Um fenómeno cultural, os Penne Rigate são bem conhecidos pela sua versatilidade. Este é o tipo de massa que resolve qualquer situação, mesmo a mais inesperada: desde o prato preparado no último minuto com amigos, até à mais clássica das refeições familiares, com todos reunidos à volta de um bom prato de Penne all’ Arrabbiata ou com ragú.

O formato

Com uma surpreendente linha de variações, os Penne estão destinados, desde sempre, a dar origem às combinações mais criativas. Rigate, Mezze Tricolore, Mini, todos têm como característica o seu corte oblíquo “de pena”, dinâmico, em contraponto ao corte reto do macarrão clássico.

Lisce ou rigate? Ou, como diríamos em português, lisos ou rugosos? A Itália divide-se em opiniões. Os amantes dos Penne Rigate elogiam a sua insubstituível capacidade de reter o molho, enquanto os partidários dos Penne Lisce amam a elegante sensação que a superfície lisa oferece ao paladar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tempo de cozedura

11 minutos

Ideal com…

Todos os tipos de molho, tanto os tradicionais, à base de carne e tomate, como os mais inovadores e originais com verduras e queijos.

Outras ideias

Graças à sua forma fina, resultam excelentes em pratos de forno. Elegantes, os Penne Rigate combinam também na perfeição com os molhos mais encorpados, como a clássica boscaiola.

Escolha a massa ideal

Formatos, tempos de cozedura, acompanhamentos e ideias. Nove massas à escolha, do Spaghetti aos Mezze Penne Tricolore.

  1. Bavette n.13
  2. Farfalle
  3. Fusilli
  4. Lasagne
  5. Mezze Penne Tricolore
  6. Penne Rigate
  7. Spaghetti n.5
  8. Tagliatelle
  9. Tortiglioni