Função Pública

Saúde

Privados suspendem boicote a doentes da ADSE

Os hospitais privados ameaçaram deixar de facilitar o acesso a doentes da ADSE na sequência do impasse sobre o novo acordo de pagamento. Houve um recuo da ADSE e o boicote fica, para já, congelado.
Função Pública

Função pública: acréscimo salarial mas com atrasos

Os funcionários públicos começam a receber o 2.º pagamento das progressões na carreira no âmbito do descongelamento, mas alguns não deverão obter o acréscimo salarial devido a atrasos no processo.
Função Pública

Trabalhadores ainda não receberam descongelamento

Muitos trabalhadores do Estado ainda aguardam que serviços concluam processo de descongelamento das carreiras, pelo que ainda não é este mês que recebem atualização.
Função Pública

Governo prevê contratar mais funcionários em 2019

A proposta do Governo sobre as Grandes Opções do Plano para 2019 prevê contratação de funcionários públicos no próximo ano com vista à renovação dos quadros, mas não antecipa aumentos salariais.
Função Pública

Estado. 11 queixas por assédio moral no trabalho

A Inspeção-Geral de Finanças recebeu 11 queixas por assédio moral no trabalho em emprego público, no primeiro ano de aplicação da nova lei. Uma foi arquivada, seis estão em fase de instrução.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
Orçamento do Estado

Descongelamento de carreiras vai custar mais

201
O Governo conta gastar mais com o descongelamento das carreiras da função pública em 2019. Os números, entretanto revistos, são maiores do que os previstos no Programa de Estabilidade.
Orçamento do Estado

Governo. Função Pública já vai ganhar mais 3,1% 

O Governo argumenta que a função pública já vai ganhar em média mais 3,1% no próximo ano com o efeito do descongelamento das carreiras. É o arranque das negociações sobre aumentos salariais no Estado.
Orçamento do Estado

Novo aviso para risco de descongelar carreiras

Depois da Comissão Europeia, os técnicos do Parlamento dizem que a pressão para descongelar carreiras no Estado -- na educação e outras áreas -- é um risco ascendente para as contas públicas.
FESAP

FESAP quer aumento salarial de 3,5% para 2019

A estrutura sindical reiterou também que o salário mínimo para 2019 deverá ser 615 euros, acompanhado pela revisão da tabela remuneratória única.
Escolas

Sindicato denuncia despedimento de 20 precários

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte denunciou o incumprimento da Lei de regularização dos Vínculos Precários da Administração Pública.
Orçamento do Estado

Função Pública. Sindicatos querem aumento salarial

As estruturas sindicais da função pública vão exigir ao Governo aumentos salariais entre os 3% e os 4% para 2019 e não abdicam de negociar a atualização das remunerações e das carreiras.
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Função Pública

Reformas caem: já são menos de mil por mês

Estado está a perder cada vez menos trabalhadores para as reformas, devendo bater novo recorde este ano. Já o valor médio das novas pensões está a subir.
Função Pública

Correr atrás do prejuízo /premium

Haverá um lobby de correligionários do governo que espera chegar ao topo da hierarquia salarial pública e continuar a receber o seu ordenado antes de o ver reduzido a uma pensão bem menor?
Bloco de Esquerda

BE propõe redução da contribuição para a ADSE

350
O BE anunciou quatro prioridades sobre pensões em negociação para o OE, nomeadamente um aumento extraordinário para as reformas mais baixas já em janeiro e uma redução da contribuição para a ADSE.
Saúde

Amadora-Sintra. Demissões vão mesmo avançar

127
Os pedidos de demissão já tinham sido apresentados e seriam reversíveis se a administração contratasse especialistas. O pedido não foi acolhido e os chefes de urgência de obstetrícia vão demitir-se.
Função Pública

Número de funcionários públicos chega aos 675 mil

Número de funcionários públicos voltou a aumentar no segundo trimestre do ano para 675.320, um crescimento de 1,1% face ao mesmo período de 2017.
Médicos

Médicos do privado limitados nos serviços ADSE

Centenas de médicos dos hospitais privados estão a ser inibidos de prestar serviços aos beneficiários da ADSE sem justificação da parte do subsistema de saúde dos funcionários públicos.
ADSE

ADSE "deve adotar tabela da Ordem dos Médicos"

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada defende que a ADSE deve adotar a tabela da Ordem dos Médicos para uniformizar os atos clínicos, substituindo a sua atual tabela "desatualizada".
ADSE

ADSE tem problema de envelhecimento

Os hospitais privados consideram que a ADSE vive um problema de envelhecimento dos seus beneficiários, que não se resolve cortando nos preços a pagar aos prestadores, já "significativamente abaixo".
CP

Governo: Administração da CP está "em funções"

317
Depois de notícias que davam conta da saída da administração da CP, o Governo afirmou que esta está "a desempenhar as suas funções". A empresa atravessa uma crise de falta de comboios e pessoas.
Enfermeiros

Ordem alerta para falta de 700 enfermeiros nas 35h

De acordo com a bastonária, da contratação de dois mil profissionais anunciada pelo ministro da Saúde, "cerca de mil seriam enfermeiros", um número insuficiente para fazer cumprir as 35 horas".
Função Pública

Frente Sindical pede atualização salarial de 3%

A Frente Sindical propôs ao Governo uma atualização salarial e das pensões de 3% para os funcionários públicos em 2019, há quase uma década sem aumentos.
Saúde

ADSE quer saber valor de compra de próteses

A ADSE exige que os privados divulguem o valor pelo qual compraram próteses e outros dispositivos médicos que utilizam para os tratamentos. Privados dizem que o pedido é ilegal.
Rui Rio

Rio acusa Governo de "irresponsabilidade política"

Rui Rio acusou o Governo de "irresponsabilidade política" por não ter criado as condições para a redução do horário de trabalho na função pública, penalizando os portugueses.
Função Pública

Função Pública. Portugal abaixo da média da UE

A percentagem de funcionários públicos em Portugal, face ao número total de trabalhadores, fixou-se em 15% em 2016, abaixo da média europeia registada no período em causa (16%).
ADSE

ADSE passa a pagar 24 consultas em médicos 

404
Subsistema de saúde dos funcionários públicos terá novas regras para evitar abusos dos beneficiários que, em alguns casos, apresentam despesas relativas a 250 por ano em médicos fora do sistema.
Função Pública

Mais férias para funcionários públicos no interior

2.794
Mais dois dias de férias e o dobro do subsídio de parentalidade e abono de família estão entre os incentivos para os funcionários públicos que aceitem ir para o interior, escreve o Jornal de Notícias.
Função Pública

Sindicato da Função Pública acusado de intimidação

118
O Sindicato da Função Pública do Norte é acusado de intimidação e assédio moral sobre duas trabalhadores. Uma delas enfrenta um processo disciplinar para despedimento.
Municípios

Estágios abertos em zonas afetados pelos incêndios

O Governo anunciou a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Função Pública

Verba para descongelar carreiras continua por usar

Os serviços públicos continuaram sem recorrer, até ao final de maio, aos 130 milhões de euros centralizados no Ministério das Finanças para o descongelamento de carreiras da Função Pública.
Saúde

35 horas: ministro remete contratações para outono

O ministro da Saúde remeteu para o outono a contratação de mais profissionais de saúde, depois da integração dos 2 mil a serem contratados agora, depois da passagem às 35 horas semanais.
35 horas

35 horas. Portugueses precisam de trabalhar muito

1.770
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que os portugueses precisam de "trabalhar muito", quando questionada sobre o regresso dos profissionais de saúde às 35 horas semanais de trabalho.
PSD

Rio: Portugal vai pagar preço pelas 35h na saúde

116
O presidente do PSD disse que Portugal vai pagar um preço político elevado pela redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde.
Greve

Oficiais de Justiça juntam-se à greve 

O Sindicato dos Oficiais de Justiça associou-se à greve nacional marcada para os dias 29 de junho, 2 e 3 de julho pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais, foi anunciado esta terça-feira.
Fundos Comunitários

Dinheiro público paga bilhetes para Rock in Rio

1.839
POCH (Programa Operacional Capital Humano) recebe dinheiro do Estado e fundos europeus. Gastou 11.800 euros numa formação de um dia para 20 funcionários com direito a bilhetes para o Rock in Rio.
Professores

Governo e professores separados por 400 milhões

245
Governo propôs contar 2 anos e nove meses do tempo de serviço em que as carreiras estiveram congeladas, mas os professores querem 9 anos e quatro meses. A diferença? 400 milhões de euros.
Parlamento

Parlamento rejeita audição dos precários 

Um requerimento do BE para ouvir no parlamento os responsáveis pelo programa de regularização dos vínculos precários na função pública foi hoje rejeitado, com os votos contra do PSD.
Função Pública

Progressões aplicadas aos contratos individuais

O Governo garantiu esta terça-feira que o descongelamento das progressões na carreira vai abranger os trabalhadores com contratos individuais, nas mesmas condições que os da Função Pública.
ADSE

ADSE passa a verificar facturas junto do fisco

322
Decreto de lei de execução orçamental define que o sistema de saúde dos funcionários públicos passe a fazer maior cruzamento de informações e a apertar o controlo a facturas apresentadas.
Socialismo

O verdadeiro regime dos salários baixos  /premium

891
Para António Costa, é mais importante ter muitos funcionários mal pagos, do que menos funcionários, mas mais bem pagos. É a função pública reduzida a uma variante do rendimento social de inserção.
Função Pública

PCP critica "opção política" de Costa

O líder do PCP criticou o primeiro-ministro por preferir contratar funcionários públicos a dar aumentos salariais, ironizando que "é uma opção política".
António Costa

Costa prefere contratar mais funcionários públicos

1.420
O primeiro-ministro considera mais prioritário contratar mais funcionários públicos para os serviços do Estado do que aumentar vencimentos dos atuais funcionários. Em entrevista ao DN, elogia Merkel.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

113
O ministro do TRabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
Administração Pública

Integração de precários. Marcelo promulga diploma

O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece os termos de integração dos precários da Administração Pública que trabalham nas estruturas que gerem os fundos comunitários.
PCP

PCP reclama autoria de proposta das 35 horas

A deputada do PCP Rita Rato defendeu que o agendamento do grupo parlamentar comunista das 35 horas semanais para o setor privado permitirá criar cerca de 440 mil novos postos de trabalho.
Escolas

Mais de 2 mil precários na administração pública

Mais de dois mil assistentes operacionais precários de escolas passam a funcionários da Administração Pública. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
ADSE

Ministério Público avalia auditoria à ADSE

O Ministério Público divulgou esta quinta-feira que se encontra "a decidir" se, no âmbito das suas competências, irá realizar uma auditoria ao subsistema de saúde dos funcionários públicos.
Finanças Públicas

Aquiles, a tartaruga e as contas públicas

Aquilo que não gosto mesmo é de ver ilustres economistas a dizer que já que o país trabalha mais, então vamos aumentar a função pública. Lembro-me sempre de Aquiles a ser enganado pela tartaruga.
Função Pública

Cerca de 102 mil funcionários públicos progrediram

Cerca de 102 mil trabalhadores da administração pública receberam até final de abril o acréscimo salarial. Segundo o Governo, cerca de 80% dos funcionários públicos terão direito a progredir este ano.
Função Pública

Sindicatos e Governo discutem revisão de carreiras

A secretária de Estado da Administração Pública, Fátima Fonseca, reúne-se esta quarta com as três estruturas sindicais representativas dos trabalhadores do Estado para negociar a revisão de carreiras.
Serviço Nacional de Saúde

Trabalhadores da Saúde iniciam greve de dois dias

Os trabalhadores do setor público da saúde iniciaram esta segunda-feira uma greve nacional de dois dias, paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).
ADSE

Auditoria a empresa da PT envolve ex-líder da ADSE

510
Auditoria interna revelada pela TVI envolve Liberato Baptista, presidente demissionário da ADSE, em alegadas irregularidades cometidas quando era responsável pela empresa de saúde do grupo PT.
ADSE

Presidente da ADSE demitiu-se

Carlos Liberato Baptista renunciou esta segunda-feira ao cargo de presidente da ADSE, que ocupava desde janeiro de 2017. A notícia é avançada pelo Público.
ADSE

Sustentabilidade da ADSE pode estar em causa

281
Conselho Superior de Supervisão da ADSE explica que, em 2017, o subsistema de saúde dos funcionários públicos tinha 492 milhões de euros, mas um passivo de 274 milhões em faturas não pagas.
Angola

64 mil funcionários públicos com salário cortado

Decisão abrange trabalhadores que apresentaram dados incompletos, estando em ausência do trabalho para licença de formação ou junta médica, mas também por "terem dupla efetividade na função pública".
Alemanha

Alemanha. Função Pública com 3 aumentos até 2020

Os trabalhadores da Função Pública alemã vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, anunciou o ministro do Interior.
Orçamento do Estado

Aumentos "dependem menos de mim do que imaginam"

Em entrevista ao Negócios, o ministro das Finanças volta a não se comprometer com um aumento (ou não) dos salários da Função Pública -- até porque, diz Centeno, ele não é mais do que um "coordenador".
Mário Centeno

Aumentos no público? Centeno nunca diz nunca

567
Mário Centeno nunca diz nunca e não exclui, portanto, que possa haver aumentos na Função Pública em 2019. Mas alerta que a carga fiscal não pode baixar sem se atingir o equilíbrio nas contas públicas.
Função Pública

Falar de aumento de salários é "extemporâneo"

António Costa considera "extemporâneo" falar sobre o aumento dos salários na função pública. O primeiro-ministro afirmou que a seu tempo o Governo "olhará para o Orçamento do Estado" para 2019.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste em aumentos para a função pública

Depois de António Costa ter considerado "extemporâneo" falar sobre o aumento de salários na função pública, Jerónimo De Sousa afirma que é "perfeitamente lógica e aceitável" falar em 2019.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)