milhões de euros, para responder a eventuais cortes de estrada no país durante a próxima época chuvosa.
Coronavírus

Moçambique. OMS reforça capacidade de diagnóstico

Um novo aparelho de testagem vai ser entregue esta segunda-feira para identificar e quantificar, numa única reação e em simultâneo, "múltiplos organismos patogénicos", incluindo vírus e bactérias.
Moçambique

Moçambique debate estado de emergência no país

Apenas os deputados dos círculos eleitorais estarão presentes no parlamento para a discussão da prorrogação do estado de emergência, os restantes irão participar através de videoconferência.
Rep Democrática do Congo

Congo. Detido ministro da Justiça

Célestin Tunda Ya Kasende está acusado do ato de "falsificação e recurso a falsificação" . Acabou por ser libertado poucas horas depois de ter sido detido em Kinshasa.
Moçambique

Cabo Delgado. População foge de novos confrontos

Militares moçambicanos estão a combater grupos armados que se supõe serem os mesmos que em 23 de março ocuparam a vila costeira durante um dia, numa ação depois reivindicada pelo Estado Islâmico.
Moçambique

Jornalistas acusados de violar segredo de Estado

Em causa está a publicação de um alegado acordo assinado entre os consórcios que vão explorar gás natural na bacia do Rovuma e o Governo moçambicano sobre a segurança das operações das multinacionais.
Cabo Verde

Cabo Verde prepara-se para o turismo

As duas principais ilhas turísticas de Cabo Verde, Sal e Boa Vista, vão contar com centros de tratamento para Covid-19, num projeto que envolve o Governo cabo-verdiano e os operadores turísticos.
Luanda

Isabel dos Santos diz não ter sido chamada

A empresária angolana Isabel dos Santos afirma nunca ter sido notificada nem chamada a comparecer pela Justiça portuguesa, denunciando que os pedidos de informação não tiveram resposta.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos: mandado é injustificado

Fonte oficial de Isabel dos Santos diz que tem havido "plena e absoluta disponibilidade" para estar em contacto com os tribunais, defendendo que a emissão de um mandado de captura "é injustificada".
Angola

Portugal preocupado com trabalhadores "essenciais"

309
Muitos portugueses que trabalham em Angola e viajaram para Portugal em março não conseguiram regressar a Luanda, depois de o país africano encerrar o espaço aéreo, a 20 de março, para conter o surto.
Coronavírus

Cerca sanitária de Luanda é prolongada

Retoma de voos entre Portugal e Angola está prevista para 30 de junho. Quarentena e exigência de testes que podem chegar aos 300 euros para quem regressa ao país africano inquieta portugueses.
Cabo Verde

PAICV retira confiança ao presidente do parlamento

O presidente da Assembleia Nacional deixou esta quinta-feira de ser reconhecido pela bancada do PAICV, que o acusou de falta de imparcialidade e de "tentar destruir" a imagem da presidente do partido.
Angola

Prisões. Angola perspetiva reduzir sobrelotação

As seis unidades prisionais em construção nas províncias de Luanda, Cuanza Sul, Malanje e Huambo, vão permitir o descongestionamento dos estabelecimentos penitenciários.
Coronavírus

Cabo Verde. Agências de viagens aplaudem layoff

Com esta medida, os trabalhadores recebem 70% do seu salário bruto, que será pago em partes iguais pela entidade empregadora e pelo Estado, através do Instituto Nacional de Previdência Social.
IURD

Angola. Processo-crime sobre pastores da IURD 

A polícia angolana foi chamada a intervir na madrugada de quarta-feira num dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda, tendo conduzido até à esquadra 5 pessoas, que foram libertadas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Preventiva para 19 detidos em operação

17 homens foram detidos no sábado, na localidade de Achada Grande Trás, e mais dois na segunda-feira, no mesmo bairro, suspeitos da prática dos vários crimes, nomeadamente homicídios e motim.
Moçambique

Moaçmbique. Desarmamento da oposição num ano

O processo de desmobilização e reintegração na sociedade faz parte do acordo de paz assinado em 2019 entre o governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana, principal partido da oposição.
Cocaína

África. Apreensões sugerem expansão da cocaína

A ONU aponta que "apreensões significativas em países em África em 2019 sugerem que o total de cocaína apreendida pode ter alcançado um recorde histórico superior a 20 toneladas".
Cabo Verde

Cabo Verde. Crédito à economia atinge máximo 

Os bancos comerciais que operam no país registavam no final de 2019 um total de 126.437 milhões de escudos (1.142 milhões de euros) de crédito à economia, um crescimento de mais de 3%.
Luanda Leaks

Luanda Leaks. CMVM investigou 138 transações

124
Os restantes seis processos continuam em curso, cabendo ao Conselho de Administração do regulador decidir se seguem para ação sancionatória, para apuramento de contraordenações.
Migrantes

Mais de 70 migrantes chegaram a Lampedusa num dia

Mais de 70 migrantes tunisinos, de quatro embarcações, desembarcaram na quarta-feira na ilha italiana de Lampedusa, entre Malta e a Tunísia e situada na rota migratória do Mediterrâneo Central.
Angola

Cabinda. Exército acusado de matar 3 civis

A FLEC disse ainda ter informações de que as forças armadas estão a realizar atualmente "uma operação de grande envergadura contra a população civil cabindesa nas localidades fronteiriças".
Angola

Angola quer mais rapidez no bloqueio de contas

Ministro do Interior angolano afirma ser urgente ver ultrapassada a "demora na emissão de ofícios dirigidos às operadoras de telefonia móvel", bem como aos bancos, sobretudo em casos de defraudação.
Luanda Leaks

PGR admite mandado de captura a Isabel dos Santos

A Procuradoria-Geral da República admitiu a possibilidade de avançar, "em coordenação com as entidades judiciárias portuguesas", para a emissão de um mandado de captura contra Isabel dos Santos.
A página está a demorar muito tempo.