Sistema Financeiro
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
Sistema Financeiro

Chegados ao ponto de vertigem do Dólar…

Na prática, a FED devolveu a flexibilidade necessária à sua política monetária para assegurar a longevidade do atual ciclo económico global, revelando assim o desejo secreto de um Dólar mais débil.
Banca

O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco /premium

1171
Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo.
Sustentabilidade

O setor financeiro e o crescimento sustentável

Num país que ambiciona ser neutro em carbono em 2050, a Sustainable Finance constitui uma oportunidade para todos, quer instituições financeiras, quer Estado, quer cidadãos.
Banca

Revolut está a contratar para call center no Porto

436
Uma das "fintechs" em maior crescimento global anunciou a abertura de um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e tem 70 vagas para preencher. Será o 2º maior call center da Revolut em todo o mundo.
Ministério das Finanças

Reforma da supervisão financeira ainda por fazer

Fazia parte do programa do Governo, foi iniciada há quase dois anos, mas desapareceu do radar. Finanças garantem que já foi discutida em Conselho de Ministros e foi enviada ao BCE
Google

O próximo fim do mundo

135
Não, o fim do mundo que vem aí por a Google ter uma licença bancária não será o pior dos fins do mundo. Achar que com as suas bases de dados vai esmagar o mercado é mesmo porque não se aprendeu nada.
Sistema Financeiro

Medidas de financiamento do terrorismo já em vigor

As entidades passam a ser obrigadas a comunicar mensalmente as operações de pagamento que envolvam dinheiro ou cheques ou outros documentos ao portador em suporte de papel.
Estado

Bem-vindos ao reino da impunidade /premium

6074
Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for
Sistema Financeiro

Goodhart na regulação bancária

Se é esta a regulação que temos, para que serve a regulação? Será apenas para iludir o povo com a impressão de que políticos e Governos levam a sério a estabilidade do setor financeiro?
Banca

Bancos "limparam" um quinto dos créditos em falta

Ao longo de 2017 os bancos nacionais eliminaram 20% dos créditos problemáticos dos seus balanços, para 37 mil milhões. Banco de Portugal explica como foi feito e diz que o esforço tem de continuar.
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Banco de Portugal

BdP alerta: "Sinais de sobrevalorização" nas casas

1558
Numa análise à estabilidade financeira, o Banco de Portugal avisa que "começaram a surgir alguns sinais de sobrevalorização" nos preços do imobiliário, no segmento residencial.
Serviços financeiros

MBWay. BCE veio a Lisboa dar "puxão de orelhas"

533
Momento raro em conferência organizada pelo Banco de Portugal: um alto-representante do BCE aproveitou o discurso para criticar os moldes em que foi lançado o serviço MBWay em Portugal, pela SIBS.
Sistema Financeiro

Caixa: da próxima vez será diferente? /premium

A Caixa está melhorzinha, mas as contas permanecem contaminadas pelos desvarios do passado. O problema é que não há sinais de que da próxima vez será diferente.
Banca

Novo Banco, velhos problemas

As acusações de má gestão que a Comissão Europeia faz ao Novo Banco têm de ser levadas a sério. Ou Bruxelas anda a brincar com coisas sérias.
Sistema Financeiro

A banca, ainda um problema

O Novo Banco deverá precisar de um novo aumento de capital. O Montepio caminha discretamente para ter como accionista a Santa Casa. O crédito malparado continua a ser um problema que se vai resolvendo
Sistema Financeiro

Justos e pecadores

Entre os lesados do BES ou do Banif houve pessoas ludibriadas. Mas houve, igualmente, situações em que a imprudência ou a ganância foram a chave que abriu a porta para o desastre.
Sistema Financeiro

Do desafio do Presidente e da queda das bolsas

216
Os investidores financeiros estão a ficar nervosos. Más notícias para Portugal que ainda precisa de mais tempo de bom tempo na economia e nas finanças do mundo.
Sistema Financeiro

A cultura da responsabilidade

174
Não são só os administradores do BES, são os auditores nomeados pelos acionistas, os auditores nomeados pelo Banco de Portugal e o próprio Banco de Portugal. “Responsabilidades” significa isso mesmo.
Sistema Financeiro

Vem aí o fim da Banca

1931
A mudança do modelo de negócios da banca não será sustentável a médio e longo prazo devido ao aparecimento de novas empresas cuja concorrência será devastadora para os bancos.
Sistema Financeiro

Agora foi o Popular

332
Ninguém ainda aprovou que Portugal fosse absorvido pela UE, ninguém aprovou o fim da República Portuguesa, ninguém decidiu que o sistema bancário português pudesse ser extinto a favor do estrangeiro.
Manuela Ferreira Leite

Ferreira Leite. Fisco "beneficia os mais ricos"

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite defendeu que o sistema fiscal em Portugal deve ser simplificado, uma vez que a sua complexidade "beneficia os mais ricos e prejudica os pobres".
Caixa Geral de Depósitos

As tentações da capitalização da CGD

337
As imparidades na CGD criam margem para alguns voltarem a ganhar bom dinheiro à custa dos contribuintes, numa nova ronda de captura de rendas. É preciso estar a atento ao crédito agora desvalorizado.
Sistema Financeiro

Mais uma fraude financeira?

690
A fraude não está em poucos euros pagarem muitas dívidas. A fraude está em se emitir divida, soberana ou particular, que não se pode, ou não se pretende, pagar.
Sistema Financeiro

Sem emenda!

188
O ruído em torno da CGD não cessa, comprovando que o governo nunca informou bem a opinião pública antes de iniciar o processo de capitalização e, agora, já começou a negar as promessas que tinha feito
Sistema Financeiro

Tempestade no alto mar

1033
Portugal arrisca-se não tanto a sair do euro mas sim este a sair de Portugal, deixando-nos entregues ao regime político proteccionista e autoritário de uma extrema-esquerda que não deseja outra coisa.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR insiste em sistema financeiro "consolidado"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, insistiu na necessidade de Portugal ter um sistema financeiro "consolidado e forte", recusando-se a fazer qualquer afirmação que vá contra essa orientação.
Sistema Financeiro

Sistema financeiro. Informação falsa vai ser crime

O parlamento aprovou por unanimidade a proposta de lei do Governo que revê o regime sancionatório do direito dos valores mobiliários, criminalizando o uso de informação falsa ou enganosa.
Presidente Trump

Trump quer tirar "trancas à porta" pós-Lehman

"Casa roubada, trancas à porta". Depois da crise financeira pós-colapso do Lehman Brothers, criou-se o pacote regulatório Dodd Frank. Mas Donald Trump vai ordenar que as regras sejam "reavaliadas".
Sistema Financeiro

Estamos melhor ou pior? Para onde olhar.

120
A conjuntura internacional está a mudar rapidamente contra o que precisávamos. A recuperação económica e a confiança externa são frágeis, pelo que o nosso mais urgente problema continua ser financeiro
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer estabilizar sistema financeiro

A "prioridade nacional”, segundo o Presidente da República, deve ser estabilizar e consolidar o sistema financeiro português, porque sem isso não se conseguirá pôr a economia e o emprego a crescer.
Moçambique

Intervenção em banco que tem como acionista ex-BES

229
O Banco de Moçambique decidiu afastar a administração da quarta maior entidade bancária do país, o Moza Banco, que tem o Novo Banco como acionista (49%).
Sistema Financeiro

UGT e OCDE defendem estabilização financeira

A UGT e a OCDE defenderam, esta segunda-feira, a necessidade de estabilização do sistema financeiro e a melhoria da qualificação dos trabalhadores portugueses.
Sistema Financeiro

O Nó Górdio

Os programas governamentais com ou sem fundos europeus, com ou sem capital de risco, com ou sem instrumentos de quase capital, são anunciados pela enésima vez sem que seja possível recorrer aos mesmos
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís alerta: "É muitíssimo perigoso"

138
A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, classificou como "muitíssimo perigosa" a forma como o Governo socialista de António Costa está a lidar com o sistema financeiro, a propósito de uma questão relativa ao Novo Banco.
Sistema Financeiro

O inverno financeiro vem aí

112
Já não bastavam as inquietações com o retorno dos nacionalismos e a sua potencial ameaça à liberdade, agora ainda corremos o risco de ver as nossas vidas destruídas, contaminadas, por bancos zombie.
Sistema Financeiro

Carlos Costa insiste na solução "banco mau"

O Governador do Banco de Portugal defende o conceito de "banco mau" como solução para solucionar o peso do crédito malparado dos bancos portugueses, num artigo a ser publicado no Jornal de Negócios.
Banca

O sistema financeiro português está insolvente?

141
A sucessão de declarações a defender a criação de um “banco mau” não ajuda nada a melhorar a percepção dos mercados sobre os bancos portugueses. Os investidores ficam confusos e perdem a confiança.
Sistema Financeiro

O ajuste de contas

Sem confiança no Estado e nas suas contas, sem confiança no sistema financeiro e nos seus balanços, sem confiança na contabilidade das empresas, não haverá recuperação económica ou aumento do emprego.
Política

Barroso pede "definitiva estabilização" da banca

Antigo presidente da Comissão Europeia adverte para os riscos de se prolongar a situação de instabilidade no sistema financeiro. E diz que Guterres tem "batalha muito difícil" para chegar à ONU.
Política Económica

Não tenho vocação para Padeira de Aljubarrota

1396
Alguém me explica porque temos de nos defender do capital espanhol e preferir namorar capital angolano de duvidosa origem? Será que já esquecemos o que sucede quando é o governo a mandar nos negócios?
Sistema Financeiro

António Costa garante "sistema financeiro sólido"

297
O secretário-geral do PS, António Costa, garantiu hoje que Portugal tem um "sistema financeiro sólido", em que "todos podem confiar" para as poupanças e para "suportar o investimento na economia, destacando a "normalidade" da vida política.
Novo Banco

Pr'a melhor está bem, Pr'a pior já basta assim

262
Novo Banco nacionalizado? O importante não é ter mais um banco público -- é que o que já temos seja um instrumento de decência e não de indecência. Ou seja, tudo ao contrário das práticas habituais.
Sistema Financeiro

O Banco de Portugal, Costa e as instituições

543
O caso do Banco de Portugal soma-se a outras medidas "relâmpago" da governação que parecem seguir uma estratégia simples, clara e directa: reverter cegamente tudo o que foi feito pelo anterior governo
Sistema Financeiro

O controle da banca em Portugal

117
Não temos de aceitar todas as opiniões das autoridades europeias. Qualquer outro país do euro lutaria de forma firme para impedir que 80% do seu sector bancário pertencesse a um único país estrangeiro
Sistema Financeiro

Há bancos? Sou contra

Queremos bancos sólidos ou não? É que se queremos bancos sólidos temos que perceber que eles precisam de receitas e estas têm que vir de algum lado.
Sistema Financeiro

O queijo Gruyère

220
Passou-se do condicionamento e do proteccionismo à apropriação dos bancos pelos governos e vice-versa, sem qualquer freio aos cruzamentos entre os buracos desse queijo Gruyère que é a banca portuguesa
Sistema Financeiro

Banif: o povo tem mesmo o direito de perceber?

518
O processo pelo qual a nossa banca se vai tornar espanhola não começou agora. Começou em 1975, quando o MFA decidiu destruir os grupos financeiros nacionais.
Sistema Financeiro

Bom ano para os 10 milhões de banqueiros do país

750
Mais um banco no sapatinho? Não, obrigado. As acções dos bancos devem ser compradas voluntariamente na bolsa e não compulsivamente na repartição de Finanças.
Banif

Os buracos da banca andaram a par com os do país

891
A factura é muito pesada e os contribuintes estão cansados de pagar buracos na banca. Mas estes não resultam apenas de vigarices, são também fruto de políticas erradas para um país que não era viável.
Banif

O fim das coligações

457
Nenhum governo pode passar o tempo a mudar o que foi feito. A realidade não o permite e Costa vai aprender depressa que não pode governar para regressar a 2011. Terá que governar para resistir a 2016.
Banif

Horácio Roque e o sistema financeiro português

102
A consolidação do sistema financeiro irá acontecer e será dominada por bancos espanhóis. Resta saber se, no fim, haverá pelo menos um banco português. Público ou privado, será uma questão secundária.
Banca

Garantia de depósitos comum só com novo Tratado

Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, critica "provocação" de Vítor Constâncio. BCE deve limitar-se ao seu papel de banco central e não dar palpites sobre a integração financeira, diz.
Futuro da Grécia

Grécia: Bancos recapitalizados até fim do ano

Primeiro balanço sobre as negociações com os credores mostram questões difíceis em aberto, mas com um acordo sobre o calendário para a recapitalização dos bancos: terminará até ao fim do ano.
Novo Banco

Candidata chinesa ao NB comprou banco belga

A seguradora chinesa Anbang, apontada como um dos principais candidatos à compra do Novo Banco português, já é dona da subsidiária belga do banco holandês Delta Lloyd Bank.
Novo Banco

"Fatura" do Novo Banco. Banqueiros intranquilos

292
Banco de Portugal não explica como se repartirão eventuais prejuízos, deixando banqueiros nervosos. Decisão será nos próximos dias. Analistas apostam em preço de venda entre 3,5 e 4,2 mil milhões.
Futuro da Grécia

Estado grego perdeu 5 mil milhões com ATEbank

115
Defunto Agricultural Bank of Greece fez mais de mil empréstimos sem as garantias apropriadas. Fatura preliminar é de cinco mil milhões de euros, mas pode ser apenas a ponta do iceberg, diz o Governo.
Futuro da Grécia

A Grécia e Nós

631
A vida será dura para os gregos, o que não é indiferente às pessoas de boa vontade. Mas temos de pensar na nossa casa e os políticos — da atual ou duma futura maioria — devem ter cuidado com a palavra
Pablo Iglesias

O artigo mais lido em Londres é sobre o 'Podemos'

184
O Podemos é "uma força "soberana" tanto económica como política que visa limitar o poder do setor financeiro e o 'capitalismo dos amigalhaços'", escreve Pablo Iglesias no documento.
Sistema Financeiro

Banca. Maioria vai viabilizar projetos do PS

Maioria PSD/CDS vai viabilizar as duas propostas do PS e uma do BE. Propostas comunistas vão ser todas chumbadas. Redução da exigência de auditorias de empresas por quotas divide maioria e oposição.
Crise no GES

BdP deve prestar contas sobre venda do Novo Banco

Depois da comissão de inquérito ao BES, os socialistas querem apertar a malha a administradores bancários, a auditores e obrigar o Banco de Portugal a "prestar contas" sobre a venda do Novo Banco.
Governo

Passos quer Carlos Costa. E disse-o aos banqueiros

Num almoço com os banqueiros há poucas semanas, o primeiro-ministro elogiou Carlos Costa. Esta terça-feira falou com Maria Luís. Governador não disse ao Governo que queria sair.
Banca

Teixeira dos Santos apontado para o Montepio

494
Ex-ministro das Finanças está a ser apontado pela SIC como provável presidente do Montepio. Contactado pelo Observador, Teixeira dos Santos prefere não comentar.
País

Maria João Avillez entrevista a Horta Osório

134
O presidente executivo do Lloyds fala do país, passado e futuro. Assim como do Novo Banco, do BPI e da economia europeia. Sobra otimismo, mas também alguns avisos.
Novo Banco

"BdP tem de deixar pagar o papel comercial do GES"

177
Horta Osório diz que Carlos Costa deve desbloquear o maior problema do Novo Banco.Do BES/PT tira uma lição: "Centros de decisão são maneira airosa de alguns ganharem muito dinheiro à conta de muitos".
Banca

Banif cortou 463 trabalhadores e 72 agências

O Banif acelerou a execução das medidas previstas no seu plano de reestruturação, tendo reduzido o quadro de pessoal em 463 funcionários e fechado 72 balcões no ano passado, informou o banco.
Banca

Espanhóis da CaixaBank lançam OPA sobre o BPI

103
Comissão de Mercado e Valores Mobiliários já recebeu um comunicado do CaixaBank onde se anuncia que é esta terça-feira que os catalães lançam a compra do banco português. Ações do BPI suspensas.
Banca

Financiamento no BCE em mínimos de 2010

Os bancos portugueses diminuíram em 2,9 mil milhões de euros a exposição ao financiamento do Banco Central Europeu em janeiro deste ano face ao mês anterior, o valor mais baixo desde abril de 2010.
BCE

Custo das crises foi muito maior do que devia

O custo das crises financeira e da dívida soberana foi muito maior do que devia ter sido, afirmou hoje em Lisboa o economista-chefe do BCE, Peter Praet. Falta testar os novos instrumentos.
Zona Euro

Carlos Costa: Bancos centrais não podem fazer tudo

"Não pensem que com política monetária conseguem assegurar a estabilidade financeira", avisou o governador do Banco de Portugal. Os governos e a banca têm de fazer o seu trabalho, defendeu.
Novo Banco

“A intenção não é vender aos bocados"

Os principais banqueiros portugueses juntam-se à mesa para avaliar o que vem aí e falaram sobre o Novo Banco, num fórum do Diário Económico. Observador acompanhou em direto.
Carlos Costa

"Banco de Portugal não foi complacente"

Carlos Costa não aceita que "se possa dizer que o Banco de Portugal foi complacente. Não foi", garante o governador do Banco de Portugal numa alusão implícita à crise do BES.
Crise no GES

Guia para perceber a Comissão de Inquérito ao BES

Pelo Parlamento vão passar centenas de testemunhas, quatro guerras diferentes, diversas versões dos factos. Como o caso é complexo, fica um guião para entender melhor o que se vai passar.
Novo Banco

Passos apoia Carlos Costa e defende venda rápida

"Quanto mais tempo ocorrer" até à venda do Novo Banco "mais riscos" há, defendeu Passos Coelho esta 2ª-feira. Carlos Costa "teve 100% do apoio do Governo" na resolução, assumiu o PM.
Novo Banco

PSD elogia Carlos Costa: não deu "um jeitinho"

Vice-presidente do PSD diz que Carlos Costa "detetou o problema (do BES) e enfrentou o problema". Mais: que "não o meteu na gaveta" e não fez "o jeitinho".
Banco de Portugal

Governador escolheu um banqueiro para o Novo Banco

619
Governador do Banco de Portugal emitiu comunicado agradecendo a "disponibilidade" de Vítor Bento. Já tem substituto, que é um banqueiro. E mantém urgência na venda.
Novo Banco

Comissão de trabalhadores contra "venda à pressa"

O coordenador da Comissão de Trabalhadores do Novo Banco alerta que uma venda apressada pode representar o "fim da instituição". A demissão de Vítor Bento não o surpreende.
Supervisão Bancária

Carlos Costa muda a supervisão de mãos no BdP

Vice-governador perde pelouro de supervisão bancária e António Varela fica com a supervisão prudencial. Maioria PSD/CDS bate palmas.
Pós-troika

Portas vs. Lagarde: "Só pode ter sido um lapso"

Portas diz que a diretora do FMI só pode ter cometido um "lapso", quando disse que só Espanha está no caminho certo. Ministra das Finanças alerta que economia vai crescer com sobressaltos.
Novo Banco

Vítor Bento já prepara um plano de médio prazo 

Vítor Bento reuniu-se ontem com a McKinsey para lançar o plano de médio e longo prazo. Também o BNP, contratado pelo Banco de Portugal, já está a sondar potenciais interessados no banco.
Novo Banco

Bento quer trocar papel comercial por depósitos

Administração do Novo Banco tenta ganhar liquidez e trocar papel comercial de clientes em depósitos a prazo, diz o Jornal de Negócios. Banco de Portugal tem de autorizar.
Crise no GES

Bento e KPMG não assinaram últimas contas do BES

KPMG justifica a escusa de parecer com a resolução no banco, a incapacidade de determinar o impacto os problemas com o BES Angola e a falta de uma carta da administração do banco.
Sistema Financeiro

CGD é quem mais arrisca com o Novo Banco

Caixa Geral de Depósitos é o banco que mais arrisca, se o Novo Banco for vendido abaixo dos 4,9 mil milhões de euros. Novo Banco pode vir a participar na compensação, diz o Negócios.
Novo Banco

Auditora recusa assinar últimas contas do BES

130
As últimas contas semestrais do velho BES ainda não foram assinadas, nem pela antiga administração do banco, nem pela auditora responsável. KPMG não se responsabiliza pela veracidade das contas.
Novo Banco

Novo Banco vende Tranquilidade por 50 milhões

870
Gestora de ativos norte-americana Apollo vai ficar com a seguradora, avaliada em 220 milhões, mas não assume a sua dívida. Exposição ao GES tirou valor à empresa. Detalhes a afinar.
Bolsa

CMVM suspeita de 'leaks' sobre o resgate do BES

521
"Ao que tudo indica", houve fugas de informação sobre uma intervenção no BES, que "influenciaram a formação dos preços". A CMVM diz que nada sabia até tirar as ações do mercado.
Novo Banco

Bento admite menos balcões e despedimentos

Diz que o Novo Banco é mais sólido, mas já está a preparar um plano de reestruturação que espera ter concluído em três meses. Vítor Bento espera vendê-lo bem, mas diz que não faz "milagres".
Novo Banco

O Novo Banco e o BES: factos e sombras

209
Dia 4 de agosto: o velho BES foi dividido em dois: nasceu o Novo Banco, com os seus ativos melhores, e o BES virou um 'bad bank'. Aqui contamos o processo, respondemos a dúvidas e anotamos as sombras.
Crise no GES

Angolanos inquietos com o problema no BESA

A nomeação de administradores do banco central angolano para o BES Angola e o saneamento da instituição fizeram despertar hoje a preocupação dos angolanos.
Novo Banco

AR chama mais responsáveis pela separação do BES 

Ministra das Finanças e governador do Banco de Portugal ouvidos na quinta-feira. Mas a Comissão de Orçamento já se prepara para novas chamadas. Vítor Bento e a Associação de Bancos estão na calha.
Crise no GES

Traído: Crédit Agricole processa os Espírito Santo

487
O parceiro de sempre do BES, o Crédit Agricole, diz-se traído pela família Espírito Santo e admite avançar para os tribunais contra a anterior gestão. A exposição ao banco deitou os lucros abaixo.
Novo Banco

Juros do empréstimo sobem a cada três meses

Ministra das Finanças defende o Banco de Portugal e fala de fraude no BES. Admite que há riscos ("diminutos") no Novo Banco. Os juros do empréstimo são a preço de custo, porque "não há risco", diz.
Pós-troika

Défice do Estado sobe com empréstimo ao Novo Banco

446
O empréstimo para financiar o Novo Banco terá impacto no défice. A ministra quer convencer o Eurostat a escaparem aos objectivos definidos na UE. E não aplicará mais medidas.
Novo Banco

Governo mudou ontem a lei para dar poderes ao BdP

250
O Conselho de Ministros aprovou ontem uma alteração à legislação, por assinatura electrónica, dando poderes ao Banco de Portugal para controlar a futura venda do Novo Banco. Cavaco promulgou logo.
Novo Banco

Não podia ser como o BPN.Não está a ser como o BPN

1328
Não era possível outra nacionalização. Não era possível comprometer irremediavelmente dinheiro público. Não era possível salvar os accionistas. Nada disso está a acontecer com esta solução para o BES.
Banco de Portugal

Tudo o que já se sabe sobre o Novo Banco e o BES

1390
O BES que conhecia mudou de nome. Agora chama-se Novo Banco, mas está lá tudo. Menos os problemas, esses ficam no velho BES. Perceba o essencial desta revolução feita no fim de semana.
Crise no GES

Santana aconselha cuidado na solução para o BES

168
Avisos sérios "para ponderação ainda hoje", diz Santana Lopes: não se pode prejudicar pequenos investidores do mesmo modo que a família Espírito Santo; bancos privados não devem lucrar com novo BES.
Crise no GES

Os pecados capitais da família Espírito Santo

767
Jornal espanhol El Pais elege os pecados capitais da família Espírito Santo. São oito. E a lista acaba com uma penitência - que o jornal prevê passar por uma mudança de nome.
Crise no GES

Bloco: BES pode ser um BPN "cinco vezes maior"

A líder do Bloco de Esquerda disse no sábado à noite que o BES tem tudo para ser um BPN "cinco vezes maior" e classificou a supervisão do Banco de Portugal como a mais "pitosga" de que há memória.
BES

Acionistas expulsos do BES. Ficam só no 'bad bank'

1144
Operação relâmpago, anuncia Mendes: acionistas afastados do BES, que fica sob controlo de um fundo, financiado pelos bancos portugueses e fundo da troika. BES sai da bolsa e será vendido em 6 meses.
BES

O colosso verde

Com o andar da crise, os bancos perceberam que, na pior das hipóteses, seriam todos eles salvos pelo Estado de uma maneira ou de outra. Foi certamente o que então pensou o Grupo Espírito Santo.
Crise no GES

Dinheiro do Estado no BES já no domingo

2548
O Banco de Portugal e o Governo estão prontos a acionar a linha da troika para salvar o BES já no domingo, diz o Expresso. Modelo e a quantia estão a ser ultimados. Ativos 'tóxicos' vão ser separados.
BES

PM: próximo passo cabe ao Banco de Portugal

171
Passos Coelho já admite que venha a ser necessária ajuda do estado para o BES, mas diz que cabe a CarlosCosta decidir o que fazer.
Crise no GES

Ações do BES atenuam queda para 25% 

Ações do BES estiveram suspensas pela CMVM até às 10h, mas tiveram uma queda histórica logo no arranque da sessão, de mais de 40%. Minutos depois a queda era já de 50%.
Crise no GES

Bento investiga ilegalidades da anterior gestão

Vitor Bento informou esta quarta-feira que o BES vai desencadear um processo de aumento de capital "de imediato" e que serão investigados indícios de eventuais violações de normas legais.
Crise no GES

BES: Prejuízos de quase 3,6 mil milhões de euros

183
Banco agora liderado por Vítor Bento apresenta um prejuízo histórico e mais grave que o esperado.
Crise no GES

Prejuízos do BES podem chegar aos 3 mil milhões

Expresso fala de prejuízos recorde no primeiro semestre, acima do estimado. Razão: há mais dívida de clientes do BES ao Grupo do que se supunha. Contas serão apresentadas na quarta-feira.
Banca

BCP reduz prejuízos para 62 milhões no 1º semestre

Banco liderado por Nuno Amado reduz prejuízos face aos primeiros seis meses do ano passado em 87,3%.
Crise no GES

Luanda fica com o controlo do BES Angola

Uma injeção de capital do Estado angolano vai assegurar a manutenção do BES Angola, diz o Negócios. Viagem de Portas e diálogo entre bancos centrais terá assegurado solução que faz o BES minoritário.
Crise no GES

CMVM admite comportamentos criminais na PT

O presidente da CMVM admitiu hoje avançar com denúncias sobre eventuais comportamentos criminais devido ao investimento de 900 milhões de euros feito pela Portugal Telecom no GES.
Crise no GES

O caso Ricardo Salgado: nova oportunidade

O dia promete ser explosivo, mas exige calma, cruzamento de informação e contextualização. E não tirar conclusões precipitadas. A queda do império pode ser uma boa oportunidade para a investigação.
Crise no GES

CMVM comunicou à Justiça indícios de crime no GES 

Carlos Tavares disse esta quarta-feira, na AR, ter aberto 20 processos de contra-ordenação contra entidades do GES. Alegados abusos de confiança e de informação privilegiada seguiram para o MP.
Crise no GES

GES investigado em Lisboa e Panamá

Ministério Público esteve ontem nas instalações do Grupo Espírito Santo, informa o Público. E o supervisor financeiro americano voltou a entrar no ES Bank Miami, no âmbito da auditoria à governação.
Crise no GES

Carlos Costa: auditorias podem ter "consequências"

Governador do Banco de Portugal: auditorias em curso podem ter "consequências" para a ex-administração do BES. E diz que a sua solvência não estará em causa. Já há contatos para reforçar capital.
Crise no GES

GES entregou três hospitais como garantia 

Diário Económico teve acesso ao relatório e contas da RioForte, que revela a entrega de garantias de 15% do capital da ESFG para financiamento junto da CGD. Hospitais são garantia noutros bancos.
Crise no GES

Porto Editora tem dinheiro preso no GES

231
A maior editora portuguesa tem dinheiro preso no Banque Privée Espírito Santo. Não diz quanto, nem comenta o caso. A sua atividade não deve, porém, estar em causa.
Crise no GES

Rio Forte não pagou à PT, que perde peso na Oi

238
É oficial: num comunicado à CMVM, a PT assume que a RioForte não pagou a dívida e diz que vai para tribunal. A fusão já foi prejudicada: ela avança, mas a PT passa de 38% para 25,6% da nova empresa.
Crise no GES

PCP pede documentos do BES e GES aos reguladores

Deputado comunista quer que a CMVM e Banco de Portugal entreguem à Assembleia vários documentos do GES e BES, nomeadamente os resultados dos testes de stress realizados. Audições nos próximos dias.
Crise no GES

Bolsa abre com o BES a cair 20%

Acções do Banco Espírito Santo atingiram esta manhã os 35 cêntimos, um recorde negativo. Nas primeiras horas de negociação, mais de 51 milhões de ações foram negociadas.
Crise no GES

Fitch: riscos para o resto da banca são limitados

A crise no GES torna o sistema financeiro português mais vulnerável, mas a exposição do BCP, BPI, Santander e CGD são "limitados", diz a agência norte-americana.
Crise no GES

Banco de Portugal diz que fez o que podia a tempo

Num misto de tentativa de apaziguar os ânimos em relação ao BES e de defesa da honra, o Banco de Portugal volta a garantir que os depósitos estão seguros e que o banco aguenta eventuais perdas do GES.
Crise no GES

Passos pede acordo e afasta intervenção estatal

Primeiro-ministro reitera mensagem de confiança face à segurança do BES relativamente aos "negócios da família" Espírito Santo.
Crise no GES

Seguro mais descansado com a resistência do BES

A conversa com o governador do Banco de Portugal "diminuíram" as preocupações de Seguro quanto à resistência do BES à crise que vive o Grupo Espírito Santo.
Crise no GES

Moreira Rato deverá avançar para o BES

João Moreira Rato, atual presidente do IGCP, deverá ser o novo administrador financeiro do Banco Espírito Santo.
Crise no GES

Salgado sai do BESI, Conselho Estratégico em xeque

Ricardo Salgado comunicou à CMVM que sai da presidência do BESI. E estará disposto a sair do do Conselho Estratégico do BES. Plano de reestruturação pode implicar entrada na Venezuela no capital.
Crise no GES

Joaquim Goes pode ser solução para o BES

Amílcar Morais Pires pode já não vir a ser o próximo presidente executivo do BES. A solução pode estar em Joaquim Goes, atualmente administrador executivo do banco.
Crise no GES

Presidente vigia caso BES à distância

154
Cavaco Silva está atento aos problemas no Grupo Espírito Santo, mas mantém-se afastado do caso. Carlos Costa não foi chamado a Belém, ao contrário do que aconteceu já com o Governo.
Sistema Financeiro

Acionistas do Banif podem comprar ações do Estado

Os acionistas do Banif, à data de 25 de janeiro de 2013, podem comprar ações do banco detidas pelo Estado português entre 03 e 16 de julho, comunicou hoje a instituição no sítio da CMVM.
Sistema Financeiro

Corrida aos bancos na Bulgária, UE manda dinheiro

Rumores sobre a situação de dois bancos búlgaros provocaram uma corrida desenfreada aos depósitos. Sete pessoas já foram detidas, suspeitas de dar informação falsa, e a UE foi forçada a intervir.
Sistema Financeiro

PCP acusa Governo de apoio disfarçado à banca

O PCP considerou hoje que o regime que permite transformar os ativos por impostos diferidos em créditos fiscais é "uma nova forma, dissimulada, de recapitalização pública" da banca.
Crise no GES

Novas suspeitas sobre Morais Pires

214
Expresso diz que Morais Pires foi apanhado num esquema financeiro semelhante ao de Salgado, no processo Monte Branco. Em resposta, o escolhido de Salgado diz-se vítima de uma campanha de difamação.
A página está a demorar muito tempo.