Função Pública

ADSE

PCP. Governo a resistir à "chantagem" dos privados

161
O líder do PCP desafiou o Governo a não ceder à "chantagem" dos grupos económicos privados na questão da ADSE e a dar-lhes a resposta que "merecem": o reforço do Serviço Nacional de Saúde.
Função Pública

Função Pública. Greve fecha 90% das escolas

314
Segundo a Frente Comum, mais de 20 hospitais tiveram uma adesão à greve entre os 75% e os 100% no turno da noite. Recolha do lixo chegou a ter serviços encerrados. 90% das escolas estão encerradas.
ADSE

As guerras da saúde fazem sentido? /premium

336
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário.
ADSE

Cristas: o fim da ADSE vai afetar os portugueses

707
Na opinião de Assunção Cristas, o Serviço Nacional de Saúde "não vai ter capacidade de absorver" quem antes era beneficiário da ADSE, nem "dar uma resposta em tempo e com qualidade a toda a gente".
António Costa

António Costa garante que ADSE não vai acabar

235
O primeiro-ministro está otimista sobre o futuro da ADSE, lembrando que há vários privados que já manifestaram a vontade de continuar e outros vontade de aderir.
ADSE

ADSE: Misericórdias pedem urgência ao Estado

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas explica que as misericórdias não conseguem resolver o problema das pessoas em Lisboa, onde "não têm nenhuma capacidade de resposta".
ADSE

Champalimaud admite doentes com cancro da ADSE

1.421
A presidente da Fundação Champalimaud explica que é "perfeitamente normal" o relacionamento que a instituição mantém com a ADSE. No ano passado, a Fundação recebeu cerca de oito mil doentes da ADSE.
ADSE

Presidente da ADSE acusa privados de "pressão"

Sofia Portela garante que "não existe nenhuma denúncia" das convenções por parte dos grandes grupos, mas apenas "ameaças de que podem vir a enveredar por esse caminho".
Função Pública

Greve perturbará a recolha lixo e os hospitais

Os sindicatos dizem que os efeitos da paralisação de dois dias se farão sentir em vários setores: educação, justiça, saúde, autarquias, finanças, segurança social, conservatórias e bombeiros.
ADSE

A guerra da ADSE será paga em Outubro

1.165
O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais.
ADSE

ADSE precisa 80 mil novos beneficiários

246
O estudo identifica que o envelhecimento e o maior consumo são os "principais riscos da ADSE", é necessário alargar o universo dos beneficiários, bem como criar regras para moderar o consumo.
ADSE

Lusíadas suspende acordo com ADSE

5.416
O Grupo Lusíadas Saúde anunciou em comunicado a cessação das convenções com a ADSE e que "está a analisar" a melhor forma de o fazer. É o terceiro grupo privado a anunciar a suspensão do acordo.
Saúde

ADSE. Oito gráficos sobre o braço-de-ferro /premium

451
Por causa de 38,8 milhões de euros, CUF, Luz e Lusíadas suspenderam os contratos. Quanto ganham os privados com a ADSE? Quantos beneficiários podem ser afetados? O que está em causa no diferendo?
Função Pública

Salários. Frente Comum pede a PR que vete diploma

A coordenadora da Frente Comum afirmou que o diploma que aumenta a base remuneratória para 635,07 euros se trata de um diploma "gerador de injustiças significativas", pelo que propõe uma nova redação.
Greve

Greve com mais impacto na saúde e educação

190
Os setores mais afetados devido à paralisação dos funcionários públicos deverão ser a saúde, educação, finanças e autarquias, podendo levar ao encerramento de escolas e deixar lixo por recolher.
Saúde

ADSE suporta 21% dos gastos dos privados

344
Os dados são do INE, mas o Jornal de Negócios admite que o valor possa chegar aos quase 26%. Já o presidente do Hospital da Cruz Vermelha diz que a ADSE "não tem jogo de cintura para negociar".
ADSE

Resolução entre Conselho Geral e Supervisão ADSE 

Na resolução, o órgão consultivo sublinha que manifesta "confiança no futuro da ADSE", mas "vê com preocupação as práticas de alguns grandes grupos de prestadores de saúde".
ADSE

Marcelo pede "bom senso" sobre convenções com ADSE

O Presidente da República pede"bom senso e capacidade de entendimento" no conflito entre os grupos privados de saúde e a ADSE, admitindo que se trata de "uma situação muito complexa".
ADSE

Os três motivos da suspensão do acordo com ADSE

541
Regularizações retroativas, prazos de pagamento ou o preços dos medicamentos. Foram estes alguns dos motivos que levaram a CUF e Luz Saúde a suspender o acordo com a ADSE.
ADSE

Grupo Luz Saúde suspende acordo com ADSE

3.444
O grupo Luz Saúde vai "deixar de prestar serviços" ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE. A partir do dia 15 de abril, os beneficiários vão deixar de contar com este acordo.
ADSE

Hospitais da CUF suspendem acordo com a ADSE

1.706
Para já, trata-se de uma suspensão, com efeitos a partir de 12 de abril. Mas a 1 de março, se não for encontrada uma solução "equilibrada" para o diferendo, a suspensão pode virar denúncia definitiva.
Pensões

Simulador de pensões regista 19 mil simulações

O novo simulador da Caixa Geral de Aposentações está disponível desde o dia 1 de fevereiro e na primeira semana de funcionamento foram registadas 19 mil simulações.
CDS-PP

ADSE e privados. CDS exige ao Governo solução

Os centristas exigem que o executivo encontre "um mecanismo negocial, definindo tabelas de preços" para que a rutura entre os prestadores de serviços médicos privados e a ADSE não aconteça.
Saúde

CUF e Luz Saúde podem vir a suspender ADSE

4.796
Privados estão a preparar a suspensão da ADSE. A partir de Abril utentes vão ter de pagar 100% das consultas e cirurgias e pedir reembolso, avança o Expresso. ADSE diz que não foi avisada.
Função Pública

Pré-reforma com salário a 100% e outro emprego

182
Os funcionários públicos que passem à situação de pré-reforma podem ser autorizados a exercer outra atividade remunerada, de acordo com a lei que entra esta quarta-feira em vigor.
Finanças

Nova remuneração base será paga faseadamente

102
O trabalhador que se encontrar a menos de 28 euros da nova remuneração base avançará para a seguinte (683,13 euros), mas a diferença vai ser paga aos poucos.
Função Pública

Frente Comum defende progressão de carreiras

128
A Frente Comum defende que é "uma falácia"o Governo anunciar um gasto de 50 milhões de euros com o aumento da remuneração base e acusa o executivo de "poupar à custa da carreira dos trabalhadores".
Função Pública

Função pública. Quem leva aumento perde pontos

756
Para progredir na carreira são necessários dez pontos na avaliação de desempenho. Segundo a ministra da Presidência, os funcionários que foram aumentados para 635,07 euros perdem esses pontos.
Função Pública

Funcionários convocados para junta médica por SMS

104
Esta mudança deverá ficar operacional até ao final do primeiro trimestre do ano e integra-se num processo de digitalização dos serviços da Caixa Geral de Aposentações.
Função Pública

Novo simulador de pensões para a função pública

O novo simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA), que permite calcular o valor da pensão, já está disponível para mais de 40% dos funcionários públicos que descontam para a CGA.
Administração Pública

Função pública tem novo programa de qualificação

190
O programa insere-se no Programa Qualifica e pretende dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais.
Greve

Função Pública marca 2 dias de greve em fevereiro

125
Em causa está a ausência de proposta do Governo de aumentos salariais para funcionários públicos e as injustiças causadas pela lei que aumenta o salário da administração pública para os 635,07 euros.
Função Pública

Fesap alerta para injustiças no aumento salarial

113
Para a Fesap, os trabalhadores com uma remuneração inferior a 635,07 euros e que entraram em 2019 com os 10 pontos de avaliação de desempenho necessários para progredir perdem os referidos pontos.
Salário Mínimo Nacional

Governo vai aprovar aumento do salário mínimo

404
O Governo vai aprovar em Conselho de Ministros o salário mínimo na Função Pública para 635€. A medida vai abranger 70 mil trabalhadores do Estado. Sindicatos dizem que podem prejudicar outros.
Greve

Greve da função pública a 15 de fevereiro

100
A Frente Comum marcou greve nacional para 15 de fevereiro. Fesap também avança para paralisação, provavelmente no mesmo dia. No centro do protesto está a proposta de atualização da base remuneratória.
ADSE

Governo: benefícios da ADSE não sofreram alteração

Segundo o Ministério da Saúde e das Finanças, o decreto-lei publicado a 28 de dezembro "não implica qualquer alteração aos benefícios da ADSE face à situação dos últimos anos".
Governo

Governo altera regras para beneficiários da ADSE

9.302
O Governo aprovou um decreto-lei, na época natalícia, que promove cortes nas vantagens da ADSE. Os beneficiários terão de pagar mais se forem a hospitais sem acordo de convenção.
Função Pública

Função pública. Aumentos sem retenção na fonte

142
"Na atualização das tabelas de retenção de IRS, o Governo terá em consideração este aumento" precisa o Ministério, ou seja, os trabalhadores ficam isentos do adiantamento mensal do imposto.
Estados Unidos da América

Quem quer o muro que parou os EUA há 21 dias?

O "shutdown" imposto por Trump há 21 dias levou à rua funcionários públicos e moradores do Texas. Há quem grite contra e quem apoie a estratégia do Presidente para forçar um muro na fronteira.
Sindicatos

Governo mostrou "sensibilidade" para progressões

A FESAP diz que o Governo "manifestou sensibilidade" para encontrar uma solução que evite injustiças" nas progressões de carreira. Já o STE acusa o executivo de “não abrir o jogo” sobre salários.
Transporte Ferroviário

Luanda não consegue responder aos funcionários

A administração dos Caminhos de Ferro de Luanda não consegue responder às reinvidicações dos funcionários por insuficiências financeiras. Trabalhadores preparam-se para greve por tempo indeterminado.
Função Pública

Governo e sindicatos voltam a discutir salários

Em causa está a proposta do Governo para atualizar a base remuneratória da função pública, que passará de 580 euros em 2018 para 635,07 euros em 2019. A medida custará cerca de 50 milhões de euros.
Função Pública

Função Pública. Aumentos só depois de janeiro

Os funcionários com salários abaixo dos 635€ só deverão receber os aumentos previstos mais tarde, com retroativos. A previsão é dos sindicatos que dizem que ainda há "muitas dúvidas" sobre o diploma.
Ministério Da Justiça

Funcionários judiciais iniciam nova greve 

Os funcionários judiciais iniciam na próxima semana um novo período de greve. Em causa está a alteração à proposta inicial do estatuto e o preenchimento de 1.400 vagas e 750 promoções que faltam.
Governo

Hospitais privados podem cancelar acordos com ADSE

245
Hospitais privados admitem deixar de ter convenção com a ADSE, após esta ter exigido 38 milhões de euros por excessos de faturação. Associação pede ao Governo a anulação desse processo.
Ministério das Finanças

Sindicatos voltam a discutir salários

Segundo o Ministro das Finanças, Mário Centeno, o salário médio dos trabalhadores da Administração Pública aumentou, por sua vez, cerca de 20% em apenas quatro anos.
ADSE

Privados terão de devolver 38 milhões à ADSE

388
Um parecer da PGR deu razão à ADSE relativamente a excessos de faturação efetuados por clínicas e hospitais privados entre 2015 e 2016. Agora os privados terão que pagar 38 milhões de euros à ADSE.
Função Pública

Função pública com tolerância de ponto a 24 e 31

2.206
O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, de acordo com um despacho assinado pelo primeiro-ministro.
Função Pública

Salários. Frente Comum não desiste dos aumentos

112
Os sindicatos esperavam que os aumentos salariais na função pública fossem esta terça-feira de novo discutidos, mas o Governo adiou a discussão. A reunião será agora no próximo dia 20.
Greve

O mundo que António Costa criou /premium

1.596
Desde 2015 que este governo trata os funcionários como o factor decisivo das vitórias eleitorais. As greves são a maneira de os funcionários obrigarem Costa a pagar mais pelos seus votos.
Função Pública

Funcionários com mais de 70 com salário ou pensão

372
Os funcionários públicos com mais de 70 anos vão passar a poder manter-se no ativo, optando pelo salário ou pela pensão, segundo uma proposta do Ministério das Finanças.
Função Pública

Salário mínimo de 635 euros no Estado para 70 mil

131
O Ministério das Finanças estima que o aumento da remuneração mínima na administração pública proposta na sexta-feira aos sindicatos abranja "cerca de 70 mil trabalhadores no próximo ano".
Função Pública

Função Pública. Salário base nos 635 euros  

131
Governo propõe aos sindicatos um aumento do nível mais baixo de remuneração dos 580 euros para os 635 euros.
Função Pública

Governo quer megabase de dados dos funcionários

Os dados dos trabalhadores serão organizados através de pseudónimos, serão muito mais detalhados e o objetivo é saber quantos funcionários o Estado tem e quanto ganham.
Função Pública

Governo revê contratação pública de deficientes

291
O novo decreto-lei define que todos os concursos com 10 ou mais lugares terão obrigatoriamente uma quota de 5% a preencher por pessoas com deficiência.
Função Pública

Polícias querem apanhar boleia dos professores

195
Parlamento forçou Governo a reabrir negociações com os professores sobre as carreiras congeladas. Polícias e militares querem o mesmo tratamento que os docentes.
Política Científica

Trabalhador põe providência cautelar contra FCT

137
A providência cautelar pretende suspender os concursos para a regularização de vínculos laborais precários por considerar que é injusto que recebam muito mais do que os trabalhadores do quadro.
Função Pública

Informáticos da função pública querem ser ouvidos 

238
As propostas do Governo para a revisão das carreiras dos informáticos da Administração Pública (AP) "não reúnem o consenso" dos profissionais.
Greve

Rio compreende a greve e responsabiliza o Governo

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que compreende a greve nacional desta sexta-feira dos funcionários públicos, responsabilizando o Governo "que diz que o país está fantástico".
Sindicatos

Frente Comum regista 85% de adesão à greve

A paralisação da Função Pública registou até ao final da manhã "fortíssimos níveis de adesão", na ordem dos 85%, sendo "uma das maiores greves dos últimos anos", disse a coordenadora da Frente Comum.
CGTP

CGTP quer que Governo reabra negociações

O secretário-geral da CGTP afirmou que a greve a decorrer sinaliza que os trabalhadores não abdicam de continuar a lutar pela defesa da sua dignidade, exigindo a reabertura das negociações.
CDS-PP

CDS diz que existe ''desespero'' na função pública

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta sexta-feira, a propósito da greve da função pública, que existe "desespero e saturação" transversal a vários setores.
Greve

Greve. Escolas fechadas e hospitais a meio gás

Escolas encerradas, hospitais a meio gás e lixo por recolher foi o cenário descrito pelas estruturas sindicais que convocaram a greve desta sexta-feira da função pública.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)