Quénia

Quénia

Polícia queniana matou entre 33 e 50 pessoas

A polícia queniana matou entre 33 e 50 pessoas e feriu outras centenas, em resposta aos protestos após as eleições de agosto, revela um relatório da Amnistia Internacional e da Human Rights Watch.
Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

733
Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Quénia

Quénia. Resultado das presidenciais anulado 

21 dias depois das eleições, o Supremo Tribunal do Quénia anulou os resultados que deram a vitória a Uhuru Kenyatta, alegando irregularidades. Haverá novas eleições dentro de dois meses.
Quénia

Nairobi. Manifestantes em confrontos violentos

Violentos confrontos eclodiram em Mathare, na periferia da capital queniana, Nairobi, entre elementos da etnia kikuyu, do Presidente Uhuru Kenyatta, e apoiantes luo do opositor Raila Odinga.
Quénia

Aumenta a violência pós-eleitoral no Quénia

A violência pós-eleitoral no Quénia agravou-se neste sábado com a polícia a utilizar gás lacrimogéneo contra uma caravana da oposição. Nove pessoas terão sido abatidas a tiro.
Quénia

Eleições no Quénia cumpriram normas internacionais

Os chefes das missões de observadores da União Europeia, União Africana e Commonwealth coincidiram em que as eleições de terça-feira no Quénia respeitaram as normas internacionais.
Quénia

Polícia dispersa pessoas com gás e tiros no Quénia

A polícia do Quénia dispersou com gás lacrimogéneo e disparos para o ar dezenas de pessoas que bloquearam com barricadas algumas ruas de Mathare, um subúrbio de Nairobi.
Quénia

Quénia. Assembleias de voto já abriram

As eleições gerais no Quénia para eleger o Presidente e outros governadores, autarcas ou deputados realizam-se esta terça-feira. As assembleias de voto já abriram.
Quénia

Quénia. Morto homem que invadiu casa de governante

Depois de um cerco de quase 20 horas, polícia de elite matou um homem que invadiu a casa do vice-presidente do país, num ataque que aconteceu em circunstâncias ainda por serem esclarecidas.
Quénia

Quénia inaugura linha férrea paga pela China

O Quénia inaugurou uma linha ferroviária entre a cidade de Mombaça e a capital, Nairobi. É a maior obra pública feita no país desde a sua independência e foi inteiramente financiada pela China.
Quénia

Para evitar excisão meninas passam Natal na escola

258
Centenas de raparigas quenianas preparam-se para passar o Natal nas escolas, e não com as famílias, para evitar que os pais as sujeitem à mutilação genital feminina durante as férias.
Quénia

Colisão de veículos no Quénia faz 40 vítimas

Um camião que transportava material inflamável ter-se-á descontrolado na auto-estrada entre Nairobi e Naivasha, no Quénia, chocando com onze veículos. Pelo menos 40 pessoas morreram.
Quénia

Dadaab. Fechar campo de refugiados é um perigo

Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, alertou para os perigos de fechar o campo queniano de Dadaab, que acolhe mais de 300 mil somalis.
Quénia

Criança de um ano resgatada de destroços de prédio

A criança de um ano e meio foi resgatada de um prédio colapsado há quatro dias na capital do Quénia. Morreram 22 pessoas devido à queda do prédio e dezenas ainda devem estar debaixo dos destroços.
Fotogaleria

Quénia: 46 mil milhões de euros em 12 projetos

O programa Quénia Visão 2030 foi iniciado em 2008 e tem um objetivo: criar uma nação próspera e industrializada até 2030. Estes são 12 grandes projetos que irão mudar o país.
Ciência

Um massacre com 10 mil anos. E o mais antigo

178
Uma equipa de investigadores encontrou, no Quénia, esqueletos com 10 mil anos de antiguidade. Os sinais de violência eram tais que se acredita que este é o primeiro ato de guerra de que há registo.
Quénia

Quénia: reabre a universidade do massacre

A universidade queniana onde 148 pessoas morreram num ataque terrorista, voltou a abrir esta segunda-feira, 9 meses depois. "Voltar traz-me as memórias do massacre", diz quem regressa.
Quénia

Bomba falsa. Casal detido para interrogatório

Estão detidos 4 passageiros do voo da Air France que foi obrigado a uma aterragem de emergência no Quénia após ameaça de bomba. A "bomba" era falsa, feita de cartão, papel e um relógio de cozinha.
Mundo

Governo alerta para deslocações ao Quénia

Consulado-Geral de Portugal em Maputo alertou esta quarta-feira para a necessidade de prudência nas deslocações ao Quénia, em particular no caso de Mombaça e na utilização da estrada Nairobi-Naivash.
Maratona

Atleta fica em 2º na maratona. Mas só correu um km

271
Um atleta queniano ficou em segundo lugar da Maratona de Nairobi no passado domingo. Mas a organização estranhou a facilidade da sua corrida depois de mais de 40km. E estranhou bem...
Quénia

National Geographic: foto do dia é portuguesa

1.255
Daniel Pinheiro estava de férias no Quénia. Graças ao guia conseguiu juntar os elementos para uma boa fotografia: os elefantes, o monte Kilimanjaro e a luz da manhã.
Estados Unidos da América

Obama dança "Gangnam Style" queniano. E há vídeo

194
O presidente dos EUA surpreendeu tudo e todos quando resolveu dançar a tradicional Lipala, do Quénia, com o homólogo Uhuru Kenyatta. Os passos de dança estão (para memória futura) no Youtube.
Quénia

Obama condena a opressão das mulheres em África

1.581
Num discurso em que fez questão de recordar as suas raízes quenianas, Barack Obama deixou uma mensagem em nome da defesa dos direitos das mulheres.
Quénia

Africanos devem lutar contra "cancro da corrupção"

121
No segundo dia de visita oficial ao Quénia, o Presidente norte-americano, Barack Obama, desafiou os africanos a rebelarem-se contra o "cancro da corrupção".
Diplomacia

Obama critica leis contra homossexuais no Quénia

Em visita ao oficial ao Quénia, Barack Obama não hesitou em criticar a discriminação que existe contra os homossexuais no Quénia e desafiou todos os líderes africanos a seguirem outro caminho.
Barack Obama

Obama visto a partir de África

Da "Obamamania" à desilusão. Obama visto por diferentes perspetivas no continente onde é visto - e recebido - como um filho.
Barack Obama

Obama chega ao Quénia entre a euforia e desilusão

É o primeiro Presidente norte-americano a visitar Nairobi. Os quenianos estão eufóricos e recebem-no como o "filho do Quénia". Mas há quem veja em Obama uma oportunidade perdida de salvar África.
Terrorismo

Quénia. Drone americano mata terrorista

Quatro veteranos do grupo terrorista al-Shebab, incluindo o alegado organizador do massacre de abril em Garissa, no Quénia, foram mortos na Somália por um 'drone' norte-americano.
Quénia

Cinco mortos em ataque atribuído a 'shebab' somali

Cinco pessoas morreram na segunda-feira num ataque contra uma viatura da polícia no norte do Quénia, perpetrado por supostos islamitas somalis 'shebab', aliados da Al-Qaida.
Jihadismo

Duas jovens avisam sobre fuga para a Síria por SMS

Tawfiqua, de 20 anos, e a sua amiga Salwa Abdulla, dadas como desaparecidas no passado dia 13 de maio, alegadamente fugiram para a Síria e suspeita-se que se tenham juntado ao Estado Islâmico.
Arqueologia

A descoberta que pode mudar os livros de história

10.051
Uma equipa de 22 arqueólogos descobriu ferramentas de pedra fabricadas há 3,3 milhões de anos, mais velhas do que a espécie humana. O homem é mais velho 700 mil anos?
Terrorismo

Identificados 112 dos estudantes mortos no Quénia

Foram identificados 112 dos 142 corpos dos estudantes assassinados na Universidade de Garissa, Quénia, na passada quinta-feira.
Mundo

Detidos seis suspeitos do ataque no Quénia

Até à data, foram detidos seis suspeitos de terem participado no atentado à Universidade de Garissa, no leste do Quénia. Um tribunal queniano já concordou em estender o período de detenção.
Jihadismo

Exército queniano ataca posições islamitas

O exército queniano bombardeou as posições jihadistas na região de Gedo, na Somália, na sequência do ataque à Universidade de Garissa, na passada quinta-feira.
Al-Shabab

Autor do massacre no Quénia era recém-licenciado

Um dos autores do atentado à Universidade do Quénia já foi identificado. O jovem, de etnia somali, era etnia recém-licenciado pela Faculdade de Direito de Nairobi.
Quénia

Cynthia tapou-se com roupas e esperou pelo fim

226
Cynthia Cheroitich começou por esconder-se debaixo da cama, mas depois achou que o roupeiro que tinha no dormitório seria mais seguro. Teve razão. Quando lhe disseram que estava segura não acreditou.
Quénia

O que é o al-Shabab e porque é que ataca o Quénia?

303
O massacre que matou 148 pessoas numa universidade no Quénia foi o mais mortífero da al-Shabab naquele país. O grupo está em franca expansão: em 2006 eram 400 combatentes e hoje podem ser 9 mil.
Quénia

Descoberta sobrevivente no ataque à universidade

Cruz Vermelha diz que a sobrevivente esteve escondida num armário durante mais de 50 horas.
Mundo

Papa lamenta "silêncio cúmplice" face a massacres

1.182
Papa Francisco indignado com ataque à universidade de Garissa no Quénia, mas também com outros massacres de cristãos que deixam o mundo em silêncio.
Terrorismo

Al Shabab ameaçam fazer novos ataques no Quénia

Depois do ataque à Universidade de Garissa onde morreram 147 pessoas, o grupo ameaça com novos ataques.
Jihadismo

Ataque a universidade no Quénia faz 148 mortos

Grupo somali com ligações à Al-Qaeda atacou uma universidade no Quénia a cerca de 150 quilómetros da fronteira com a Somália e fez 148 mortos.
Mundo

Quénia queima 15 toneladas de marfim

Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, queimou 15 toneladas de marfim, o maior volume já cremado em África, prometendo destruir o "stock" de 100 mil toneladas existentes no país.
Óbito

Morreu Fidel Castro, mas o do Quénia

No Quénia há um homem que partilha o nome com o líder histórico cubano. Morreu no sábado e a sua morte tem gerado tumultos no país por ser filho do líder da oposição.
Quénia

Ataques no Quénia fazem pelo menos 29 mortos

Os dois ataques foram reivindicados pelos islamitas somalis do grupo rebelde Shebab e ocorreram em Lamu, região onde cerca de 60 pessoas foram mortas em junho, anunciou a Cruz Vermelha.
Acidentes de Aviação

Queda de avião em Nairobi faz quatro mortos

Avião seguia para a Somália. Todos os tripulantes morreram e a Cruz Vermelha ainda só conseguiu resgatar um dos corpos do local.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site