Logo Observador

Inês Domingos

Convidado

Economia

Dez marcos em 2017

Inês Domingos

O apetite pela dívida portuguesa atingiu mínimos, tendo os juros subido para mais de 4%, o que pode comprometer a emissão de obrigações perpétuas que faz parte do plano de recapitalização da Caixa.

Casa Branca 2016

Trumpnomics

Inês Domingos

A mudança de política avançada por Trump pode ser bastante mais radical do que qualquer outra desde o Presidente Reagan. Por este motivo, os riscos para o futuro da economia mundial são também maiores

União Europeia

A exceção francesa

Inês Domingos

A exceção francesa é inaceitável, porque ao invés de tentar corrigir alguma deficiência da construção institucional, usa as suas limitações para, a partir do coração da UE, enganar todos os parceiros.

Orçamento do Estado

Faroeste fiscal

Inês Domingos

Os dados do INE mostram uma desaceleração do crescimento do rendimento das famílias no primeiro semestre de 2016 para 1,8%, o que compara com 2,5% no mesmo período de 2015. São os números do fracasso.

Brexit

Um jogo de soma negativa

Inês Domingos

Para Portugal, com pouco capital, poucas poupanças e que depende quase exclusivamente do exterior para se financiar, os custos de financiamento para as famílias e empresas deverá sem dúvida aumentar.

Economia

Os sofrimentos do jovem Euro

Inês Domingos

A construção de uma zona euro mais forte vai necessitar de uma vontade política inabalável durante décadas que permita construir uma zona com maior flexibilidade económica a nível nacional e regional.