Resolução do BES

Resolução do BES

Grandes fundos pressionam Centeno sobre Novo Banco

108
Fundos de investimento afetados por passagem de dívida para o BES mau escreveram ao novo presidente do Eurogrupo. Avisam Mário Centeno que não esqueceram os erros passados de Portugal.
Resolução do BES

BES. "Não se pode desculpar quem atuou mal"

142
A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, admite que o Banco de Portugal não esteve bem no caso BES, mas rejeita discurso de Ricardo Salgado e diz que "não se pode desculpar quem atuou mal".
Ricardo Salgado

"Qualquer outro Governo teria evitado" fim do BES

703
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
Resolução do BES

BES em liquidação com buraco de 5.600 milhões

O Banco Espírito Santo, que ficou com os ativos maus do BES, tinha um "buraco" de 5.600 milhões quando entrou em liquidação em julho de 2016. É a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos.
Novo Banco

Governo deu "perdão" à banca sem fazer as contas?

Fundo de Resolução (que é público mas pago pelos bancos) está a fazer mais cálculos sobre a extensão dos prazos do empréstimo. Presidente confirma que havia outras formas de resolver o problema.
Resolução do BES

Idoneidade, fugas de informação e desafio inédito

O governador foi questionado durante quase sete horas. Foi uma espécie de comissão de inquérito feita num só dia. O que disse Carlos Costa de novo sobre a resolução do BES?
Resolução do BES

Montepio. "Estamos no bom caminho" - como aconteceu

Ao fim de horas de audição sobre resolução do BES, surge uma pergunta sobre o Montepio. Carlos Costa diz que tudo está a ser feito para assegurar a estabilidade financeira e "estamos no bom caminho."
Resolução do BES

BES. Carlos Costa volta a explicar resolução hoje

O governador do Banco de Portugal Carlos Costa vai ser ouvido esta quinta-feira na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, em duas audições relacionadas com o caso do BES e a sua resolução.
Resolução do BES

Bancos vão ter mais 30 anos para pagar BES e Banif

107
Os empréstimos concedidos pelo Estado ao Fundo de Resolução, para financiar as resoluções de BES e Banif, podem ser pagos até 2046, em nome da estabilidade financeira da banca nacional.
Resolução do BES

BES. Estado pode só receber empréstimo em 2017

Financiamento de 3900 milhões concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para "salvar" o Banco Espírito Santo foi prolongado por mais um ano, até final de 2017. Fundo vai pagar juros mais baixos.
Crise no GES

Resolução do BES. Indícios de fuga de informação

628
Investigação da CMVM detetou indícios de fuga de informação de atos de preparação da resolução do Banco Espírito Santo em 2014, Grandes investidores fizeram vendas intensivas de ações do BES.
Resolução do BES

BES vai entrar em liquidação até 3 de agosto

Instituição que ficou com os ativos de má qualidade do antigo Banco Espírito Santo está em contrarrelógio para entrar em liquidação. Só depois é que credores podem ser compensados pela resolução.
Resolução do BES

BES. Credores devem recuperar 32%, mas vai demorar

Auditoria diz que credores comuns conseguiriam recuperar 31,7% dos créditos se Banco Espírito Santo tivesse ido para liquidação em vez de resolução. Têm direito a compensação, mas podem esperar anos.
Resolução do BES

Credores do BES devem ter direito a compensação

Os credores do Banco Espírito Santo devem ter perdido mais na resolução do que num cenário de liquidação do banco, o que dá direito a compensação do Fundo de Resolução. Mas podem ter de esperar anos.
BES

"Buraco" no BES já é superior a cinco mil milhões

189
Situação líquida negativa do Banco Espírito Santo mais do que duplicou em 2015 para 5.287 milhões de euros. A principal causa foi a transferência das obrigações sénior imposta pelo Banco de Portugal.
Novo Banco

Perdas na dívida. Supervisor era contra em 2013

Ao estudar cenários no Banif, Banco de Portugal afastou a imposição de perdas a credores séniores porque iria prejudicar financiamento da banca portuguesa, mas acabou por usar a medida no Novo Banco.
Resolução do BES

BES. Ações expulsas da bolsa um ano e meio depois

Depois de sucessivas suspensões de negociação, CMVM decidiu excluir a negociação de títulos do BES. Últimas contas aprovadas do Banco Espírito Santo revelam "buraco" de 2.679 milhões.
Novo Banco

Simon Johnson: BES serve de lição aos investidores

Académico e antigo economista chefe do FMI, Simon Johnson defende que perdas impostas aos detentores de dívida do BES devem servir de lição aos investidores em dívida dos bancos.
Novo Banco

BCE. Foi o Banco de Portugal a decidir Novo Banco

325
Em resposta à agência Bloomberg, o Banco Central Europeu remete toda a responsabilidade pela decisão que penalizou os detentores de divida sénior do Novo Banco para o Banco de Portugal.
Novo Banco

Novo Banco. Governo mostrou preocupação ao BdP

Segundo a Bloomberg, o secretário de Estado do Tesouro revelou, em reunião com investidores, que o governo mostrou preocupação ao Banco de Portugal pela passagem de dívida do Novo Banco para o BES.
Novo Banco

Dívida do Novo Banco. As dúvidas da Fitch

Decisão do BdP de transferir 1.900 milhões de euros de dívida sénior do Novo Banco para o BES levanta interrogações sobre futuras resoluções e poderá colocar em sobressalto os investidores.
Fundo de Resolução

Fundo de Resolução. Bancos vão pagar mais 33%

As contribuições periódicas para o fundo de intervenção nos bancos foram agravadas em um terço em 2016 para assumir os custos e perdas com a resolução do BES e criação do Novo Banco.
Resolução do BES

Novo Banco. Contribuição extra dos bancos é remota

Banco de Portugal diz que criação de uma contribuição extraordinária dos bancos para o Fundo de Resolução por causa do Novo Banco é remota. Fatura total sobe para 6300 milhões após testes de stress.
Novo Banco

Documento da UE admite custos para contribuintes

Documento divulgado pela Direção de Economia e Finanças da Comissão Europeia adverte para o risco de os contribuintes virem a suportar eventuais perdas do Novo Banco, contrariando tese do governo.
Dívida Pública

Adiar Novo Banco complica financiamento do Estado

Adiamento da venda do Novo Banco complica as contas do financiamento do Estado que estava a contar com o reembolso do empréstimo de 3900 milhões este ano. E pode obrigar a emitir mais dívida.
Resolução do BES

BES. Credores só conhecem perdas no final do ano

O estudo que vai avaliar se a resolução do Banco Espírito Santo foi melhor para os credores do que a liquidação está a ser feito pela Deloitte. Banco de Portugal quer resultados até final do ano.
Novo Banco

Novo Banco. Se a Anbang falhar, o prazo desliza

Negociações até ao fim. Mas o deadline desta segunda-feira para a venda do Novo Banco só vale para chegar a acordo com a Anbang. Se a bola passar para outros candidatos, o prazo estica outra vez.
Lesados do BES

Proposta a clientes. CMVM pede tempo ao Novo Banco

Supervisor da bolsa pede ao Novo Banco que explique melhor a solução proposta para quem investiu em ações preferenciais e que dê tempo aos clientes para decidirem e mudarem de opinião.
Novo Banco

BES/NB. Conta com assessorias vai em 20 milhões

412
Entre consultores financeiros e assessorias jurídicas, o Banco de Portugal já adjudicou sete contratos por ajuste direto por causa da resolução do BES e da venda do Novo Banco.
Dívida Pública

Governo conta com Novo Banco para financiar Estado

Necessidades de financiamento do Estado já atingiram valor previsto para todo o ano. Governo conta receber empréstimo de 3900 milhões ao Novo Banco e espera venda o mais depressa possível.
Novo Banco

Apollo sobe oferta para compra do Novo Banco

O Banco de Portugal tinha prolongado o período de entrega das ofertas finais até à última sexta- feira. Apenas a Apollo apresentou uma nova proposta revista. Mas continua a não ser a mais alta.
Resolução do BES

Novo Banco. Só um concorrente melhorou oferta

Banco de Portugal confirma que recebeu três propostas. Mas apenas uma foi "revista". As outras duas foram objeto de clarificação. Supervisor deixa venda do Novo Banco em aberto.
Resolução do BES

BES. Pensões dos ex-gestores pesam 13,5 milhões 

O BES continua a ter de contribuir para fundo de pensões dos seus ex-gestores, incluindo Ricardo Salgado. O défice de financiamento por parte do BES atingia 13,5 milhões de euros, agravando o buraco.
Resolução do BES

Novo Banco: Contas e política forçam venda rápida

A necessidade de um aumento de capital não deixa margem para adiar a venda do Novo Banco, ainda que as ofertas sejam menos boas. Concorrentes convidados a maximizar preço, mesmo em troca de condições.
Resolução do BES

BES ficou com "buraco" de 2400 milhões

180
Segundo a TVI, o passivo ascende a cerca de 2600 milhões de euros, mas o ativo não ultrapassa os 193 milhões de euros. A diferença dá cerca de 2400 milhões de euros e é negativa.
Resolução do BES

Especial/ BES. Um ano depois, cinco problemas por resolver

133
A venda do Novo Banco, decidida nas próximas semanas, será o grande teste à solução encontrada para o Banco Espírito Santo. Mas há mais questões em aberto e algumas vão durar anos a resolver.
Resolução do BES

Especial/ Um ano depois, qual é o buraco do BES? É mistério

293
É a pergunta de milhares de milhões. A situação líquida negativa de 2400 milhões do BES é um valor provisório que pode ser agravado. A conta final depende do preço de venda do Novo Banco.
Resolução do BES

BES. Investidores temem demora da justiça nacional

Os investidores internacionais representados na Oak Finance pretendem que o processo seja julgado em Londres. A demora da justiça portuguesa é um dos argumentos. Novo Banco contesta.
Resolução do BES

Gestor do GES leva BCE ao Tribunal Europeu

A gestão judicial da ESGF (GES) recorreu ao Tribunal Europeu para anular a decisão do Banco Central Europeu de recusar o acesso à decisão de suspender o BES como contraparte, o que levou à resolução.
Novo Banco

Venda do Novo Banco dá prémio de 10 milhões ao BNP

Contrato entre Banco de Portugal e o francês BNP Paribas ascende até 15 milhões de euros incluindo o "success fee" pela venda do Novo Banco. E começou a produzir efeito uma semana antes da resolução.
Comissão de Inquérito BES

12 processos judiciais contra resolução do BES

A comissão parlamentar de inquérito identificou pelo menos 12 ações judiciais na sequência da resolução do Banco Espírito Santo. Banco de Portugal, Estado e concorrência europeia, entre os visados.
Resolução do BES

BES/Novo Banco. Assessoria jurídica custa 3 milhões

369
Banco de Portugal contratou por ajuste direto a Vieira de Almeida e o escritório inglês Allen & Overy. Assessores começaram a trabalhar o caso BES a 1 de agosto e apoiam a venda do Novo Banco.
Resolução do BES

BES. Queixa crime junta 170 pequenos investidores

Queixa criminal com a extinção do BES, liderada pelo advogado Miguel Reis, é contra desconhecidos, mas pede que sejam constituídos arguidos administradores do Banco de Portugal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site