Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Genética

Origem de doenças musculares pode estar em células

Um grupo de investigadores portugueses descobriu que um mecanismo celular pode estar na origem de doenças ou lesões musculares. A descoberta pode abrir caminho a tratamentos de doenças musculares.
Espanha

Afinal, Pilar não é filha de Salvador Dalí

A taróloga de 61 anos que alegava ser filha do pintor espanhol, e que levou à exumação do corpo do artista para recolha de amostras de material genético, afinal não é filha de Dalí.
Genética

Doença fatal curada em embriões? Há dúvidas

Há um mês, cientistas anunciaram ter manipulado o ADN de embriões humanos e eliminado uma doença hereditária muito comum e mortal. Agora, investigadores de renome colocam sérias dúvidas ao estudo.
Genética

Mais perto de usar órgãos de porco em humanos

Os cientistas conseguiram desativar partes do material genético dos órgãos de leitões, tornando mais próxima a possibilidade de os transplantar para humanos. É mais um passo dado pelo CRISPR.
Genética

Cientistas editam ADN de embriões humanos

Pela primeira vez na História, uma equipa internacional de cientistas conseguiu editar a informação genética de embriões humanos e eliminar doenças hereditárias.
Genética

China cria primeiro cão clonado

Já foi criado o primeiro cão clonado com células não reprodutivas e engenharia genética. Os autores foram cientistas na China que conseguiram clonar um beagle através da modificação genética.
Governo

Governo regula acesso à gestação de substituição

O Governo aprovou a regulamentação do acesso à gestação de substituição através da qual é privilegiada a ligação da mãe genética com a criança.
Caixa Geral de Depósitos

O que acontece quando eles dançam no jardim

David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
História

Especial/ Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Genética

Polvos conseguem mudar a sua informação genética

Os polvos não seguem o seu código genético à letra: podem editar a informação do ADN como estratégia de evolução. Esse pode ser o motivo da inteligência e comportamento complexo destes animais.
Genética

Os baixinhos têm maior tendência a ficar carecas

Um estudo genético revelou que os homens baixos, pálidos e de maior densidade óssea têm mais probabilidades de ficarem carecas mais cedo.
Transplante

Cientistas criam embrião híbrido porco-humano

Cientistas espanhóis e norte-americanos conseguiram desenvolver células humanas dentro de um porco. O objetivo é criar órgãos inteiros que possam ser usados em transplantes. Mas há questões éticas.
Genética

Descoberta proteína que "liga e desliga" genes

Um grupo de cientistas descobriu uma proteína que "liga e "desliga" genes quando as células se dividem. A descoberta ajuda a entender como combater o cancro. Uma investigadora portuguesa explica como.
Agricultura

Área de cultivo de milho transgénico baixa 12%

A área de cultivo de milho geneticamente modificado em Portugal diminuiu cerca de 12%, em relação a 2015. O total da área nacional de produção atinge cerca de 7 mil hectares.

Reino Unido autoriza bebés com três pais

Entidade britânica que regula a fertilização autoriza procedimento que permite que nasçam bebés com três pais como forma de evitar a passagem de uma doença genética de mães para filhos.
Genética

Nasceu o primeiro bebé com o ADN de três pessoas

O primeiro bebé com código genético de 3 pessoas diferentes nasceu há cinco meses no México. A técnica permite a casais com doenças genéticas terem filhos saudáveis. Estamos a fazer bebés-Lego?
Genética

Quanto mais vivem os pais mais vivem os filhos?

A longevidade dos pais parece estar relacionada com a longevidade dos filhos. Para além dos factores ambientais, a genética também tem a ver com o número de anos que se vive, diz estudo.
Genética

Portugueses abrem esperança de regenerar a medula

Cientistas portugueses do IGC identificam um gene, o Oct4, que, quando ativado em ratinhos, faz com que as células progenitoras, que se diferenciam noutras células, continuem a 'construir' o tronco
Genética

Grupo de proteínas repara células com danos

Investigadores portugueses identificaram um grupo de proteínas que está na origem da reparação das células, em caso de dano motivado por uma doença como a tuberculose ou uma lesão muscular.
Genética

ADN materno importante no envelhecimento

O material genético transmitido exclusivamente pela mãe tem um papel importante no envelhecimento saudável e também na predisposição para a obesidade, segundo um estudo realizado por cientistas espanhóis.
Genética

Enquanto o corpo morre, há genes que se ativam

Há genes que se ativam quando todos os outros se estão a desligar. Isso pode ajudar a determinar a hora de morte e a melhorar a transplantação de órgãos.
Genética

É pouco carinhoso? A culpa pode ser dos genes

A razão pela qual algumas pessoas são mais carinhosas e atentas às emoções que outras pode estar ligada aos genes de cada um. O processo deve-se ao silenciamento de um gene específico, diz estudo.
Transplante

Cientistas tentam gerar órgãos humanos em porcos

Cientistas americanos estão a desenvolver um projeto que pretende fazer crescer órgãos humanos dentro de corpos de porcos. A investigação tem enfrentado algumas críticas.
Genética

Genes. Estamos perto de descobrir origem da vida

Os cientistas descobriram que há uma molécula cuja reação química pode ter as respostas para as dúvidas que ainda temos sobre a origem da vida na Terra. E pode haver mais pistas nos cometas.
Cão

Porque é que os labradores comem tanto?

Um grupo de cientistas britânicos descobriu uma mutação num gene que influencia o peso e apetite desta raça de cães. O estudo analisou o genoma e os hábitos de 310 labradores no Reino Unido.
Genética

Genes dizem a idade do início das relações sexuais

Os genes parecem estar relacionados com a idade da puberdade e das primeiras relações sexuais. Os cientistas encontraram ainda 38 variações genéticas ligadas a comportamentos sexuais e reprodutivos.
Genética

Mudar as frases do material genético letra a letra

Os cientistas já conheciam a técnica que permite cortar e colar partes do material genético, mas agora conseguiram fazê-lo com muito mais precisão.
Genética

Treze pessoas com um escudo natural contra doenças

Depois de analisar o genoma de mais de meio milhão de voluntários, os investigadores do Projeto Resiliência encontrou 13 indivíduos cuja saúde contradiz os próprios genes.
Genética

Manipular embriões humanos? O melhor é ter calma

Um equipa de investigadores chineses manipulou embriões humanos para mostrar que a técnica ainda tem de ser afinada e que o tema ainda tem de ser discutido por comissões científicas e de ética.
Sida

E se para curar a sida bastasse "cortar" o vírus?

Os medicamentos atuais inibem a multiplicação do VIH no organismo, mas não o eliminam. Uma equipa de investigadores sugere "cortar" o genoma do vírus para o eliminar.
Genética

Gémeos vietnamitas têm pais diferentes

Dois irmãos gémeos foram submetidos a um teste de ADN por serem muito diferentes dos seus familiares. O teste revelou que não eram filhos do mesmo pai.

Especial/ Transgénicas. Só com patentes há progresso

O biólogo molecular belga é um defensor incondicional da importância das transgénicas enquanto solução para alimentar a população mundial. Ou não fosse ele o "pai" das plantas transgénicas.
Cancro

Especial/ Cancro. Últimas descobertas valem tanta euforia?

Os resultados promissores de um ensaio clínico com células T e a cura de uma menina com leucemia deixaram a comunicação social em alvoroço. É caso para tanto? Como reagem os cientistas portugueses?
Autismo

Reparação genética para tratar autismo em adultos

As perturbações do espetro do autismo são detetadas na infância e este é o momento preferencial para a intervenção terapêutica, mas os investigadores querem estudar o potencial de tratar adultos.

Manipular embriões: especialistas aplaudem decisão

Os especialistas britânicos defendem a decisão da autoridade reguladora, porque a investigação poderá ser mais bem monitorizada em termos éticos. O conselho de ética português é mais cauteloso.
Genética

Reconhece estas frutas? Dantes eram assim

Bananas com sementes? Beringelas com espinhos? Muitas frutas e vegetais nem sempre foram como são hoje. Foi o homem que escolheu as caraterísticas que mais lhe interessavam.

Embriões humanos: Luz verde à manipulação genética

O Governo do Reino Unido deu pela primeira vez "luz verde" aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos numa investigação para determinar por que razão ocorrem abortos.
Autismo

Macacos usados para estudar autismo

O Instituto de Neurociência de Xangai produziu 200 macacos geneticamente modificados, com sintomas de autismo. O objetivo é identificar os circuitos cerebrais responsáveis pela doença.
Genética

Especial/ Cães. Quando os donos veem beleza nas “aberrações”

Alguns cães estão condenados a uma vida difícil. Criadas para serem bonitas, muitas raças têm à partida problemas de saúde que acompanharão os animais toda a vida, seja ela longa ou muito curta.
Genética

Há órgãos que envelhecem mais cedo que outros

Cientistas portugueses descobriram que há órgãos como o intestino que envelhecem mais cedo, devido ao ritmo acelerado dos "relógios moleculares" das células, que leva ao aparecimento de lesões.

Projetos para proibir cultivo de OGM no Parlamento

Quatro projetos de lei para proibir o cultivo de organismos geneticamente modificados da autoria do PCP, BE, Verdes e PAN vão ser debatidos no parlamento esta quarta-feira.

Um século para a Biologia

A Biologia marca de forma inequívoca este início do século permeando toda a nossa vida e contribuindo para que cada dia conheçamos melhor, não só o meio ambiente que nos rodeia, como a nós próprios.
Evolução Humana

Genes de Neandertal deram resistência e alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.

Maria Leptin: "Não existe conhecimento infinito"

"Tudo o que se faz bem é difícil", diz Maria Leptin, que concilia a vida de coordenadora de um grupo de investigação e a direção da Organização Europeia de Biologia Molecular.
Evolução Humana

Homem do gelo. Bactérias no estômago dão pistas

As bactérias Helicobacter pylori vivem com o homem há milhares de anos e podem fornecer pistas sobre as migrações humanas. Agora, foram descobertas no estômago de Ötzi, o homem do gelo.
2015-2016

Especial/ Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?

A genética revela as origens dos irlandeses

Os genes dos primeiros irlandeses mostram que estes se assemelhavam aos europeus do sul. Apenas as alterações genéticas ocorridas mais tarde os tornaram parecidos com o que são hoje.
Malária

Mutação genética vai erradicar mosquito da malária

Uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres criou uma mutação genética no mosquito transmissor da malária, com o objetivo de erradicar a espécie a longo prazo.
Conservação da Natureza

Já imaginou que as bananas podem desaparecer?

Quase aconteceu nos anos 1960 e se os cientistas e produtores não tiverem atenção pode voltar a acontecer. O problema é que os campos de cultivo estão cheios de bananeiras geneticamente iguais.
Futuro

Os transgénicos não são o futuro. São o presente

Um salmão “transgénico” foi aprovado para consumo humano nos Estados Unidos da América. E a Europa?

Agricultura "aclarou" tom de pele dos europeus

Um estudo sugere que a chegada da agricultura à Europa contribuiu para a mudança para um tom de pele mais claro dos europeus.

Faça jus ao dia e dedique-se à preguiça

Dia 7 de novembro é Dia Internacional da Preguiça. Aproveite este dia, e outros de vez em quando, para parar e descansar, porque às vezes também é preciso. "Dolce far niente."

Bebé vence leucemia com terapia experimental

Uma bebé de um ano de vida é o primeiro ser humano no mundo a vencer uma leucemia graças a um tratamento com células imunitárias geneticamente modificadas. Mas caso ainda não pode ser extrapolado.
Cão

Berço do cão moderno pode ter sido a Ásia Central

Um novo estudo aponta a Ásia Central como a região com maior probabilidade de ter sido o berço do cão moderno. Mas há quem defenda que a conclusão não é definitiva.
Infidelidade

Homens e mulheres reagem da mesma forma à traição?

Os sexos opostos têm reações diferentes em muitas situações, e por isso mesmo se chamam opostos. Mas quando o assunto é a infidelidade, há mudanças de comportamento? E porque traem as pessoas?
Obesidade

Até que ponto pode controlar o seu peso?

Apesar de a tolerância relativamente à diferença ser cada vez maior, o percurso ainda é longo. Um passo na direção certa é começar a encarar o excesso de peso como uma doença e não como desleixo.
Homossexualidade

Não, não se encontraram “genes gay”

Apesar de todo o alarido na comunicação social, não se encontraram genes relacionados com a homossexualidade, nem tão pouco se pode afirmar que estes existam de facto.
Antibiótico

Bloquear os genes para acabar com as bactérias

Os laboratórios Merck estiveram envolvidos na comercialização do primeiro tratamento eficaz contra a tuberculose. Agora, os seus investigadores estudam novos alvos para combater as bactérias.
Psicologia

A beleza está nos olhos de quem a vê, literalmente

Conseguir identificar caras é genético, mas as escolhas sobre as caras mais bonitas não. Aparentemente depende da nossa experiência de vida.
Genética

O ambiente no útero afeta os genes do embrião

Não é só o ambiente externo que afeta o desenvolvimento de uma criança. O que acontece dentro do útero também, incluindo a forma como as doenças da mãe aumentam o risco de a descendência também as ter

Cientistas defendem investigação com embriões

Uma equipa britânica fez um pedido de autorização para investigação com embriões manipulados geneticamente. O objetivo é perceber porque é que algumas gravidezes não chegam a termo.
Genética

Os sardenhos são mais baixos por viverem na ilha?

A população da Sardenha têm-se mantido de certa forma isolada, tornando possível encontrar frequentemente variações de genes que são raras noutras populações, algumas delas relacionadas com a altura.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a