761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Cravinho

Noticiário

9h. Termina hoje a reunião do G20 no Brasil

Portugal está presente neste encontro das 20 maiores economias do mundo a convite do Brasil. Ainda neste jornal, Medvedev avisa Rússia que pode ter de chegar a Kiev para alcançar objetivos militares.
G20

Cravinho. Guerras provam necessidade de mudanças

Cravinho diz que tanto na Ucrânia como em Gaza estão "em causa princípios básicos do direito internacional", reiterando a necessidade de tolerância zero em relação ao terrorismo".
G20

Cravinho fala em "degradação das instituições"

MNE sublinhou ser muito importante "dar um sinal de alerta e procurar os mecanismos que permitam consertar aquilo que não funciona. Em primeiro lugar o respeito pelo direito internacional", disse.
Diplomacia

MNE debate relações bilaterais em visita a África

Cravinho estará, entre sexta-feira e segunda-feira, nestes países, onde irá reunir com homólogos. Agenda de debates inclui a discussão sobre a situação daquela região africana.
Noticiário

7h. Gomes Cravinho e João Costa estão em Kiev

Para além da capital ucraniana, os ministros vão ainda passar pela cidade de Zhytomyr. Ainda neste jornal, o resultado das eleições nos Açores.
Noticiário

17h. PSP vai reforçar segurança na Taça da Liga

Estão prometidas mais câmaras na cidade. E ainda, Gomes Cravinho acredita que o novo pacote de ajuda financeira da União Europeia à Ucrânia vai ser desbloqueado já no início de fevereiro.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE. Cooperação deve ser pilar da política externa

“A minha expetativa é que haja continuidade sobre as linhas gerais de pensamento sobre a política externa e o papel da cooperação na política externa portuguesa”, afirmou João Gomes Cravinho.
Guerra na Ucrânia

Cravinho: vitória russa seria "prego no caixão"

Cravinho repudia uma ordem internacional com base na "força bruta", o que acontecerá se a Rússia vencer a guerra, e pede aos países ocidentais um "apoio infatigável na defesa da Ucrânia".
Noticiário

6h. Em vigor o cessar-fogo em Gaza

Prevista a libertação de 13 reféns do Hamas. Vão ser libertados 39 palestinianos. João Gomes Cravinho inicia hoje uma deslocação de dois dias ao Médio Oriente e diz que se vive “alguma esperança".
Noticiário

21h. Governo tenta retirar 16 pessoas de Gaza

Trata-se de seis cidadãos portugueses e dez familiares. Ainda neste jornal, Ministério da Saúde de Gaza rejeita que a ambulância atacada pelo Exército de Israel estivesse a ser usada pelo Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

MNE: Portugal acompanha posição de Guterres 

João Gomes Cravinho disse que Portugal compreende e acompanha a posição de António Guterres sobre o conflito no Médio Oriente mas afirma que "não se pode deixar passar em branco" este "inequívoco".
Noticiário

23h. Hospital Gaza. MNE fala em mortes "horrendas"

Cravinho fala também sobre ataque a uma escola da agência da ONU para os refugiados palestinianos na Faixa de Gaza. Já Joseph Borrell pede um apuramento claro da responsabilidade pelo ataque.
Conflito Israelo-palestiniano

Cravinho: "Privar civis" em Gaza é "inaceitável"

Ministro diz que o direito à defesa de Israel é reconhecido, mas "não há vidas mais sacrossantas do que outras" e alerta Israel para "trágico erro de imaginar que é na violência que reside a solução".
Noticiário

7h. Israel. Força Aérea resgata portugueses

MNE está a aguardar autorização de sobrevoo por parte das autoridades israelitas e promete dar novas informações sobre quando chegará o avião. Ainda, trabalhadores não docentes das escolas em greve.
Defesa

Brilhante Dias diz que Cravinho pode ser vítima

Brilhante Dias lembra que acusações contra Cravinho partem de um dos arguidos no processo "Tempestade Perfeita". Apontar o dedo ao ministro é "forma de desviar as atenções" de quem cometeu os crimes.
Política Externa

Política externa. Portugal e Itália em sintonia

"Temos claramente potencial para fazer melhor em termos da relação económica e, para isso, combinámos estreitar relações entre as nossas agências de promoção do comércio", indicou o João Cravinho.
África

Gabão: nenhum dos portugueses pediu para sair

O ministro dos Negócios Estrangeiros português acrescentou que continuarão os contactos com os portugueses no país através da embaixada em São Tomé e Príncipe ou com a embaixada de Espanha no Gabão.
Noticiário

10h. PR visita obra do Bansky em Horenka

Durante a visita à Ucrânia, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou as passagens pelas cidades de Irpin e Horenka para conversas com os cidadãos ucranianos. E ainda, 7 distritos sob aviso vermelho.
Ministério da Defesa

IL defende demissão de João Gomes Cravinho

Os liberais consideram que Portugal não pode ter a "representar o Estado uma pessoa que tem suspeitas como aquelas que estão em torno de quando era ministro da Defesa".
Semáforo Político

Marcelo compra "braço de ferro" público com Costa?

Ministra da Presidência diz que diploma dos professores está fechado, mas não diz que alterações foram feitas. Depois dos "casinhos" na Defesa, posição de Cravinho é insustentável.
Política

Cravinho soma casos "dificilmente justificáveis"

Rui Rocha considera que o ministro Cravinho soma "uma sucessão de casos dificilmente justificáveis" como ministro dos Negocio Estrangeiros e como ministro da Defesa, no Governo anterior.
Noticiário

4h. João Gomes Cravinho antevê queda de Lukashenko

João Gomes Cravinho esteve reunido com a líder da oposição bielorrussa, Sviatlana Tsikhanouskaya, em Vilnius, e anteviu a queda do atual "ditador da Bielorrússia".
Cabo Verde

MNE saúda Cabo Verde no seu dia da independência

João Cravinho assinala o dia da independência cabo-verdiana sublinhando profunda amizade entre povos, as fortes relações resultam da intensidade das interações políticas e económica.
Guerra na Ucrânia

Cravinho assegura não ter informações sobre Wagner

Os EUA tiveram acesso a dados relativamente à invasão do grupo Wagner, mas Portugal garantiu desconhecer qualquer informação sublinhando que o que acontece na Rússia é da responsabilidade de Putin.
Lusofonia

Lei dos estrangeiros. MNE admite alterações 

Chefe da diplomacia portuguesa considera lei um risco e afirma que "Portugal não tem capacidade para integrar 0,5 por cento dos 300 milhões" de cidadãos da CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE chega na terça-feira a Angola

Gomes Cravinho vai ficar uma semana em África, que incluiu visita a Ruanda e Etiópia. Viagem servirá também para preparar a visita do primeiro-ministro a Luanda em junho.
Noticiário

2h. Sporting de Braga vence Casa Pia por 1-0

No final do jogo, o técnico do S. C. Braga, Artur Jorge, destaca o mérito dos minhotos na subida ao segundo lugar. Ainda neste jornal, MNE está a acompanhar situação dos portugueses retidos no Sudão.
Angola

Cravinho anuncia ida de quatro ministros a Angola

João Gomes Cravinho adiantou que quatro ministros irão a Luanda para preparação da visita de Costa ao país. Fernando Medina, José Luís Carneiro, Helena Carreiras e António Costa Silva vão a Angola.
Nações Unidas

Portugal leva pena de morte e migrantes a ONU

Na sessão em Genebra, no discurso nacional, foi sublinhada "a questão dos direitos do combate à pena de morte, os direitos económicos, sociais e culturais e também os direitos dos migrantes".
João Cravinho

Cravinho fez formação depois de exame de condução

Para revalidar a carta, ministro deveria ter feito uma ação de formação e um novo exame de condução, por esta ordem. Mas, segundo a TVI, fez o processo ao contrário. Gomes Cravinho remete para o IMT.
PSD

Lula. PSD exige solução para "gafe imperdoável"

Luís Montenegro acusa o ministro dos Negócios Estrangeiros de cometer uma "gafe imperdoável" ao colocar o Presidente do Brasil a discursar no 25 de Abril, o que considerou "inaceitável".
Noticiário

17h. MNE. Grande pressão russa sobre a Moldávia

No final da reunião de MNE da UE, João Gomes Cravinho falou na situação de elevada pressão sobre a Moldávia. Por isso, vai ser enviada uma equipa militar para apoiar as forças armadas moldavas.
Luís Montenegro

Montenegro: Cravinho cometeu "erro capital"

Ao falar sobre as obras do Hospital Militar de Belém, Montenegro considerou que Cravinho cometeu um "erro capital" ao desvalorizar os avisos a propósito do investimento e da derrapagem financeira.
Noticiário

20h. PSD. Cravinho "abaixo do que se lhe exigia"

O ministro esteve hoje na audição no Parlamento. Em causa está a polémica em torno dos custos da derrapagem no antigo Hospital Militar de Belém. Ainda, Embaixada da Turquia em Lisboa recolhe donativos
Noticiário

12h. Hospital Militar. Despesa não foi autorizada

João Gomes Cravinho assegura que não existiu nenhum pedido para autorizar a despesa que foi feita com a requalificação do hospital. E, Zelensky já esteve reunido com Rishi Sunak.
Governo

As respostas às perguntas que Costa não quer fazer

Costa diz que ministros em funções não têm de responder ao questionário. Mesmo assim, o Observador pediu que o fizessem. Como recusaram, cruzámos dados e respondemos por eles. Há casos problemáticos.
Noticiário

16h. PSD. MNE autorizou derrapagem nas obras 

João Montenegro, deputado do PSD, afirma que o Ministro dos Negócios Estrangeiros não tem condições para continuar no cargo. Ainda neste jornal, uma análise aos nomeados para os Óscares.
Noticiário

15h. MNE ouvido no Parlamento

Há a expectativa que João Gomes Cravinho possa prestar esclarecimentos sobre o caso da derrapagem financeira nas obras de recuperação do Hospital Militar de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa

Hospital Militar: é preciso "esclarecimento cabal"

Para o Presidente, é essencial "esclarecer" caso que envolveu derrapagem de dois milhões de euros nas obras do Hospital Militar de Belém, até porque se trata "do dinheiro dos portugueses".
Governo

Costa confia em Cravinho. "Fase está ultrapassada"

Primeiro-ministro lamenta, mais uma vez, sucessão de casos mas acredita que essa fase já passou. E diz que "mais do que nunca é necessária estabilidade política" e não mexer no Governo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.