Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Genética

E se os genes fossem um relógio da hora da morte?

O objetivo não era investigar se os genes têm escrito a hora a que vai morrer, mas podem ajudar a determinar a hora da morte de uma pessoa. Uma ferramenta com potencial para a patologia forense.

Foi descoberto um lagostim que consegue clonar-se

Não precisa de fertilização nem de macho e fêmea: o lagostim marmoreado consegue reproduzir-se sozinho. Só que o pequeno crustáceo está a formar um exército e a invadir o planeta.

Cientistas chineses clonaram macacos pela 1ª vez

Cientistas chineses clonaram macacos utilizando a técnica que originou a ovelha Dolly. Os animais podem ajudar a curar doenças em humanos. Nunca a clonagem no Homem esteve tão perto de acontecer.
Cancro

Proteína nos cromossomas pode prevenir cancro

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes descobriram uma proteína dos cromossomas que pode prevenir a desregulação genética associada ao cancro. A proteína chama-se TERRA.
Agricultura

Milho geneticamente modificado caiu 12% em 2016

"Portugal viu a sua área de produção de milho geneticamente modificado diminuir, em 2016". O Alentejo foi a região que apresentou a maior área de cultivo de milho geneticamente modificado.
Genética

Descoberta a origem dos nativos americanos

O esqueleto de uma criança encontrado no Alasca revelou que os nativos americanos vieram da Sibéria. O ADN da menina com menos de 1 ano provou que pertencia à primeira linhagem de norte-americanos.

Emily derrotou a leucemia. Está na lista da Nature

A Nature já anunciou a sua lista das dez pessoas mais relevantes para a Ciência em 2017. Nem todas são cientistas. E nem todas foram escolhidas pelo melhor motivo. Emily, de 12 anos, é a mais nova.
Genética

Genes podem influenciar orientação sexual?

Um estudo diz ter encontrado variantes de genes que são mais comuns em homossexuais do que em heterossexuais. Pode a orientação sexual ser biologicamente determinada? Sabemos pouco para ter a certeza.
Neurologia

Droga em teste abranda a doença de Huntington

O fármaco em ensaios clínicos mostrou ser capaz de diminuir a quantidade proteínas tóxicas no cérebro que causam a doença. Falta saber que impacto terá na progressão da doença.
Imunoterapia

Novo tratamento para linfoma em ensaios clínicos

Quando todos os outros tratamentos falham, a modificação genética das células do sistema imunitário pode ser a solução. Mas não serve para todos os doentes e tem efeitos secundários severos.
Genética

A primeira edição genética em doente vivo

Um grupo de cientistas da Califórnia tentou na segunda-feira editar um gene num paciente vivo. O homem tem Síndrome de Hunter e só dentro de um mês será possível conhecer os resultados.
Genética

Especial/ Ian Wilmut: "Clonagem não funciona bem em humanos"

Ian Wilmut começou por desenvolver técnicas para melhorar a reprodução animal. Agora tem mais interesse por medicina regenerativa e defende a criação de uma base de dados de células estaminais.
Genética

Especial/ "Tenho tido dinheiro para seguir ideias tolas"

Começou por trabalhar com galinhas, mas os ratos acabaram por se revelar muito mais fáceis de usar em laboratório. Agora está concentrado nas células humanas e nas doenças que afetam a humanidade.
Cancro

Criadas nanopartículas que matam células do cancro

Cientistas da Universidade de Surrey desenvolveram "nanopartículas inteligentes", que aquecem o suficiente para matar células cancerígenas, mas que se autorregulam sem prejudicar outros tecidos.

A culpa de não se bronzear é dos Neandertais

Um novo estudo genético mostra que muitas das nossas características se devem aos nossos antepassados neandertais - entre elas, a facilidade de se bronzear ou até que horas fica acordado.
Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Genética

Origem de doenças musculares pode estar em células

Um grupo de investigadores portugueses descobriu que um mecanismo celular pode estar na origem de doenças ou lesões musculares. A descoberta pode abrir caminho a tratamentos de doenças musculares.
Espanha

Afinal, Pilar não é filha de Salvador Dalí

A taróloga de 61 anos que alegava ser filha do pintor espanhol, e que levou à exumação do corpo do artista para recolha de amostras de material genético, afinal não é filha de Dalí.
Genética

Doença fatal curada em embriões? Há dúvidas

Há um mês, cientistas anunciaram ter manipulado o ADN de embriões humanos e eliminado uma doença hereditária muito comum e mortal. Agora, investigadores de renome colocam sérias dúvidas ao estudo.
Genética

Mais perto de usar órgãos de porco em humanos

Os cientistas conseguiram desativar partes do material genético dos órgãos de leitões, tornando mais próxima a possibilidade de os transplantar para humanos. É mais um passo dado pelo CRISPR.
Genética

Cientistas editam ADN de embriões humanos

Pela primeira vez na História, uma equipa internacional de cientistas conseguiu editar a informação genética de embriões humanos e eliminar doenças hereditárias.
Genética

China cria primeiro cão clonado

Já foi criado o primeiro cão clonado com células não reprodutivas e engenharia genética. Os autores foram cientistas na China que conseguiram clonar um beagle através da modificação genética.
Governo

Governo regula acesso à gestação de substituição

O Governo aprovou a regulamentação do acesso à gestação de substituição através da qual é privilegiada a ligação da mãe genética com a criança.
Caixa Geral de Depósitos

O que acontece quando eles dançam no jardim

David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
História

Especial/ Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Genética

Polvos conseguem mudar a sua informação genética

Os polvos não seguem o seu código genético à letra: podem editar a informação do ADN como estratégia de evolução. Esse pode ser o motivo da inteligência e comportamento complexo destes animais.
Genética

Os baixinhos têm maior tendência a ficar carecas

Um estudo genético revelou que os homens baixos, pálidos e de maior densidade óssea têm mais probabilidades de ficarem carecas mais cedo.
Transplante

Cientistas criam embrião híbrido porco-humano

Cientistas espanhóis e norte-americanos conseguiram desenvolver células humanas dentro de um porco. O objetivo é criar órgãos inteiros que possam ser usados em transplantes. Mas há questões éticas.
Genética

Descoberta proteína que "liga e desliga" genes

Um grupo de cientistas descobriu uma proteína que "liga e "desliga" genes quando as células se dividem. A descoberta ajuda a entender como combater o cancro. Uma investigadora portuguesa explica como.
Agricultura

Área de cultivo de milho transgénico baixa 12%

A área de cultivo de milho geneticamente modificado em Portugal diminuiu cerca de 12%, em relação a 2015. O total da área nacional de produção atinge cerca de 7 mil hectares.

Reino Unido autoriza bebés com três pais

Entidade britânica que regula a fertilização autoriza procedimento que permite que nasçam bebés com três pais como forma de evitar a passagem de uma doença genética de mães para filhos.
Genética

Nasceu o primeiro bebé com o ADN de três pessoas

O primeiro bebé com código genético de 3 pessoas diferentes nasceu há cinco meses no México. A técnica permite a casais com doenças genéticas terem filhos saudáveis. Estamos a fazer bebés-Lego?
Genética

Quanto mais vivem os pais mais vivem os filhos?

A longevidade dos pais parece estar relacionada com a longevidade dos filhos. Para além dos factores ambientais, a genética também tem a ver com o número de anos que se vive, diz estudo.
Genética

Portugueses abrem esperança de regenerar a medula

Cientistas portugueses do IGC identificam um gene, o Oct4, que, quando ativado em ratinhos, faz com que as células progenitoras, que se diferenciam noutras células, continuem a 'construir' o tronco
Genética

Grupo de proteínas repara células com danos

Investigadores portugueses identificaram um grupo de proteínas que está na origem da reparação das células, em caso de dano motivado por uma doença como a tuberculose ou uma lesão muscular.
Genética

ADN materno importante no envelhecimento

O material genético transmitido exclusivamente pela mãe tem um papel importante no envelhecimento saudável e também na predisposição para a obesidade, segundo um estudo realizado por cientistas espanhóis.
Genética

Enquanto o corpo morre, há genes que se ativam

Há genes que se ativam quando todos os outros se estão a desligar. Isso pode ajudar a determinar a hora de morte e a melhorar a transplantação de órgãos.
Genética

É pouco carinhoso? A culpa pode ser dos genes

A razão pela qual algumas pessoas são mais carinhosas e atentas às emoções que outras pode estar ligada aos genes de cada um. O processo deve-se ao silenciamento de um gene específico, diz estudo.
Transplante

Cientistas tentam gerar órgãos humanos em porcos

Cientistas americanos estão a desenvolver um projeto que pretende fazer crescer órgãos humanos dentro de corpos de porcos. A investigação tem enfrentado algumas críticas.
Genética

Genes. Estamos perto de descobrir origem da vida

Os cientistas descobriram que há uma molécula cuja reação química pode ter as respostas para as dúvidas que ainda temos sobre a origem da vida na Terra. E pode haver mais pistas nos cometas.
Cão

Porque é que os labradores comem tanto?

Um grupo de cientistas britânicos descobriu uma mutação num gene que influencia o peso e apetite desta raça de cães. O estudo analisou o genoma e os hábitos de 310 labradores no Reino Unido.
Genética

Genes dizem a idade do início das relações sexuais

Os genes parecem estar relacionados com a idade da puberdade e das primeiras relações sexuais. Os cientistas encontraram ainda 38 variações genéticas ligadas a comportamentos sexuais e reprodutivos.
Genética

Mudar as frases do material genético letra a letra

Os cientistas já conheciam a técnica que permite cortar e colar partes do material genético, mas agora conseguiram fazê-lo com muito mais precisão.
Genética

Treze pessoas com um escudo natural contra doenças

Depois de analisar o genoma de mais de meio milhão de voluntários, os investigadores do Projeto Resiliência encontrou 13 indivíduos cuja saúde contradiz os próprios genes.
Genética

Manipular embriões humanos? O melhor é ter calma

Um equipa de investigadores chineses manipulou embriões humanos para mostrar que a técnica ainda tem de ser afinada e que o tema ainda tem de ser discutido por comissões científicas e de ética.
Sida

E se para curar a sida bastasse "cortar" o vírus?

Os medicamentos atuais inibem a multiplicação do VIH no organismo, mas não o eliminam. Uma equipa de investigadores sugere "cortar" o genoma do vírus para o eliminar.
Genética

Gémeos vietnamitas têm pais diferentes

Dois irmãos gémeos foram submetidos a um teste de ADN por serem muito diferentes dos seus familiares. O teste revelou que não eram filhos do mesmo pai.

Especial/ Transgénicas. Só com patentes há progresso

O biólogo molecular belga é um defensor incondicional da importância das transgénicas enquanto solução para alimentar a população mundial. Ou não fosse ele o "pai" das plantas transgénicas.
Cancro

Especial/ Cancro. Últimas descobertas valem tanta euforia?

Os resultados promissores de um ensaio clínico com células T e a cura de uma menina com leucemia deixaram a comunicação social em alvoroço. É caso para tanto? Como reagem os cientistas portugueses?
Autismo

Reparação genética para tratar autismo em adultos

As perturbações do espetro do autismo são detetadas na infância e este é o momento preferencial para a intervenção terapêutica, mas os investigadores querem estudar o potencial de tratar adultos.

Manipular embriões: especialistas aplaudem decisão

Os especialistas britânicos defendem a decisão da autoridade reguladora, porque a investigação poderá ser mais bem monitorizada em termos éticos. O conselho de ética português é mais cauteloso.
Genética

Reconhece estas frutas? Dantes eram assim

Bananas com sementes? Beringelas com espinhos? Muitas frutas e vegetais nem sempre foram como são hoje. Foi o homem que escolheu as caraterísticas que mais lhe interessavam.

Embriões humanos: Luz verde à manipulação genética

O Governo do Reino Unido deu pela primeira vez "luz verde" aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos numa investigação para determinar por que razão ocorrem abortos.
Autismo

Macacos usados para estudar autismo

O Instituto de Neurociência de Xangai produziu 200 macacos geneticamente modificados, com sintomas de autismo. O objetivo é identificar os circuitos cerebrais responsáveis pela doença.
Genética

Especial/ Cães. Quando os donos veem beleza nas “aberrações”

Alguns cães estão condenados a uma vida difícil. Criadas para serem bonitas, muitas raças têm à partida problemas de saúde que acompanharão os animais toda a vida, seja ela longa ou muito curta.
Genética

Há órgãos que envelhecem mais cedo que outros

Cientistas portugueses descobriram que há órgãos como o intestino que envelhecem mais cedo, devido ao ritmo acelerado dos "relógios moleculares" das células, que leva ao aparecimento de lesões.

Projetos para proibir cultivo de OGM no Parlamento

Quatro projetos de lei para proibir o cultivo de organismos geneticamente modificados da autoria do PCP, BE, Verdes e PAN vão ser debatidos no parlamento esta quarta-feira.

Um século para a Biologia

A Biologia marca de forma inequívoca este início do século permeando toda a nossa vida e contribuindo para que cada dia conheçamos melhor, não só o meio ambiente que nos rodeia, como a nós próprios.
Evolução Humana

Genes de Neandertal deram resistência e alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.

Maria Leptin: "Não existe conhecimento infinito"

"Tudo o que se faz bem é difícil", diz Maria Leptin, que concilia a vida de coordenadora de um grupo de investigação e a direção da Organização Europeia de Biologia Molecular.
Evolução Humana

Homem do gelo. Bactérias no estômago dão pistas

As bactérias Helicobacter pylori vivem com o homem há milhares de anos e podem fornecer pistas sobre as migrações humanas. Agora, foram descobertas no estômago de Ötzi, o homem do gelo.
2015-2016

Especial/ Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a